Example: dental hygienist

MANUAL DE AUDITORIA INTERNA - Instituto Camões

MANUAL DE AUDITORIA INTERNA 2014 MOD04-PR01/V01 2 de 51 FICHA T CNICA T tulo: MANUAL de AUDITORIA INTERNA Edi o: Gabinete de Avalia o e AUDITORIA Cam es, Instituto da Coopera o e da L ngua, Minist rio dos Neg cios Estrangeiros 3 Edi o Data: Dezembro de 2014 Contacto: Av. da Liberdade, 270, 1250-149 Lisboa Tel. (351) 21 310 91 00 Website: MOD04-PR01/V01 3 de 51 NDICE INTRODU O ..5 CAP TULO 1 ENQUADRAMENTO DA AUDITORIA .. 6 o .. 6 Interno .. 9 Interno ..11 o do Controlo Interno ..13 AUDITORIA INTERNA e o Controlo Interno.

ajuda valiosa para o Conselho Diretivo e para os dirigentes de cada área específica, com o objetivo de promover um controlo mais eficaz, melhorar a operacionalidade e acrescentar valor. A responsabilidade do auditor interno para com o Conselho Diretivo vai muito para além da realização de simples exames e verificações.

Tags:

  Responsabilidades

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of MANUAL DE AUDITORIA INTERNA - Instituto Camões

1 MANUAL DE AUDITORIA INTERNA 2014 MOD04-PR01/V01 2 de 51 FICHA T CNICA T tulo: MANUAL de AUDITORIA INTERNA Edi o: Gabinete de Avalia o e AUDITORIA Cam es, Instituto da Coopera o e da L ngua, Minist rio dos Neg cios Estrangeiros 3 Edi o Data: Dezembro de 2014 Contacto: Av. da Liberdade, 270, 1250-149 Lisboa Tel. (351) 21 310 91 00 Website: MOD04-PR01/V01 3 de 51 NDICE INTRODU O ..5 CAP TULO 1 ENQUADRAMENTO DA AUDITORIA .. 6 o .. 6 Interno .. 9 Interno ..11 o do Controlo Interno ..13 AUDITORIA INTERNA e o Controlo Interno.

2 14 pios e Normas aplic veis AUDITORIA INTERNA ..15 CAP TULO 2 AUDITORIA INTERNA .. 18 o e Objetivo ..18 mbito ..18 tica ..19 CAP TULO 3 FUN O E ORGANIZA O DA AUDITORIA INTERNA .. 21 e delimita o de fun es ..21 es do dirigente do GAA ..21 es do auditor interno coordenador ..22 es do auditor interno ..22 CAP TULO 4 O PROCESSO DE AUDITORIA INTERNA .. 23 o do Risco de AUDITORIA ..23 Anual de AUDITORIA INTERNA ..26 de trabalho ..28 rios de AUDITORIA INTERNA ..28 da implementa o dos resultados e recomenda es da AUDITORIA ..32 CAP TULO 5 DOCUMENTOS DE TRABALHO .. 34 s.

3 34 CAP TULO 6 TESTES E T CNICAS DE AUDITORIA .. 37 de AUDITORIA ..37 cnicas de AUDITORIA ..43 de AUDITORIA e Procedimentos para a sua Obten o ..47 de Gest o ..49 BIBLIOGRAFIA .. 51 ACR NIMOS AICPA - American Institute of Certified Public Accountants CAF Common Assessment Framework DRA Diretrizes de Revis o/ AUDITORIA DSPG Dire o de Servi os de Planeamento e Gest o ECI Estrutura de Controlo Interno FEE - F d ration des Experts Comptables Europ ens GAA Gabinete de Avalia o e AUDITORIA IFAC - International Federation of Accountants IGF Inspe o-geral de Finan as IIA Institute of Internal Auditors MNE Minist rio dos Neg cios Estrangeiros NA Normas de Atributo NAGA Normas de AUDITORIA Geralmente Aceites ND Normas de Desempenho NI Normas de Implementa o OROC

4 Ordem dos Revisores Oficiais de Contas OTS Outros Testes Substantivos QUAR Quadro de Avalia o e Responsabiliza o RT Recomenda es T cnicas SIADAP Sistema Integrado de Avalia o do Desempenho da Administra o P blica TC Tribunal de Contas TSRA Testes Substantivos de Revis o Anal tica PR07/V01 5 de 51 INTRODU O No atual contexto de mudan a, reflexo das reformas da Administra o P blica, imp e-se como desafio para as organiza es a procura de maior economia, efic cia e efici ncia. Da que o controlo interno tenha sido inclu do na org nica do Cam es, IP integrado na fun o AUDITORIA do Gabinete de Avalia o e AUDITORIA (GAA)1.

