Example: stock market

MARKETING DIGITAL: MARKETING PARA O NOVO MILÊNIO

Cient fica do ITPAC, Aragua na, , , ,Abril2014 MMAARRKKEETTIINNGGDDIIGGIITTAALL::MMAARR KKEETTIINNGGPPAARRAAOONNOOVVOOMMIILL NNIIOOC leide Ane Barbosa da Cruz1,L ngesson Lopes da Silva2O presente artigo busca analisar omarketingdigital, como um elemento difusor da intera o entreclientes e organiza es, visando destacar o mesmo como omarketingdo novo mil nio. Al m disso,s o destacados alguns conceitos, aspectos sobre a evolu o domarketingtradicional e a rela o domarketingdigital com oe-commerce. Ainda, o trabalhoutilizou da pesquisa bibliogr fica paralevantar informa es relevantes sobre o surgimento domarketingdigital, as estrat gias de suautiliza o e sua metodologia de aplica o nas organiza es. Contudo, ao final da pesquisa,visualizou-se que omarketingvariando de autor para autor, veio se tornando um difusor paraamplia o da rela o entre organiza es e clientes, visto que no caso domarketingdigital, autiliza o da internet amplia e cria uma grande rede de relacionamento tanto no processo decompraquanto no de venda, ou difus o da marca da organiza : MARKETING .

C. A. B. Cruz & L. L. Silva ISSN 1983-6708 Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.7, n.2, Pub.1, Abril 2014 MARKETING DIGITAL: MARKETING PARA

Tags:

  Marketing, Digital, Para, Novo, Digital marketing, Marketing para o novo mil, 202 nio, Marketing para

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of MARKETING DIGITAL: MARKETING PARA O NOVO MILÊNIO

1 Cient fica do ITPAC, Aragua na, , , ,Abril2014 MMAARRKKEETTIINNGGDDIIGGIITTAALL::MMAARR KKEETTIINNGGPPAARRAAOONNOOVVOOMMIILL NNIIOOC leide Ane Barbosa da Cruz1,L ngesson Lopes da Silva2O presente artigo busca analisar omarketingdigital, como um elemento difusor da intera o entreclientes e organiza es, visando destacar o mesmo como omarketingdo novo mil nio. Al m disso,s o destacados alguns conceitos, aspectos sobre a evolu o domarketingtradicional e a rela o domarketingdigital com oe-commerce. Ainda, o trabalhoutilizou da pesquisa bibliogr fica paralevantar informa es relevantes sobre o surgimento domarketingdigital, as estrat gias de suautiliza o e sua metodologia de aplica o nas organiza es. Contudo, ao final da pesquisa,visualizou-se que omarketingvariando de autor para autor, veio se tornando um difusor paraamplia o da rela o entre organiza es e clientes, visto que no caso domarketingdigital, autiliza o da internet amplia e cria uma grande rede de relacionamento tanto no processo decompraquanto no de venda, ou difus o da marca da organiza : MARKETING .

2 MARKETING digital . paper analyzes the digital MARKETING as a diffuser element of interaction between customersand organizations, aiming to highlight the same as the MARKETING of the new , some concepts aspects of the evolution of traditional MARKETING and digitalrelationship MARKETING with e-commerce are highlighted. In addition to this, the study used theliterature to obtain relevant information about the emergence of digital MARKETING , the strategiesfor its use and application methodology in organizations. However, at the end of the survey, it wasvisualized that MARKETING ranging from author to author, came to becoming a diffuser to increasethe relationship between organizations and customers, as in the case of digital MARKETING , using theinternet expands and creates a large network of relationships both in the buying process as the saleor diffusion of the organization : MARKETING .

3 digital MARKETING . em Administra o pela Faculdade Jos Augusto Vieira. Cidade Nova CEP: 49400-000 Lagarto SE da Faculdade Jos Augusto Vieira e da Faculdade Amadeus. Cidade Nova CEP: 49400-000 Lagarto SE Cient fica do ITPAC, Aragua na, , , , OAtualmente percebe-se que diversasorganiza es est o utilizando o marketingcomo uma ferramenta para atrair m, diante do crescente avan o datecnologia e do constante crescimento dainternet, surgiu um novo tipo demarketing, oumelhor, omarketingdigital, que possibilita aintera oon-lineentre organiza o entanto, para analisar omarketingdigital, deve-se entender omarketingtradicional, que surgiu a partir de umprocesso meramente funcional, com a venda edistribui o de produtos, e ao longo dasd cadas se aperfei oou originando omarketingde relacionamento, que buscou melhorar arela o entre organiza o e s essas evolu es, surge omarketingdigital, que veio atrav s do crescimento dautiliza o da internet no meio social.

