Example: tourism industry

Manual de Microbiologia Clínica para o Controle de …

Manual de Microbiologia Cl nica para o Controle de Infec o em Servi os de Sa de Edi o Comemorativa para o IX Congresso Brasileiro de Controle de Infec o e Epidemiologia Hospitalar Salvador, 30 de agosto a 3 de setembro de 2004 - Vers o Preliminar - Editora Ag ncia Nacional de Vigil ncia Sanit ria SEPN 515, Edif cio Omega. Bloco B, Bras lia (DF), CEP 70770-502 Internet: Ger ncia-Geral de Tecnologia em Servi os e Sa de Ger ncia de Investiga o e Preven o das Infec es e dos Eventos Adversos permitida a reprodu o total desta obra, desde que citada a fonte. 1. ed. 2004. Tiragem: 200 exemplares em CD Edi o nova com modifica es no conte do e no t tulo, tendo como base o Manual de Procedimentos B sicos em Microbiologia Cl nica publicado em 2000.

Edição nova com modificações no conteúdo e no título, tendo como base o Manual de Procedimentos Básicos em Microbiologia Clínica publicado em 2000. 1. Infecção Hospitalar – Controle. 2. Infecção em Serviços de Saúde. 3. Microbiologia Clínica. 4. Vigilância Sanitária em Serviços de Saúde. 5. Resistência microbiana. I. Brasil.

Tags:

  Manual, Manuale d, Microbiologia, Manual de microbiologia

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Manual de Microbiologia Clínica para o Controle de …

1 Manual de Microbiologia Cl nica para o Controle de Infec o em Servi os de Sa de Edi o Comemorativa para o IX Congresso Brasileiro de Controle de Infec o e Epidemiologia Hospitalar Salvador, 30 de agosto a 3 de setembro de 2004 - Vers o Preliminar - Editora Ag ncia Nacional de Vigil ncia Sanit ria SEPN 515, Edif cio Omega. Bloco B, Bras lia (DF), CEP 70770-502 Internet: Ger ncia-Geral de Tecnologia em Servi os e Sa de Ger ncia de Investiga o e Preven o das Infec es e dos Eventos Adversos permitida a reprodu o total desta obra, desde que citada a fonte. 1. ed. 2004. Tiragem: 200 exemplares em CD Edi o nova com modifica es no conte do e no t tulo, tendo como base o Manual de Procedimentos B sicos em Microbiologia Cl nica publicado em 2000.

2 1. Infec o Hospitalar Controle . 2. Infec o em Servi os de Sa de. 3. Microbiologia Cl nica. 4. Vigil ncia Sanit ria em Servi os de Sa de. 5. Resist ncia microbiana. I. Brasil. ANVISA Minist rio da Sa de. Coordena o do Projeto Adelia Aparecida Mar al dos Santos Ger ncia de Investiga o e Preven o das Infec es e dos Eventos / ANVISA / MS Autor Carlos Em lio Levy - Laborat rio de Microbiologia - Centro Infantil Boldrini / Campinas SP Colaboradores Angela von Nowakonski - Servi o de Microbiologia Cl nica do Hospital das Clinicas - UNICAMP / Campinas SP Caio Marcio Figueiredo Mendes - Universidade de S o Paulo, Laborat rio Fleury / S o Paulo SP Carlos Em lio Levy - Laborat rio de Microbiologia - Centro Infantil Boldrini / Campinas SP Carmen Oplustil - Laboratorio Fleury / S o Paulo SP C ssia Maria Zoccoli - Farmac utica Bioqu mica Cl udia Maria Leite Maffei - Faculdade de Medicina de Ribeir o Preto.

3 USP / Ribeir o Preto SP Elza Masae Mamizuka - Faculdade de Ci ncias Farmac uticas da USP / S o Paulo SP Emerson Danguy Cavassin - Laborat rio de Microbiologia , Hospital das Cl nicas da UE / Londrina PR Fl via Rossi - M dica Microbiologista Cl nica Igor Mimica - Faculdade de Ci ncias M dicas da Santa Casa / S o Paulo SP Helena Petridis Consultora t cnica da ANVISA Lycia Mara Jenne Mimica - Faculdade de Ci ncias M dicas da Santa Casa / S o Paulo SP Marcia de Souza Carvalho Melhem - Instituto Adolfo Lutz / S o Paulo SP Maria Carmen Gon alves Lopes - Laborat rio de Microbiologia , Centro Infantil Boldrini / Campinas SP Marines Dalla Valle Martino - Hospital Israelita Albert Einstein / S o Paulo SP Nilton Lincopan P s-Gradua o da Faculdade de Ci ncias Farmac uticas - USP Ros ngela Aparecida Mendes Silva - Laborat rio de Microbiologia .

4 Centro Infantil Boldrini / Campinas SP Revisores Claude Andr Solari - Sociedade Brasileira de Microbiologia / S o Paulo SP Helena Petridis Consultora t cnica ANVISA Jos Carlos Serufo - Sociedade Brasileira de Medicina Tropical / Faculdade de Medicina da UFMG Lauro Santos Filho - Departamento de Ci ncias Farmac uticas da UFPB / Jo o Pessoa PB Maria Rita Elmor Laborat rio de Microbiologia do Hospital S rio Liban s / S o Paulo SP Pedro Bertollini - Professor aposentado da Faculdade de Odontologia de Piracicaba / USP S lvia Figueiredo Costa Hospital das Cl nicas da Faculdade de Medicina da USP CONTE DO GERAL M dulo I Principais S ndromes Infecciosas 1. Infec es do Trato Urin rio 2. Infec es de Ossos e Articula es 3. Infec es de Pele e Tecido Subcut neo 4.

