Example: barber

NORMA& BRASILEIRA& ABNT& NBR16280&

NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 16280 PRIMEIRA EDI O 18/03/2014 V LIDA A PARTIR DE 18/04/2014 reforma em edifica es - Sistema de gest o de reformas - Requisitos reforma em edifica es - Sistema de gest o de reformas - Requisitos ABNT NBR :2014 2 Pref cio Introdu o 1 Escopo 2 Refer ncias 3 Termos e 4 Requisitos para a gest o da reforma - Organiza o de diretrizes 5 Requisitos para realiza o de reformas em edifica es Requisitos gerais reas privativas reas comuns 6 Incumb ncias ou encargos Respons veis legais da edifica o Antes do in cio da obra de reforma Durante as obras de reforma Ap s as obras de reforma Propriet rio de unidade aut noma, quando edifica o em condom

Reforma(emedificações(/(Sistema(de(gestão(de(reformas(/(Requisitos( ABNT(NBR(16.280:2014( 2(Prefácio&& Introdução& (1( Escopo(2( Referências

Tags:

  Reforma

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of NORMA& BRASILEIRA& ABNT& NBR16280&

1 NORMA BRASILEIRA ABNT NBR 16280 PRIMEIRA EDI O 18/03/2014 V LIDA A PARTIR DE 18/04/2014 reforma em edifica es - Sistema de gest o de reformas - Requisitos reforma em edifica es - Sistema de gest o de reformas - Requisitos ABNT NBR :2014 2 Pref cio Introdu o 1 Escopo 2 Refer ncias 3 Termos e 4 Requisitos para a gest o da reforma - Organiza o de diretrizes 5 Requisitos para realiza o de reformas em edifica es Requisitos gerais reas privativas reas comuns 6 Incumb ncias ou encargos Respons veis legais da edifica o Antes do in cio da obra de reforma Durante as obras de reforma Ap s as obras de reforma Propriet rio de unidade aut noma.

2 Quando edifica o em condom nio Antes do in cio da obra de reforma Durante as obras de reforma Ap s as obras de reforma 7 Requisitos para a documenta o das obras de Arquivo Registros Bibliografia Anexos Anexo A (informativo) Modelo orientativo para realiza o de obras de reforma em edifica es (ver Tabela ) Anexo B (informativo) Modelo de fluxo de gest o de obra de reformas de edifica es Tabela Tabela - Modelo com exemplos n o restritivas para os sistemas das edifica es Pref cio A Associa o Brasileira de Normas T cnicas (ABNT) o Foro Nacional de Normaliza o.

3 As Normas Brasileiras, cujo conte do de responsabilidade dos Comit s Brasileiros (ABNT/CB), dos Organismos de Normaliza o Setorial (ABNT/ONS) e das Comiss es de Estudo Especiais (ABNT/CEE), s o elaboradas por Comiss es de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laborat rios e outros). Os Documentos T cnicos ABNT s o elaborados conforme as regras da Diretiva ABNT, Parte 2. A Associa o Brasileira de Normas T cnicas (ABNT) chama aten o para a possibilidade de que alguns dos elementos deste documento podem ser objeto de direito de patente.

4 A ABNT n o deve ser considerada respons vel pela identifica o de quaisquer direitos de patentes. reforma em edifica es - Sistema de gest o de reformas - Requisitos ABNT NBR :2014 3 A ABNT NBR 16280 foi elaborada no Comit Brasileiro de Constru o Civil (ABNT/CB- 02), pela Comiss o de Estudo de Reformas em Edifica es (CE- O2 ). O Projeto circulou em Consulta Nacional conforme Edital n 10, de 10/10/2013 a 08/12/2013, com o n mero de Projeto 02 001. Introdu o O tema reforma de edifica es assume relev ncia na sociedade medida que, com a exist ncia de demanda, do crescimento das cidades e urbaniza o de novas regi es.

