Example: biology

NOES DE INFORMÁTICA - Nova Concursos

NO ES DE INFORM TICA1. Componentes de um computador: hardware e software..012. Arquitetura b sica de computadores: unidade central, mem ria: tipos e tamanhos..013. Perif ricos: impressoras, drivers de disco fixo, pendrive, discos opticos..014. MS Windows 10 BR: Uso do teclado, uso do mouse, janelas e seus bot es, diret rios e arquivos, uso do Windows Ex-plorer: tipos de arquivos, localiza o, cria o, c pia e remo o de arquivos, c pias de arquivos para outros dispositivos e c pias de seguran a, uso da lixeira para remover e recuperar arquivos, uso da ajuda do Windows..235. MS Office 2016 BR (Word, Excel, Powerpoint, Outlook): conceitos, caracter sticas, funcionalidades, cones, atalhos de teclado, uso dos recursos..331NO ES DE INFORM TICA1. COMPONENTES DE UM COMPUTADOR: HARDWARE E SOFTWARE. 2. ARQUITETURA B SICA DE COMPUTADORES: UNIDADE CENTRAL, MEM RIA: TIPOS E TAMANHOS. 3. PERIF RICOS: IMPRESSORAS, DRIVERS DE DISCO FIXO, PENDRIVE, DISCOS OPTICOS. HIST RICO Os primeiros computadores constru dos pelo homem foram idealizados como m quinas para processar n meros (o que conhecemos hoje como calculadoras), por m, tudo era feito fisicamente.

de alimentação permanente. As BIOS mais conhecidas são: AMI, Award e Phoenix. 50% dos micros utilizam BIOS AMI. • Memória CMOS CMOS (Complementary Metal-Oxide Semicondutor) é uma memória formada por circuitos integrados de bai-xíssimo consumo de energia, onde ficam armazenadas as informações do sistema (setup), acessados no momento ...

Tags:

  Laminate, 227 o

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of NOES DE INFORMÁTICA - Nova Concursos

1 NO ES DE INFORM TICA1. Componentes de um computador: hardware e software..012. Arquitetura b sica de computadores: unidade central, mem ria: tipos e tamanhos..013. Perif ricos: impressoras, drivers de disco fixo, pendrive, discos opticos..014. MS Windows 10 BR: Uso do teclado, uso do mouse, janelas e seus bot es, diret rios e arquivos, uso do Windows Ex-plorer: tipos de arquivos, localiza o, cria o, c pia e remo o de arquivos, c pias de arquivos para outros dispositivos e c pias de seguran a, uso da lixeira para remover e recuperar arquivos, uso da ajuda do Windows..235. MS Office 2016 BR (Word, Excel, Powerpoint, Outlook): conceitos, caracter sticas, funcionalidades, cones, atalhos de teclado, uso dos recursos..331NO ES DE INFORM TICA1. COMPONENTES DE UM COMPUTADOR: HARDWARE E SOFTWARE. 2. ARQUITETURA B SICA DE COMPUTADORES: UNIDADE CENTRAL, MEM RIA: TIPOS E TAMANHOS. 3. PERIF RICOS: IMPRESSORAS, DRIVERS DE DISCO FIXO, PENDRIVE, DISCOS OPTICOS. HIST RICO Os primeiros computadores constru dos pelo homem foram idealizados como m quinas para processar n meros (o que conhecemos hoje como calculadoras), por m, tudo era feito fisicamente.

2 Existia ainda um problema, porque as m quinas pro-cessavam os n meros, faziam opera es aritm ticas, mas depois n o sabiam o que fazer com o resultado, ou seja, eram simplesmente m quinas de calcular, n o recebiam instru es diferentes e nem possu am uma mem ria. At ent o, os computadores eram utilizados para pouqu ssi-mas fun es, como calcular impostos e outras opera es. Os computadores de uso mais abrangente apareceram logo depois da Segunda Guerra Mundial. Os EUA desen-volveram secretamente, durante o per odo o primei-ro grande computador que calculava trajet rias bal sticas. A partir da , o computador come ou a evoluir num ritmo cada vez mais acelerado, at chegar aos dias de hoje. C digo Bin rio, Bit e Byte O sistema bin rio (ou c digo bin rio) uma repre-senta o num rica na qual qualquer unidade pode ser demonstrada usando-se apenas dois d gitos: 0 e 1. Esta a nica linguagem que os computadores entendem. Cada um dos d gitos utilizados no sistema bin rio chamado de Binary Digit (Bit), em portugu s, d gito bin rio e representa a menor unidade de informa o do computadores geralmente operam com grupos de bits.

