Example: marketing

O conceito de Empatia sob a perspectiva da Psicologia ...

O conceito de Empatia sob a perspectiva da Psicologia Contempor nea 1 O conceito de Empatia sob a perspectiva da Psicologia Contempor nea Natasha Cristina de Oliveira e Simone Bandeira Artur Vandr Pitanga Centro Universit rio de An polis - UniEvang lica O trabalho foi realizado como requisito parcial obten o do t tulo de gradua o em Psicologia pelo Centro Universit rio de An polis UniEvang lica. Nossos agradecimentos s o, primeiramente Deus, nossas fam lias, professores e nosso orientador Prof. Dr.

O trabalho foi realizado como requisito parcial à obtenção do título de graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Anápolis – UniEvangélica. Nossos agradecimentos são, primeiramente à Deus, à nossas famílias, professores e nosso orientador Prof. Dr.

Tags:

  Trabalho, Psicologia

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of O conceito de Empatia sob a perspectiva da Psicologia ...

1 O conceito de Empatia sob a perspectiva da Psicologia Contempor nea 1 O conceito de Empatia sob a perspectiva da Psicologia Contempor nea Natasha Cristina de Oliveira e Simone Bandeira Artur Vandr Pitanga Centro Universit rio de An polis - UniEvang lica O trabalho foi realizado como requisito parcial obten o do t tulo de gradua o em Psicologia pelo Centro Universit rio de An polis UniEvang lica. Nossos agradecimentos s o, primeiramente Deus, nossas fam lias, professores e nosso orientador Prof. Dr.

2 Artur Vandr Pitanga. Realizou-se an lise conceitual sobre o que Empatia e seu impacto na rela o terap utica. O conceito de Empatia sob a perspectiva da Psicologia Contempor nea 2 Resumo Etimologicamente, Empatia tem sua origem na Gr cia antiga trazendo a ideia de ser afetado por algo. Atrav s da evolu o sociocultural, o termo tamb m se desenvolveu. O presente trabalho alicer ou-se na rela o do termo e sua aplicabilidade dentro da rela o terap utica anal tico-comportamental. Os objetivos foram entender a etimologia do conceito sob diferentes perspectivas culturais, e tamb m sob as tr s principais bases epistemol gicas da Psicologia , humanista, psicanal tica e behaviorista.

3 A pesquisa bibliogr fica se pautou no m todo qualitativo realizado atrav s da an lise conceitual do termo Empatia . Utilizou-se estudos publicados nos ltimos 11 anos, em l ngua portuguesa e inglesa, em peri dicos eletr nicos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Disserta es (BDTD), Scielo, Revista Eletr nica dos Psic logos e livros de literatura brasileira. Percebeu-se que indiv duos, em que a Empatia foi estabelecida, submetidos rela o terap utica anal tico-comportamental tem maior probabilidade de ganhos significativos individuais e sociais, devido ao processo de generaliza o, do que indiv duos que n o conseguem estabelecer o processo emp tico.

4 Entretanto, embora desde 2012 pesquisas sobre a tem tica tenham se intensificado, as mesmas sob a gide anal tico-comportamental ainda se encontram discretas. Conclui-se ent o, ser a Empatia premissa para a rela o terap utica eficaz promovendo a preven o e tratamento da sa de mental de indiv duos que se submetem rela o terap utica anal tica-comportamental. Ademais, necess rio maiores pesquisas cient ficas sobre a tem tica para contribui o comunidade cient fica e promo o de ganhos popula o brasileira. Palavras Chave: Empatia , Psicologia , humanismo, psican lise, behaviorismo O conceito de Empatia sob a perspectiva da Psicologia Contempor nea 3 O conceito de Empatia sob a perspectiva da Psicologia Contempor nea O tema Empatia aparece atualmente na cultura a partir de palestras, v deos de divulga o popular acess veis, livros e conversas cotidianas e, recentemente, passou a ser interesse de reas da Psicologia .

