Example: stock market

Manual de Formatação - ABC-2008

Manual de Formata o de Tabelas, Figuras e Gr ficos para Envio de Artigos Revista ABC. Sum rio 1. Formata o de Tabelas .. 03. 2. Formata o de Figuras .. 03. 3. Formata o de Gr ficos .. 04. 4. Anexo 1 Saiba como criar gr ficos com Excel .. 07. Tipos de gr ficos .. 08. Criando um gr fico .. 09. Configurando as cores do gr fico .. 14. Configurando a rea do gr fico .. 19. Seq ncia de cores do gr fico .. 25. 5. Anexo 2 Saiba como criar tabelas em Word .. 26. Criando uma tabela .. 26. Formatar tabelas .. 27. Mesclar tabelas .. 27. Excluir tabelas .. 27. Excluir ou deslocar c 27. Inserir colunas.

Manual de Formatação de Tabelas, Figuras e Gráficos para Envio de Artigos à Revista ABC

Tags:

  Tabela, Figura

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Manual de Formatação - ABC-2008

1 Manual de Formata o de Tabelas, Figuras e Gr ficos para Envio de Artigos Revista ABC. Sum rio 1. Formata o de Tabelas .. 03. 2. Formata o de Figuras .. 03. 3. Formata o de Gr ficos .. 04. 4. Anexo 1 Saiba como criar gr ficos com Excel .. 07. Tipos de gr ficos .. 08. Criando um gr fico .. 09. Configurando as cores do gr fico .. 14. Configurando a rea do gr fico .. 19. Seq ncia de cores do gr fico .. 25. 5. Anexo 2 Saiba como criar tabelas em Word .. 26. Criando uma tabela .. 26. Formatar tabelas .. 27. Mesclar tabelas .. 27. Excluir tabelas .. 27. Excluir ou deslocar c 27. Inserir colunas.

2 28. Alinhar tabelas .. 29. 2. Formata o de Tabelas Tamanho das Tabelas 15 cm de largura;. 45 linhas de texto. T tulos O t tulo da tabela N O deve ser inclu do na tabela . Os t tulos n o dever o terminar com ponto final. A fonte a ser utilizada deve ser Arial Narrow - estilo negrito - Tamanho: 8,5. Miolo A fonte a ser utilizada deve ser Arial Narrow - Tamanho: 7,5. Cada informa o distinta da tabela dever ser escrita em c lulas diferentes, n o podendo existir mais de um dado em uma mesma linha e/ou coluna. Subt tulos: A fonte a ser utilizada deve ser Arial Narrow - estilo negrito - Tamanho: 7,5.

3 Legenda das tabelas: Os marcadores de rodap dever o aparecer na seguinte ordem: *, , , , //, , #, **, , etc. As frases da legenda n o dever o ser finalizadas com ponto final, e sim com com ponto e v rgula, execeto a ltima frase;. As siglas de legendas dever o ser separadas de seus significados por - , e n o por = , exemplo: Cores: Tabelas em Preto e Branco. N o ser o aceitas tabelas que n o estejam formatadas conforme este Manual . N o ser o aceitas tabelas em formato de figura jpg, tif ou png. Confira na p gina 26 o anexo orientando a inserir e formatar tabela no Word. 3. Formata o de Figuras Resolu o: 300 dpi Formato: JPG ou TIF.

4 Refer ncias: Para qualquer refer ncia localizada dentro da figura , dever ser utilizada Fonte: Arial Narrow - Tamanho: 9pt N o ser o aceitas figuras que contenham textos ileg veis. Exemplo: 2. Formata o de Gr ficos Nomes das Cores Refer ncia: 1 : Verde-Mar Fonte: Arial Narrow - Tamanho: 8,5 2 : Azul-petr leo escuro 3 : Ameixa-escuro 4 : Coral Miolo: 5 : Turquesa claro Fonte: Arial Narrow - Tamanho: 7,5 6 : Amarelo escuro 7 : Ouro Cores: 8 : Marrom 9 : Azul p lido Veja a seq ncia de cores na p gina 25. 10 : Azul petr leo 4. Tipo: Coluna Tipo: Barra 5. Tipo: Pizza Tipo: Linha 6. Anexos 4. Saiba como criar gr ficos com Excel Para inserir um gr fico: No Microsoft Excel, clique no menu Inserir >> Gr fico.

