Example: stock market

LOGÍSTICA EMPRESARIAL COMO ESTRATÉGIA …

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. CENTRO S CIO ECON MICO. DEPARTAMENTO DE CI NCIAS CONT BEIS. TRABALHO DE CONCLUS O DE CURSO. LOG STICA EMPRESARIAL como ESTRAT GIA. COMPETITIVA: CASO DO CENTRO DE DISTRIBUI O DA. AMBEV. PRISCILA REMZETTI REGIS REIS. Florian polis SC, 2004. 1 INTRODU O. Este cap tulo faz apresenta o acerca do tema utilizado para a realiza o da presente pesquisa, bem como a descri o do problema, o objetivo geral e seus objetivos espec ficos, para posteriormente expor a justificativa e a metodologia aplicada. CONSIDERA ES INICIAIS. Ao longo das ltimas d cadas, com surgimento de novas tecnologias e filosofias de produ o, o mercado consumidor tem se apresentado din mico, caracterizado por constantes transforma es, devido a fatores econ micos e sociais.

terceiro capítulo traz uma exposição do estudo de caso, com a apresentação do centro de distribuição, sua estrutura, evidenciando o processo de distribuição e gerenciamento logístico. O quarto capítulo apresenta as conclusões da pesquisa e algumas recomendações para futuros trabalhos sobre o

Tags:

  Casti, Empresarial, Como, Taster, Terceiro, 205 stica empresarial como estrat, 201 gia

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of LOGÍSTICA EMPRESARIAL COMO ESTRATÉGIA …

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. CENTRO S CIO ECON MICO. DEPARTAMENTO DE CI NCIAS CONT BEIS. TRABALHO DE CONCLUS O DE CURSO. LOG STICA EMPRESARIAL como ESTRAT GIA. COMPETITIVA: CASO DO CENTRO DE DISTRIBUI O DA. AMBEV. PRISCILA REMZETTI REGIS REIS. Florian polis SC, 2004. 1 INTRODU O. Este cap tulo faz apresenta o acerca do tema utilizado para a realiza o da presente pesquisa, bem como a descri o do problema, o objetivo geral e seus objetivos espec ficos, para posteriormente expor a justificativa e a metodologia aplicada. CONSIDERA ES INICIAIS. Ao longo das ltimas d cadas, com surgimento de novas tecnologias e filosofias de produ o, o mercado consumidor tem se apresentado din mico, caracterizado por constantes transforma es, devido a fatores econ micos e sociais.

2 Por este motivo, as empresas necessitam modificar suas estrat gias e planejamento, de forma a adequar-se s novas exig ncias da sociedade. Com a concorr ncia cada vez mais globalizada, as empresas est o buscando vantagens competitivas para permanecerem atuantes no mercado. A vantagem competitiva refere-se . alguma caracter stica nos produtos ou servi os de uma empresa que a diferencie de seus concorrentes. Portanto, a estrat gia competitiva deve surgir atrav s de uma an lise das regras da concorr ncia, buscando negociar e modificar estas regras em favor a empresa. Atualmente, a log stica uma das atividades que vem evoluindo e oferecendo grande vantagem competitiva, pois tem como principal objetivo prover o cliente com os n veis de servi os desejados.

3 Sistemas log sticos eficientes e eficazes, buscam diminuir o intervalo entre a produ o e a demanda, facilitando a administra o e aquisi o de materiais, do ponto de origem de um produto at seu destinat rio, o consumidor. Assim, a finalidade da log stica est em entregar o produto certo, na hora certa, nas condi es f sicas desejadas ao menor custo poss vel. As empresas est o reconhecendo que log stica um atributo de controle de custos ainda n o muito explorado. A administra o das empresas em geral, no passado, n o se preocupava em gerenciar e controlar as atividades relacionadas com a rea da log stica.

4 Somente nos ltimos anos, na busca pela sobreviv ncia, frente a um mercado globalizado e concorrido, as empresas passaram a procurar na log stica uma crescente dinamiza o de seus processos. Neste sentido, a log stica vem sendo reconhecida como fator relevante na vida econ mica e social das empresas e em decorr ncia das exig ncias do mercado competitivo, passa a ser uma atividade de car ter estrat gico. TEMA. O emprego da log stica no centro de distribui o de uma ind stria de bebidas, como estrat gia para o alcance da diferencia o de seus produtos, a fim de satisfazer as necessidades de seu consumidor final, conferindo vantagem competitiva.