5 Infec es Intestinais 5. Infec es Abdominais 6. Infec es do Sistema Nervoso Central 7. Infec es Sist micas 8. Infec es Genitais 9. Infec es do Trato Respirat rio Superior 10. Infec es do Trato Respirat rio Inferior 11. Refer ncias Bibliogr ficas M dulo II Seguran a e Controle de Qualidade no Laborat rio de Microbiologia Cl nica 1. Regulamento t cnico para laborat rios cl nicos 2. Requisitos b sicos para laborat rio de Microbiologia 3. Classifica o dos laborat rios segundo o n vel de biosseguran a 4. Laborat rios NB-1, NB-2 e NB-3 5. Precau es quanto contamina o 6. Controle de qualidade no laborat rio 7. Refer ncias Bibliogr ficas M dulo III Procedimentos Laboratoriais: da Requisi o do Exame An lise Microbiol gica 1. Requisi o de exames microbiol gicos 2.

6 Coleta, transporte e conserva o de amostra 3. Microscopia e colora o 4. Semeadura em meios de cultura 5. Identifica o 6. Manuten o e Estoque de Cultura 7. Refer ncias Bibliogr ficas M dulo IV Descri o dos Meios de Cultura Empregados nos Exames Microbiol gicos 1. Introdu o 2. Meios de cultura para transporte e conserva o 3. Meios para crescimento e isolamento 4. Meios comerciais para provas de identifica o 5. F rmulas e produtos para provas de identifica o 6. Discos para identifica o 7. Meios para teste de sensibilidade aos antimicrobianos 8. Refer ncias Bibliogr ficas M dulo V Detec o e identifica o das bact rias de import ncia m dica 1. Estafilococos, Estreptococos, Enterococos e outros Gram positivos 2. Neisserias 3. Enterobact rias 4. bastonetes n o fermentadores 5.

7 Bacilos curvos ou espiralados 6. Bacilos Gram positivos 7. Fastidiosos 8. Anaer bios 9. Interpreta o de resultados e laudos 10. Refer ncias Bibliogr ficas M dulo VI Detec o e identifica o das micobact rias de import ncia m dica 1. Introdu o 2. Coleta de amostras 3. Processamento de amostras 4. Cultura para Isolamento de micobact rias 5. Identifica o das diferentes esp cies de micobact rias 6. Anexos 7. Refer ncias Bibliogr ficas M dulo VII Detec o e identifica o dos fungos de import ncia m dica 1. Introdu o 2. Coleta e transporte de amostras 3. Processamento de amostras 4. Identifica o de fungos 5. Descri o das principais micoses 6. Refer ncias Bibliogr ficas INTRODU O LABORAT RIO DE Microbiologia CL NICA O objetivo do laborat rio de Microbiologia n o apenas apontar o respons vel por um determinado estado infeccioso, mas sim, indicar, atrav s do monitoramento de popula es microbianas, qual o perfil dos microrganismos que est o interagindo com o homem.

8 Com essas informa es, a equipe de sa de capaz de definir quais microrganismos podem ser respons veis pelo quadro cl nico do paciente e assim, propor um tratamento mais adequado. No entanto, para alcan ar esses objetivos, os laborat rios de Microbiologia devem possuir estrutura capaz de estabelecer informa es sobre a melhor amostra biol gica, reconhecer a flora normal, reconhecer os contaminantes, identificar microrganismos cujo tratamento beneficia o paciente, identificar microrganismos com prop sitos epidemiol gicos, obter resultados r pidos em casos de emerg ncia, racionalizar no uso de antimicrobianos, realizar o transporte r pido das amostras e o relato dos resultados e manter uma educa o m dica cont nua em rela o aos aspectos da infec o hospitalar.

9 A primeira edi o do Manual de Procedimentos B sicos em Microbiologia Cl nica para o Controle de Infec o Hospitalar teve como proposta padronizar as t cnicas microbiol gicas consideradas fundamentais na rotina e que pudessem dar respaldo s atividades das Comiss es de Controle de Infec o Hospitalar. Se, por um lado, sua virtude foi a simplicidade e objetividade no desenvolvimento dos temas, as suas limita es e a r pida evolu o do conhecimento nesta rea logo reclamaram sua atualiza o. Estamos, agora, diante da oportunidade de resgatar algumas falhas daquela primeira edi o, procurando ampliar e aprofundar temas considerados essenciais, contando com um seleto e conceituado corpo editorial e de colaboradores.

10 Nossa expectativa de que os laborat rios de Microbiologia , a partir das bases oferecidas por este Manual , possam assimilar e alcan ar novos n veis de complexidade laboratorial, atendendo s exig ncias e caracter sticas pr prias de cada unidade hospitalar. N o tivemos a pretens o de alcan ar o conte do e a profundidade dos manuais-textos de Microbiologia tradicionalmente consultados e que tamb m nos serviram de refer ncia, mas sim, de servir como Manual de bancada de t cnicas consagradas, procedimentos b sicos padronizados e informa es atualizadas de utilidade no meio hospitalar. Esta edi o revisada e ampliada foi programada em 10 m dulos, abrangendo os seguintes temas: M dulo I Principais s ndromes infecciosas M dulo II Seguran a e Controle de qualidade no laborat rio cl nico M dulo III Procedimentos laboratoriais.


Related search queries