Example: biology

MANUAL DE INSTRUÇÕES DO Teste do Pezinho

MANUAL D E I N STRU ES D O. Teste do Pezinho Laborat rio do Instituto J Clemente ndice Apresenta o 03. Armazenamento do material fornecido para o Teste do Pezinho 04. Preenchimento da ficha de coleta - Papel Filtro 07. Coleta de sangue de crian as que far o o Teste pela primeira vez 11. Procedimento de coleta para rec m-nascidos (prematuros) - Aspectos t cnicos 12. Procedimento de coleta para RN que receberam transfus o 13. Coleta do Teste do Pezinho 14. Procedimento padr o 14. T cnicas para coleta 14. Preenchimento do c rculo com sangue 16. Qualidade das amostras 17. Secagem 19. Embalagem 20. Prepara o de Lotes do Teste do Pezinho na 1 Amostra 21. Recebimento dos laudos dos lotes 1 Amostra 23. Convoca o dos rec m-nascidos cujo material foi considerado inadequado 24. Reconvocados 24. Coleta de sangue dos Reconvocados 25. Remessa de Exames de Reconvocados 26.

Procedimento de coleta para recém-nascidos (prematuros) - Aspectos técnicos 12 Procedimento de coleta para RN que receberam transfusão 13 Coleta do teste do pezinho 14 Procedimento padrão 14 Técnicas para coleta 14 Preenchimento do círculo com sangue 16 Qualidade das amostras 17 Secagem 19 Embalagem 20

Tags:

  Rotamass, Locate, De coleta

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of MANUAL DE INSTRUÇÕES DO Teste do Pezinho

1 MANUAL D E I N STRU ES D O. Teste do Pezinho Laborat rio do Instituto J Clemente ndice Apresenta o 03. Armazenamento do material fornecido para o Teste do Pezinho 04. Preenchimento da ficha de coleta - Papel Filtro 07. Coleta de sangue de crian as que far o o Teste pela primeira vez 11. Procedimento de coleta para rec m-nascidos (prematuros) - Aspectos t cnicos 12. Procedimento de coleta para RN que receberam transfus o 13. Coleta do Teste do Pezinho 14. Procedimento padr o 14. T cnicas para coleta 14. Preenchimento do c rculo com sangue 16. Qualidade das amostras 17. Secagem 19. Embalagem 20. Prepara o de Lotes do Teste do Pezinho na 1 Amostra 21. Recebimento dos laudos dos lotes 1 Amostra 23. Convoca o dos rec m-nascidos cujo material foi considerado inadequado 24. Reconvocados 24. Coleta de sangue dos Reconvocados 25. Remessa de Exames de Reconvocados 26.

2 Recebimento de Laudos dos exames Reconvocados 27. Diagn stico Tardio - Armazenamento e transporte para o exame de Biotinidase no Plasma (DBConf) 28. Condi es adequadas de coleta e transporte do tubo - Heparinizado para Defici ncia da Biotinidase (DBCONF) 31. Fenilceton ria 33. Hipotireoidismo Cong nito 34. Fibrose C stica 35. Hiperplasia Adrenal Cong nita (HAC) 36. Defici ncia da Biotinidase (DB) 38. Doen a Falciforme 39. Anemia Falciforme e outras hemoglobinopatias - Interpreta o Laboratorial 40. Tra o falciforme 43. Probabilidades gen ticas 44. Procedimento de coleta dos casos de tra o para hemoglobinopatia 45. Tabela: crit rios t cnicos para recoletas 47. Modelos de Formul rios 48. 2. Apresenta o Neste MANUAL s o apresentadas instru es t cnicas para cuidados com o material, preenchimento da ficha de exame, coleta, prepara o, envio do material da primeira amostra e recoletas para Teste do Pezinho no Instituto J.

