Example: dental hygienist

Manual de Primeiros Socorros - fiocruz.br

12 Manual de Primeiros SocorrosManual de Primeiros Socorros 2003 - Minist rio da Sa permitida a reprodu o parcial ou total desta obra, desde que citada : exemplaresEdi o, distribui o e informa es:Minist rio da Sa deFunda o Oswaldo Cruz - FIOCRUZVice Presid ncia de Servi os de Refer ncia e AmbienteN cleo de Biosseguran aAv. Brasil 4036 sala 715 e 716 Manguinhos21040 361, Rio de Janeiro, :(21) 3882 9158 Fax: (21) 2590 5988 Impresso no Brasil /Printed in BrazilISBN:FICHA CATALOGR FICAB rasil, Minist rio da Sa de. Funda o Oswaldo Cruz. Presid ncia de Servi os de Refer ncia e cleo de Biosseguran a. NUBioManual de Primeiros Socorros . Rio de oOswaldo Cruz, Primeiros Atendimento rio da Sa deMinistro Barjas NegriFunda o Oswaldo CruzPresidentePaulo Marchiori BussVice-Presid ncia de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnol gicoEuzenir Nunes SarnoVice-Presid ncia de Ensino e Recursos HumanosT nia Celeste Matos NunesVice-Presid ncia de Desenvolvimento Institucional, Informa oe Comunica oPaulo Ernani Gadelha VieiraVice-Presid ncia de Servi os de Refer ncia e AmbienteAry Carvalho de MirandaAutorTelma Abdalla de Oliveira CardosoColaboradorIvana SilvaRevis oJoaquim Moreira NunesDigitaliza o de ImagensJos Pereira ArdionsElias Azeredo de OliveiraAilton SantosTratamento

4 Manual de Primeiros Socorros SUM`RIO PÆgina APRESENTA˙ˆO 6 PREF`CIO 7 INTRODU˙ˆO 8 I - CAP˝TULO GERAL 9

Tags:

  Lotus

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Manual de Primeiros Socorros - fiocruz.br

1 12 Manual de Primeiros SocorrosManual de Primeiros Socorros 2003 - Minist rio da Sa permitida a reprodu o parcial ou total desta obra, desde que citada : exemplaresEdi o, distribui o e informa es:Minist rio da Sa deFunda o Oswaldo Cruz - FIOCRUZVice Presid ncia de Servi os de Refer ncia e AmbienteN cleo de Biosseguran aAv. Brasil 4036 sala 715 e 716 Manguinhos21040 361, Rio de Janeiro, :(21) 3882 9158 Fax: (21) 2590 5988 Impresso no Brasil /Printed in BrazilISBN:FICHA CATALOGR FICAB rasil, Minist rio da Sa de. Funda o Oswaldo Cruz. Presid ncia de Servi os de Refer ncia e cleo de Biosseguran a. NUBioManual de Primeiros Socorros . Rio de oOswaldo Cruz, Primeiros Atendimento rio da Sa deMinistro Barjas NegriFunda o Oswaldo CruzPresidentePaulo Marchiori BussVice-Presid ncia de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnol gicoEuzenir Nunes SarnoVice-Presid ncia de Ensino e Recursos HumanosT nia Celeste Matos NunesVice-Presid ncia de Desenvolvimento Institucional, Informa oe Comunica oPaulo Ernani Gadelha VieiraVice-Presid ncia de Servi os de Refer ncia e AmbienteAry Carvalho de MirandaAutorTelma Abdalla de Oliveira CardosoColaboradorIvana SilvaRevis oJoaquim Moreira NunesDigitaliza o de ImagensJos Pereira ArdionsElias Azeredo de OliveiraAilton SantosTratamento de ImagensAilton SantosProjeto Gr fico, Diagrama o e Capa.

2 Ailton Santos4 Manual de Primeiros SocorrosSUM RIOP ginaAPRESENTA O6 PREF CIO7 INTRODU O8I - CAP TULO GERAL 9 Considera es Gerais9 Etapas B sicas9 Avalia ao do local do acidente10 Prote o v tima11 Avalia o e exame do acidentado11 Fun es, Sinais Vitais e de Apoio15 Asfixia30 Ressuscita o Cardio-Respirat ria32 Identifica o da PCR34 Estado de Choque47 Transporte de Acidentados 51 Hemorragias 67 Corpos Estranhos 79II - CAP TULO EMERG NCIAS CL NICAS 86 Edema Agudo de Pulm o 86 Infarto do Mioc rdio 88 Crise Hipertensiva 90 C lica Renal 92 Comas Diab tico e Hipoglic mico 93 Hipertermia 96 Insola o 97 Exaust o pelo Calor 99 C ibras de Calor 100 Diarr ia 100 Choque El trico 102 Desmaio 105 Altera es Mentais 1075 Convuls o 107 Neurose Hist rica 110 Alccolismo agudo 112 III - CAP TULO EMERG NCIAS TRAUM TICAS 114 Ferimentos 114 Ferimentos na Cabe a 115 Les es Oculares 115 Traumatismo Tor cico 116 Traumatismo Abdominal 117 Les es de Tecidos Moles 118 Contus es 121 Escoria es 123 Esmagamentos 123 Amputa es 124 Queimaduras 126 Queimaduras T rmicas 134 Queimaduras Qu micas 137 Queimaduras por

