Example: confidence

NBR ISO 19011 Diretrizes para auditorias de sistema de ...

Sede:Rio de JaneiroAv. Treze de Maio, 13 - 28 andarCEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJTel.: PABX (21) 3974-2300 Fax: (21) 2240-8249/2220-6436 Endere o eletr - Associa oBrasileira deNormas T cnicasCopyright 2002,ABNT Associa o Brasileira deNormas T cnicasPrinted in Brazil/Impresso no BrasilTodos os direitos reservadosDiretrizes para auditorias de sistemade gest o da qualidade e/ou ambientalOrigem: Projeto 25 :2002 ABNT/CB-25 - Comit Brasileiro da QualidadeCE-25 - Comiss o de Estudo de Auditoria de sistema de Gest o daQualidadeCE-38 - Comiss o de Estudo de Auditoria Ambiental e Investiga esCorrelatasNBR ISO 19011 - Guidelines for quality and/or environmental managementsystems auditingDescriptors: Auditing. Quality management system.

Esta Norma cancela e substitui as NBR ISO 10011-1:1993, NBR ISO 10011-2:1993, NBR ISO 10011-3:1993, NBR ISO 14010:1996, NBR ISO 14011:1996 e NBR ISO 14012:1996 Esta Norma é equivalente à ISO 19011:2002 Incorpora Errata nº 1 de FEV 2003 Válida a partir de 29.12.2002 Palavras-chave: Auditoria. Sistema de gestão da qualidade. Sistema de ...

Tags:

  Nbr iso

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of NBR ISO 19011 Diretrizes para auditorias de sistema de ...

1 Sede:Rio de JaneiroAv. Treze de Maio, 13 - 28 andarCEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJTel.: PABX (21) 3974-2300 Fax: (21) 2240-8249/2220-6436 Endere o eletr - Associa oBrasileira deNormas T cnicasCopyright 2002,ABNT Associa o Brasileira deNormas T cnicasPrinted in Brazil/Impresso no BrasilTodos os direitos reservadosDiretrizes para auditorias de sistemade gest o da qualidade e/ou ambientalOrigem: Projeto 25 :2002 ABNT/CB-25 - Comit Brasileiro da QualidadeCE-25 - Comiss o de Estudo de Auditoria de sistema de Gest o daQualidadeCE-38 - Comiss o de Estudo de Auditoria Ambiental e Investiga esCorrelatasNBR ISO 19011 - Guidelines for quality and/or environmental managementsystems auditingDescriptors: Auditing. Quality management system.

2 Environmentalmanagement systemEsta Norma cancela e substitui as nbr iso 10011-1:1993, nbr iso 10011-2:1993, nbr iso 10011-3:1993, nbr iso 14010:1996, nbr iso 14011:1996 e nbr iso 14012:1996 Esta Norma equivalente ISO 19011 :2002 Incorpora Errata n 1 de FEV 2003V lida a partir de : Auditoria. sistema de gest o da de gest o ambiental25 p ginasSum rioPref cioIntrodu o1 Objetivo e campo de aplica o2 Refer ncias normativas3 Termos e defini es4 Princ pios de auditoria5 Gerenciando um programa de auditoria6 Atividades de auditoria7 Compet ncia e avalia o de auditoresPref cioA ABNT - Associa o Brasileira de Normas T cnicas - o F rum Nacional de Normaliza o. As Normas Brasileiras, cujoconte do de responsabilidade dos Comit s Brasileiros (ABNT/CB) e dos Organismos de Normaliza o Setorial(ABNT/ONS), s o elaboradas por Comiss es de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delasfazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laborat rios e outros).