5 A necessidade de efic cia na realiza o dos objetivos e de efici ncia na utiliza o de recursos escassos exige aos respons veis das organiza es um conhecimento cada vez maior do desempenho das suas atividades. A AUDITORIA INTERNA surge assim num contexto de procura de maior rigor na gest o p blica, visando desenvolver solu es, instrumentos e modelos que proporcionem mais efici ncia e efic cia gest o. Um servi o de AUDITORIA INTERNA n o pode perder de vista que deve funcionar como um instrumento de gest o ao servi o da organiza o em que se insere, a qual desenvolve a sua atividade num ambiente din mico e complexo, procurando, designadamente, identificar e antecipar problemas, analisar as suas causas e os riscos que lhes est o associados.

6 Deve, ainda, identificar e analisar processos cr ticos e propor solu es para a sua melhoria, tendo em vista o aperfei oamento da organiza o. As atividades de AUDITORIA INTERNA s o extremamente vastas abarcando toda a organiza o, em todos os aspetos das suas opera es e a todos os n veis da sua estrutura org nica. A AUDITORIA INTERNA tem como fun o principal avaliar o processo de gest o. Difere, neste aspeto, da AUDITORIA externa que est mais focalizada na vertente financeira e nas atividades organizacionais que podem ter um efeito direto nas demonstra es financeiras.

7 O objetivo do presente MANUAL o estabelecimento de um conjunto de princ pios, normas e metodologias para gest o da fun o AUDITORIA INTERNA no Cam es, IP, detalhando as caracter sticas mais importantes, como, por exemplo, a avalia o do risco de AUDITORIA , o planeamento e programa o dos trabalhos e a realiza o criteriosa de testes de AUDITORIA . A sua implementa o e atualiza o s o da responsabilidade do GAA. 1 Portaria 194/2012 (1 S rie), de 20 de junho. PR07/V01 6 de 51 CAP TULO 1 ENQUADRAMENTO DA AUDITORIA INTERNA Conceito De acordo com a defini o do Institute of Internal Auditors (IIA)2, a AUDITORIA INTERNA uma atividade independente, de avalia o objetiva e de consultoria, que tem como objetivo acrescentar valor e melhorar as opera es de uma organiza o.

8 Ela pretende ajudar a organiza o na prossecu o dos seus objetivos atrav s de uma abordagem sistem tica e disciplinada, na avalia o da efic cia da gest o do risco, do controlo e dos processos de governa o. Existem diversos tipos de AUDITORIA , os quais, de um modo geral, t m a designa o diferente consoante o seu objeto, finalidade, mbito, extens o, periodicidade e agente executante (quadro 1). Quadro 1 - Tipos de AUDITORIA Quanto ao conte do e finalidade AUDITORIA das demonstra es financeiras AUDITORIA de conformidade AUDITORIA operacional AUDITORIA de gest o AUDITORIA estrat gica Quanto amplitude AUDITORIA geral AUDITORIA parcial Quanto periodicidade AUDITORIA permanente AUDITORIA ocasional Quanto ao per odo temporal que analisa AUDITORIA de informa o hist rica AUDITORIA da informa o previsional ou prospetiva Quanto obrigatoriedade AUDITORIA de fonte legal AUDITORIA de fonte contratual Quanto ao sujeito que a realiza AUDITORIA externa AUDITORIA INTERNA Fun o A AUDITORIA INTERNA

9 Uma fun o cont nua, completa e independente, desenvolvida na organiza o, por pessoal desta ou n o, baseada na avalia o do risco, que verifica a exist ncia, o cumprimento, a efic cia e a otimiza o dos controlos internos e dos processos de governa o, ajudando-a a atingir os seus objetivos. Resumindo, a AUDITORIA INTERNA 2 PR07/V01 7 de 51 assume a fun o primordial de supervis o da gest o do risco, dos controlos e dos processos de governa o. uma atividade de grande import ncia estrat gica que contribui diretamente para o fortalecimento da gest o organizacional.

10 A organiza o possui um conjunto de necessidades s quais apenas a AUDITORIA INTERNA pode dar a resposta adequada como, por exemplo: Informar periodicamente o Conselho Diretivo sobre o grau de execu o dos objetivos e metas da organiza o; Dar a conhecer ao Conselho Diretivo se os controlos internos estabelecidos s o suficientes para reduzir o risco de ocorr ncia de distor es materialmente relevantes, assim como salvaguardar os bens patrimoniais da organiza o e a sua utiliza o adequada; Garantir ao Conselho Diretivo que as pol ticas, procedimentos, planos e controlos estabelecidos s o os adequados e est o efetivamente a ser implementados; Analisar de forma sistem tica se todas as transa es ocorridas est o devidamente relevadas contabilisticamente e se os registos efetuados correspondem efetivamente a transa es realizadas; Saber se a informa o, obtida atrav s do sistema de informa o, til, oportuna, completa, precisa e fi vel.


Related search queries