Example: air traffic controller

Manual sobre o regime de protecção nos acidentes em ...

NN oohhaavveennddoolliimmiitteeddoonn mmeerrooddeeffaallttaassddaaddaasseemmcc oonnssqquu nncciiaaddeeaacciiddeenntteeeemmsseerrvv ii oooouuddeeddooeenn aapprrooffiissssiioonnaallaassuuaajjuuss ttiiffccaa oo,,aappoossuummaaaauuss ,, ooddaaiinnccaappaacciiddaaddeeppeellaajj uunnttaamm ddiiccaaddaaAADDSSEEPP oorr mmaaeennttiiddaaddeeeemmpprreeggaaddoorr aappooddeeppeeddiirraanntteecciippaaddaa mmeenntteeaaiinntteerrvveenn eennttiiddaaddeeeemmpprreeggaaddoorraacc oommppeetteeppeeddiirraaAADDSSEE aarreeaalliizzaa ooddaajjuunnttaamm ddiiccaa(( ))

O Decreto-Lei n.º 503/99, de 20 de Novembro, em vigor desde Maio de 2000, aprova o novo regime jurídico dos acidentes em serviço e doenças profissionais no âmbito da Administração Pública, introduzindo profundas alterações relativamente ao regime anterior. Importa, por isso, proporcionar aos serviços e organismos responsáveis

Tags:

  Regime, Novo, O novo regime, O regime

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Manual sobre o regime de protecção nos acidentes em ...

1 NN oohhaavveennddoolliimmiitteeddoonn mmeerrooddeeffaallttaassddaaddaasseemmcc oonnssqquu nncciiaaddeeaacciiddeenntteeeemmsseerrvv ii oooouuddeeddooeenn aapprrooffiissssiioonnaallaassuuaajjuuss ttiiffccaa oo,,aappoossuummaaaauuss ,, ooddaaiinnccaappaacciiddaaddeeppeellaajj uunnttaamm ddiiccaaddaaAADDSSEEPP oorr mmaaeennttiiddaaddeeeemmpprreeggaaddoorr aappooddeeppeeddiirraanntteecciippaaddaa mmeenntteeaaiinntteerrvveenn eennttiiddaaddeeeemmpprreeggaaddoorraacc oommppeetteeppeeddiirraaAADDSSEE aarreeaalliizzaa ooddaajjuunnttaamm ddiiccaa(( ))

2 Aattrraavv ssddeeooff cciiooddiirriiggiiddooaaoorreess ppeeccttiivvooDDiirreeccttoorr--GGeerraa ll,,iinnddiiccaannddooaaddiissppoossii oolleeggaallqquueeooffuunnddaammeennttaa jjuunnttaannddoocc ppiiaaddoobboolleettiimmddeeaaccoommppaa nnhhaammeennttoomm ddiiccoo22000022publica esDirec o-Geral da Administra o P blica222 MMaannuuaall ssoobbrree oo regime de protec o nos acidentes em servi o e doen as profissionaisKapadef c/lombada 10:39 Page 1 Manual sobre o regime de protec o nos acidentes em servi o e doen as profissionaisIsabel Viseu(DGAP)Ana Cristina Lameira(CGA)DGAPD irec o-Geral daAdministra o P blicaCGAC aixa Geral de Aposenta esORGANIZA O E DIREC O:Direc o-Geral da Administra o P blicaCaixa Geral de Aposenta es COMPOSI O, IMPRESS O E ACABAMENTO:Direc o-Geral da Administra o P blicaDepartamento de Documenta o e Artes Gr ficasRua Almeida Brand o, 13-A 1200 LisboaDep sito Legal: 178 387/02 ISBN.

3 972-9120-58-7 Tiragem: 5000 de 20023 NOTA INTRODUT RIAO Decreto-Lei n. 503/99, de 20 de Novembro, em vigor desde Maio de2000, aprova o novo regime jur dico dos acidentes em servi o e doen asprofissionais no mbito da Administra o P blica, introduzindo profundasaltera es relativamente ao regime anterior. Importa, por isso, proporcionar aos servi os e organismos respons veispela sua execu o um Manual que contribua para uma aplica o uniformedos direitos e deveres nele previstos, designadamente, atrav s da divul-ga o dos procedimentos que devem ser Manual DOS acidentes EM SERVI O E DOEN AS PROFISSIO-NAIS.

