Example: biology

LEVANTAMENTO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO …

LEVANTAMENTO DO PERFIL ANTROPOM TRICO DA POPULA O BRASILEIRA USU RIA DO TRANSPORTE A REO nacional PROJETO CONHECER Elaborado por Sidney Cavalcante da Silva Ag ncia nacional de Avia o Civil ANAC Walace David Monteiro Ag ncia nacional de Avia o Civil ANAC Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Mar o 2009 Ag ncia nacional de Avia o Civil 2 SILVA, Sidney Cavalcante da LEVANTAMENTO do PERFIL antropom trico da popula o brasileira usu ria do transporte a reo nacional : projeto conhecer / elaborado por Sidney Cavalcante da Silva, Walace David Monteiro.

6 levantamento do perfil antropomÉtrico da populaÇÃo brasileira usuÁria de transporte aÉreo nacional – projeto conhecer i - introduÇÃo

Tags:

  Nacional, Levantamento

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of LEVANTAMENTO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO …

1 LEVANTAMENTO DO PERFIL ANTROPOM TRICO DA POPULA O BRASILEIRA USU RIA DO TRANSPORTE A REO nacional PROJETO CONHECER Elaborado por Sidney Cavalcante da Silva Ag ncia nacional de Avia o Civil ANAC Walace David Monteiro Ag ncia nacional de Avia o Civil ANAC Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ Mar o 2009 Ag ncia nacional de Avia o Civil 2 SILVA, Sidney Cavalcante da LEVANTAMENTO do PERFIL antropom trico da popula o brasileira usu ria do transporte a reo nacional : projeto conhecer / elaborado por Sidney Cavalcante da Silva, Walace David Monteiro.

2 2009. 81 p. Relat rio de atividades de pesquisa Ag ncia nacional de Avia o Civil, Superintend ncia de Seguran a Operacional, Ger ncia de fatores Humanos em Avia o e Medicina de Avia o, 2009. Relat rio T cnico Final. 1. Antropometria. 2. Fator humano. 3. Sa de. 4. Seguran a de voo. 5. Pitch. 6. Espa amento entre assentos. I. MONTEIRO, Walace David. II. 3 Muitas pessoas e institui es contribu ram de forma direta ou indireta para a realiza o deste trabalho. Entre elas, destacamos neste documento, aquelas que tiveram participa o mais efetiva nas diferentes etapas que compuseram o Projeto Conhecer. Inicialmente gostar amos de realizar um agradecimento especial ao Cel Av R1 Francisco da Costa e Silva J nior, pelo empenho, incentivo e exaustivo trabalho desenvolvido no Projeto Conhecer.

3 A INFRAERO Atrav s das Superintend ncias dos vinte aeroportos utilizados na pesquisa no per odo de 2004 a 2006, a saber: Aeroporto Internacional de Macap ; Aeroporto Internacional de Bel m; Aeroporto Internacional de S o Luiz; Aeroporto Internacional de Congonhas; Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro; Aeroporto Internacional de Natal; Aeroporto Internacional de Curitiba; Aeroporto Internacional de Manaus; Aeroporto Internacional de Bras lia; Aeroporto Internacional de Goi nia; Aeroporto Internacional de Porto Velho; Aeroporto Internacional de Porto Alegre; Aeroporto Internacional de Florian polis; Aeroporto Internacional de Salvador; Aeroporto Internacional de Recife; Aeroporto Internacional de Fortaleza; Aeroporto Santos Dumont; Aeroporto Internacional de Pampulha; Aeroporto Internacional de Guarulhos; Aeroporto Internacional de Campo Grande.

4 A Fernando Molinari Reda e equipe (EMBRAER); Gerardo Drumond Salvatierra e equipe (GOL linha A reas e VARIG); H lio Rubens Melhem Filho e equipe (TAM), o nosso muito obrigado pela disponibilidade e gentileza em ajudar quando solicitados. A todos os membros da Ger ncia de Estudos em Ergonomia na Avia o (GEEA/ANAC), que contribu ram de alguma forma para a confec o deste trabalho. 4 GER NCIA DE FATORES HUMANOS EM AVIA O E MEDICINA DE AVIA O RELAT RIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA CLASSIFICA O DO RELAT RIO: Ostensivo DISTRIBUI O: GFHM/SSO/ANAC SETOR RESPONS VEL: GFHM/SSO DOC. DE ORIGEM: Oficio no 056/STE/07325 de 01/08/2003 PROTOCOLO ANAC: ORGANIZA O ( ES) FINANCIADORA (S): ANAC/OBJ-6 PROJ BRA-01/801 PCT/OACI T TULO: LEVANTAMENTO DO PERFIL ANTROPOM TRICO DA POPULA O BRASILEIRA USU RIA DO TRANSPORTE A REO nacional PROJETO CONHECER AUTORES: Sidney Cavalcante da Silva e Walace David Monteiro TIPO DE RELAT RIO: T cnico Final PER ODO DE REALIZA O DAS ATIVIDADES: 2004 a 2008 DATA DO RELAT RIO: Mar o 2009 N MERO DE P GINAS: 81 PALAVRAS-CHAVE: Antropometria; Fator Humano; Sa de; Seguran a de Voo; Pitch; Espa amento entre Assentos.