3 Eletricidade 138 Queimaduras por Frio 140 Bandagens 142 Les es Traumato-Ortop dicas 151 Entorses e Luxa es 153 Fraturas 156 Mordeduras de Animais 161IV - CAP TULO ENVENENAMENTO E INTOXICA O 165 Intoxica es Medicamentosas 166 Plantas Venenosas 175 Acidentes com Animais Pe onhentos e Venenosos 177V - CAP TULO OUTRAS OCORR NCIAS 199 Acidentes radioativos 200 Partos de emerg ncia 204 REFER NCIAS 2056 Manual de Primeiros SocorrosAPRESENTA O7 PREF CIOEsta publica o tem como principal escopo orientar profissionais,que embora n o sejam diretamente ligados rea de assist ncia sa de,s o servidores da Funda o Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), que desejem secapacitar para atuar na primeira abordagem de um acidentado, prestando-lhe os Primeiros e fundamentais cuidados. O que se pode afirmar comembasamentos te ricos e pr ticos que dessa primeira abordagem est freq entemente a depender o xito de todas as demais fases de tratamentoe reabilita o, portanto, tamb m vale a pena ressaltar que de tal maneiraimportante este momento inicial de abordagem do acidentado (cl nico outraum tico) que se pode afirmar ainda que o futuro da v tima, quanto asua integridade como indiv duo, com seq elas ou sem elas, possibilidadesde reabilita o, qualidade de vida p s-acidente e mesmo vida e morte,dependem deste primeiro momento, realizado por profissional de outras reas, por m treinados em pr ticas de Primeiros Socorros .

4 Este Manual dePrimeiros Socorros visa tamb m possibilitar a caracteriza o entre acidentes,ambientes de trabalho e ocupa es, o que indispens vel para que haja aseguran a e a qualidade de sa de dos parte, assim, ao se tentar influir no processo de melhoria doatendimento das emerg ncias cl nicas e cir rgicas do Sistema nico deSa de (SUS) em permanente crise em nosso Estado, ao definir previamente(antes do encaminhamento a servi os especializados) as condi es vitaisdo Manual contem informa es capazes de bem orientar aqueleprofissional da FIOCRUZ disposto a ser tamb m um primeiro socorrista emsitua es de emerg ncia, claro est que n o pretens o de seusorganizadores que ele seja sozinho um instrumento capaz de resolver todosos problemas dos muitos e variados acidentes poss veis em nossos locaisde trabalho, mas ainda que ele seja uma nica fonte de informa es prontae acabada, certamente incompleta e necessita de freq entes atualiza ese revis es.

5 H tamb m a necessidade de identifica o dos profissionais ede um treinamento das t cnicas aqui editar este Manual a FIOCRUZ reafirma o seu secular compromissocom as a es de sa de p blica e de resguardo e promo o da sa de detodos os trabalhadores desta institui Moreira Nunes Pref cio8 Manual de Primeiros SocorrosINTRODU OCom o aumento da complexidade das tarefas executadas pelasdiversas Unidades da FIOCRUZ, os riscos tornam-se cada vez mais presentese eminentes, requisitando medidas no sentido de evitar a ocorr ncia defatos catastr ficos. O N cleo de Biosseguran a, da Vice Presid ncia deServi os de Refer ncia e Ambiente, preocupado em atender cominforma es a comunidade da Funda o Oswaldo Cruz, elaborou o Manualde Primeiros Socorros , concentrando esfor os multidisciplinares no sentidode subsidiar a es preventivas nos agravamentos de acidentes ou de maless definir Primeiros Socorros como sendo os cuidadosimediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, v tima deacidentes ou de mal s bito, cujo estado f sico p e em perigo a sua vida,com o fim de manter as fun es vitais e evitar o agravamento de suascondi es, aplicando medidas e procedimentos at a chegada de assist pessoa treinada poder prestar os Primeiros Socorros ,conduzindo-se com serenidade, compreens o e confian a.