4 Foi elaborado pela Direc o-Geral da Administra o P blica emestreita colabora o com a Caixa Geral de Aposenta es e ainda com oscontributos da Direc o-Geral de Protec o Social aos Funcion rios eAgentes da Administra o P blica (ADSE), Direc o-Geral do Or amento,Secretaria-Geral do Minist rio das Finan as, Minist rio da Sa de e CentroNacional de Protec o contra os Riscos , funcion rios e institui es, que se empenharam na prepara odeste relevante instrumento de apoio aplica o do regime dos acidentesem servi o e doen as profissionais, cuja utilidade inquestion vel e cujaqualidade justo real ar, s o devidos os agradecimentos da Direc o--Geral da Administra o P blica.

5 Que com todo o gosto aqui se o-Geral da Administra o P blica NDICECAP TULO 11. acidentes em servi o e doen as profissionais na fun o p blica .. Objectivos da protec o .. 15 Trabalhadores abrangidos .. 15 Entidades respons veis pela aplica o do regime .. 16 CAP TULO 22. Legisla o aplic vel .. Bases gerais do regime ..20 regime da fun o p blica ..20 regime geral dos acidentes de trabalho ..20 regime geral das doen as profissionais ..21 Legisla o comum aos sectores p blico e privado.

6 21 CAP TULO 33. Presta es que concretizam a protec o em caso de acidente em servi o e de doen a profissional ..23 Presta es a atribuir ..23 Presta es consoante a situa o do sinistrado ou doente ..23 In cio e cessa o do direito s presta es ..25 CAP TULO 44. Condi es de atribui o das presta es acidente em servi o ..28 Presta es em esp cie ..28 Assist ncia m dica ..28 Pr teses e ort teses ..30 Transportes e estada ..31 Reintegra o profissional ..32 Presta es em dinheiro.

7 32 Remunera o no per odo das faltas ao servi o ..32 Subs dio por assist ncia de terceira pessoa ..33 Indemniza o, em capital ou pens o vital cia ..35 Subs dio para readapta o de habita o ..38 Subs dio por situa es de elevada incapacidade permanente ..38 Revis o das presta es ..38 4P Presta es na morte .. Despesas de funeral e subs dio por morte ..39 Pens o por morte ..41 CAP TULO 55. Condi es de atribui o das presta es doen a profissional .. Presta es em esp cie.

8 46 Assist ncia m dica ..46 Pr teses e ort teses ..46 Transportes e estada ..47 Reintegra o profissional ..47 Presta es em dinheiro ..47 Presta es na morte ..48 CAP TULO 66. regime das faltas e verifica o da incapacidade tempor ria, em caso de aci-dente em servi o ou doen a profissional ..50 Faltas ..50 Verifica o da incapacidade tempor ria ..51 CAP TULO 77. Confirma o das incapacidades / juntas m dicas ..54 Incapacidade tempor ria / junta m dica da ADSE ..54 Incapacidade permanente / junta m dica da CGA.

9 56 CAP TULO 88. Recidiva, agravamento e reca da ..61 CAP TULO 99. Outras responsabilidades ..63 Responsabiliza o de dirigentes e trabalhadores ..63 Seguro de acidentes em servi o ..64 Ac es judiciais ..65 Contra terceiros respons veis ..65 Ac o para reconhecimento do direito ..66 Acumula o legal de actividades ..66 Actividades p blicas ..66 Actividades p blicas e privadas ..67 5 CAP TULO es e procedimentos, em caso de acidente em servi o ou de doen aprofissional.

10 70 Participa es ..70 Procedimentos administrativos para efeitos de pagamento ..77 CAP TULO 1111. Situa es abrangidas pelo regime anterior .. 84 IMPRESSOS Obrigat rios e outros .. 86 6As refer ncias a artigos feitas neste Manual respeitam ao Decreto-Lei , de20 de Novembro, sempre que n o seja indicado outro e abreviaturas utilizadasADSE Direc o-Geral de Protec o Social aos Funcion rios e Agentes da Administra- o P blicaCGA Caixa Geral de Aposenta esCNPRP Centro Nacional de Protec o contra os Riscos ProfissionaisEA Estatuto da Aposenta o IDICT Instituto de Desenvolvimento e Inspec o das Condi es de Trabalhoip incapacidade permanenteipa incapacidade permanente absolutaipp incapacidade permanente parcialita incapacidade tempor ria absolutaitp


Related search queries