3 Clemente. de extrema import ncia que todos os profissionais envolvidos, direta ou indiretamente na triagem, leiam este MANUAL e sigam as orienta es. Ap s sua leitura, por favor, solicite os esclarecimentos que julgar necess rios. Estaremos disposi o para atend -los no e-mail: capacita A ordem das ETAPAS descritas neste MANUAL a sequ ncia mais pratica e objetiva para o processo de coleta , envio e acompanhamento dos TESTES. Cada cliente conveniado recebe do Instituto J Clemente um n mero de identifica o composto por no m nimo 5 d gitos, que lhe atribu do por ocasi o da assinatura do contrato. Este n mero ser o c digo do cliente no Instituto J . Clemente e dever ser utilizado em toda correspond ncia e documentos. Juntamente com o contrato, o cliente receber : MANUAL de instru es Bloco de ficha de lote Fichas de exame Solicite mais material sempre que for necess rio, pois o fornecimento n o.

4 Autom tico. O pedido pode ser feito pelo site do Laborat rio Instituto J Clemente, por e-mail, telefone ou pessoalmente. Recomenda es: Para controle interno dos clientes recomendado o registro dos lotes e exames enviados para o Laborat rio do SRTN Instituto J . Clemente, podendo ser este registro e controle em uma planilha eletr nica ou um caderno de ata. 3. Armazenamento do material forncecido para o Teste do Pezinho O material fornecido para o Teste do Pezinho composto por papel filtro, lancetas e ficha de lote. Papel Filtro O papel-filtro especial utilizado para o Teste do Pezinho no Instituto J . Clemente tem uma import ncia fundamental. Ele est padronizado para Programas de Triagem Neonatal em todo o mundo e apresenta caracter sticas que possibilitam uma absor o adequada de sangue durante a coleta, al m de facilitar o processo de elui o na fase laboratorial propriamente dita.

5 S o necess rios alguns cuidados no seu armazenamento, antes da coleta, para que n o se corra o risco de comprometimento nos resultados dos exames: Mant -los em mesas ou arquivos que estejam protegidos do sol, evitando o ressecamento;. Mant -los guardados em envelopes ou pl sticos, para evitar exposi o e ressecamento;. Evitar gabinetes cujas gavetas s o vizinhas de pias, pois esses locais costumam ser extremamente midos;. N o guard -los na geladeira, antes da coleta, para n o tornar mida a superf cie que ser utilizada para colher o sangue;. Manter apenas pequenos estoques de papel-filtro. O tempo, aliado ao armazenamento inadequado, poder comprometer sua qualidade;. Evitar o armazenamento das fichas de coleta no ber rio, pois esse um local onde a temperatura maior do que a ideal para a preserva o do papel- filtro. Guarda-los em salas com temperatura ambiente, ou seja, sem varia es de temperatura.

6 4. Preenchimento da Ficha de coleta - Papel Filtro A ficha de coleta deve ser totalmente preenchida, com caneta esferogr fica de cor preta ou azul. N o pode haver rasuras, n o permitido o uso de branquinho ou qualquer forma de corretivo. C digo do cliente: o n mero de 05 d gitos que o Instituto J Clemente forneceu ao cliente por ocasi o da assinatura do contrato de conv nio. N mero de lote: o n mero de 04 d gitos indicativo do lote que cont m o exame. Ele representa, de forma sequencial, o n mero da remessa que o cliente est enviando para o Instituto J Clemente e, portanto, deve-se tomar o cuidado de n o atribuir um mesmo n mero a dois lotes diferentes. O primeiro lote de exames 1 Amostra remetido pelo cliente conveniado dever receber o n 0001, o segundo lote o n 0002, o terceiro lote o n 0003, e assim por diante. Exame: o n mero de cada exame, atribu do de forma sequencial pelo cliente, a partir de 01, dentro de um mesmo lote.

