Example: bankruptcy

Módulo 5 Gestão de Pessoas

Escola Nacional de Administra o P blica M dulo 5. Gest o de Pessoas Apostila Diretoria de Desenvolvimento Gerencial Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais (DGO). Apostila M dulo 5. Gest o de Pessoas Bras lia - 2014. 1. Funda o Escola Nacional de Administra o P blica Presidente Paulo Sergio de Carvalho Diretor de Desenvolvimento Gerencial Paulo Marques Diretora de Forma o Profissional Maria Stela Reis Diretor de Comunica o e Pesquisa Pedro Luiz Costa Cavalcante Diretora de Gest o Interna A la Vanessa David de Oliveira Coordenadora-Geral de Programas de Capacita o: Marcia Ser a da Motta Brand o Editor: Pedro Luiz Costa Cavalcante; Coordenador-Geral de Comunica o e Editora o: Luis Fernando de Lara Resende; Revis o: Renata Fernandes Mour o, Roberto Carlos R.

processos de mudança geralmente envolvem novos conceitos, novos valores e formas de atuação no mundo do trabalho. Começaremos, portanto, abordando os principais desafios para a gestão de pessoas na atualidade. Módulo 5 1 Compreendemos o capital intelectual como resultante da junção entre capital humano – ou seja, dos

Tags:

  Processo

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Módulo 5 Gestão de Pessoas

1 Escola Nacional de Administra o P blica M dulo 5. Gest o de Pessoas Apostila Diretoria de Desenvolvimento Gerencial Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais (DGO). Apostila M dulo 5. Gest o de Pessoas Bras lia - 2014. 1. Funda o Escola Nacional de Administra o P blica Presidente Paulo Sergio de Carvalho Diretor de Desenvolvimento Gerencial Paulo Marques Diretora de Forma o Profissional Maria Stela Reis Diretor de Comunica o e Pesquisa Pedro Luiz Costa Cavalcante Diretora de Gest o Interna A la Vanessa David de Oliveira Coordenadora-Geral de Programas de Capacita o: Marcia Ser a da Motta Brand o Editor: Pedro Luiz Costa Cavalcante; Coordenador-Geral de Comunica o e Editora o: Luis Fernando de Lara Resende; Revis o: Renata Fernandes Mour o, Roberto Carlos R.

2 Ara jo e Simonne Maria de Amorim Fernandes; Capa: Ana Carla Gualberto Cardoso;. Editora o eletr nica: Maria Marta da R. Vasconcelos. Ficha catalogr fica: Equipe da Biblioteca Graciliano Ramos/ENAP. R617 VIANNA, Vania Alves Gest o de Pessoas ; m dulo 5. Bras lia: ENAP/DDG, 2013. 126 p. Apostila do Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais DGO. 1. Administra o P blica Brasil. 2. Gest o de Pessoas . I. t tulo. ENAP, 2014. ENAP Escola Nacional de Administra o P blica Diretoria de Comunica o e Pesquisa SAIS rea 2-A 70610-900 Bras lia, DF. Telefone: (61) 2020 3096 Fax: (61) 2020 3178.

3 2. ENAP. Sum rio 1. Desafios Atuais da Gest o de Pessoas .. 10. 2. Conceito de Gerenciamento .. 13. Dimens es do Gerenciamento .. 14. Gerenciamento como Fator de Cria o de Valor P blico .. 15. 3. Clima Organizacional .. 18. Qualidade do Clima Organizacional .. 18. Gerente como Facilitador do Clima Organizacional .. 19. 4. Trabalho em Equipe .. 21. Defini o de 21. Os Benef cios de uma Equipe .. 24. A Estrutura o de Equipes .. 25. Motiva o e Valoriza o de Equipes .. 26. 5. Comunica o .. 30. Comunica o Eficaz .. 31. Barreiras para a Comunica o nas Organiza es.

4 32. 6. Gest o de Conflitos .. 35. Conceito de Conflito .. 35. Origem dos Conflitos .. 36. Conflito nas Organiza es .. 36. Lidando com os Conflitos .. 37. 7. Negocia o .. 40. Conceito de Negocia o .. 40. 3. ENAP Estilos de Negocia o .. 41. Est gios da Negocia o .. 43. Prepara o da Negocia o .. 43. 8. Lideran a .. 46. Lideran a e Desenvolvimento de Equipes .. 47. 9. Gest o da Mudan a .. 52. Rea es s Mudan as .. 53. Passividade .. 53. Reatividade .. 53. Proatividade .. 54. Estrat gias de Mudan a .. 54. Procedimentos em Situa es de Mudan a .. 55.

