Example: biology

MANUAL BOAS PRÁTICAS

Insight Consultoria e Projetos MANUAL de Boas Pr ticas Elaborado por: _____ Aprovado por: _____ Rev. ____ Data: / / MANUAL BOAS PR TICAS RESTAURANTE & EMP RIO Titulo MANUAL DE BOAS PR TICAS PARA SERVI OS DE ALIMENTA O TICIANA WERNER RESTAURANTE Revis o Data Respons vel P gina 2/34 1. IDENTIFICA O .. 3 2. RESPONS VEL .. 3 3. QUALIFICA O DOS COLABORADORES EM SEGURAN A DOS ALIMENTOS .. 3 4. CONTROLE DE SA DE DOS 4 5. CONTROLE DE GUA PARA 4 6. CONTROLE INTEGRADO DE VETORES E 4 7. 5 8. ESTRUTURA E EDIFICA 5 9. MANEJO DE RES 8 10. HIGIENE 9 11.

Titulo TICIANA MANUAL DE BOAS PRÁTICAS PARA SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO WERNER RESTAURANTE Revisão Data 3 Responsável Página /34 1. IDENTIFICAÇÃO Nome Fantasia: TICIANA WERNER RESTAURANTE & EMPÓRIO Razão Social: TICIANA WERNER RESTAURANTE LTDA CNPJ: 10.335.285/0001-75 Endereço: CLS 201 BLOCO C, LOJA 11 …

Tags:

  Manual, Abos, Manual de boas, Manual boas

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of MANUAL BOAS PRÁTICAS

1 Insight Consultoria e Projetos MANUAL de Boas Pr ticas Elaborado por: _____ Aprovado por: _____ Rev. ____ Data: / / MANUAL BOAS PR TICAS RESTAURANTE & EMP RIO Titulo MANUAL DE BOAS PR TICAS PARA SERVI OS DE ALIMENTA O TICIANA WERNER RESTAURANTE Revis o Data Respons vel P gina 2/34 1. IDENTIFICA O .. 3 2. RESPONS VEL .. 3 3. QUALIFICA O DOS COLABORADORES EM SEGURAN A DOS ALIMENTOS .. 3 4. CONTROLE DE SA DE DOS 4 5. CONTROLE DE GUA PARA 4 6. CONTROLE INTEGRADO DE VETORES E 4 7. 5 8. ESTRUTURA E EDIFICA 5 9. MANEJO DE RES 8 10. HIGIENE 9 11.

2 HIGIENE DO AMBIENTE DE 11 12. HIGIENE DOS 13 13. PRODU O / MANIPULA 14 14. DOCUMENTA O E 22 15. 23 16. 23 Titulo MANUAL DE BOAS PR TICAS PARA SERVI OS DE ALIMENTA O TICIANA WERNER RESTAURANTE Revis o Data Respons vel P gina 3/34 1. IDENTIFICA O Nome Fantasia: TICIANA WERNER RESTAURANTE & EMP RIO Raz o Social: TICIANA WERNER RESTAURANTE LTDA CNPJ: Endere o: CLS 201 BLOCO C, LOJA 11 Cidade: BRAS LIA DF Fone: (61) 3322-6497 2. RESPONS VEL A empresa TICIANA WERNER RESTAURANTE mant m respons vel pelas atividades de manipula o de alimentos, o que inclui responsabilidades na implanta o e manuten o do programa de Boas Pr ticas executado pela empresa.

3 Para exercer esta responsabilidade, o profissional est qualificado em seguran a dos alimentos de acordo com os requisitos m nimos exigidos, incluindo contaminantes alimentares, doen as transmitidas por alimentos, manipula o higi nica dos alimentos e Boas Pr ticas. A empresa mant m documento arquivado para comprovar o treinamento do respons vel pelas atividades de manipula o de alimentos. Respons vel: Ticiana Werner 3. QUALIFICA O DOS COLABORADORES EM SEGURAN A DOS ALIMENTOS Todos os colaboradores da empresa que entram em contato com alimentos recebem na admiss o e no dia-a-dia das atividades, as instru es necess rias para cumprir com suas fun es de maneira segura e higi nica.

4 Para facilitar o entendimento, s o afixados cartazes em locais estrat gicos nas reas de produ o e armazenamento de alimentos com instru es fundamentais para a pr tica da seguran a dos alimentos. Os manipuladores de alimentos foram qualificados tecnicamente nos requisitos m nimos de higiene pessoal, manipula o higi nica dos alimentos e doen as transmitidas por alimentos. Anualmente, os treinamentos s o revistos a partir da realiza o de cursos que abordam especialmente a viv ncia di ria dos manipuladores, incluindo suas principais dificuldades na pr tica da Seguran a dos Alimentos. A manuten o do treinamento realizada ao longo do ano durante a pr tica operacional.