5 Tipos de gr ficos Estamos adotando 4 tipos de gr ficos padr o para Revista ABC, conforme seq ncia abaixo: 1. Colunas / Subtipo: Colunas agrupadas. Compara valores entre categorias. 2. Barras / Subtipo: Barras agrupadas. Compara valores entre categorias. 3. Pizza / Subtipo: Pizza. Exibe a contribui o de cada valor dado para um total. 4. Linha / Subtipo: Linhas com marcadores exibidos a cada valor de dado. 7. Criando um gr fico Usaremos para cria o, como exemplo, o gr fico de Barras , este mesmo exemplo se aplica a todos os demais modelos. Na primeira etapa, selecione o tipo de gr fico Barras e o Subtipo Barras Agrupadas e clique em Avan ar.

6 8. 9. Na segunda etapa, clique em intervalo de dados e, selecione na planilha as c lulas que cont m os dados que deseje expor no gr fico e clique enter , marque a op o S ries em Colunas e clique em Avan ar . 10. Na terceira etapa, na aba Linhas de grade , desmarque a op o Linhas de grade principais e clique em Avan ar . 11. Na etapa final, marque a op o Como objeto em e clique em Concluir . 12. O gr fico j est quase pronto. No pr ximo passo, configuraremos as cores e o tipo de fonte a ser utilizada. 13. Configurando as cores do gr fico D um duplo clique sobre as colunas do gr fico. 14. Aparecer a tela Formatar seq ncia de dados , conforme figura abaixo, onde configuraremos a cor das colunas, de acordo com os padr es adotados pela Revista ABC (confira a seq ncia de cores na p gina 23).

7 15. Clique na cor verde-mar , localizada na 4 coluna, 3 linha, conforme indicado na figura abaixo. Logo ap s, clique na aba Op es . 16. No campo Largura do espa amento digite o valor 30 e clique em OK . 17. 18. Configurando a rea do gr fico Clique com o bot o direito do mouse sobre a rea em branco do gr fico, aparecer um menu onde dever ser escolhida a op o Formatar rea do gr fico , clique sobre ela. 19. Na aba Fonte , configure a Fonte: Arial Narrow , Estilo de fonte: Normal e Tamanho: 8 , clique em OK . 20. Para finalizar, vamos retirar a rea cinza do gr fico. 21. Clique sobre a rea cinza do gr fico e, com o bot o direito do mouse, clique na op o Formatar rea de plotagem.

8 22. Na op o rea , clique na cor branca e, em seguida, clique em OK . 23. Pronto, o gr fico est finalizado e dentro dos padr es adotados pela Revista ABC. 24. Seq ncia de cores do gr fico Veja abaixo a seq encia de cores a serem utilizadas nos gr ficos: Obs.: Caso utilize programa que n o disponha das cores do Manual , favor usar cores que estejam o mais pr ximo do nosso padr o. 1 : Verde-Mar 2 : Azul-petr leo escuro 3 : Ameixa-escuro 4 : Coral 5 : Turquesa claro 6 : Amarelo escuro 7 : Ouro 8 : Marrom 9 : Azul p lido 10 : Azul petr leo 25. 5. Saiba como criar tabelas no Word Criar uma tabela : Na barra do menu principal do Word, clicar na se o tabela : Abrir uma caixa de sele o, onde temos inserir , clicar na subse o tabela : Aparecer uma caixa de di logo com as op es de formata o da tabela , como n mero de linhas e colunas: 26.

9 Tabelas: Para a formata o da tabela ou modifica es em colunas ou linhas, devem ser seguidos os seguintes procedimentos: Mesclar c lulas: Selecionar as c lulas que devem ser mescladas, clicar com o bot o direito sobre a sele o e escolher a op o Mesclar celulas . Excluir colunas: Selecionar a coluna que deve ser modificada, clicar sobre a sele o com o bot o direito e escolher a op o excluir colunas . Excluir ou deslocar c lulas: Ao selecionar uma c lula ou uma linha inteira e clicar sobre a sele o com o bot o direito, aparecer a op o excluir c lulas . Ao clicar nesta op o, aparecer a caixa de di logo com as op es de deslocar c lulas para esquerda, para cima excluir linha ou tabela 27.

10 Inserir colunas: Selecionar a coluna clicar com o bot o direito sobre a sele o e escolher a se o inserir colunas. Pode-se utilizar o menu principal do Word para inserir colunas e linhas, direita ou esquerda: 28. Alinhar da tabela A primeira coluna da tabela dever ser sempre esquerda, e as demais centralizadas: Para alinhar esquerda, deve-se selecionar a coluna, clicar com o bot o direito sobre a sele o, clicar na se o alinhamento de c lula e escolher a centralizada horizontalmente e esquerda, conforme figura seguir: Para centralizar as colunas (exceto a primeira), deve-se selecionar as colunas, clicar com o bot o direito sobre a sele o, clicar na se o alinhamento de c lula e escolher a centralizada horizontalmente e verticalmente, conforme figura seguir: 29.


Related search queries