5 10. Aprendizado nas Organiza es .. 57. Estimulando a Criatividade .. 58. Atitudes Criativas .. 58. Barreiras Criatividade .. 59. Barreiras Pessoais Criatividade .. 59. Barreiras Organizacionais Criatividade .. 60. Pensamento 60. T cnica Criativa: Brainstorming .. 61. 11. Concluindo .. 62. Refer ncias bibliogr ficas .. 63. Caderno de Exerc cios do M dulo 5 .. 67. 4. ENAP. Gloss rio de Siglas Indica discurso do narrador. Indica conte dos adicionais. Indica um t pico ou assunto para o qual o leitor deve reservar especial aten o. Indica uma atividade pr tica ou exerc cio a ser realizado em sala de aula mediante o comando do facilitador.

6 Indica uma observa o que merece destaque ou advert ncia. Indica a sugest o de fontes para consultas, tendo em vista a situa o de d vida ou de interesse por aprofundamento em t picos ou temas espec ficos. 5. ENAP. 6. Programa de Desenvolvimento ENAP. de Gerentes Operacionais Objetivo do Programa Capacitar os gerentes operacionais da administra o p blica federal para o exerc cio eficiente e efetivo de suas fun es, por interm dio de conte dos essenciais compreens o do contexto institucional do Estado e da administra o, da gest o de processos, do planejamento estrat gico organizacional, do ciclo de gest o governamental e da gest o de recursos, bem como da aplica o de conceitos e ferramentas destinados mobiliza o de equipes com foco nos resultados e na cria o de valor p blico.

7 Estrutura do Programa O Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais e Supervisores estruturado em cinco m dulos consecutivos e concatenados em fun o da perspectiva complementar e integrada dos conte dos. M dulo 1: Administra o P blica e Contexto Institucional Contempor neo M dulo 2: Planejamento e Gest o Governamental M dulo 3: Gest o de Processos M dulo 4: Gest o de Recursos M dulo 5: Gest o de Pessoas Objetivos Instrucionais do M dulo 5. Identificar os desafios e oportunidades do gestor de Pessoas na administra o p blica. Especificar o papel do gestor na cria o do valor p blico.

8 Adotar atitudes que propiciam a facilita o do clima organizacional. Identificar a import ncia do indiv duo nas equipes de trabalho. 7. ENAP Reconhecer a import ncia da cria o de um ambiente motivador. Distinguir elementos da comunica o eficaz. Aplicar estrat gias de negocia o na gest o de conflitos. Usar t cnicas de estrutura o, planejamento, condu o e avalia o no processo de negocia o. Atuar como membro e l der de equipe eficaz. Adotar as t cnicas para emitir e receber feedback. Gerenciar eficazmente o processo de mudan as no contexto organizacional.

9 8. M dulo 5 ENAP. M dulo 5. Ciclo de Gest o Revis o e Adapta o: Coordena o Geral de Projetos de Capacita o A gest o de Pessoas vem conquistando espa o significativo nas organiza es p blicas e privadas com a inser o de novas formas de gest o, visando melhoria do desempenho e ao alcance dos objetivos organizacionais. O sucesso das organiza es depende, cada vez mais, do investimento nas Pessoas , da identifica o, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual1. O capital intelectual tem sido o aporte da excel ncia nas organiza es. Nesse aspecto, o gerente operacional tem um papel fundamental no desempenho da equipe, al m da responsabilidade de mobilizar seus colaboradores e fazer com que as entregas ocorram em conformidade com os objetivos e metas predefinidas.

10 Os gerentes devem ser criativos e, quando necess rio, conceber novos m todos de trabalho, organizar as atividades e, sobretudo, encorajar a equipe criando condi es para que os colaboradores possam exprimir seus talentos e inovar na solu o dos problemas. De acordo com Alecian & Foucher (2001), o sucesso de um gerente se mede, de fato, pela sua capacidade em fazer progredir os seus colaboradores. Neste m dulo vamos explorar esses e outros aspectos do papel do gerente operacional. Voc j teve oportunidade de percorrer, nos m dulos precedentes, importantes dimens es do universo organizacional para os quais o gerente deve dedicar especial aten o, a exemplo do planejamento, da gest o dos processos e dos recursos.


Related search queries