7 Exemplos: 50060-0001-01: significa que esse o primeiro exame do primeiro lote que o cliente 50060 enviar ao Instituto J Clemente. 50060-0002-31: significa que esse o trig simo primeiro exame do segundo lote que o cliente 50060 enviar ao Instituto J Clemente. Dessa forma, o n mero de LOTE n o poder ser repetido, assim como o n mero do EXAME n o poder ser repetido dentro de um mesmo lote. Seguindo essa regra, cada crian a ter um n mero de exame (C DIGO DO. CLIENTE - N MERO DE LOTE - EXAME) nico e exclusivo de identifica o. Al m da identifica o num rica, cada ficha de exame dever conter todas as informa es solicitadas dentro dos espa os dispon veis. 5. 1 Amostra: Trata-se da primeira vez em que o rec m-nascido ir realizar o Teste . Retorno Amostra inadequada: Significa que a crian a fez a primeira amostra, por m n o estava adequada para analise e foi rejeitada, sendo necess rio uma nova coleta, respeitando os crit rios de qualidade (ver p gina 17 - Qualidade das Amostras).

8 Reconvocado: Campo utilizado para indicar se a amostra uma recoleta. As recoletas s o solicitadas devido a resultados alterados na primeira amostra, sendo necess rio a confirma o diagn stica ou por crit rios t cnicos estabelecidos pelo Laborat rio do SRTN. Prontu rio: Ser preenchido de acordo com padroniza o de cada Servi o. nico campo utilizado a crit rio do cliente. RN: Padronizar no cliente (ou o nome da crian a, quando esta j estiver registrada, ou o nome da m e). M e: Nome da m e ou do respons vel pela crian a. Transcrever o nome conforme apresentado no Documento Registro Geral (RG). DNV: Colocar os 11 d gitos da Declara o de Nascidos Vivos corretamente, pois essa ser a senha para retirada do resultado pelo site do Instituto J . Clemente. 6. Data/coleta: Colocar dia, m s e ano em que o sangue foi colhido. Respeitar o crit rio de tempo de vida do RN para coleta da primeira amostra que deve ser ap s 48h01 de vida.

9 Exemplo: a crian a nasceu s 13h e 36m do dia 10/01 e a coleta deve acontecer a partir das 13h37 de 12/01. Hora: Marcar, com precis o, o hor rio em que a crian a nasceu e o respectivo per odo. Peso: Colocar o peso da crian a ao nascer. Sexo: Marcar com um (X) no quadro correspondente: Masc. - Masculino, Fem. - Feminino ou (Desc.) Desconhecido. Ra a/Cor/Etnia: Marcar com um (X) no quadro correspondente: branco, preto, amarelo, pardo e ou ndio. Nutri o: Assinalar qual nutri o o RN recebeu, por m se fez uso de mais de uma forma, assinalar quais foram. 7. Prematuro: Marcar com um (X) no quadro correspondente: Sim quando for prematuro, ou N o quando n o for prematuro. Idade Gestacional: Indicar as semanas da gesta o. Transfus o: Marcar com um (X) na rea correspondente: Sim se a crian a fez transfus o e N o se a crian a n o fez transfus o. Em caso positivo, preencher o campo ao lado, relativo data da transfus o.

10 Gemelar: Marcar cada g meo com um (X) no quadro correspondente: (I). (II) (III), ou ent o com um (X) na palavra (N O) quando n o se tratar de parto gemelar. Assinalar com um (X) quando a gestante fez uso de corticoide nos ltimos 15. dias antes do parto e indicar o nome do medicamento. Assinalar no campo N o se tiver a certeza de que n o houve a utiliza o da medica o e N o Sabe , quando n o tem a informa o do uso de corticoide. 8. Endere o do cliente: Preencher os campos com o endere o dos pais ou respons o endere o completo, com CEP e n o deixar de colocar o e-mail caso o respons vel possua. Telefone: Colocar no m nimo dois telefones para contato, conferir os n meros e informar o respons vel pelo RN sobre a possibilidade do Instituto J . Clemente entrar em contato para solicitar novas amostras. As fichas de exame possuem no seu lado direito, um protocolo que dever ser devidamente preenchido, destacado e entregue ao respons vel para a posterior retirada dos resultados.


Related search queries