Example: confidence

MET.PESQUISA - Inicial — UFRGS

Dos Autores1a edi o: 2009 Direitos reser vados desta edi o:Universidade Federal do Rio Grande do SulCapa e projeto gr fico: Carla M. LuzzattoRevis o: Ignacio Antonio Neis, Sabrina Pereira de Abreu e Rosany Schwarz RodriguesEditora o eletr nica: Luciane DelaniUniversidade Aberta do Brasil UAB/UFRGSC oordenador: Luis Alberto Segovia GonzalezCurso de Gradua o Tecnol gica Planejamento e Gest o para o Desenvolvimento RuralCoordena o Acad mica: Lovois de Andrade MiguelCoordena o Operacional: Eliane Sanguin ISBN 978-85-386-0071-8M todos de pesquisa / [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira ; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil UAB/ UFRGS e pelo Curso de Gradua o Tecnol gica Planejamento e Gest o para o Desenvolvimento Rural da SEAD/ UFRGS .

9..... EAD INTRODUÇÃO Esta disciplina propõe-se a tratar os princípios fundamentais da pesquisa cien-tífica, do tema ao problema, a revisão da literatura, a classificação das pesquisas e o

Tags:

  Pesquisa, Da pesquisa

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of MET.PESQUISA - Inicial — UFRGS

1 Dos Autores1a edi o: 2009 Direitos reser vados desta edi o:Universidade Federal do Rio Grande do SulCapa e projeto gr fico: Carla M. LuzzattoRevis o: Ignacio Antonio Neis, Sabrina Pereira de Abreu e Rosany Schwarz RodriguesEditora o eletr nica: Luciane DelaniUniversidade Aberta do Brasil UAB/UFRGSC oordenador: Luis Alberto Segovia GonzalezCurso de Gradua o Tecnol gica Planejamento e Gest o para o Desenvolvimento RuralCoordena o Acad mica: Lovois de Andrade MiguelCoordena o Operacional: Eliane Sanguin ISBN 978-85-386-0071-8M todos de pesquisa / [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira ; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil UAB/ UFRGS e pelo Curso de Gradua o Tecnol gica Planejamento e Gest o para o Desenvolvimento Rural da SEAD/ UFRGS .

2 Porto Alegre: Editora da UFRGS , p. : il. ; 17,5x25cm(S rie Educa o a Dist ncia)Inclui figuras, quadros e refer da pesquisa cient fica. 2. M todos de pesquisa . 3. pesquisa cient fica Elabora o. 4. Projeto de pesquisa Estrutura o. 5. Tecnologia da informa o e co-munica o pesquisa . 6. tica Pl gio. I. Gerhardt, Tatiana Engel. II. Silveira, Denise Tolfo. III. Universidade Aberta do Brasil. IV. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Educa o a Dist ncia. Gradua o Tecnol gica Planejamento e Gest o para o Desenvolvimento Rural. CDU M939 CIP-Brasil. Dados Internacionais de Cataloga o na Publica o.(Jaqueline Trombin Bibliotec ria respons vel CRB10/979)SUM RIOI ntrodu o.

3 9 Unidade 1 Aspectos te ricos e conceituais .. 11 Tatiana Engel Gerhardt e Aline Corr a de Conceitos-base .. O que pesquisa ? .. O que metodologia? .. O que conhecimento? .. O que senso comum? .. O que conhecimento cient fico? .. O que ci ncia? .. Constru o do Conhecimento emp rico .. Conhecimento filos fico .. Conhecimento teol gico .. Conhecimento cient fico .. M todo cient fico .. Refer ncias .. 29 Unidade 2 A pesquisa cient fica .. 31 Denise Tolfo Silveira e Fernanda Peixoto C Tipos de pesquisa .. Quanto abordagem .. pesquisa qualitativa .. pesquisa quantitativa .. Quanto natureza .. pesquisa b sica .. pesquisa aplicada .. Quanto aos objetivos .. pesquisa explorat ria.

4 pesquisa descritiva .. pesquisa explicativa .. Quanto aos procedimentos .. pesquisa experimental .. pesquisa bibliogr fica .. pesquisa documental .. pesquisa de campo .. pesquisa ex-post-facto .. pesquisa de levantamento .. pesquisa com survey .. Estudo de caso .. pesquisa participante .. pesquisa -a o .. pesquisa etnogr fica .. pesquisa etnometodol Refer ncias .. 42 Unidade 3 A constru o da pesquisa .. 43 Tatiana Engel Algumas condutas que dificultam come ar, ou come ar mal, uma pesquisa .. Processo de elabora o da pesquisa cient fica .. Os tr s grandes eixos da pesquisa .. As sete etapas da pesquisa .. Primeira etapa: a quest o Inicial .. Segunda etapa: a explora o do tema .. Terceira etapa: a problem tica.

