Example: air traffic controller

O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA …

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES P S-GRADUA O LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA EDUCA O INFANTIL DE 0 A 3 ANOS Gislene Santos Silva Orientador Professora Fabiane Muniz Rio de Janeiro 2010 2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES P S-GRADUA O LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA EDUCA O INFANTIL DE 0 A 3 ANOS Apresenta o de monografia Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obten o do grau de especialista em psicomotricidade pela aluna GISLENE SANTOS SILVA 3 AGRADECIMENTOS Agrade o primeiramente a Deus pelo que me deste e o que me d todos os dias. Em seguida ao meu marido Antonio Carlos e meu filho Patrick pelo amor, carinho e muitas brigas que tivemos e teremos durante todas as nossas vidas.

8 O trabalho aborda sobre a questão da importância da psicomotricidade no processo de aprendizagem em crianças de 0 a 3 anos para uma melhor

Tags:

  Processo, Aprendizagem, Psicomotricidade no processo de aprendizagem, Psicomotricidade

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA …

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES P S-GRADUA O LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA EDUCA O INFANTIL DE 0 A 3 ANOS Gislene Santos Silva Orientador Professora Fabiane Muniz Rio de Janeiro 2010 2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES P S-GRADUA O LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA EDUCA O INFANTIL DE 0 A 3 ANOS Apresenta o de monografia Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obten o do grau de especialista em psicomotricidade pela aluna GISLENE SANTOS SILVA 3 AGRADECIMENTOS Agrade o primeiramente a Deus pelo que me deste e o que me d todos os dias. Em seguida ao meu marido Antonio Carlos e meu filho Patrick pelo amor, carinho e muitas brigas que tivemos e teremos durante todas as nossas vidas.

2 Em rela o a minha primeira monografia, agrade o a professora Fabiane Muniz pela paci ncia e dedica o com o meu projeto e a todos os meus amigos que me ajudaram dando sugest es e aos colegas que irei ajudar com este trabalho. O valor das coisas n o est no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquec veis, coisas inexplic veis e pessoas incompar veis como a minha querida amiga, companheira de trabalho e minha mais nova filha Daniele, obrigada. 4 DEDICAT RIA Dedico a minha monografia, a minha grande amiga Daniele de Oliveira Costa que muito me ajudou na execu o deste trabalho e a todos os professores que me guiaram visando o aperfei oamento de nossas habilidades e experi ncias na psicomotricidade .

3 5 RESUMO A psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a forma o e estrutura o do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a pr tica do movimento em todas as etapas da vida de uma crian a. Por meio das atividades, as crian as, al m de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educa o Infantil. A partir deste conceito e atrav s da nossa pr tica no contexto escolar, consideramos que a psicomotricidade um instrumento riqu ssimo que nos auxilia a promover preventivos e de interven o, proporcionando resultados satisfat rios em situa es de dificuldades no processo de ensino- aprendizagem .

4 O professor deve estar sempre atento s etapas do DESENVOLVIMENTO do aluno, colocando-se na posi o de facilitador da aprendizagem e calcando seu trabalho no respeito m tuo, na confian a e no afeto. Diante desta vis o, as atividades motoras desempenham na vida da crian a um papel important ssimo, em muitas das suas primeiras iniciativas intelectuais. Enquanto explora o mundo que a rodeia com todos os rg os dos sentidos, ela percebe tamb m os meios como quais far grande parte dos seus contatos sociais. Portanto, a educa o psicomotora na idade escolar deve ser antes de tudo uma experi ncia ativa, onde a crian a se confronta com o meio. A educa o proveniente dos pais e do mbito escolar, n o tem a finalidade de ensinar crian a comportamentos motores, mas sim permite exercer uma fun o de ajustamento individual ou em grupo.

5 At ir para a creche, a crian a tem um relacionamento social restrito sua casa, com os seus pais ou respons veis, e a alguns familiares. Ao freq entar um novo ambiente, ela precisa de um per odo para se adaptar ao espa o, s pessoas e s novas rela es que v o surgir. O sucesso desse processo depende do acolhimento que a institui o oferece. Na escola, a media o do educador determinante, pois a ele compete introduzir o novato no grupo. 6 METODOLOGIA A expectativa em rela o pesquisa s o as melhores poss veis, pois temos a oportunidade de confrontar opini es, pensamentos, personalidades e hist rias de vida de v rios autores como Andr Lapierre, Filho e S , Jean Le Boulch, Assun o & Coelho, e F tima Alves que auxiliaram para o enriquecimento da minha forma o acad mica.