4 Diantedisso, no contexto atual, muitas organiza esutilizam do mesmo para atrair mais clientes,sendo que para uma organiza o implantaressemarketing, precisa seguir algumas a esestrat gicas, que possibilitam a difus o deinforma es sobre os servi os ou produtosfornecidos pela organiza o para os clientes,seja atrav s da publicidade nas m dias sociaisou at mesmoe-mail m disso, esse crescimento dainternet possibilitou o surgimento doe-commerce, ou melhor, com rcio eletr nico,sendo que o mesmo se utiliza domarketingdigital para difundir a imagem dasorganiza es perante os clientes. Dessa forma,diante desses questionamentos, surgecomoproblema de pesquisa: Por que omarketingdigital considerado omarketingdo novomil nio?Portanto, a pesquisa tem como objetivogeral analisar o papel domarketingdigital nasorganiza es, tendo ainda como objetivosespec ficos: levantar informa es sobre omarketingtradicional e digital ; destacar asprincipais a es estrat gicas que comp em omarketingdigital.

5 Descrever a metodologia caso da metodologia da pesquisa,foi utiliza a pesquisa bibliogr fica, ondealguns autores, como Torres, Kotler, Gabriel eVaz, trouxeram grandes contribui es decunho te , importante ressaltar que omarketingdigital ampliou as rela es j existentes entre organiza es e clientes, s queatrav s do aux lio da internet como um meiode difus o de informa es sobre produtos eservi os fornecidos pelas : EVOLU O ECON-TEXTUALIZA OOmarketingao longo das d cadasapresentou diferentes contextualiza es, queforam aplicadas nas organiza es. Diantedisso, Kotler (2003,p. 3) definemarketingcomo sendo um processo administrativo esocial pelo qual indiv duos e grupos obt m oque necessitam e desejam, por meio dacria o, oferta e troca de produtos e valorpara os outros .No entanto, para Gronross apudCrescitelli (2003, p.)

6 33) MARKETING estabele-cer, manter e ampliar o relacionamento comos consumidores e outros parceiros, paraobter lucratividade, com base em objetivoscomuns das partes envolvidas . Al m disso,Las Casas (2007, p. 15) esclarece que:A rea do conhecimento que engloba todas asatividades concernentes s rela es de troca,orientadas para a satisfa o dos desejos enecessidades dos consumidores, visandoalcan ar determinados objetivos daorganiza o ou indiv duo e considerandosempre o meio ambiente de atua o e oimpacto que estas rela es causam no bem estar da desses conceitos apresentados,percebe-se que omarketingbusca satisfazer asnecessidades dos consumidores e ampliar Cient fica do ITPAC, Aragua na, , , ,Abril2014rela o com os mesmos, al m do que, omarketingpassou por um processo evolutivo,como pode ser visualizado na Tabela 1.

7 Fases da evolu o do pensamento deMarketing-Fonte: Adaptado de Crescitelli, umaatividade funcional ligada avendas e distribui osendoencarada como atividadesubordinada reaecon da reconceitualiza o,surge omarketing mixqueenvolve quatro aspectos,produto, pre o, pra a epromo o, ou melhor, os4P s ou composto a serencarado como umadisciplina que estuda asrela es entre partes, sejamelas empresas, organiza esn o comerciais ou governo,ou seja, omarketingpassoua envolver todo tipo deunidade social, n o estandomais apenas a servi o dalucratividade, mas sim namelhoria da sociedadecomo um omarketingderelacionamento visandopropiciar uma forma maiseficaz para colaborar comos esfor os dasorganiza es na obten ode resultados satisfat riosem mercados , omarketingevoluiu, trazendodiferentes conceitos, por m atualmente surgeno mercado omarketingdigital.

