Example: confidence

LÍNGUA PORTUGUESA - portaldoprofessor.mec.gov.br

L NGUA PORTUGUESAP lano de AulaUtilizando figuras de linguagem U lizando fi guras de linguagem. 09 p.; il. (S rie Plano de Aula; L ngua PORTUGUESA )ISBN:1. Ensino Fundamental Portugu s 2. Gram ca3. Educa o Presencial I. T tulo II. S rie de AulaUTILIZANDO FIGURAS DE LINGUAGEMN vel de EnsinoEnsino Fundamental/ Anos IniciaisAno / Semestre9 anoComponente CurricularL ngua Por tuguesaTemaGram ticaDura o da Aula2 aulas (50 min cada)Modalidade de EnsinoEnsino Presencial D18 F2 PORT - Reconhecer o efeito de sen do decorrente da escolha de uma determinada palavra ou express o, iden fi cando as fi guras de linguagem.

UTILIZANDO FIGURAS DE LINGUAGEM 04 PARA REFLETIR COM OS ALUNOS Você sabia que as fi guras de linguagem são chamadas, em Portugal, de fi guras de es lo?

Tags:

  Portugal

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of LÍNGUA PORTUGUESA - portaldoprofessor.mec.gov.br

1 L NGUA PORTUGUESAP lano de AulaUtilizando figuras de linguagem U lizando fi guras de linguagem. 09 p.; il. (S rie Plano de Aula; L ngua PORTUGUESA )ISBN:1. Ensino Fundamental Portugu s 2. Gram ca3. Educa o Presencial I. T tulo II. S rie de AulaUTILIZANDO FIGURAS DE LINGUAGEMN vel de EnsinoEnsino Fundamental/ Anos IniciaisAno / Semestre9 anoComponente CurricularL ngua Por tuguesaTemaGram ticaDura o da Aula2 aulas (50 min cada)Modalidade de EnsinoEnsino Presencial D18 F2 PORT - Reconhecer o efeito de sen do decorrente da escolha de uma determinada palavra ou express o, iden fi cando as fi guras de linguagem.

2 F2 TEC - Iden fi car, reconhecer, indicar, apontar, dentre diversos objetos, aquele que corresponde a um conceito ou a uma descri o, u lizando sites de busca; F2 TEC - Classifi car organizar (separando) objetos, fatos, fen menos, acontecimentos e suas representa es, de acordo com um crit rio nico, incluindo subclasses em classes de maior extens o, u lizando planilha eletr nica (KSpread); F2 TEC - Aplicar rela es j estabelecidas anteriormente ou conhecimentos j constru dos a contextos e situa es diferentes; aplicar fatos e princ pios a novas situa es, para tomar decis es, solucionar problemas, fazer progn s cos etc.

3 , usando o editor de textos (Kword) e blog. OBJETIVOS Saber interpretar bem textos; saber enviar e-mail; ter no o de u liza o do editor de textos (Kword) e planilhas eletr nica (KSpread); ter no o de publica o em Blog. PR REQUISITOS DOS ALUNOS RECURSOS/MATERIAIS DE APOIOC onec vo: na gram ca da l ngua PORTUGUESA , um voc bulo que liga ora es no per odo. nfase: entende-se por nfase a propriedade de destaque de certas palavras, express es ou ideias em uma determinada frase, em um determinado : Em lingu s ca um fonema a menor unidade sonora (fon ca) de uma l ngua que estabelece contraste de signifi cado para diferenciar palavras.

4 Dispon vel em: < >. Acessado RIO- Laptop educacional;- acesso Internet;- blog da turma ou escola; - lousa;- pincel;- pen drive; Voc j conseguiu convencer algu m de algo s porque mudou o jeito de falar? Como? De que forma voc costuma dar nfase a uma palavra em textos?Figuras de LinguagemDe acordo com Mesquita & Martos (2009, p. 484), as fi guras de linguagem s o recursos expressivos quem emprestam ao pensamento mais energia e vivacidade, que, por sua vez, conferem frase mais eleg ncia e gra a e permitem ao leitor captar mais efe vamente a mensagem pretendida pelo autor. Podemos destacar como principais fi guras de linguagem: a an tese, prosopop ia, ironia, eufemismo, hip rbole, compara o, met fora, catacrese, meton mia, grada o, pleonasmo, alitera o e onomatop seguir veremos cada um deles:An tese - Emprego de termos com sen dos opostos, ou seja, consiste na oposi o de duas id ias, lado a lado, em uma : Ela se preocupa tanto com o passado que esquece o guerra n o leva a nada, devemos buscar a ia - Atribui o de qualidades e sen mentos humanos a seres irracionais e : A formiga disse para a cigarra: dan a!