5 PROBLEMA. No contexto globalizado e competitivo onde est o inseridas atualmente a maioria das organiza es, torna-se necess rio a determina o de estrat gias para garantir um n vel de servi o satisfat rio aos clientes, que est o cada vez mais exigentes. O gerenciamento nos setores de suprimentos, distribui o f sica, transportes e efici ncia no atendimento um meio para atingir tal necessidade, onde rapidez, qualidade e desempenho s o fatores essenciais para as empresas que buscam uma vantagem competitiva. No entanto, a log stica EMPRESARIAL corresponde a um importante instrumento na busca da satisfa o do mercado consumidor, al m de conferir menor custo e diferencia o de seus produtos, vantagens que garantem lucro e forte perman ncia da empresa no mercado.

6 Diante desse contexto, a pesquisa busca responder a seguinte quest o problema: A. log stica, utilizada como instrumento de gerenciamento do centro de distribui o de uma ind stria de bebidas, garante viabilidade para atingir um n vel satisfat rio de servi os para os clientes e ao mesmo tempo pode garantir competitividade? OBJETIVO GERAL. O objetivo geral da pesquisa consiste em demonstrar as atividades log sticas executadas por um centro de distribui o para gerenciar seus setores de suprimentos, distribui o e transporte, na busca de um servi o satisfat rio ao cliente. OBJETIVOS ESPEC FICOS. Para atingir o objetivo geral defini-se os seguintes objetivos espec ficos: Demostrar como a log stica vem adquirindo significativa import ncia no ambiente EMPRESARIAL .

7 Identificar cada atividade log stica executada no centro de distribui o;. Analisar como o gerenciamento destas atividades exercido no centro de distribui o na busca da garantia de um n vel de servi o adequado satisfa o dos clientes;. JUSTIFICATIVA. A log stica ganhou import ncia em escala global, por estar diretamente relacionada com as necessidades dos clientes. Sistemas log sticos eficientes formam a base para o com rcio e a manuten o do padr o de vida na maioria dos pa ses. Existem pa ses e regi es geogr ficas que possuem algum tipo de especialidade produtiva, e por isso ganham vantagens sobre os demais.

8 Por m, um desenvolvimento eficaz de um atividade produtiva depende de um bom sistema log stico. Ballou (1993, ) explica: Um sistema log stico eficiente permite uma regi o geogr fica explorar suas vantagens inerentes pela especializa o de seus esfor os produtivos naqueles produtos que ela tem vantagem e pela exporta o desses produtos s outras regi es. O sistema permite ent o que o custo do pa s (custos log sticos e de produ o) e a qualidade desse produto sejam competitivos com aqueles de qualquer outra regi o. Os sistemas log sticos formam diversos fatores fundamentais que estimulam o com rcio. O com rcio entre pa ses e regi es de um mesmo pa s, freq entemente determinado pelo fato de que diferen as nos custos de produ o associadas a um sistema de log stica eficiente podem mais do que compensar os custos de armazenagem, transporte e impostos necess rios para colocar o produto nas regi es.

9 Enquanto alguns pa ses desenvolvidos gozam de alto padr o de vida e trocam mercadorias livremente, sendo que um dos fatores para tal, a efici ncia de seus sistemas log sticos, muitas outras partes do mundo, ainda n o possuem um com rcio extensivo por n o desenvolverem sistemas de transportes e armazenagem adequados que acompanhe a produ o. Quanto mais sofisticado for o desenvolvimento e quanto mais acess veis forem as movimenta es e armazenagem, mais livre ser a troca de mercadoria e maior a especializa o do trabalho. Assim, pode-se entender facilmente o quanto da import ncia de um sistema de log stica para uma empresa e para o desenvolvimento de uma regi o.

10 7. METODOLOGIA. Uma monografia caracteriza-se como uma atividade de pesquisa cient fica, utilizando-se de uma metodologia para a sua elabora o, com a finalidade de fortalecer o conhecimento e desenvolver a compreens o em torno do tema delimitadamente abordado. Salvador (1980) ressalta que monografia o resultado de uma investiga o feita atrav s de uma documenta o escrita e experimenta o, apresentando uma contribui o a futuros estudos e demais pesquisas. De acordo com Gil (1994, p. 42), a pesquisa tem um car ter pragm tico, um processo formal e sistem tico de desenvolvimento do m todo cient fico. O objetivo geral da pesquisa.


Related search queries