Example: bankruptcy

NBR 14725 Ficha de informações de segurança de …

Sede:Rio de JaneiroAv. Treze de Maio, 13 - 28 andarCEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJTel.: PABX (21) 3974-2300 Fax: (21) 2240-8249/2220-6436 Endere o eletr - Associa oBrasileira deNormas T cnicasCopyright 2001,ABNT Associa o Brasileira deNormas T cnicasPrinted in Brazil/Impresso no BrasilTodos os direitos reservadosJUL 2001 NBR 14725 Ficha de informa es de seguran ade produtos qu micos - FISPQO rigem: Projeto 10 :2000 ABNT/CB-10 - Comit Brasileiro de Qu micaCE-10 - Comiss o de Estudo de Informa es sobre Seguran a, Sa dee Meio Ambiente Relacionados a Produtos Qu micosNBR 14725 - Safety data sheet for chemical productDescriptors: Safety sheet.

NBR 14725:2001 3 3.13 segurança: Ausência de riscos inaceitáveis de danos. 3.14 substância: Elemento químico ou compostos de produto químico, no estado natural ou obtidos por qualquer processo de produção, incluindo qualquer aditivo necessário para garantir a estabilidade do produto e qualquer impureza resultante

Tags:

  Ficha, Ficha de

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of NBR 14725 Ficha de informações de segurança de …

1 Sede:Rio de JaneiroAv. Treze de Maio, 13 - 28 andarCEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJTel.: PABX (21) 3974-2300 Fax: (21) 2240-8249/2220-6436 Endere o eletr - Associa oBrasileira deNormas T cnicasCopyright 2001,ABNT Associa o Brasileira deNormas T cnicasPrinted in Brazil/Impresso no BrasilTodos os direitos reservadosJUL 2001 NBR 14725 Ficha de informa es de seguran ade produtos qu micos - FISPQO rigem: Projeto 10 :2000 ABNT/CB-10 - Comit Brasileiro de Qu micaCE-10 - Comiss o de Estudo de Informa es sobre Seguran a, Sa dee Meio Ambiente Relacionados a Produtos Qu micosNBR 14725 - Safety data sheet for chemical productDescriptors: Safety sheet.

2 Safety. Chemical productEsta Norma foi baseada na ISO 11014:1994V lida a partir de : Ficha de seguran a. Seguran a. Produtoqu mico 1 p ginaEsta Errata n 1 de NOV 2002 tem por objetivo corrigir a NBR 14725 :2001 no seguinte:Na se o 2 - Refer ncias normativas - excluir a refer ncia:- Decreto 2657 de 03/07/98 - Promulga a Conven o 170 da OIT, relativa Seguran a na Utiliza o de Produtos Qu micosnoTrabalho_____Sede:Rio de JaneiroAv. Treze de Maio, 13 / 28 andarCEP 20003-900 Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro RJTel.: PABX (21) 210-3122 Fax: (21) 220-1762/220-6436 Endere o eletr Associa oBrasileira deNormas T cnicasCopyright 2001,ABNT Associa o Brasileirade Normas T cnicasPrinted in Brazil/Impresso no BrasilTodos os direitos reservadosJUL 2001 NBR 14725 Ficha de informa es de seguran ade produtos qu micos - FISPQO rigem: Projeto 10 :2000 ABNT/CB-10 - Comit Brasileiro de Qu micaCE-10 - Comiss o de Estudo de Informa es sobre Seguran a, Sa dee Meio Ambiente Relacionadas a Produtos Qu micosNBR 14725 - Safety data sheet for chemical productDescriptors: Safety sheet.

3 Safety. Chemical productEsta Norma foi baseada na ISO 11014:1994V lida a partir de : Ficha de seguran a. Seguran a. Produtoqu mico 14 p ginasSum rioPref cioIntrodu o1 Objetivo2 Refer ncias normativas3 Defini es4 Requisitos FISPQANEXOSA Instru es para a elabora o e preenchimento de uma FISPQB Modelo orientativo de FISPQPref cioA ABNT - Associa o Brasileira de Normas T cnicas - o F rum Nacional de Normaliza o. As Normas Brasileiras, cujoconte do de responsabilidade dos Comit s Brasileiros (ABNT/CB) e dos Organismos de Normaliza o Setorial(ABNT/ONS), s o elaboradas por Comiss es de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delasfazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laborat rios e outros).

4 Os Projetos de Norma Brasileira, elaborados no mbito dos ABNT/CB e ABNT/ONS, circulam para Consulta P blica entreos associados da ABNT e demais Norma cont m o anexo A, de car ter normativo, e o anexo B, de car ter oA Ficha de informa o de seguran a de produto qu mico - FISPQ - fornece informa es sobre v rios aspectos dessesprodutos qu micos (subst ncias ou preparados) quanto prote o, seguran a, sa de e ao meio ambiente. A FISPQ fornece, para esses aspectos, conhecimentos b sicos sobre os produtos qu micos, recomenda es sobre medidas deprote o e a es em situa o de emerg ncia. Em alguns pa ses, essa Ficha chamada de Material Safety Data Sheet longo desta Norma, o termo FISPQ ser FISPQ um meio de transferir informa es essenciais sobre os riscos (incluindo informa es sobre o transporte,manuseio, armazenamento e a es em emerg ncias) do fornecedor de um produto qu mico ao usu rio deste.

