Example: quiz answers

MANUAL DE REQUISITOS PARA FORNECEDORES - …

EMPRESAS RANDON. MANUAL . DE REQUISITOS para . FORNECEDORES . 5 Edi o Janeiro de 2008. MANUAL de REQUISITOS para FORNECEDORES Apresenta o 4. 1 - Introdu o 5. Escopo 5. Objetivo Geral 5. 2 - Aprova o de FORNECEDORES e Planejamento da Produ o 6. Aprova o de FORNECEDORES 6. Planejamento para a Qualidade do Produto ou Servi o 6. Caracter sticas Especiais 7. Crit rios espec ficos para itens de seguran a 7. Visita Inicial 7. Processo de Aprova o do Produto 7. Amostras Iniciais 8. Verifica o do Produto Adquirido 8. Garantia 8. 3 - Controle de Fabrica o 9. Estampos, Padr es, Moldes, Ferramentas Especiais e Embalagens Retorn veis 9. Altera es de Produtos e Processos Aprovados ou Desvios de Material N o Conforme 9. Relat rio de N o Conformidade (RNC) 9. Reuni o de IQ 10. Identifica o do Produto e Embalagem 10. Controle de Sub-Contratados 11. Encargos Administrativos Aplic veis a N o Conformidades 11. Servi os 11. 4 - Sistem tica de Sele o, Desenvolvimento, Avalia o e Monitoramento de FORNECEDORES 12.

Manual de Requisitos para Fornecedores Página 3 de 68 Apresentação As Empresas Randon vêm aprimorando continuamente o relacionamento com sua

Tags:

  Para, Requisitos, Requisitos para

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of MANUAL DE REQUISITOS PARA FORNECEDORES - …

1 EMPRESAS RANDON. MANUAL . DE REQUISITOS para . FORNECEDORES . 5 Edi o Janeiro de 2008. MANUAL de REQUISITOS para FORNECEDORES Apresenta o 4. 1 - Introdu o 5. Escopo 5. Objetivo Geral 5. 2 - Aprova o de FORNECEDORES e Planejamento da Produ o 6. Aprova o de FORNECEDORES 6. Planejamento para a Qualidade do Produto ou Servi o 6. Caracter sticas Especiais 7. Crit rios espec ficos para itens de seguran a 7. Visita Inicial 7. Processo de Aprova o do Produto 7. Amostras Iniciais 8. Verifica o do Produto Adquirido 8. Garantia 8. 3 - Controle de Fabrica o 9. Estampos, Padr es, Moldes, Ferramentas Especiais e Embalagens Retorn veis 9. Altera es de Produtos e Processos Aprovados ou Desvios de Material N o Conforme 9. Relat rio de N o Conformidade (RNC) 9. Reuni o de IQ 10. Identifica o do Produto e Embalagem 10. Controle de Sub-Contratados 11. Encargos Administrativos Aplic veis a N o Conformidades 11. Servi os 11. 4 - Sistem tica de Sele o, Desenvolvimento, Avalia o e Monitoramento de FORNECEDORES 12.

2 Tabela 1 : Descri o do IDGF 13. Avalia o do ndice de Gest o do Fornecedor (IGF) 13. Question rio de Sele o de FORNECEDORES 13. Homologa o 14. Tabela 2: Pontua o Homologa o 14. Pontualidade de PAPP 14. Auditoria 14. Tabela 3: Classifica o do Fornecedor em Auditoria 15. Avalia o do ndice de Desempenho Comercial (IDC) 16. Credibilidade de Entrega 16. Tabela 4 : Percentuais para a Credibilidade de Entrega 16. Relacionamento Comercial 16. Avalia o do ndice de Desempenho de Fornecimento (IDF) 17. N mero de Falhas PPM (partes por milh o) 17. RNC 17. Tabela 5 : Crit rio para Pontua o de RNC 17. Resposta de RNC 17. Implementa o de Plano de A o 17. Tabela 6 : Crit rio para Pontua o de Implementa o de Plano de A o 17. Nota e Conceitos do IDGF 18. Tabela 7 : Crit rios para IDGF 18. Tabela 8 : Periodicidade dos indicadores 18. Status Qualidade Assegurada QA 19. 5 - Elabora o do MANUAL 22. 6 - Registro de Edi es 22. 7 - Refer ncias 23. 8 - Aprova es 24. Anexos 25.

