Example: air traffic controller

Manual de cuidados paliativos ANCP - Cofen

Manual de cuidados paliativos ANCP. Ampliado e atualizado 2 edi o ANCP (Academia Nacional de cuidados paliativos ) 2012. Capa: Let cia Lampert Trapiche abandonado Antigamente diante do trapiche se estendia o mist rio do mar-oceano, as noites diante dele eram um verde-escuro, quase negras, daquela cor misteriosa que a cor do mar noite.. Capit es de Areia, Jorge Amado Projeto gr fico e editora o: Niura Fernanda Souza Revis o: Gabriel Koza Ficha catalogr fica Agosto/2012. Manual de cuidados paliativos ANCP. Ampliado e atualizado 2 edi o Organizadores: Ricardo Tavares de Carvalho Henrique Afonseca Parsons Expediente O Manual de cuidados paliativos ANCP uma publica o da Academia Nacional de cuidados paliativos . Organizadores Dra. Maria Tereza Evangelista Dr. Ricardo Tavares de Carvalho SP Schoeller SC. Dr. Henrique Afonseca Parsons SP Dra.

Paliativos da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). É um conjunto de 56 capítulos, que sintetizam os principais temas da área, e destina-se ao pro- fissional de saúde que precisa de conhecimentos práticos e de fácil aplicação no

Tags:

  Cuidados paliativos, Cuidados, Paliativos

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Manual de cuidados paliativos ANCP - Cofen

1 Manual de cuidados paliativos ANCP. Ampliado e atualizado 2 edi o ANCP (Academia Nacional de cuidados paliativos ) 2012. Capa: Let cia Lampert Trapiche abandonado Antigamente diante do trapiche se estendia o mist rio do mar-oceano, as noites diante dele eram um verde-escuro, quase negras, daquela cor misteriosa que a cor do mar noite.. Capit es de Areia, Jorge Amado Projeto gr fico e editora o: Niura Fernanda Souza Revis o: Gabriel Koza Ficha catalogr fica Agosto/2012. Manual de cuidados paliativos ANCP. Ampliado e atualizado 2 edi o Organizadores: Ricardo Tavares de Carvalho Henrique Afonseca Parsons Expediente O Manual de cuidados paliativos ANCP uma publica o da Academia Nacional de cuidados paliativos . Organizadores Dra. Maria Tereza Evangelista Dr. Ricardo Tavares de Carvalho SP Schoeller SC. Dr. Henrique Afonseca Parsons SP Dra.

2 S lvia Maria de Macedo Barbosa SP. Coordenadora de Comunica o Carla D rea Bartz Regional Sul ANCP. Presidente Diretoria da ANCP Gest o 2010 Dra. Julieta Fripp RS. 2013 Regional Norte/Nordeste ANCP. Presidente Presidente Dr. Robeto Bettega PR Dra. In s Tavares Vale e Melo CE. Vice-Presidente Vice-presidente Dr. Luiz Fernando Rodrigues SP Dra. Mirella Reb lo PE. Diretor Cient fico Diretora cient fica Dr. Ricardo Tavares de Carvalho SP Dra. Jurema Telles de Tesoureira Oliveira Lima PE. Dra. Dalva Yukie Matsumoto SP Tesoureira Secret ria Geral Dra. Rita de C ssia Dra. Veruska Menegatti SP Deway Guimar es BA. Conselho Consultivo Secret ria Geral Dra. Cl udia Burl RJ Dra. Mirlane Guimar es de Dra. Maria Goretti Sales Maciel SP Melo Cardoso AM. Academia Nacional de cuidados paliativos Site: Twitter: Facebook: Blog: TV ANCP: e-mail: A publica o deste livro contou com o apoio do Grupo MAIS Premier Hospital Instituto Paliar Agradecimentos A diretoria da Academia Nacional de cuidados paliativos agradece a colabo- ra o de todos os autores, cuja dedica o foi fundamental para a realiza o desta obra, e tamb m a cada um de seus associados, cujo apoio tem sido essencial para a concretiza o dessas e outras atividades.