5 Passa a ser atividade a ser disciplinada na sua forma de gest o. O envelhecimento das obras constru das imp e determinados processos, por seguran a, perda de fun o ou qualidade que devem ser conduzidas com base em requisitos bem definidos. Mudan as econ micas e culturais trazem necessidades que podem levar a processos de altera o das constru es. Contudo, estas transforma es devem preservar a seguran a das edifica es, seus usu rios e o entorno por ela impactados. Obviamente, em toda atividade existe a presen a do elemento risco" que, nas an lises de gest o, deve ser tratado adequadamente.

6 As edifica es cumprem fun es de servi o definidas em projeto. Contudo, ao longo do tempo de servi o, existir o necessidades de ajustes, adequa es a novas demandas e at mesmo recupera o de suas propriedades t cnicas. O valor agregado s edifica es, seja econ mico ou social, normalmente evidenciado por caracter sticas que sustentam as atividades humanas de forma estruturada, passando por gera es e fazendo hist ria. reforma em edifica es - Sistema de gest o de reformas - Requisitos 1 Escopo Esta Norma estabelece os requisitos para os sistemas de gest o de controle de processos, projetos, execu o e seguran a, incluindo meios principalmente para: a) preven es de perda de desempenho decorrente das a es de interven o gerais ou pontuais nos sistemas, elementos ou componentes da edifica o; b) planejamento, projetos e an lises t cnicas de implica es da reforma na edifica o.

7 C) altera o das caracter sticas originais da edifica o ou de suas fun es; d) descri o das caracter sticas da execu o das obras de reforma ; e) seguran a da edifica o, do entorno e de seus usu rios; f) registro documental da situa o da edifica o, antes da reforma , dos procedimentos utilizados e do p s- obra de reforma ; g) supervis o t cnica dos processos e das obras. Esta Norma se aplica, exclusivamente, s reformas de edifica es. reforma em edifica es - Sistema de gest o de reformas - Requisitos ABNT NBR :2014 4 2 Refer ncias normativas Os documentos relacionados a seguir s o indispens veis aplica o deste documento.

8 Para refer ncias datadas, aplicam- se somente as edi es citadas. Para refer ncias n o datadas, aplicam- se as edi es mais recentes do referido documento (incluindo emendas). ABNT NBR 5671, Participa o dos intervenientes em servi os e obras de engenharia e arquitetura ABNT NBR 5674, Manuten o de edifica es - Requisitos para o sistema de gest o de manuten o ABNT NBR 9077, sa das de emerg ncias em edifica es ABNT NBR 12721, Avalia o de custos unit rios de constru o para incorpora o imobili ria e outras disposi es para condom nios edif cios - Procedimento ABNT NBR 14037, Diretrizes para elabora o de manuais de uso.

9 Opera o e manuten o das edifica es - Requisitos para elabora o e apresenta o dos conte dos ABNT NBR 15575 (todas as partes), Edifica es habitacionais - Desempenho 3 Termos e defini es Para os efeitos deste documento, aplicam- se os termos e defini es das ABNT NBR 14037, ABNT NBR 12721, ABNT NBR 15575, ABNT NBR 5671 e ABNT NBR 5674, e os seguintes. conserva o conjunto de opera es que visa reparar, preservar ou manter em bom estado a edifica o existente edifica o produto constitu do de um conjunto de sistemas, elementos e componentes estabelecidos e integrados em conformidade com os princ pios e t cnicas da engenharia e da arquitetura empresa capacitada organiza o ou pessoa que tenha recebido capacita o, orienta o e responsabilidade de profissional habilitado e que trabalhe sob responsabilidade de profissional habilitado.

10 Conforme ABNT NBR 5674 empresa especializada organiza o ou profissional liberal que exer a fun o na qual s o exigidas qualifica o e compet ncia t cnica espec ficas, conforme ABNT NBR 5674 reforma de edifica o reforma em edifica es - Sistema de gest o de reformas - Requisitos ABNT NBR :2014 5 altera o nas condi es da edifica o existente com ou sem mudan a de fun o, visando recuperar, melhorar ou ampliar suas condi es de habitabilidade, uso ou seguran a, e que n o seja manuten o 4 Requisitos para a gest o da reforma - Organiza o de diretrizes Os servi os de reforma devem atender a um plano formal de diretrizes, que contemple: a) preserva o dos sistemas de seguran a existentes na edifica o.


Related search queries