5 A ideia entender o conceito de aceita o da imperfei o e vulnerabilidade do ser humano, pois assim o indiv duo ter condi es de conseguir se colocar no lugar de outro indiv duo e se sentir o mais pr ximo poss vel de sua realidade (Brown, 2012). A palavra Empatia tem origem grega, empatheia, que significa paix o ou ser muito afetado por algo. Esse conceito tamb m apresentado atrav s do termo alem o Einf hlung que tem sua significa o acerca do processo de imita o interna, que ocorre a partir da aprecia o de objetos de arte, Empatia por objetos inanimados (Sampaio, Camino & Roazzi, 2009). No universo das psicoterapias, a Empatia compreendida sob diferentes orienta es cl nicas.

6 A efic cia do tratamento observada quando a Empatia manifesta pelo terapeuta, haja vista que, se a Empatia n o ocorrer, haver , provavelmente, preju zos no v nculo terap utico, impedindo que o progresso aconte a, podendo ser at nocivo, sobre a vida individual e social do cliente (Formiga, 2012). Compreender o conceito de Empatia pode oferecer ao psic logo uma tomada de perspectiva que implica, al m da disposi o de ouvir, perceber componentes verbais e n o verbais que facilitem o compartilhamento de experi ncias. Esse entendimento permite ao profissional perceber que h uma classe de respostas cuja fun o est relacionada manuten o da rela o entre terapeuta e paciente, com base na compreens o e na express o de sentimentos na rela o terap utica (Zaclis, 2016).

7 Entender como a Empatia compreendida dentro da rela o terapeuta e paciente o alicerce tem tico deste trabalho . Os objetivos, para al m da compreens o na rela o terap utica, apresentar a Empatia , conceitualmente, nas perspectivas humanista e psicanal tica, al m do mais, buscar entender como o termo aplicado no setting, bem como observar se h benef cios terap uticos para o indiv duo em contato com o profissional que promove Empatia em seu trabalho cl nico. A presente pesquisa de conclus o de curso tem relev ncia para a comunidade acad mica e profissional, por contribuir para forma o em Psicologia , possibilitar reflex es sobre o que permeia a rela o terapeuta paciente e compreender as possibilidades de atua o da Psicologia cl nica e suas abordagens fundamentais.

8 Para tanto, apresenta uma pesquisa a partir da bibliografia dispon vel sobre a tem tica proposta ( Empatia ) como primeiro momento. O conceito de Empatia sob a perspectiva da Psicologia Contempor nea 4 Desenvolvimento Compreender a Empatia um processo. necess rio um di logo entre as fontes para se entender em sua complexidade. Para tal, percebeu-se a necessidade de realizar o estudo direcionando a pesquisa para entender em como a comunidade brasileira percebe o conceito de Empatia e como a comunidade acad mica contribui para essa percep o.

9 Para um individuo n o causar preju zos a si e ao pr ximo necess rio o emprego da Empatia diante todas as rela es que construa. Assim, o termo se caracterizaria como a capacidade emocional de se colocar no lugar das outras pessoas, percebendo o que elas sentem e ficando atentos s consequ ncias que suas a es poder o ter na vida delas, mesmo que essas consequ ncias n o sejam imediatas (Vieira, 2017). A Empatia pode ser entendida, a partir de estudos atuais, como uma das compet ncias emocionais relacionadas a habilidade que um indiv duo tem de se relacionar com outro indiv duo, ou seja, com o que se entende por compet ncia emocional social.

10 Na aus ncia dessa habilidade, ocorre uma ruptura de compet ncia que comp e ou deveria compor esse indiv duo. Em longo prazo, essa incompet ncia poderia contribuir para a constru o de um repert rio de comportamentos sem plena consci ncia ou capacidade de perceber os sentimentos de outra pessoa (Vieira, 2017). Titchener (1909, citado por Sampaio, Camino & Roazzi, 2009) como o primeiro autor a traduzir o termo Empatia descrevendo-a como a capacidade de conhecer a consci ncia de outra pessoa e de raciocinar de maneira an loga a ela atrav s de um processo de imita o interna por pessoas com mesmo n vel intelectual e moral.


Related search queries