3 Os Projetos de Norma Brasileira, elaborados no mbito dos ABNT/CB e ABNT/ONS, circulam para Consulta P blica entreos associados da ABNT e demais oAs s ries de Normas nbr iso 9000 e nbr iso 14000 enfatizam a import ncia de auditorias como uma ferramenta degest o para monitorar e verificar a efic cia da implementa o da pol tica da qualidade e/ou ambiental de umaorganiza o. auditorias tamb m s o uma parte essencial das atividades de avalia o da conformidade, tais comocertifica o/registro externo e avalia o e acompanhamento da cadeia de Norma fornece orienta o sobre a gest o de programas de auditoria, sobre a realiza o de auditorias internas ouexternas de sistemas de gest o da qualidade e/ou ambiental, assim como sobre a compet ncia e a avalia o deauditores.

4 Inten o que esta Norma se aplique a um grande n mero de usu rios potenciais, incluindo auditores,organiza es que implementam sistemas de gest o da qualidade e/ou ambiental, organiza es que precisam realizarauditorias de sistemas de gest o da qualidade e/ou ambiental por raz es contratuais e organiza es envolvidas emcertifica o ou treinamento de auditor, em certifica o/registro de sistemas de gest o, em credenciamento ou empadroniza o na rea de avalia o da 2002 nbr iso 19011 nbr iso 19011 :20022 Pretende-se que a orienta o desta Norma seja flex vel. Como indicado em v rios pontos do texto, o uso destas diretrizespode diferir de acordo com o tamanho, natureza e complexidade das organiza es a serem auditadas, como tamb m comos objetivos e escopos das auditorias a serem executadas.

5 Ao longo desta Norma, orienta o adicional ou exemplos emt picos espec ficos s o fornecidos na forma de ajuda pr tica em caixa de texto. Em alguns casos a inten o da ajudapr tica em caixa de texto dar apoio na utiliza o desta Norma em pequenas organiza se o 4 descreve os princ pios da auditoria. Estes princ pios ajudam o usu rio a entender a natureza essencial daauditoria e s o uma introdu o necess ria para as se es 5, 6 e se o 5 fornece orienta o para a gest o dos programas de auditoria e cobre pontos tais como designa o deresponsabilidade pela gest o de programas de auditoria, estabelecimento dos objetivos do programa de auditoria,coordena o de atividades de auditoria e disponibiliza o de recursos suficientes para a equipe de se o 6 fornece orienta o sobre a realiza o das auditorias de sistemas de gest o da qualidade e/ou ambiental.

6 Incluindo a sele o de equipes de se o 7 fornece orienta o sobre a compet ncia necess ria a um auditor e descreve um processo para sistemas de gest o da qualidade e ambiental s o implementados conjuntamente, fica a crit rio do usu rio destaNorma se as auditorias do sistema de gest o da qualidade e do sistema de gest o ambiental ser o realizadasseparadamente ou em esta Norma seja aplic vel auditorias de sistemas de gest o da qualidade e/ou ambiental, o usu rio podeconsiderar a adapta o ou extens o da orienta o aqui fornecida para aplica o em outros tipos de auditorias , incluindoauditorias em outros sistemas de gest Norma fornece somente orienta o, embora os usu rios possam aplic -la no desenvolvimento de seus pr priosrequisitos relativos a , qualquer outro indiv duo ou organiza o com interesse em monitorar a conformidade com requisitos, taiscomo especifica es de produto ou leis e regulamentos, pode achar til a orienta o desta Objetivo e campo de aplica oEsta Norma fornece orienta o sobre os princ pios de auditoria, gest o de programas de auditoria, realiza o deauditorias de sistema de gest o da qualidade e auditorias de sistema de gest o ambiental, como tamb m orienta osobre a compet ncia de auditores de sistemas de gest o da qualidade e ambiental.

7 Aplic vel a todas as organiza es que necessitam realizar auditorias internas ou externas de sistemas de gest o daqualidade e/ou ambiental ou gerenciar um programa de aplica o desta Norma para outros tipos de auditorias poss vel, em princ pio, contanto que, em tais casos, seja dadaconsidera o especial identifica o da compet ncia necess ria aos membros da equipe da Refer ncias normativasOs documentos normativos relacionados a seguir cont m disposi es que, ao serem citadas neste texto, constituemprescri es desta Norma. Para refer ncias datadas, quaisquer emendas ou revis es subseq entes destas publica esn o se aplicam. Por m, as partes em acordos baseados nesta Norma s o encorajadas a verificar a possibilidade de seusarem as edi es mais recentes dos documentos normativos citados a seguir.