8 Sendo ummarketingque se utiliza de canais eletr nicoscomo a internet para expandir a rela o entreorganiza es e diferente domarketingtradicional, devido o mesmodivulgar a imagem de uma organiza oatrav s da utiliza o da internet. Por isso,Gabriel (2010, p. 104) conceitua o termomarketingdigital como o MARKETING queutiliza estrat gias em algum componentedigital no MARKETING mix produto, pre o,pra a ou promo o .No entanto, al m disso,a Tabela 2mostra a rela o entre as estrat gias demarketing,as estrat gias do modelo demarketingdigital e suas aplica 2. O MARKETING e a internet-Fonte: Torres, giademarketingEstrat -gia demarke-tingdigitalA est ticaseopera-cionaisTecnolo-gias eplataformasemprega-dasatualmenteComunic a- ocorporativaRela esp blicasMarke-tingdeconte doGera- o deconte doMarketingdebuscaBlogsSEO/SEMM arketingderelaciona-mentoMarke-tingnasm diassociaisA esemredessociaisA escomblogue-irosOrkut,Twitter,Facebook,Y outube,Linkedln, esLan amentosE-mailSMSP ublicidadeepropagandaMarke-tingViralPost a-gem dev deos, Cient fica do ITPAC, Aragua na, , , ,Abril2014 Marketingde guerrilhaAnima es em sicasPublica es dewidgetsviraisPublicida-de epropa-gandaBrandingPublici-dadeon-lineB an-nersPodcastevideo-castWid-getsJogoson -lineSites eblogsM diassociaisGoogleAdWordsPesquisademercad oBrandingPesqui-sa on-lineBuscaseclip-pingMonitoramento demarcaMonitoramento dem diasGoogleRedesSociaisClippingO autor ainda destaca que no quadroacima est o seis.

9 Das sete a es estrat gicas domarketingdigital, que est o centradas nocomportamento do consumidor, sendo queatrav s dessas estrat gias s o definidas asatividades que ser o realizadas, ou melhor, asa es t ticas, e as tecnologias que ser oimplantadas, ou as a es operacionais. Ainda,Torres (2009, p. 72-79) destaca que omarketingdigital deve ser composto por sete a esestrat gicas, sendo elas: Marketingde conte do:conte dopublicado em um site, visandotorn -lo vis vel na internet e atraenteao consumidor. Marketingnas m dias sociais: asm dias sociais s o sites na internetconstru dos para permitir a cria ocolaborativa de conte do, intera osocial e o compartilhamento deinforma es em diferentes formatos; Marketingviral: envio de umamensagem na internet de umapessoa a outra, visando transmiss o de uma mensagem demarketing; E-mail MARKETING : as empresasadaptaram a velha mala-direta aoe-mailformando esse tipo de a oestrat gica, procurando garantir quea mensagem de fato atinja oconsumidor; Publicidadeon-line: iniciou-se apartir debannerspublicados emsites,atualmente osbannersganharamanima o, intera o, som, v deo eoutros recursos.

10 Pesquisaon-line: a pesquisa baseda atividade demarketing, sendo quea pesquisaon-linepode ser apoiadapor programas de computador,como osspiders. Monitoramento: a a o estrat gicaque integra os resultados de todas asoutras a es estrat gicas, t ticas m, embora existam seis estrat giasque permitem que sejam executadas as a esna internet, necess rio o monitoramentodessas a es, por isso a exist ncia da s timaa o estrat gica demarketingdigital. Mas al mdas a es estrat gicas, omarketingdigitalpossui a metodologia dos 8Ps, que Vaz (2011)descreve cada uma, como: 1 P, de pesquisa: envolve a quest ode a empresa buscar fatos sobre seuconsumidor, como h bitos,prefer ncias, etc; 2 P, de planejamento:nessa fase asinforma es levantadas com apesquisa sobre o consumidor, s Cient fica do ITPAC, Aragua na, , , ,Abril2014usadas para a elabora o deestrat gias demarketing, como porexemplo, a cria o dewebsites; 3 P, de produ o: envolve aexecu o das a es elaboradas noplanejamento; 4 P, de publica o: envolve oconte do que ser disponibilizadopela empresa para o consumidor nomercado; 5 P, de promo o: est relacionado cria o de campanhas,hotsitespromocionais, entre outros.


Related search queries