5 Ironia .Consiste na declara o do contr rio do que se pensa, em geral, com o prop sito de fazer : Eu nasci h dez mil anos atr s. E n o tem nada nesse mundo que eu n o saiba Consiste em dizer algo desagrad vel por meio de palavras que abrandem o impacto causado por essa situa : Aquele rapaz n o legal, ele subtraiu que n o fui feliz nos rbole - Consiste no exagero da express : J lhe disse isso um milh o de o fi lme come ou, voei para FIGURAS DE LINGUAGEM02 QUEST ES PROBLEMATIZADORASLEIS, PRINC PIOS, TEORIAS, TEOREMAS, AXIOMAS, FUNDAMENTOS, o Estabelece um termo de compara o entre dois elementos por meio de uma qualidade comum a ambos.

6 Os dois aparecem no enunciado ligados por conec vo subordina : Ideias s o como pulgas: saltam de uns para os outros, mas n o mordem a todos. Met fora Relaciona dois seres por meio de uma qualidade comum atribu da a ambos. Nessa compara o n o se usa a conjun o : O tempo uma cadeira ao sol, e nada mais Catacrese D um novo sen do a uma palavra, fazendo com que ela passe a dar nome a outro ser : Sentou-se no bra o da poltrona para mia Consiste em subs tuir um termo por outro com o qual tenha rela o de con g idade ou causalidade. A meton mia ocorre comumente quando se subs tui:- O nome do autor pela obra Ex.: Ler Miguel de Cervantes como sonhar O substan vo concreto pelo abstratoEx.

7 : A f move O lugar pelos seus habitantes ou produtosEx.: Na hora mais di cil de Santa Catarina, o Brasil inteiro se o Consiste em uma sequencia de id ias em ordem crescente ou decrescente de : Nem o sol, nem o mar, nem o brilho das estrelas. Pleonasmo Consiste na repe o de termos de mesmo signifi cado, com intuito de dar nfase a uma express : Eu vi com esses olhos que um dia a terra h de o e asson ncia Consiste, respec vamente, na repe o de um fonema consonantal e na repe o de um fonema voc : Na messe, que enlourece, estremece a O sol, celes al girassol, as can lenas de serenos sons amenosFogem fl u das, fl uindo a fi na fl or dos Onomatop ia Ocorre quando uma palavra ou um conjunto de palavras imitam um ru do ou um : E era tudo sil ncio na saleta de costura; n o se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano.

8 Fonte: Mesquita, Roberto Melo. Gram tica Pedag gica, 30 ed. Vol. nico, S o Paulo: Saraiva, FIGURAS DE LINGUAGEM03 LEIS, PRINC PIOS, TEORIAS, TEOREMAS, AXIOMAS, FUNDAMENTOS, FIGURAS DE LINGUAGEMPARA REFLETIR COM OS ALUNOSVoc sabia que as fi guras de linguagem s o chamadas, em portugal , de fi guras de es lo? Pois ! De qualquer forma, n o importa o nome como s o chamadas, o importante reconhec -las. A import ncia em reconhecer as fi guras de linguagem est no fato de que tal conhecimento, al m de auxiliar a compreender melhor os textos liter rios, deixa-nos mais sens veis beleza da linguagem e ao signifi cado simb lico das palavras e dos textos.

9 Voc j u lizou as fi guras de linguagem em seus textos para sensibilizar algu m?1 aulaProfessor, a aula poder ser iniciada resgatando os conhecimentos pr vios dos alunos. Indaga es poder o ser feitas, como por exemplo: De que forma voc costuma dar nfase a uma palavra em textos? Voc j conseguiu convencer algu m de algo s porque mudou o jeito de falar? Como? Diante das respostas dos alunos, poder ser introduzido o conte do fi guras de linguagem. Ser interessante falar que existem v rias fi guras de linguagem, mas ir o aprender as seguintes: onomatop ia, alitera o e asson ncia, pleonasmo, grada o, meton mia, catacrese, met fora, compara o, hip rbole, eufemismo, ironia, prosopop ia e an tese.

10 Em seguida, com as fi guras de linguagem escritas na lousa, poder ser solicitado aos alunos que, em grupo, abram o navegador de Internet do Laptop Educacional (Mozilla Firefox), [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet]. Logo ap s, pesquisem em sites de busca, o conceito de cada fi gura de linguagem apresentada. Professor, ap s a pesquisa feita pelos grupos, poder ser explicado u liza o das fi guras de linguagem em frases; sempre que poss vel, trazendo exemplos do dia-a-dia, do uso coloquial. Ex.: Eu vi com esses olhos que um dia a terra h de comer (Pleonasmo).Logo ap s, poder ser solicitado que os alunos fa am uma planilha, com os conceitos e exemplos das fi guras de linguagem pesquisadas, para que seja consultada caso tenham necessidade.


Related search queries