3 Sum rio Apresenta o .. 11. Pref cio .. 13. 15. Parte 1 Introdu o cuidados paliativos : conceitos, fundamentos e princ 23. Dalva Yukie Matsumoto Avalia o do paciente em cuidados 31. Maria Goretti Sales Maciel Diagn stico e abordagem do sofrimento 42. Luis Alberto Saporetti, Let cia Andrade, Maria de F tima Abrantes Sachs, T nia Vanucci Vaz Guimar es Indica es de cuidados 56. Ana Cl udia de Lima Quintana Arantes Comunica o em cuidados 75. Maria J lia Paes da Silva e M nica Martins Trovo de Ara jo Modalidades de atua o e modelos de assist ncia em cuidados 86. Lu s Fernando Rodrigues Organiza o de servi os de cuidados 94. Maria Goretti Sales Maciel Parte 2 Controle de Sintomas Classifica o, fisiopatologia e avalia o da 113. Mirlane Guimar es de Melo Cardoso Opioides Farmacologia b sica .. 123. Fabiola Peixoto Minson, Jo o Batista Santos Garcia, Jos Oswaldo de Oliveira J nior, Jos Tadeu Tesseroli de Siqueira, Levi Higino Jales J nior e colaboradores Analg sicos n o 143.

4 Ariel de Freitas Quint o Am rico e In s Tavares Vale e Melo Dispneia, tosse e hipersecre o de vias a 151. Ricardo Tavares de Carvalho N usea e v 168. Maria Goretti Sales Maciel e Roberto Bettega Obstipa o e 176. Veruska Menegatti Anast cio Hatanaka 184. Daniel Lima Azevedo Ansiedade e depress o em cuidados paliativos : como 191. Rita de C ssia Deway Guimar es Fadiga, sudorese e 202. Toshio Chiba e Luciana Regina Bertini Cabral Parte 3 S ndromes Cl nicas Caquexia e 213. Henrique Afonseca Parsons Obstru o intestinal 224. Cl udia Naylor S ndrome da Veia Cava 239. M nica Cec lia Bochetti Manna S ndrome da Compress o 243. Dalva Yukie Matsumoto e M nica Cec lia Bochetti Manna Obstru o urin ria em cuidados 246. Sara Krasilcic 251. Sara Krasilcic Parte 4 Procedimentos em cuidados paliativos Via subcut nea: a via parenteral de escolha para administra o de medicamentos e solu es de reidrata o em cuidados 259.

5 Eliete Farias Azevedo e Maria Fernanda Barbosa Procedimentos invasivos em cuidados 270. Teresa Cristina da Silva dos Reis cuidados com 286. Rita de C ssia Toledo Pinto cuidados com a cavidade oral em cuidados 293. Ednalda Maria Franck cuidados com feridas e 306. Renato Rodrigues Camar o Medidas de higiene e 319. Ivanyse Pereira Parte 5 A Equipe Multiprofissional em cuidados paliativos O papel do m dico na 333. Leonardo de Oliveira Consolim O papel do enfermeiro na 335. Fl via Firmino O papel do psic logo na 337. Luana Viscardi Nunes O papel do assistente social na 341. Let cia Andrade O papel do nutricionista na 345. Elci Almeida Fernandes O papel do fisioterapeuta na 353. Bianca Azoubel de Andrade, Celisa Tiemi Nakagawa Sera, Samira Alencar Yasukawa O papel do fonoaudi logo na 358. Adriana Colombani Pinto O papel do terapeuta ocupacional na 361.

6 Marilia Bense Othero O papel do assistente espiritual na 364. Eleny Vass o de Paula Aitken O papel do dentista na 366. Sumatra Melo da Costa Pereira Jales e Jos Tadeu Tesseroli de Siqueira Parte 6 Cuidando do paciente e de sua fam lia A o pr tica do paliativista na continuidade dos cuidados em domic 375. Julieta Carriconde Fripp Plano de cuidados : cuidados com o paciente e a fam 392. Fabiana Tomie Becker de Carvalho Chino Provid ncias pr ticas para toda a Fam 400. Let cia Andrade Parte 7 T picos especiais em cuidados paliativos Aspectos ticos sobre a terminalidade da vida no 411. Jos Eduardo de Siqueira e Leocir Pessini Ortotan sia n o homic cio, nem eutan sia. Quando deixar morrer n o 415. Jos Henrique Rodrigues Torres Procedimentos sustentadores de vida em 439. Daniel Neves Forte cuidados paliativos em pacientes com 450. Elisa Miranda Aires Cuidado Paliativo em 461.