6 Manter a calmae o pr prio controle, por m, o controle de outras pessoas igualmenteimportante. A es valem mais que as palavras, portanto, muitas vezes oato de informar ao acidentado sobre seu estado, sua evolu o ou mesmosobre a situa o em que se encontra deve ser avaliado com pondera opara n o causar ansiedade ou medo desnecess rios. O tom de voz tranq iloe confortante dar v tima sensa o de confian a na pessoa que o est desenvolvimento das atividades nas institui es de sa de p blicaoferece riscos espec ficos de acidentes de trabalho, sendo assim, osfuncion rios destas institui es devem ter conhecimentos de princ piosb sicos em Primeiros TULO IGERALC onsidera es GeraisNeste Manual fornecemos orienta es em situa es de acidentes afim de subsidiar o atendimento a um que a fun o de quem est fazendo o socorro o servi o de atendimento emergencial da FIOCRUZ (NUST- N cleo de Sa de do Trabalhador/DIREH).

7 2. Fazer o que deve ser feito no momento certo, afim uma danos o acidentado vivo at a chegada deste a calma e a serenidade frente a situa o inspirandoconfian calmamente os procedimentos de Primeiros Socorros que testemunhas removam ou manuseiem o acidentado,afastando-as do local do acidente, evitando assim causar o chamado"segundo trauma", isto , n o ocasionar outras les es ou agravar as j o elo das informa es para o servi o de somente at o ponto de seu conhecimento e t cnica deatendimento. Saber avaliar seus limites f sicos e de conhecimento. N otentar transportar um acidentado ou medic profissional n o m dico dever ter como princ pio fundamentalde sua a o a import ncia da primeira e correta abordagem ao acidentado,lembrando que o objetivo atend -lo e mant -lo com vida at a chegadade socorro especializado, ou at a sua remo o para B sicas de Primeiros SocorrosO atendimento de Primeiros Socorros pode ser dividido em etapasb sicas que permitem a maior organiza o no atendimento e, portanto,resultados mais eficazes.

8 Cap tulo I Geral10 Manual de Primeiros Socorros1. Avalia o do Local do AcidenteEsta a primeira etapa b sica na presta o de Primeiros chegar no local de um acidente, ou onde se encontra umacidentado, deve-se assumir o controle da situa o e proceder a umar pida e segura avalia o da ocorr ncia. Deve-se tentar obter o m ximode informa es poss veis sobre o ocorrido. Dependendo das circunst nciasde cada acidente, importante tamb m:a) evitar o p nico e procurar a colabora o de outras pessoas, dandoordens breves, claras, objetivas e concisas;b) manter afastados os curiosos, para evitar confus o e para terespa o em que se possa trabalhar da melhor maneira poss gil e decidido observando rapidamente se existemperigos para o acidentado e para quem estiver prestandoo socorroA prote o do acidentado deve ser feita com o mesmo rigor daavalia o da ocorr ncia e do afastamento de pessoas curiosas ou quevisivelmente tenham perdido o autocontrole e possam prejudicar apresta o dos Primeiros importante observar rapidamente se existem perigos para oacidentado e para quem estiver prestando o socorro nas proximidades daocorr ncia.

9 Por exemplo: fios el tricos soltos e desencapados; tr fego deve culos; andaimes; vazamento de g s; m quinas funcionando. Devem-seidentificar pessoas que possam ajudar. Deve-se desligar a corrente el trica;evitar chamas, fa scas e fagulhas; afastar pessoas desprotegidas dapresen a de g s; retirar v tima de afogamento da gua, desde que o fa acom seguran a para quem est socorrendo; evacuar rea em risco iminentede explos o ou o acidentado na posi o em que ele se encontra, s mobiliz -lo com seguran a (sem aumentar o trauma e os riscos), sempre que poss veldeve-se manter o acidentado deitado de costas at que seja examinada, eat que se saiba quais os danos sofridos. N o se deve alterar a posi o emque se acha o acidentado, sem antes refletir cuidadosamente sobre o queaconteceu e qual a conduta mais adequada a ser o acidentado estiver inconsciente, por sua cabe a em posi olateral antes de proceder avalia o do seu estado preciso tranq ilizar o acidentado e transmitir-lhe seguran a econforto.

10 A calma do acidentado desempenha um papel muito importante 11na presta o dos Primeiros Socorros . O estado geral do acidentado podese agravar se ela estiver com medo, ansiosa e sem confian a em quemest Prote o do AcidentadoAvalia o e Exame do Estado Geral do acidentadoA avalia o e exame do estado geral de um acidentado de emerg nciacl nica ou traum tica a segunda etapa b sica na presta o dos primeirossocorros. Ela deve ser realizada simultaneamente ou imediatamente "avalia o do acidente e prote o do acidentado".O exame deve ser r pido e sistem tico, observando as seguintesprioridades: Estado de consci ncia: avalia o de respostas l gicas (nome, idade,etc). Respira o: movimentos tor cicos e abdominais com entrada e sa dade ar normalmente pelas narinas ou boca. Hemorragia: avaliar a quantidade, o volume e a qualidade do sangueque se perde.


Related search queries