6 O trabalho est sendo desenvolvido para auxiliar os professores no conte do PSICOMOTOR adequado para crian as de 0 a 3 anos, pois o profissional deve estar sempre atento as etapas do DESENVOLVIMENTO dos seus alunos, colocando-se na posi o de facilitador da aprendizagem e calcando seu trabalho no respeito m tuo, na confian a e no afeto. A psicomotricidade precisa ser vista com bons olhos pelos profissionais da educa o, pois ela vem auxiliar no DESENVOLVIMENTO motor e intelectual de seus alunos. Todo professor mesmo sem especializa o em psicomotricidade pode trabalhar com seus alunos independentes do conte do program tico utilizando-se de forma criativa a psicomotricidade em suas aulas tornando-as mais din micas e prazerosas. 7 SUM RIO INTRODU O 08 CAP TULO I - psicomotricidade 09 CAP TULO II - Esquema Corporal 15 CAP TULO III DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR 20 CAP TULO IV Jogos e Recrea es 23 CONCLUS O 37 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 38 NDICE 39 FOLHA DE AVALIA O 41 INTRODU O 8 O trabalho aborda sobre a quest o da import ncia da psicomotricidade no processo de aprendizagem em crian as de 0 a 3 anos para uma melhor contribui o do DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR e o amadurecimento intelectual da crian a e ainda outros aspectos tais como: a hist ria da psicomotricidade ,sua defini o,conceitos e seu DESENVOLVIMENTO ,fases e etapas do DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR ,esquema corporal.

7 A psicomotricidade ocupa um lugar importante na educa o infantil, sobretudo na primeira inf ncia, em raz o de que se reconhece que existe uma grande interdepend ncia entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais. A psicomotricidade a a o do sistema nervoso central que cria uma consci ncia no ser humano sobre os movimentos que realiza atrav s dos padr es motores, como a velocidade, o espa o e o tempo. E de suma import ncia que fam lia e a escola ofere am um suporte adequado de participa o e aten o, interagindo com a crian a numa troca de experi ncia, demonstrando seguran a e elevando sua auto-estima. Deve tamb m lembrar que a fam lia tem um papel important ssimo no processo PSICOMOTOR da crian a uma vez que o primeiro contato que a crian a tem s o seus familiares em especial seus pais.

8 Imprescind vel que a crian a tenha uma estimula o adequada desde seu nascimento atrav s das atividades psicomotoras valorizando tamb m as brincadeiras, os jogos l dicos e pedag gicos, inseridos dentro das fases psicomotoras adequadas a cada faixa et rias. Ao movimentarem-se, as crian as expressam sentimentos, emo es e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais. O movimento humano, portanto, mais do que simples deslocamento do corpo no espa o: constitui - se em uma linguagem que permite s crian as agirem sobre o meio f sico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo. As maneiras de andar, correr, arremessar, saltar resultam das intera es sociais e da rela o dos homens com o meio; s o movimentos cujos significados t m sido constru dos em fun o das diferentes necessidades.

9 CAP TULO I 9 PSICOMOTRICICADE psicomotricidade a rela o existente, entre a motricidade, a mente e a afetividade. Tamb m podemos dizer que a rela o entre o pensamento e a a o, envolvendo a emo o. uma ci ncia da educa o que procura educar o movimento ao mesmo tempo em que envolve as fun es da intelig ncia. Portanto, o intelecto se constr i a partir do exerc cio f sico que tem uma import ncia fundamental no DESENVOLVIMENTO n o s no corpo, mas tamb m da mente e da emotividade. a ci ncia que estuda o homem atrav s do seu corpo em movimento e em rela o o seu mundo interno e externo e de suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro com objetos e consigo mesmo. Est relacionado ao processo de matura o onde o corpo a origem das aquisi es cognitivas, afetivas e org nicas.

10 A estimula o do DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR fundamental para que haja consci ncia dos movimentos corporais integrados com a emo o e expressados pelo movimento o que proporciona ao ser uma consci ncia do indiv duo integral. Segundo Fonseca (1989) em psicomotricidade , o corpo n o entendido como fiel instrumento de adapta o ao meio envolvente ou como instrumento mec nico que preciso educar, dominar, comandar, automatizar, treinar ou aperfei oar, pelo contr rio, o seu enfoque centra-se na import ncia da qualidade relacional e na mediatiza o, visando fluidez eut nica, a seguran a gravitacional, a estrutura o somatogn sica e a organiza o pr xica expressiva do indiv duo. A psicomotricidade tamb m tem como objetivo melhorar ou normalizar o comportamento geral do indiv duo, desenvolvendo tamb m um trabalho constante sobre as condutas motoras, neuromotoras e perieptiva-motoras, onde atrav s dessas condutas o indiv duo vai se conscientizar de seu pr prio corpo desenvolver seu equil brio,controlar sua coordena o global e a fina,respira o,a organizar e estruturar a orienta o espa o temporal.


Related search queries