3 Um grupo de oito bits denominado Byte. Este pode ser usado na representa o de caracteres, como uma letra (A-Z), um n mero (0-9) ou outro s mbolo qualquer (#, %, *,?, @), entre outros. Assim como podemos medir dist ncias, quilos, tama-nhos etc., tamb m podemos medir o tamanho das infor-ma es e a velocidade de processamento dos computa-dores. A medida padr o utilizada o byte e seus m ltiplos, conforme demonstramos na tabela abaixo:MAINFRAMESOs computadores podem ser classificados pelo porte. Basicamente, existem os de grande porte mainframes e os de pequeno porte microcomputadores sen-do estes ltimos divididos em duas categorias: desktops ou torres e port teis (notebooks, laptops, handhelds e smar-tphones). Conceitualmente, todos eles realizam fun es internas id nticas, mas em escalas diferentes. Os mainframes se destacam por ter alto poder de pro-cessamento, muita capacidade de mem ria e por controlar atividades com grande volume de dados. Seu custo bas-tante elevado.

4 S o encontrados, geralmente, em bancos, grandes empresas e centros de pesquisa. CLASSIFICA O DOS COMPUTADORES A classifica o de um computador pode ser feita de diversas maneiras. Podem ser avaliados: Capacidade de processamento; Velocidade de processamento; Capacidade de armazenamento das informa es; Sofistica o do software dispon vel e compatibi-lidade; Tamanho da mem ria e tipo de CPU (Central Pro-cessing Uni), Unidade Central de Processamento. TIPOS DE MICROCOMPUTADORES Os microcomputadores atendem a uma infinidade de aplica es. S o divididos em duas plataformas: PC (compu-tadores pessoais) e Macintosh (Apple). Os dois padr es t m diversos modelos, configura es e opcionais. Al m disso, podemos dividir os microcompu-tadores em desktops, que s o os computadores de mesa, com uma torre, teclado, mouse e monitor e port teis, que podem ser levados a qualquer lugar. 2NO ES DE INFORM TICADESKTOPS S o os computadores mais comuns. Geralmente dis-p em de teclado, mouse, monitor e gabinete separados fisicamente e n o s o movidos de lugar frequentemente, uma vez que t m todos os componentes ligados por cabos.

5 S o compostos por: Monitor (v deo) Teclado Mouse Gabinete: Placa-m e, CPU (processador), mem -rias, drives, disco r gido (HD), modem, portas USB TEIS Os computadores port teis possuem todas as partes integradas num s conjunto. Mouse, teclado, monitor e gabinete em uma nica pe a. Os computadores port teis come aram a aparecer no in cio dos anos 80, nos Estados Unidos e hoje podem ser encontrados nos mais diferen-tes formatos e tamanhos, destinados a diferentes tipos de opera es. LAPTOPS Tamb m chamados de notebooks, s o computadores port teis, leves e produzidos para serem transportados fa-cilmente. Os laptops possuem tela, geralmente de Liquid Crystal Display (LCD), teclado, mouse (touchpad), disco r gido, drive de CD/DVD e portas de conex o. Seu nome vem da jun o das palavras em ingl s lap (colo) e top (em cima), significando computador que cabe no colo de qual-quer pessoa . NETBOOKS S o computadores port teis muito parecidos com o notebook, por m, em tamanho reduzido, mais leves, mais baratos e n o possuem drives de CD/ DVD.

6 PDA a abrevia o do ingl s Personal Digital Assistant e tamb m s o conhecidos como palmtops. S o computado-res pequenos e, geralmente, n o possuem teclado. Para a entrada de dados, sua tela sens vel ao toque. um assis-tente pessoal com boa quantidade de mem ria e diversos programas para uso espec o telefones celulares de ltima gera o. Possuem alta capacidade de processamento, grande potencial de armazenamento, acesso Internet, reproduzem m sicas, v deos e t m outras de Processamento de DadosQuando falamos em Processamento de Dados trata-mos de uma grande variedade de atividades que ocorre tanto nas organiza es industriais e comerciais, quanto na vida di ria de cada um de n tentarmos definir o que seja processamento de dados temos de ver o que existe em comum em todas es-tas atividades. Ao analisarmos, podemos perceber que em todas elas s o dadas certas informa es iniciais, as quais chamamos de que estes dados foram sujeitos a certas transforma- es, com as quais foram obtidas as informa processamento de dados sempre envolve tr s fases essenciais: Entrada de Dados, Processamento e Sa da da Informa que um sistema de processamento de dados fun-cione ao contento, faz-se necess rio que tr s elementos funcionem em perfeita harmonia, s o eles:HardwareHardware toda a parte f sica que comp e o sistema de processamento de dados: equipamentos e suprimentos tais como: CPU, disquetes, formul rios, toda a parte l gica do sistema de processamento de dados.