5 RESUMO: Fundamentos e Objetivo: A quest o do espa o entre assentos nos avi es tem mostrado ser de ordem econ mica, conduzindo as empresas a praticarem uma maior densidade de assentos, por consequ ncia menores espa os, maior oferta e menores pre os. Contudo, fatores como sa de e seguran a do passageiro podem ser bem mais importantes que pre os menores. O objetivo deste estudo foi o de tra ar um PERFIL da popula o brasileira que utiliza a avia o como meio de transporte e verificar que parcela desta popula o atualmente atendida satisfatoriamente dentro das configura es de interior praticadas nas aeronaves. M todos: Foram coletados dados antropom tricos de massa corporal total, estatura, altura tronco-cef lica, largura de ombro, largura de quadril, comprimento gl teo-joelho e altura de popl teo de homens, entre 15 e 87 anos de idade nos 20 principais aeroportos do pa s.

6 Al m disso, foram coletadas medidas referentes largura do assento atrav s da almofada da poltrona, largura do assento entre os bra os, espa o til e o seat pitch em aeronaves selecionadas entre as tr s maiores empresas de transporte a reo nacional . De posse desses dados foram gerados modelos virtuais atrav s dos softwares catia e corel draw grafics O tratamento dos dados foi realizado por meio de estat stica descritiva e escore z. A an lise dos dados populacionais e espa o til entre assentos foi feita em fun o do menor pitch praticado nas aeronaves para cada um dos 22 modelos de assentos analisados em fun o do PERFIL antropom trico, do conforto, da sa de e da seguran a.

7 Resultados: Os resultados evidenciaram uma estatura m dia de 173,1 cm com desvio padr o de 7,3 cm. Al m disso, mostrou que apenas 1,2% da popula o possuem estatura acima de 190,1 cm. Analisando os dados do ndice de Massa Corp rea (IMC) poss vel verificar que 72,8% os indiv duos estudados apresentam excesso de peso corporal (IMC 25,0 kg/m2). Atrav s dos dados antropom tricos de larguras e comprimento verifica-se que apenas 8,31% dos indiv duos estudados possuem um comprimento gl teo-joelho acima de 65,0 cm. Quanto largura dos ombros 69,0% da amostra estudada possui mais 45,0 cm de largura. Dos vinte e dois modelos virtuais gerados a partir dos dados do PERFIL antropom trico da popula o estudada e modelos de assentos, apenas cinco n o atendem ao P95 da popula o.

8 Outro dado importante diz respeito aos indiv duos com menos de 1,60 m (3,47%) e mais de 1,90 m (1,23), em virtude de esses dados apontarem para pr -disposi o da Trombose Venosa Profunda (TVP). Conclus es: Apenas cinco dos vinte e dois assentos avaliados, com pitch 29 , n o atendem ao P95 da amostra estudada. Al m disso, independente do modelo de assento, parece que pitchs acima de 30 n o interferem no espa o til. No que diz respeito ao conforto parece que o mesmo est associado ao tempo de perman ncia na posi o sentada, s caracter sticas morfol gicas da popula o estudada e ergonomia do assento. Quanto ao risco de TVP observa-se que 4,7% da amostra se encontram nos extremos de estatura, o que combinado ao excesso de peso corporal e limita es no espa o til, aumenta o risco dos indiv duos nessa faixa desenvolverem TVP em voos com mais de 4 horas.

9 No que concerne seguran a, verifica-se que 36,6% dos indiv duos estudados possuem peso corporal acima de 85,0 kg, o que demonstra uma defasagem de 8 kg em rela o ao peso utilizado na certifica o do assento e cinto de seguran a, equipamentos utilizados por esses indiv duos. Tal fato provavelmente em uma situa o de emerg ncia pode colocar em risco a vida de indiv duos que apresentem caracter sticas similares as verificadas no estudo. 5 SUM RIO I Introdu o .. II Objetivos do Estudo .. III Materiais e M todos .. Sele o da amostra .. Procedimentos .. Coleta de dados .. Medidas antropom tricas .. Abordagem dos indiv duos na sala de embarque.

10 Medidas efetuadas nas aeronaves .. Confec o do modelo virtual .. Tratamento estat stico .. IV Resultados e Discuss V Conclus es e Recomenda VI Refer ncias Bibliogr ficas .. ANEXO I LEVANTAMENTO do espa o entre assentos nas principais empresas do transporte a reo nacional regido pelo RBHA-121 ESTUDO ANEXO II Movimento Operacional da Rede INFRAERO .. ANEXO III Ficha para coleta de dados dos sujeitos do ANEXO IV Ficha para coleta de dados nas aeronaves .. ANEXO V Curva de normalidade esperada .. 6 13 14 14 16 16 17 18 18 22 23 23 46 48 52 75 76 77 78 6 LEVANTAMENTO DO PERFIL ANTROPOM TRICO DA POPULA O BRASILEIRA USU RIA DE TRANSPORTE A REO nacional PROJETO CONHECER I - INTRODU O Medidas antropom tricas constituem dados essenciais para a concep o ergon mica de produtos, sejam eles bens de consumo ou bens de capital.


Related search queries