Example: biology

Manual de Procedimentos de Coleta de Amostras em Áreas ...

Manual de Procedimentos de Coleta de Amostras em Manual de Procedimentos de Coleta de Amostras em reas Agr colas para reas Agr colas para An lise da Qualidade Ambiental: An lise da Qualidade Ambiental: Solo, gua e Sedimentos Solo, gua e Sedimentos A intensifica o dos estudos ambientais trouxe, em seu Editores t cnicos bojo, a necessidade de uma constante melhoria nos Procedimentos e m todos de amostragem de solo, de gua e de sedimento. Pela intera o de diversos fatores, as Amostras Heloisa Ferreira Filizola provenientes desses componentes da paisagem, para fins de avalia o de qualidade ambiental, requerem an lises Marco Ant nio Ferreira Gomes diferenciadas, fato que implica em Procedimentos de coletas tamb m diferenciados.

os cuidados e critérios de coleta a serem adotados, para que as amostras sejam as mais representativas possíveis do local a ser amostrado. A seguir serão detalhados procedimentos para as fases de levantamentos preliminares, localização dos pontos de coleta, freqüência e formas de amostragem, acondicionamento, estocagem e transporte dos ...

Tags:

  Rotamass, Locate, De coleta, De coleta de amostras

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Manual de Procedimentos de Coleta de Amostras em Áreas ...

1 Manual de Procedimentos de Coleta de Amostras em Manual de Procedimentos de Coleta de Amostras em reas Agr colas para reas Agr colas para An lise da Qualidade Ambiental: An lise da Qualidade Ambiental: Solo, gua e Sedimentos Solo, gua e Sedimentos A intensifica o dos estudos ambientais trouxe, em seu Editores t cnicos bojo, a necessidade de uma constante melhoria nos Procedimentos e m todos de amostragem de solo, de gua e de sedimento. Pela intera o de diversos fatores, as Amostras Heloisa Ferreira Filizola provenientes desses componentes da paisagem, para fins de avalia o de qualidade ambiental, requerem an lises Marco Ant nio Ferreira Gomes diferenciadas, fato que implica em Procedimentos de coletas tamb m diferenciados.

2 Para cada situa o h t cnicas Manoel Dornelas de Souza espec ficas, que incluem desde a distribui o espacial dos locais de amostragem, at os Procedimentos de acondicionamento e de transporte das Amostras . O presente Manual destinado a todos aqueles que trabalham com o meio ambiente e tem o prop sito de subsidiar as amostragens de campo, seja da matriz solo, gua ou sedimentos, com a finalidade de enfatizar os cuidados e crit rios de Coleta a serem adotados, para que as Amostras sejam as mais representativas poss veis do local a ser amostrado. Manual de P rocedimentos de Procedimentos Coleta de Amostras em reas Agr colas para An lise da Qualidade Ambiental: Solo Solo,, gua e Sedimentos Rep blica Federativa do Brasil Luiz In cio Lula da Silva Presidente Minist rio da Agricultura, Pecu ria e Abastecimento Roberto Rodrigues Ministro Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu ria Conselho de Administra o Luis Carlos Guedes Pinto Presidente S lvio Crestana Vice-Presidente Alexandre Kalil Pires Cl udia Assun o dos Santos Viegas Ernesto Paterniani H lio Tollini Marcelo Barbosa Saintive Membros Diretoria-Executiva da Embrapa S lvio Crestana Diretor-Presidente Tatiana Deane de Abreu S.

3 Jos Geraldo Eug nio de Fran a Kepler Euclides Filho Diretores-Executivos Embrapa Meio Ambiente Paulo Choji Kitamura Chefe-Geral Ladislau Ara jo Skorupa Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento Maria Cristina Martins Cruz Chefe-Adjunto de Administra o Ariovaldo Luchiari J nior Chefe-Adjunto de Comunica o e Neg cios Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu ria Embrapa Meio Ambiente Minist rio da Agricultura, Pecu ria e Abastecimento Manual de P rocedimentos de Procedimentos Coleta de Amostras em reas Agr colas para An lise da Qualidade Ambiental: Solo Solo,, gua e Sedimentos Editores t cnicos Heloisa Ferreira Filizola Marco Ant nio Ferreira Gomes Manoel Dornelas de Souza Embrapa Meio Ambiente Jaguari na, SP.

4 2006. Exemplares desta publica o podem ser adquiridos na: Embrapa Meio Ambiente Rodovia SP 340 - km 127,5 - Tanquinho Velho Caixa Postal 69 13820-000 Jaguari na, SP. Fone: 19-3867-8750 Fax: 19-3867-8740. Comit de Publica es: Cl udio Cesar de Almeida Buschinelli, Heloisa Ferreira Filizola, Ladislau Ara jo Skorupa (Presidente), Manoel Dornelas de Souza, Maria Am lia de Toledo Leme, Maria Concei o Peres Young Pessoa, Marta Camargo de Assis, Osvaldo Machado R. Cabral, Sandro Freitas Nunes. Revis o de texto Editora o eletr nica Heloisa Ferreira Filizola Silvana C. Teixeira Estev o Normaliza o bibliogr fica Capa Maria Am lia de Toledo Leme Manoel Dornelas de Souza Projeto gr fico Fotos da capa Silvana C.