3 Anexo A REQUISITOS para Aprova o de Produto Anexo B Lista de Verifica o de Processo Anexo C Solicita o de Itens para Amostra/Prot tipo Anexo D Solicita o de Desvio Anexo E Question rio de Sele o de FORNECEDORES Anexo F Caracter sticas Especiais Empresas Randon Anexo G - Avalia o de FORNECEDORES de Servi os Tempor rios e / ou Espec ficos Anexo H - Acr nimo Anexo I - Defini es Anexo J REQUISITOS Fras-le Anexo L Procedimento de FMEA de processo Anexo M REQUISITOS audit veis da SA 8000. P gina 2 de 68. MANUAL de REQUISITOS para FORNECEDORES Apresenta o As Empresas Randon v m aprimorando continuamente o relacionamento com sua cadeia de FORNECEDORES , a fim de garantir a melhoria nos processos que envolvem componentes e servi os adquiridos. No que diz respeito aos quesitos de qualidade, estamos lan ando a 5 Edi o do MANUAL de REQUISITOS para FORNECEDORES , revisada e atualizada, o qual traz esclarecimentos sobre o Desenvolvimento e Avalia o de FORNECEDORES , que v m sendo sistematizado de forma compartilhada para todas as Empresas Randon.

4 Os procedimentos aqui determinados e adotados v m sendo pr tica comum junto aos nossos clientes da ind stria automotiva, o que resulta em a es mais efetivas no desenvolvimento de novos componentes/ FORNECEDORES , resolu o dos problemas de qualidade e custos de n o-qualidade, revertendo em melhorias nas tratativas de n o- conformidades. Os ndices de performance de FORNECEDORES , com base nos REQUISITOS e m tricas de avalia o, est o dispon veis no Portal de FORNECEDORES Randon. Nossas equipes est o . disposi o para esclarecimentos que se fa am necess rios. Atenciosamente, Comit de Suprimentos Empresas Randon P gina 3 de 68. MANUAL de REQUISITOS para FORNECEDORES 1 Introdu o Escopo Os crit rios previstos neste MANUAL contemplam a sistem tica de sele o, desenvolvimento, avalia o e monitoramento de FORNECEDORES e s o considerados REQUISITOS m nimos para forne- cimento de materiais e servi os para as Empresas Randon. Salvo os REQUISITOS espec ficos conforme descrito no Anexo J.

5 Objetivo Geral O objetivo esclarecer aos FORNECEDORES os REQUISITOS necess rios para o desenvolvimento de materiais/servi os fornecidos, bem como apresentar crit rios de avalia o e monitoramento aplicados aos FORNECEDORES das Empresas Randon. Esses REQUISITOS e crit rios t m como base a gest o da Qualidade, visando atendimento s normas ISO 9001:2000 e ISO/TS 16949:2002. Sistem ticas de melhoria cont nua s o igualmente requisitadas no que tange aos seguintes aspectos: a) Status de Qualidade Assegurada - QA;. b) Garantia de credibilidade de entrega;. c) Pr ticas e procedimentos para a realiza o do produto, de acordo com os REQUISITOS da ISO. 9001:2000 e/ou ISO/TS 16949:2002, caso os FORNECEDORES fa am parte da cadeia automotiva ( MANUAL de refer ncia do APQP do IQA - Instituto de Qualidade Automotiva ou similar);. d) Caso seja fornecedor de itens de seguran a, este deve desenvolver e implementar pr ticas espec ficas que garantam a qualidade, rastreabilidade e repetibilidade do produto e processo, al m do acesso e entendimento da import ncia destes, de todos os envolvidos na organiza o e na cadeia (tier n ), al m de manter uma forma de identifica o desde da mat ria prima at o envio do produto ao cliente.

6 E) Evid ncias objetivas de que todos os produtos e/ou servi os fornecidos est o de acordo com o Processo de Aprova o do Produto ( MANUAL de PAPP), caso os FORNECEDORES fa am parte da cadeia automotiva;. f) Comprometimento com a melhoria cont nua dos processos e caracter sticas do produto e/ou servi os, com redu o da varia o entre pe as e elimina o de desperd cios, utilizando t cnicas estat sticas apropriadas ( MANUAL de refer ncia de CEP do IQA - Instituto de Qualidade Automotiva ou similar). NOTA: requerida a implementa o de controles estat sticos (CEP) para monitoramento dos processos relacionados com a manufatura de itens de seguran a. A implementa o ser . requerida no Anexo A e/ou durante reuni o de an lise cr tica. g) Execu o de opera es em conformidade com a legisla o e regulamenta es ambientais e sociais aplic veis na jurisdi o onde o fornecedor exerce suas atividades, bem como, regulamentos requeridos pelo cliente e, quando aplic vel, s normas BS 8800:1996, ISO 14001:2004, ISO/IEC.