5 Podetamb m ser usada para transferir essas informa es para institui es, servi os e outras partes envolvidas com o produtoqu Norma estabelece condi es para criar consist ncia no fornecimento de informa es sobre quest es de seguran a,sa de e meio ambiente, relacionadas ao produto qu 14725 :20012 Para estabelecer uniformidade, certos requisitos foram definidos sobre a forma como as informa es relativas ao produtodevem ser apresentadas (por exemplo, a terminologia, a numera o e a seq ncia das se es).Esta Norma permite flexibilidade para adaptar diferentes sistemas de edi o e transmiss o de obriga es do usu rio de uma FISPQ est o al m da abrang ncia desta Norma.

6 Algumas delas est o inclu das, noentanto, para que seja feita uma diferen a clara entre as obriga es do fornecedor da FISPQ e aquelas do usu rio ObjetivoEsta Norma apresenta informa es para a elabora o e preenchimento de uma Norma define especificamente:- o modelo geral de apresenta o da FISPQ;- as 16 se es;- a numera o e seq ncia das se es;- as informa es e os subt tulos a serem preenchidos na FISPQ e as condi es de sua aplicabilidade ou utiliza Norma n o define um formato Refer ncias normativasAs normas relacionadas a seguir cont m disposi es que, ao serem citadas neste texto, constituem prescri es para estaNorma. As edi es indicadas estavam em vigor no momento desta publica o.

7 Como toda norma est sujeita a revis o,recomenda-se queles que realizam acordos com base nesta que verifiquem a conveni ncia de se usarem as edi esmais recentes das normas citadas a seguir. A ABNT possui a informa o das normas em vigor em um dado es 11/88 e 12/89 do CONMETRO - Regulamenta o Metrol gica e Quadro Geral de Unidades de MedidaDecreto 2657 de 03/07/98 - Promulga a Conven o 170 da OIT, relativa Seguran a na Utiliza o de ProdutosQu micos no Trabalho3 Defini esPara os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes defini controle de exposi o: Todos os tipos de medidas de precau o para proteger o usu rio do produto qu dano: Les o f sica e/ou preju zo sa de, ao meio ambiente ou efeito aditivo.

8 Efeito quantitativamente igual soma dos efeitos produzidos individualmente de dois ou mais agentest efeito de potencia o: Efeito que ocorre quando um agente t xico tem seu efeito aumentado por agir simulta-neamente com agente n o t efeito toxicologicamente sin rgico: Efeito quantitativamente maior que a soma dos efeitos produzidos indivi-dualmente de dois ou mais agentes t xicos. Efeito maior que o fornecedor: Parte respons vel por tornar um produto qu mico dispon vel para um usu ingrediente: Constituinte de um produto qu perigo: Fonte potencial de preparado: Mistura ou solu o composta de duas ou mais subst produto qu mico: Subst ncia ou receptor: Parte que recebe um produto qu mico de um fornecedor para uso industrial ou profissional, tal comoarmazenagem, manuseio, processamento, embalagem ou distribui risco: Probabilidade de ocorr ncia de perigos que causem danos, e grau de severidade do 14725 seguran a: Aus ncia de riscos inaceit veis de subst ncia.

9 Elemento qu mico ou compostos de produto qu mico, no estado natural ou obtidos por qualquer processode produ o, incluindo qualquer aditivo necess rio para garantir a estabilidade do produto e qualquer impureza resultantedo processo utilizado, mas excluindo qualquer solvente que possa ser separado sem afetar a estabilidade da subst nciaou alterar sua composi subt tulo: Subdivis o do t tulo padr o onde est o relacionadas as informa uso devido: Uso de um produto ou processo sob condi es ou para prop sitos de acordo com as especifica es einstru es recomendadas pelo fornecedor, incluindo informa es para fins de uso indevido razoavelmente previs vel: Uso de um produto ou processo sob condi es ou para prop sitos n oindicados pelo fornecedor, mas que pode acontecer, induzido pelo aspecto e caracter sticas do produto, combinado comou resultante de comportamento humano usu rio: O mesmo que Requisitos da Aspectos geraisUma FISPQ se aplica a um produto qu mico como um informa o contida em uma FISPQ n o confidencial.

10 Informa es confidenciais sobre os ingredientes podem serdadas de maneira diferente, uma vez que a se o 2 do anexo A seja fornecedor deve tornar dispon vel ao receptor/usu rio uma FISPQ completa, na qual est o relatadas informa esrelevantes quanto seguran a, sa de e meio ambiente. O fornecedor tem o dever de manter a FISPQ sempre atualizadae tornar dispon vel ao usu rio/receptor a edi o mais usu rio da FISPQ respons vel por agir de acordo com uma avalia o de riscos, tendo em vista as condi es de usodo produto, por tomar as medidas de precau o necess rias numa dada situa o de trabalho e por manter ostrabalhadores informados quanto aos perigos relevantes no seu local individual de usu rio da FISPQ respons vel por escolher a melhor maneira de informar os trabalhadores.


Related search queries