5 Em todos os casos, a empresa mant m as listas de presen a arquivadas para comprova o dos treinamentos. Titulo MANUAL DE BOAS PR TICAS PARA SERVI OS DE ALIMENTA O TICIANA WERNER RESTAURANTE Revis o Data Respons vel P gina 4/34 4. CONTROLE DE SA DE DOS COLABORADORES A empresa ir providenciar um programa de controle de sa de dos manipuladores, de acordo com determina o da legisla o, conforme descrito no Planejamento Empresarial - ANEXO. Os atestados de sa de ocupacional (ASO`s) de seus colaboradores dever o ser mantidos devidamente organizados e arquivados. Os colaboradores s o instru dos a comunicar ao seu supervisor e ao respons vel da empresa toda vez que manifestarem quaisquer problemas de sa de, antes de come ar o trabalho para que sejam tomadas as provid ncias cab veis.

6 5. CONTROLE DE GUA PARA CONSUMO ABASTECIMENTO DE GUA A empresa utiliza gua pot vel na produ o e manipula o de alimentos, sendo abastecida pela empresa de abastecimento p blico. RESERVAT RIO DE GUA A empresa possui reservat rio de gua com capacidade que atende as suas necessidades. Tal reservat rio permanece adequadamente tampado e em bom estado de conserva o. A higieniza o realizada dentro da freq ncia exigida (na instala o, a cada seis meses ou quando ocorrer algum acidente que possa contaminar a gua). Todos os processos de higieniza o do reservat rio de gua dever o ser registrados adequadamente em formul rio pr prio, conforme modelo anexado a este MANUAL (Higieniza o de Reservat rio de gua).

7 O procedimento utilizado na higieniza o realizado de maneira adequada e encontra-se descrito no item 11 (Higiene Ambiental). CUIDADOS COM O GELO O gelo utilizado em bebidas e para resfriar alimentos produzido a partir de gua pot vel e filtrada, adquirido de empresa id nea especializada. 6. CONTROLE INTEGRADO DE VETORES E PRAGAS A empresa adota a es cont nuas de organiza o e higiene com o objetivo de impedir a atra o, o acesso, o abrigo e/ou prolifera o de pragas e vetores urbanos em suas instala es, mantendo a sua rea livre de sujidades e res duos alimentares, al m de n o permitir a presen a de papel, papel o ou material em desuso dentro da empresa ou nos seus arredores.

8 As medidas de controle incluem a realiza o de um programa peri dico de desinsetiza o e desratiza o de maneira segura e eficaz, incluindo controle qu mico aplicado por empresa especializada e devidamente autorizada, segundo cronograma de visitas pr -determinado. A Titulo MANUAL DE BOAS PR TICAS PARA SERVI OS DE ALIMENTA O TICIANA WERNER RESTAURANTE Revis o Data Respons vel P gina 5/34 contratada emite certificado de garantia do servi o, o qual renovado periodicamente e mantido em local de f cil acesso. Durante a aplica o dos produtos qu micos, s o tomados os devidos cuidados para evitar a contamina o de produtos, utens lios e equipamentos.

9 Antes de iniciar o turno no dia seguinte ap s a aplica o, toda a rea devidamente higienizada, conforme procedimento descrito no item Higiene Ambiental . Para monitoramento, a empresa dever adotar o registro de ocorr ncia de pragas atrav s de formul rio espec fico, seguindo modelo anexado a este MANUAL (Registro de Ocorr ncia de Pragas). 7. VISITANTES Todas as pessoas que n o fazem parte da equipe de colaboradores da empresa s o consideradas visitantes. A circula o de visitantes restrita e controlada para evitar contamina es dos produtos. Quando por algum motivo um visitante entra nas reas de manipula o de alimentos, convidado a utilizar conten o para os cabelos e est sujeito aos mesmos requisitos de higiene e sa de dos colaboradores.

10 8. ESTRUTURA E EDIFICA O A empresa possui acesso direto e independente. As instala es e seus arredores s o livres de focos de insalubridade, lixo, objetos em desuso, animais, insetos e roedores. CARACTER STICAS DAS INSTALA ES: Vesti rios e/ou Instala es Sanit rias dos Colaboradores N o possuem comunica o direta com reas de manipula o de alimentos. O estado de conserva o das instala es (piso, paredes, vasos sanit rios, pias) adequado e satisfat rio. As instala es s o devidamente abastecidas com papel higi nico, sab o l quido anti-s ptico e papel toalha descart vel n o reciclado. As lixeiras possuem tampa com um sistema de abertura onde n o se utilizem as m os. Vesti rios e/ou Instala es Sanit rias Femininas N o possuem comunica o direta com reas de manipula o de alimentos.


Related search queries