Example: dental hygienist

LÍNGUA PORTUGUESA 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL 1º …

L NGUA PORTUGUESA 6 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL 1 BIMESTRE CAMPOS DE ATUA O PR TICAS DE linguagem HABILIDADES OBJETOS DE CONHECIMENTO Jornal stico /Midi tico An lise Lingu stica /Semi tica (EF69LP16A) Analisar as formas de composi o dos g neros textuais do campo jornal stico. Constru o composicional Jornal stico /Midi tico An lise Lingu stica /Semi tica (EF69LP16B) Utilizar as formas de composi o dos g neros textuais do campo jornal stico. Constru o composicional Todos os campos de atua o An lise Lingu stica/ Semi tica (EF69LP55) Reconhecer em textos de diferentes g neros as variedades da l ngua falada, o conceito de norma padr o e o de preconceito lingu stico.

linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal. Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos. Práticas de ...

Tags:

  Linguagem

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of LÍNGUA PORTUGUESA 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL 1º …

1 L NGUA PORTUGUESA 6 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL 1 BIMESTRE CAMPOS DE ATUA O PR TICAS DE linguagem HABILIDADES OBJETOS DE CONHECIMENTO Jornal stico /Midi tico An lise Lingu stica /Semi tica (EF69LP16A) Analisar as formas de composi o dos g neros textuais do campo jornal stico. Constru o composicional Jornal stico /Midi tico An lise Lingu stica /Semi tica (EF69LP16B) Utilizar as formas de composi o dos g neros textuais do campo jornal stico. Constru o composicional Todos os campos de atua o An lise Lingu stica/ Semi tica (EF69LP55) Reconhecer em textos de diferentes g neros as variedades da l ngua falada, o conceito de norma padr o e o de preconceito lingu stico.

2 Varia o lingu stica Todos os campos de atua o An lise ling stica/semi tica (EF69LP05A) Inferir, em textos multissemi ticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou cr tica) produzido pelo uso de palavras, express es, imagens, clich s, recursos iconogr ficos, pontua o, entre outros. Morfossintasse Todos os campos de atua o An lise Lingu stica/ Semi tica (EF69LP05B) Justificar, em textos multissemi ticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou cr tica) produzido pelo uso de palavras, express es, imagens, clich s, recursos iconogr ficos, pontua o, entre outros Morfossintaxe Campo art stico-liter rio Leitura/escuta (compartilhada e aut noma) (EF15LP15) Reconhecer que os textos liter rios fazem parte do mundo da fic o e apresentam um dimens o lud ca, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrim nio art stico da humanidade Forma o do leitor liter rio Jornal stico/ Midi tico Produ o de textos (EF69LP07B Produzir textos em diferentes g neros, considerando sua adequa o ao contexto de produ o e circula o.)

3 Textualiza o Jornal stico/ Midi tico Leitura (EF06LP02) Conhecer as caracter sticas dos diferentes g neros jornal sticos (escritos, orais e multimodais) e a rela o com a situa o comunicativa, o estilo e a finalidade dos g neros em uso. Reconstru o do contexto de produ o, circula o e recep o de textos. Caracteriza o do campo jornal stico e rela o entre os g neros em circula o, m dias e pr ticas da cultura digital. Todos os campos de atua o An lise Lingu stica/ Semi tica (EF67LP32) Escrever palavras com corre o ortogr fica, obedecendo as conven es da l ngua escrita Fono-ortografia Todos os campos de atua o An lise Lingu stica/ Semi tica (EF69LP56) Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padr o em situa es de fala e escrita em textos de diferentes g neros, levando em considera o o contexto, situa o de produ o e as caracter sticas do g nero.

4 Varia o lingu stica Jornal stico/ Midi tico Leitura (EF69LP03A) Identificar, em not cias, o fato central, suas principais circunst ncias e eventuais decorr ncias. Estrat gia de leitura: apreender os sentidos globais do texto Jornal stico/ Midi tico Leitura (EF69LP04A) Identificar os efeitos de sentido que fortalecem a persuas o nos textos publicit rios. Efeito de sentido Todos os campos de atua o An lise Lingu stica/Semi tica (EF06LP05B) Utilizar diferentes g neros textuais, considerando a inten o comunicativa, o estilo e a finalidade dos g neros. Morfossintaxe 2 BIMESTRE EF06LP12 CAMPOS DE ATUA O PR TICAS DE linguagem HABILIDADES OBJETOS DE CONHECIMENTO Campo de atua o na vida p blica Oralidade (EF69LP15) Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participa o em discuss es sobre temas controversos e/ou pol micos.