7 S lvia Maria de Macedo Barbosa cuidados paliativos nas dem 474. Cl udia Burl e Daniel Lima Azevedo Nutri o em cuidados 483. Ricardo Tavares de Carvalho e Lais Yassue Taquemori Reabilita o em cuidados paliativos : atua o do profissional e 500. Liliana Louren o Jorge e Mar lia Bense Othero Seda o 517. C lia Maria Kira Parte 8 Assist ncia ao fim da vida As ltimas quarenta e oito horas de 533. Ariel de Freitas Quint o Am rico Suporte ao paciente e fam lia na fase final da doen 544. Ivone Bianchini de Oliveira Aspectos particulares e ritos de passagem nas diferentes religi 556. Lu s Alberto Saporetti e Alini Maria Orathes Ponte Silva Assist ncia ao 569. D bora Genezini Parte 9 Anexos Tabela de controle de outros sintomas n o 585. C lia Maria Kira Apresenta o Este livro a segunda edi o revista e melhorada do Manual de cuidados paliativos da Academia Nacional de cuidados paliativos (ANCP).

8 Um conjunto de 56 cap tulos, que sintetizam os principais temas da rea, e destina-se ao pro- fissional de sa de que precisa de conhecimentos pr ticos e de f cil aplica o no seu dia a dia. Com esta edi o, a ANCP realiza, com muita satisfa o, um de seus princi- pais objetivos: produzir uma publica o cient fica totalmente brasileira, que es- pelha a nossa realidade. o esfor o de mobiliza o e de pesquisa de mais de 40. autores, todos profissionais atuantes e dedicados aos cuidados paliativos em nosso pa s. Este livro refor a tamb m a continuidade de um trabalho que come ou em 2009, com o lan amento da primeira edi o, e o cumprimento da miss o maior da ANCP que promover o desenvolvimento dos cuidados paliativos no Brasil.. mais um passo em dire o a uma assist ncia em sa de que alia rigor cient fico a uma resposta mais digna diante do sofrimento.

9 A obra dividida em oito partes. A Introdu o dedica-se aos conceitos fun- damentais sobre cuidados paliativos , organiza o de servi os, avalia o do paciente e import ncia da comunica o na assist ncia. Na segunda parte, o foco o Controle de Sintomas, especialmente a dor. Na terceira, as principais S ndro- mes Cl nicas, como a caquexia, a anorexia e as hemorragias, s o abordadas. O cap tulo seguinte traz informa es sobre os Procedimentos em cuidados paliativos , entre eles a hipoderm clise, a cirurgia paliativa e ostomias. Na sequ n- cia, o livro apresenta dez artigos sobre o papel de cada participante em uma equi- pe multiprofissional de cuidados paliativos para garantir uma assist ncia de qualidade a pacientes, cuidadores e familiares. A sexta parte foca no planejamento do cuidado e na assist ncia em domic lio. A s tima apresenta T picos Especiais como cuidados paliativos em pediatria, seda o paliativa e abordagem de pacientes portadores de AIDS.

10 Por fim, a l- tima parte voltada para a Assist ncia ao Fim da Vida, com artigos sobre luto e aspectos da espiritualidade. O impec vel controle dos sintomas somado a uma resposta sens vel ao sofri- mento s o os objetivos de todos que querem se dedicar com seriedade aos Cui- 11. dados paliativos . O desejo da diretoria da ANCP que este livro ajude todos os seus leitores nesta tarefa. Boa leitura! Abra os PaliAtivistas, Roberto Bettega Presidente (2010 2013). Academia Nacional de cuidados paliativos 12. Pref cio Vivemos em um cen rio onde h um progressivo envelhecimento populacio- nal, associado a um predom nio de doen as cr nico-degenerativas de evolu o lenta, a um crescente e constante aumento de novos casos de c ncer, a n meros tamb m impressionantes de infec o pelo v rus HIV, que geram de forma direta, comprometimento funcional e depend ncia.


Related search queries