Example: air traffic controller

Manual de Cuidados Paliativos - santacasasp.org.br

Manual de Cuidados PaliativosManual de Cuidados PaliativosM251 Manual de Cuidados Paliativos / Academia Nacional de Cuidados Paliativos . - Rio de Janeiro : Diagraphic, 2009. 320p. Inclui bibliografia ISBN 978-85-89718-27-1 1. Tratamento paliativo. I. Academia Nacional de Cuidados Paliativos . 09-4985. CDD: CDU: 616-085 015273 CIP-BRASIL. CATALOGA O-NA-FONTESINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, de Janeiro2009 Diretor: Newton Marins, Gerente Editorial: Ver nica Cobas, Coordenadora editorial: Jane Castelo, Revisora-chefe: Claudia Gouv a, Revis o: Danielle Ribeiro e Marcela Lima, Programa o visual: Katia Bonfadini.

Manual de Cuidados Paliativos da ANCP O Manual de Cuidados Paliativos ANCP é uma publicação da Academia Nacional de Cuidados Paliativos Editor e secretário nacional da ANCP Dr. Ricardo Tavares de Carvalho Editora assistente e coordenadora de comunicação da ANCP

Tags:

  Cuidados

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Manual de Cuidados Paliativos - santacasasp.org.br

1 Manual de Cuidados PaliativosManual de Cuidados PaliativosM251 Manual de Cuidados Paliativos / Academia Nacional de Cuidados Paliativos . - Rio de Janeiro : Diagraphic, 2009. 320p. Inclui bibliografia ISBN 978-85-89718-27-1 1. Tratamento paliativo. I. Academia Nacional de Cuidados Paliativos . 09-4985. CDD: CDU: 616-085 015273 CIP-BRASIL. CATALOGA O-NA-FONTESINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, de Janeiro2009 Diretor: Newton Marins, Gerente Editorial: Ver nica Cobas, Coordenadora editorial: Jane Castelo, Revisora-chefe: Claudia Gouv a, Revis o: Danielle Ribeiro e Marcela Lima, Programa o visual: Katia Bonfadini.

2 Toda correspond ncia deve ser dirigida a: Av. Paulo de Frontin 707, CEP 20261-241 Rio de Janeiro-RJ, telefax: (21) 2502-7405, e-mail: site: AS MAT RIAS ASSINADAS, BEM COMO SUAS RESPECTIVAS FOTOS DE CONTE DO CIENT FICO, S O DE RESPONSABILIDADE DOS AUTORES, N O REFLETINDO NECESSARIAMENTE A POSI O DA EDITORA. DISTRIBUI O EXCLUSIVA CLASSE M DICA. Reprodu o e distribui o tuloManual de Cuidados Paliativos1 edi oDIAGRAPHICE D I T O R A Edi o e produ oAgradecimentosA Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), representada por sua diretoria, orgulha-se e agradece a todos os colegas paliativistas do Brasil, que, sem medir esfor os, contribu ram direta ou indiretamente para a rea-liza o de mais este esfor o coletivo e sempre ser a nossa mais profunda , algu m dedicou muitas horas a mais a este trabalho.

3 Nosso editor Ricardo Tavares de Carvalho, secret rio-geral da ANCP. Ele realizou a leitura criteriosa de todos os textos, cobrou pontualidade, estimulou colegas, sugeriu formas de tornar os trabalhos mais bem compreendidos e tentou dar ao Manual a seriedade e o rigor cient fico que me-rece um texto assinado pela nossa entidade. Nosso agradecimento e respeito ao D. Bartz, assessora de comunica o da ANCP, tamb m foi fundamental para a realiza o deste trabalho, fazendo-o com os mesmos zelo e presteza com que cuida dos assuntos da Sr. Jackson Morishita, da Farmac utica Wyeth, e a Diagraphic Editora mostraram-se bons e fi is parceiros em todos os todos, os nossos mais profundos respeito e gratid o.

4 Manual de Cuidados Paliativos da ANCPO Manual de Cuidados Paliativos ANCP uma publica o da Academia Nacional de Cuidados PaliativosEditor e secret rio nacional da ANCPDr. Ricardo Tavares de CarvalhoEditora assistente e coordenadora de comunica o da ANCPC arla D rea BartzDiretoria da ANCP Gest o 2009-2010 PresidenteDra. S lvia Maria de Macedo Barbosa (SP)Vice-presidenteDr. Roberto Bettega (PR)Secret rio nacionalDr. Ricardo Tavares de Carvalho (SP)TesoureiraDr. Dalva Yukie Matsumoto (SP)Coordena o cient ficaDra. Maria Goretti Sales Maciel (SP)Conselho ConsultivoDra.