5 Teixeira Estev o Arquivo Embrapa Meio Ambiente 1 edi o 1 impress o (2006): 1000 exemplares Todos os direitos reservados. A reprodu o n o autorizada desta publica o, no todo ou em parte, constitui viola o dos direitos autorais (Lei n. 9610). permitida a reprodu o parcial do conte do deste livro desde que citada a fonte. CIP. Brasil. Cataloga o na publica o. Filizola, Heloisa Ferreira Manual de Procedimentos de Coleta de Amostras em reas agr colas para an lise da qualidade ambiental: solo, gua e sedimentos / editado por Heloisa Ferreira Filizola, Marcos Antonio Ferreira Gomes e Manoel Dornelas de Souza. - Jaguari na: Embrapa Meio Ambiente, 2006. 169p. il. ISBN 85-85771-43-7. 1. Solo - Coleta - Amostra.

6 2. gua - Coleta - Amostra. 3. Sedimento - Coleta - Amostra. I. Gomes, Marco Antonio Ferreira. II. Souza, Manoel Dornelas de. III. T tulo. CDD 202. Embrapa Meio Ambiente, 2006. Autores Adriana Marlene Moreno Pires Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Agr noma, D. Sc. em Solos e Nutri o de Plantas, Rod. SP 340, km 127,5, Caixa Postal 69, Jaguari na, SP, CEP 13820-000. Anibal Ramadan Oliveira Bi logo, em Zoologia, Departamento de Zoologia, IB-USP, Caixa Postal 11461, S o Paulo, SP, CEP 05422-970. Heloisa Ferreira Filizola Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Ped logo, em Ci ncias da Terra, Rod. SP 340, km 127,5, Caixa Postal 69, Jaguari na, SP, CEP 13820-000. J lio Ferraz de Queiroz Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Ocean logo, em Ci ncias Agr rias, Rod.

7 SP 340, km 127,5, Caixa Postal 69, Jaguari na, SP, CEP. 13820-000. Manoel Dornelas de Souza Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Agr nomo, Dr. em Solos e Nutri o de Plantas, Rod. SP 340, km 127,5, Caixa Postal 69, Jaguari na, SP, CEP. 13820-000. Marco Ant nio Ferreira Gomes Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Ge logo, em Solos e Nutri o de Plantas, Rod. SP 340, km 127,5, Caixa Postal 69, Jaguari na, SP, CEP. 13820-000. Marcos Ant nio Vieira Ligo Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Ec logo, em Ciclagem de Nutrientes, Rod. SP 340, km 127,5, Caixa Postal 69, Jaguari na, SP, CEP. 13820-000. Mariana Pinheiro Silveira Pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, Ec loga, M. Sc. em Ecologia, Rod.

8 SP 340, km 127,5, Caixa Postal 69, Jaguari na, SP, CEP 13820-000. Raquel Ghini Pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, Engenheiro Agr nomo, em Fitopatologia, Rod. SP 340, km 127,5, Caixa Postal 69, Jaguari na, SP, CEP. 13820-000. Rita Carla Boeira Pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, Agr noma, D. Sc. em Ci ncia do Solo, Rod. SP 340, km 127,5, Caixa Postal 69, Jaguari na, SP, CEP 13820- 000. Sonia Cl udia Nascimento de Queiroz Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Qu mica, D. Sc. em Qu mica, Rod. SP 340, km 127,5, Caixa Postal 69, Jaguari na, SP, CEP 13820-000. Sueli dos Santos Freitas Pesquisadora do IAC, Microbiologista, D. Sc. em Solos e Nutri o de Plantas, Av. Bar o de Itapura, 1481, Caixa postal 28, Campinas, SP, CEP 13001- 970.

9 Vera L cia Ferracini Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Qu mica, D. Sc. em Qu mica Org nica, Rod. SP 340, km 127,5, Caixa Postal 69, Jaguari na, SP, CEP. 13820-000. Apresenta o A Embrapa Meio Ambiente desenvolveu ao longo da ltima d cada um conjunto de m todos de an lise ambiental em diferentes condi es naturais e situa es agropecu rias. Dada a diversidade das regi es brasileiras em que atuou, tornou-se excel ncia em termos de oferta de m todos e indicadores visando a qualidade ambiental de reas rurais. Neste Manual de Procedimentos de Coleta de Amostras em reas Agr colas para An lise da Qualidade Ambiental: Solo, gua e Sedimentos a equipe de pesquisa da Embrapa Meio Ambiente envolvida com o tema qualidade ambiental, especialmente de gua e solo, com a colabora o de pesquisadores do Instituto Agron mico de Campinas (IAC) e do Instituto Biol gico (IB) de S o Paulo, apresenta Procedimentos e m todos para a Coleta de Amostras de solo, gua e sedimentos.

10 O Manual que tem como editores Heloisa F. Filizola, Marco Ant nio F. Gomes e Manoel Dornelas de Souza, pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente, tem o m rito de reunir em uma nica publica o, um conjunto de m todos, instrumentos e boas pr ticas que v o desde o planejamento, escolha do tipo de amostragem, a Coleta , o transporte e o armazenamento de Amostras de solos, de gua e de sedimentos abrangendo uma diversidade de situa es e an lises ambientais. Na Parte I do Manual os editores destacam quest es gerais como a import ncia da amostragem, a escolha do tipo de amostragem, o seu planejamento e execu o, as fontes comuns de erros e os processos de contamina o de Amostras . Na Parte II do Manual , o foco a amostragem de solos, destacando- se as t cnicas, planejamento, os tipos de amostragem e suas aplica es.


Related search queries