5 Quarta etapa: a constru o do modelo de an lise .. Quinta etapa: a coleta de dados .. Sexta etapa: a an lise das informa es .. S tima etapa: as conclus es .. Refer ncia .. 64 Unidade 4 Estrutura do projeto de pesquisa .. 65 Tatiana Engel Gerhardt, Ieda Cristina Alves Ramos, Deise Lisboa Riquinho e Daniel Labernarde dos Estrutura do projeto de pesquisa .. T tulo do projeto .. Introdu o .. Revis o bibliogr fica .. Procedimentos metodol gicos .. Escolher o tipo de pesquisa .. Estabelecer popula o e amostra .. Determinar as t cnicas de coleta de dados .. T cnicas de an lise de dados .. Aspectos ticos .. Bibliografia .. Cronograma .. Or amento .. Refer ncias .. 87 Unidade 5 Tecnologias de informa o e comunica o.

6 89 Denise Tolfo Silveira, Fernanda Peixoto C rdova e Andr Luis Machado Usos das Tecnologias de Informa o e Comunica o .. Ferramentas de apoio pesquisa .. Ferramentas de busca bibliogr fica em bases de dados .. Sistemas de Informa o .. tica, pl gio .. Legisla o: sites .. Refer ncias .. 93 Bibliografia de base .. 93 Bibliografia complementar .. 93 Gloss rio .. 95 Anexo A Notas para a elabora o e o desenvolvimentodo m todo de observa o .. 101 Anexo B Alguns problemas formais na reda ode textos acad micos .. 105 Anexo C Algumas dicas de estilo para a reda o t cnico-cient 111 Anexo D Pl gio eletr nico e tica .. OEsta disciplina prop e-se a tratar os princ pios fundamentais da pesquisa cien-t fica, do tema ao problema, a revis o da literatura, a classifica o das pesquisas e o planejamento da pesquisa .

7 Tamb m desenvolve conte dos referentes aos enfoques espec ficos de pesquisas quantitativas e qualitativas, s refer ncias te ricas e suas implica es para a realiza o da pesquisa , aos instrumentos e t cnicas de pesqui-sa, mostrando suas caracter sticas, possibilidades e limites. Desenvolve igualmente conte dos sobre a escolha, a adapta o, o desenvolvimento e a aplica o dos instru-mentos e t cnicas. Por fim, s o trabalhados conte dos sobre a an lise qualitativa e quantitativa dos dados e o uso das novas tecnologias de informa o e comunica objetivos gerais da disciplina s o:(1) fornecer o instrumental te rico e metodol gico para que, ao final da disciplina, o aluno tenha subs dios para compreender e explicar o que ci ncia e metodo-logia da pesquisa cient fica;(2) estabelecer rela es, diferen as e similitudes entre o conhecimento cient fico e outras modalidades de conhecimento.

8 (3) conhecer m todos e processos aplic veis pesquisa em suas diversas disciplina ser conduzida por meio da leitura de textos did ticos e cient ficos, da apresenta o de v deos, do fornecimento de uma rela o bibliogr fica comple-mentar de apoio e da pr tica dial gica em ambiente mecanismos de avalia o envolvem atividades relacionadas aos conte dos em ambiente virtual, a produ o de um trabalho final e avalia o carga hor ria semanal de 2 horas (2 cr ditos; 30 horas). 1 ASPECTOS TE RICOS E CONCEITUAIST atiana Engel Gerhardt e Aline Corr a de SouzaINTRODU OEsta unidade explora aspectos te ricos e conceituais referentes metodologia cient fica, introduzindo alguns conceitos b sicos de pesquisa . Tamb m apresenta as diferentes formas de constru o do conhecimento cient fico.

9 A constru o desta unidade foi baseada nas publica es de Fonseca (2002), Tartuce (2006) e Gil (2007).OBJETIVOSOs objetivos da Unidade 1 s o:(1) introduzir os conceitos-base sobre a metodologia cient fica e a produ o do conhecimento;(2) caracterizar os diferentes tipos de conhecimento e seus pressupostos; (3) discutir o processo de constru o do conhecimento cient CONCEITOS-BASET artuce (2006) aponta que a metodologia cient fica trata de m todo e ci ncia. M todo (do grego methodos; met'hodos significa, literalmente, caminho para chegar a um fim ) , portanto, o caminho em dire o a um objetivo; metodologia o es-tudo do m todo, ou seja, o corpo de regras e procedimentos estabelecidos para realizar uma pesquisa ; cient fica deriva de ci ncia, a qual compreende o conjunto de conhecimentos precisos e metodicamente ordenados em rela o a determinado do-m nio do saber.

10 Metodologia cient fica o estudo sistem tico e l gico dos m todos empregados nas ci ncias, seus fundamentos, sua validade e sua rela o com as teorias cient ficas. Em geral, o m todo cient fico compreende basicamente um conjunto de dados iniciais e um sistema de opera es ordenadas adequado para a formula o de conclus es, de acordo com certos objetivos atividade preponderante da metodologia a pesquisa . O conhecimento hu-mano caracteriza-se pela rela o estabelecida entre o sujeito e o objeto, podendo-se dizer que esta uma rela o de apropria o. A complexidade do objeto a ser conhe-cido determina o n vel de abrang ncia da apropria o. Assim, a apreens o simples realidade cotidiana um conhecimento popular ou emp rico, enquanto o estudo aprofundado e met dico da realidade enquadra-se no conhecimento cient fico.


Related search queries