5 Claudia Burl (RJ)Dra. Maria Goretti Sales Maciel (SP)Cap tulo Ga cho da ANCPDra. Julieta Fripp (RS)Cap tulo Paranaense da ANCPDr. Lu s Fernando Rodrigues (PR)Comiss o de PsicologiaDebora Genezini (SP)Comiss o de Terapia OcupacionalMar lia Othero (SP)Mais informa es:Site: : : : ANCP Cuidados PaliativosTV ANCP: : o: Alameda dos Jurupis, 410 Conj. 184 MoemaCEP: 04088-001 S o Paulo-SP Pref cioO Cuidado Paliativo, sem d vida, o exerc cio da arte do cuidar aliado ao conhecimento cient fico, em que a associa o da ci ncia arte propor-ciona o al vio do sofrimento relacionado com a doen a.

6 Por ser parte fun-damental da pr tica cl nica, pode ocorrer de forma paralela s terapias destinadas cura e ao prolongamento da vida. A evolu o do conhecimento na rea do Cuidado Paliativo exponencial. N o h d vida de que ocorreu um grande progresso na ci ncia m dica como um todo e, como consequ ncia, tem-se uma sobrevida de pacientes com doen as cr nicas e limitantes de vida cada vez maior. Devemos ter em mente que nem sempre a sobreviv ncia implica qualidade de vida. Por outro lado, 50% dos pacientes diagnosticados com c ncer no mun-do desenvolvido morrer o da progress o da doen a, sendo essa trajet ria normalmente acompanhada de grandes sofrimentos f sico, ps quico, espiritual e social.

7 Devido natureza complexa, multidimensional e din mica da doen a, o Cuidado Pa-liativo avan a como um modelo terap utico que endere a olhar e proposta terap utica aos diversos sintomas respons veis pelos sofrimentos f sico, ps quico, espiritual e social, respons veis por diminuir a qualidade de vida do paciente. Trata-se de uma rea em crescimento e cujo progresso compreende estrat gias diversas que englobam bio tica, comunica o e natureza do sofrimento. A necessidade desse cuidado independe da faixa et ria, pois um tipo de cuidado universal, que se amplia para o paciente e sua fam Cuidados Paliativos devem focar a adequada avalia o e o manuseio dos sintomas f sicos, ps quicos, sociais e espirituais do paciente e da sua fam lia e estar presentes em todas as fases da trajet ria da doen a.

8 Neles, h maior entendimento dos mecanismos das doen as e dos sintomas, al m das diversas op es terap uticas para os sintomas f sicos e ps Manual tentamos fornecer atualiza o em alguns temas importantes no Cuida-do Paliativo. V rios assuntos s o abordados, como sintomas f sicos, ps quicos, quest es de comunica o, o luto, o papel da equipe, a constru o de um servi o, entre tantos afortunados, pois os autores deste Manual s o pessoas que atuam na rea e t m grande comprometimento com o tema e sua dissemina que este Manual alcance a meta de melhorar a qualidade de vida dos pa-cientes e de suas fam lias e ajude a encontrar o n vel essencial do controle da doen a: a preven o e o tratamento do leitura!

9 S lvia Maria de Macedo BarbosaPresidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos8 ndiceParte ICuidados Paliativos : conceito, fundamentos e princ pios ..14 Indica es de Cuidados Paliativos ..20 Avalia o do paciente em Cuidados Paliativos ..3 Comunica o em Cuidados Paliativos ..49 Modalidades de atua o e modelos de assist ncia em Cuidados Paliativos ..58 Cuidado Paliativo em pediatria .. 3 Organiza o de servi os de Cuidados Paliativos .. 2 Parte IIControle da dor ..8 Dispneia, tosse e hipersecre o de vias a reas ..104N usea e v Obstipa o e diarreia.

10 124 Fadiga, sudorese e prurido ..132 Controle de sintomas: delirium ..139 Ansiedade e depress o em Cuidados Paliativos : como tratar ..144 Parte IIIC aquexia e anorexia ..154 Cuidados Paliativos nas dem ncias ..1 2 Obstru o intestinal maligna ..1 8 Cuidados Paliativos em pacientes com HIV/AIDS ..1 4S ndrome da veia cava superior ..181S ndrome de compress o medular ..184 Parte IVHipoderm clise: um m todo alternativo para a administra o de fluidos e medicamentos por via subcut nea ..18 9 Procedimentos sustentadores de vida em Cuidados Paliativos : uma quest o t cnica e bio tica.


Related search queries