7 17025:2001, OHSAS 18001:1999 e SA8000: 2001;. h) Conformidade com os REQUISITOS relacionados ao uso, controle e acondicionamento de embalagens. P gina 4 de 68. MANUAL de REQUISITOS para FORNECEDORES i) Os FORNECEDORES de servi o de ensaios e/ou calibra o devem ser certificados pela ISO/IEC. 17025 (ou similar nacional) ou comprovar o atendimento aos REQUISITOS da mesma. Este requisito tamb m dever ser atendido para os FORNECEDORES que realizam ensaios e/ou calibra es. Nota: para os casos de FORNECEDORES certificados pela ISO/TS 16949:2002 o requisito acima j . est previamente atendido. j) Atender aos REQUISITOS espec ficos de clientes sempre que requerido. o formul rio Anexo L (ou equivalente desenvolvido pelo fornecedor) est dispon vel no portal de FORNECEDORES na p gina principal como link e deve ser utilizado para orientar a elabora o e pontua o dos FMEAS relacionados aos itens fornecidos para as Empresas Randon. os FORNECEDORES de itens Ford, que possuem processo de t mpera no fluxo do processo devem, numa periodicidade m nima de 01 ano, realizar a avalia o do mesmo conforme formul rio CQI9 que encontra-se dispon vel no portal de FORNECEDORES na p gina principal como link, enviando o documento atualizado para o cliente.

8 Este requisito pode ser estendido para todos os FORNECEDORES de itens tratados termicamente, conforme definido pelo cliente (Empresa Randon). E outros REQUISITOS quando solicitado. 2 Aprova o de FORNECEDORES e Planejamento da Produ o Aprova o de FORNECEDORES Como pr -requisito para fornecimento de materiais e/ou servi os s Empresas Randon, os FORNECEDORES atuais e em potencial devem ser capazes de demonstrar, com evid ncia objetiva (c pia do certificado e/ou consulta a p gina do CB-25 - Comit Brasileiro da Qualidade da ABNT- ), que implementaram e mant m um sistema da qualidade em conformidade com os REQUISITOS da ISO 9001:2000 e/ou ISO/TS 16949:2002, caso os FORNECEDORES fa am parte da cadeia automotiva. A aprova o de produtos baseada nos REQUISITOS para Aprova o de Produto, conforme o anexo A. OBS.: A Carta de recomenda o do OCC (Organismo Certificador Credenciado) aceita pelas Empresas Randon, at a emiss o do certificado. O detalhamento do processo de Aprova o de FORNECEDORES apresentado no item 4 desse MANUAL .

9 Planejamento para a Qualidade do Produto ou Servi o O processo de Planejamento Avan ado da Qualidade utilizado deve ter a inten o de identificar: a) Todos os riscos potenciais e reais que afetam a integridade do produto;. b) Todas as oportunidades de incorporar t cnicas prova de erros (poka-yoke);. c) O atendimento dos ndices m nimos de capabilidade (1,33 - 1,67) exigidos para todas as caracter sticas especiais (controle e seguran a) dos produtos de acordo com o exposto na se o Objetivo Geral desse MANUAL - item ;. NOTA: para itens de seguran a requerido o atendimento ao ndice m nimo de 1,67, ou a apresenta o de um plano de inspe o contemplando 100% dos produtos fornecidos, juntamente com plano de melhoria do processo, objetivando atendimento do ndice. P gina 5 de 68. MANUAL de REQUISITOS para FORNECEDORES d) O Fornecedor n o deve fazer nenhuma modifica o n o autorizada ao produto (por exemplo: material, componente, sub-montagem, etc.) ou processo utilizado para produ o sem que tenha o PAPP previamente aprovado ou autoriza o formal do Caracter sticas Especiais As Empresas Randon identificam suas caracter sticas especiais usando a simbologia indicada no Anexo F, podendo, quando requerido, usar a simbologia do cliente.

10 Caso o fornecedor queira utilizar simbologia pr pria, dever definir sua correla o de acordo com as simbologias espec ficas estabelecidas pelas Empresas Randon. Crit rios espec ficos para itens de seguran a para itens relacionados com a seguran a do produto, requerida implementa o das seguintes pr ticas pelo fornecedor: Divulga o, para todos os funcion rios envolvidos, sobre a import ncia de uma pe a de seguran a e os procedimentos relacionados a ela (identifica o, documenta o envolvida e riscos);. Toda a documenta o relativa ao processo e/ou pe a de seguran a deve estar identificada e dispon vel (desenhos, planos de controle, registros, planos de manuten o, PAPP's, etc);. Os registros devem ser arquivados por um per odo m nimo de quinze anos (com ressalvas do Anexo A e/ou acordado durante reuni o de an lise cr tica) em local seguro e organizado, a fim de garantir o f cil acesso e a integridade dos mesmos;. Desenvolver e implementar uma forma de identifica o diferenciada para produtos de seguran a desde o processo at o cliente.


Related search queries