5 Participa o em discuss es orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de relev ncia social Campo de atua o na vida p blica Leitura (EF67LP17) Analisar, a partir do contexto de produ o, a forma de organiza o das cartas de solicita o e de reclama o (marcas lingu sticas relacionadas argumenta o, explica o ou relato de fatos). Contexto de produ o, circula o e recep o de textos e pr ticas relacionadas defesa de direitos e participa o social Pr ticas de estudo e pesquisa Leitura (EF69LP34) Utilizar estrat gias de planejamento, elabora o, revis o, edi o, reescrita/redesign e avalia o de textos. Textualiza o Jornal stico/midi tico Produ o de textos (EF69LP7A) Utilizar estrat gias de planejamento, elabora o, revis o, edi o, reescrita/redesign e avalia o de textos.

6 Textualiza o Jornal stico/midi tico Produ o de textos (EF69LP07B) Produzir textos em diferentes g neros, considerando sua adequa o ao contexto de produ o e circula o. Textualiza o Jornal stico/midi tico Leitura (EF69LP03D) Identificar cr tica ou ironia/humor presente em tirinhas, memes, charges, por exemplo. Estrat gia de leitura: apreender os sentidos globais do texto Jornal stico/midi tico Leitura (EF06LP01B) Desenvolver atitude cr tica frente aos textos jornal sticos. Reconstru o do contexto de produ o, circula o e recep o de textos. Caracteriza o do campo jornal stico e rela o entre os g neros em circula o, m dias e pr ticas da cultura digital. Todos os campos de atua o An lise Lingu stica/Semi tica (EF06LP11) Utilizar, ao produzir textos em diferentes g neros, conhecimentos lingu sticos e gramaticais: tempos verbais, concord ncia nominal e verbal, regras ortogr ficas, pontua o etc.

7 Elementos notacionais da escrita/morfossintaxe Pr ticas de Estudo e Pesquisa Oralidade (EF67LP23A) Respeitar os turnos de fala, na participa o em conversa es e em discuss es ou atividades coletivas. Conversa o espont nea Pr ticas de Estudo e Pesquisa Oralidade (EF67LP23B) Formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situa es de aula, apresenta o oral, semin rio etc. Conversa o espont nea Todos os campos de atua o An lise Lingu stica/Semi tica (EF69LP05B) Justificar, em textos multissemi ticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou cr tica) produzido pelo uso de palavras, express es, imagens, clich s, recursos iconogr ficos, pontua o, entre outros.

8 Efeitos de Sentido Todos os campos de atua o An lise Lingu stica/Semi tica (EF69LP17) Identificar recursos estil sticos e semi ticos presentes em textos jornal sticos e publicit rios. Estilo EF67LP23A 3 BIMESTRE EF67LP23B CAMPOS DE ATUA O PR TICAS DE linguagem HABILIDADES OBJETOS DE CONHECIMENTO Art stico-liter rio Leitura (EF67LP27) Analisar, entre os textos liter rios e entre estes e outras manifesta es art sticas (como cinema, teatro, m sica, artes visuais e midi ticas), refer ncias expl citas ou impl citas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos liter rios e semi ticos Rela o entre textos Campo art stico-liter rio Leitura (EF67LP29)

9 Identificar, em texto dram tico, personagem, ato, cena, fala, indica es c nicas e a organiza o do texto (enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista, universos de refer ncia). Reconstru o da textualidade. Efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos lingu sticos e multissemi ticos. Pr ticas de estudo e pesquisa Produ o de textos (EF67LP22) Produzir resumos, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o uso adequado de par frases e cita es Estrat gias de escrita: textualiza o, revis o e edi o Todos os campos de atua o An lise Lingu stica/Semi tica (EF06LP12) Utilizar, ao produzir textos em diferentes g neros, recursos de coes o referencial (nomes e pronomes), recursos sem nticos de sinon mia, anton mia e homon mia e mecanismos de representa o de diferentes vozes (discurso direto e indireto) Sem ntica Coes o Art stico-Liter rio Leitura (EF67LP27) Analisar, entre os textos liter rios e entre estes e outras manifesta es art sticas (como cinema, teatro, m sica, artes visuais e midi ticas)

10 , refer ncias expl citas ou impl citas a outros textos, quanto aos temas, personagens e recursos liter rios e semi ticos. Rela o entre textos Todos os campos de atua o An lise Lingu stica/Semi tica (EF06LP04A) Analisar o uso de elementos gramaticais (substantivos, adjetivos e verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo afirmativo e negativo) na produ o (escrita/oral), leitura de diferentes g neros. Morfossintaxe Jornal stico/midi tico Produ o de textos (EF69LP06) Produzir not cias, fotoden ncias, fotorreportagens, reportagens, infogr ficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, coment rios, artigos de opini o e interesse local ou global, textos de Rela o do texto com o contexto de produ o e experimenta o de pap is sociais apresenta o e aprecia o de produ o cultural (resenhas e outros g neros textuais pr prios das formas de express o das culturas juvenis, em v rias m dias).


Related search queries