8 Para refer ncias n o datadas, aplicam-seas edi es mais recentes dos documentos normativos referidos. A ABNT possui a informa o das normas em vigor emum dado ISO 9000:2000, Sistemas de gest o da qualidade - Fundamentos e vocabul rioISO 14050:1998, Environmental management - Vocabulary3 Termos e defini esPara os efeitos desta Norma, aplicam-se os termos e defini es das nbr iso 9000 e ISO 14050, a menos que sejamsubstitu dos pelos termos e defini es dados a termo em uma defini o ou nota que esteja definido em algum lugar nesta se o est indicado em negrito, seguido dasua numera o entre par nteses. Tal termo em negrito pode ser substitu do na defini o por sua defini o sistem tico, documentado e independente para obter evid ncias de auditoria ( ) e avali -las objetivamentepara determinar a extens o na qual os crit rios da auditoria ( ) s o atendidosNOTA 1 auditorias internas, algumas vezes chamadas de auditorias de primeira parte, s o conduzidas pela pr pria organiza o, ou emseu nome, para an lise cr tica pela dire o e outros prop sitos internos, e podem formar a base para uma autodeclara o deconformidade da organiza o.

9 Em muitos casos, particularmente em pequenas organiza es, a independ ncia pode ser demonstradapela liberdade de responsabilidades pela atividade sendo ISO 19011 :20023 NOTA 2 auditorias externas incluem aquelas auditorias geralmente chamadas de auditorias de segunda e de terceira partes. Auditoriasde segunda parte s o realizadas por partes que t m um interesse na organiza o, tais como clientes, ou por outras pessoas em seunome. auditorias de terceira parte s o realizadas por organiza es externas de auditoria independente, tais como organiza es queprov em certificados ou registros de conformidade com os requisitos da nbr iso 9001 ou nbr iso 3 Quando sistemas de gest o da qualidade e ambiental s o auditados juntos, isto chamado de auditoria 4 Quando duas ou mais organiza es de auditoria cooperam para auditar um nico auditado ( ), isto chamado de rio de auditoriaconjunto de pol ticas, procedimentos ou requisitosNOTA - Crit rios de auditoria s o usados como uma refer ncia contra a qual a evid ncia de auditoria ( ) ncia de auditoriaregistros, apresenta o de fatos ou outras informa es, pertinentes aos crit rios de auditoria ( )

10 E verific veisNOTA - Evid ncia de auditoria pode ser qualitativa ou es de auditoriaresultados da avalia o da evid ncia de auditoria ( ) coletada, comparada com os crit rios de auditoria ( )NOTA - Constata es de auditoria podem indicar tanto conformidade quanto n o-conformidade com o crit rio de auditoria ouoportunidades para o de auditoriaresultado de uma auditoria ( ), apresentado pela equipe de auditoria ( ) ap s levar em considera o os objetivosda auditoria e todas as constata es de auditoria ( ) de auditoriaorganiza o ou pessoa que solicitou uma auditoria ( )NOTA - O cliente de auditoria pode ser o auditado ( ) ou qualquer outra organiza o que tem o direito regulamentar ou contratual parasolicitar uma o que est sendo com a compet ncia ( ) para realizar uma auditoria ( ) de auditoriaum ou mais auditores ( ) que realizam uma auditoria ( ), apoiados, se necess rio, por especialistas ( )NOTA 1 Um auditor na equipe de auditoria indicado como o l der da equipe de 2 A equipe de auditoria pode incluir auditores em que fornece conhecimento ou experi ncia espec ficos para a equipe de auditoria ( )NOTA 1 Conhecimento espec fico ou experi ncia aquele que diz respeito organiza o, processo ou atividade a ser auditada, ouidioma ou 2 Um especialista n o atua como um auditor ( )


Related search queries