7 Desde os dados que armazenamos no hardware, at os programas que os a parte humana do sistema: usu rios (aqueles que usam a inform tica como um meio para a sua ativi-dade fim), programadores e analistas de sistemas (aqueles que usam a inform tica como uma atividade fim).Embora n o pare a, a parte mais complexa de um sis-tema de processamento de dados , sem d vida o People-ware, pois por mais moderna que sejam os equipamentos, por mais fartos que sejam os suprimentos, e por mais inte-ligente que se apresente o software, de nada adiantar se as pessoas (peopleware) n o estiverem devidamente trei-nadas a fazer e usar a inform alto e acelerado crescimento tecnol gico vem apri-morando o hardware, seguido de perto pelo software. Equipamentos que cabem na palma da m o, softwares que transformam fantasia em realidade virtual n o s o mais novidades. Entretanto ainda temos em nossas empresas pessoas que sequer tocaram algum dia em um teclado de nas mais arrojadas organiza es, o relaciona-mento entre as pessoas dificulta o tr mite e consequente processamento da informa o, sucateando e subutilizando equipamentos e softwares.

8 Isto pode ser vislumbrado, so-bretudo nas institui es p ES DE INFORM TICAPOR DENTRO DO GABINETEI dentificaremos as partes internas do computador, lo-calizadas no gabinete ou torre: Motherboard (placa-m e) Processador Mem rias Fonte de Energia Cabos Drivers Portas de Entrada/Sa daMOTHERBOARD (PLACA-M E) uma das partes mais importantes do computador. A motherboard uma placa de circuitos integrados que ser-ve de suporte para todas as partes do , tudo fica conectado placa-m e de al-guma maneira, seja por cabos ou por meio de placa m e desenvolvida para atender s caracte-r sticas especificas de fam lias de processadores, incluin-do at a possibilidade de uso de processadores ainda n o lan ados, mas que apresentem as mesmas caracter sticas previstas na placa m e determinante quanto aos componentes que podem ser utilizados no micro e sobre as possibilida-des de upgrade, influenciando diretamente na performan-ce do componentes integram a placa-m e, como: ChipsetDenomina-se chipset os circuitos de apoio ao micro-computador que gerenciam praticamente todo o funciona-mento da placa-m e (controle de mem ria cache, DRAM, controle do buffer de dados, interface com a CPU, etc.)

9 O chipset composto internamente de v rios outros pequenos chips, um para cada fun o que ele executa. H um chip controlador das interfaces IDE, outro controlador das mem rias, etc. Existem diversos modelos de chipsets, cada um com recursos bem diferentes. Devido complexidade das motherboards, da sofisti-ca o dos sistemas operacionais e do crescente aumento do clock, o chipset o conjunto de CIs (circuitos integra-dos) mais importante do microcomputador. Fazendo uma analogia com uma orquestra, enquanto o processador o maestro, o chipset seria o resto! BIOSO BIOS (Basic Input Output System), ou sistema b sico de entrada e sa da, a primeira camada de software do micro, um pequeno programa que tem a fun o de iniciar o microcomputador. Durante o processo de inicializa o, o BIOS o respons vel pelo reconhecimento dos componen-tes de hardware instalados, dar o boot, e prover informa- es b sicas para o funcionamento do BIOS a camada (vide diagrama ) que viabiliza a utiliza o de Sistemas Operacionais diferentes (Linux, Unix, Hurd, BSD, Windows, etc.)

10 No microcomputador. no BIOS que est o descritos os elementos necess rios para operacio-nalizar o Hardware, possibilitando aos diversos acesso aos recursos independe de suas caracter sticas espec BIOS gravado em um chip de mem ria do tipo EPROM (Erased Programmable Read Only Memory). um tipo de mem ria n o vol til , isto , desligando o com-putador n o h a perda das informa es (programas) nela contida. O BIOS contem 2 programas: POST (Power On Self Test) e SETUP para teste do sistema e configura o dos par metros de inicializa o, respectivamente, e de fun es b sicas para manipula o do hardware utilizadas pelo Sis-tema inicializamos o sistema, um programa chama-do POST conta a mem ria dispon vel, identifica dispositi-vos plug-and-play e realiza uma checagem geral dos com-ponentes instalados, verificando se existe algo de errado com algum componente. Ap s o t rmino desses testes, emitido um relat rio com v rias informa es sobre o har-dware instalado no micro.


Related search queries