Example: tourism industry

O EDUCAR E O CUIDAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: …

O EDUCAR E O CUIDAR NA EDUCA O INFANTIL: narrativas de professoras A. C. V. F. P. RESUMO. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa desenvolvida no Curso de Especializa o em educa o Infantil/UFPI. O trabalho abordou o EDUCAR e o CUIDAR na educa o infantil, o qual buscou investigar os dilemas e conflitos enfrentados pelos professores de educa o infantil em rela o ao ato de CUIDAR e EDUCAR , assim como compreender como trabalhada a rela o entre o CUIDAR e o EDUCAR e de que maneira isso interfere na qualidade da educa o. Para discutirmos sobre o assunto, optamos por desenvolver uma pesquisa de cunho qualitativo, sendo utilizada como metodologia a entrevista autobiogr fica, envolvendo quatro professoras da escola pesquisada.

Campina Grande, REALIZE Editora, 2012 2 que nas concepções modernas de educação infantil, o cuidar e o educar passaram a ser

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of O EDUCAR E O CUIDAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: …

1 O EDUCAR E O CUIDAR NA EDUCA O INFANTIL: narrativas de professoras A. C. V. F. P. RESUMO. O presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa desenvolvida no Curso de Especializa o em educa o Infantil/UFPI. O trabalho abordou o EDUCAR e o CUIDAR na educa o infantil, o qual buscou investigar os dilemas e conflitos enfrentados pelos professores de educa o infantil em rela o ao ato de CUIDAR e EDUCAR , assim como compreender como trabalhada a rela o entre o CUIDAR e o EDUCAR e de que maneira isso interfere na qualidade da educa o. Para discutirmos sobre o assunto, optamos por desenvolver uma pesquisa de cunho qualitativo, sendo utilizada como metodologia a entrevista autobiogr fica, envolvendo quatro professoras da escola pesquisada.

2 De acordo com os estudos feitos durante a pesquisa, foi poss vel perceber uma grande necessidade de que o CUIDAR e o EDUCAR sejam trabalhados de forma integrada, onde ficou claro na fala das professoras que uma das maiores dificuldades n o se sentirem preparadas para receber crian as com necessidades especiais. Para tanto, faz-se necess ria a forma o cont nua dos profissionais que atuam na educa o infantil, para que dessa forma eles possam realmente estar preparados para atender a esta clientela que hoje se apresenta de forma bem diversificada. Palavras-chave: Educa o Infantil. EDUCAR . CUIDAR . INTRODU O. O bin mio CUIDAR e EDUCAR , geralmente compreendido como um processo nico, em que as duas a es est o profundamente imbricadas.

3 (KRAMER, 2005). A Educa o Infantil durante muitos anos foi guiada por uma concep o assistencialista, onde o foco estava centrado apenas no CUIDAR . As crian as eram deixadas nas creches onde ali passavam o dia todo para que seus pais pudessem ir trabalhar. Segundo Montenegro (2001), com o passar do tempo, esta realidade foi ganhando outra modelagem, a caminho de uma concep o de pr tica pedag gica mais integradora. Hoje, podemos afirmar Campina Grande, REALIZE Editora, 2012. 1. que nas concep es modernas de educa o infantil, o CUIDAR e o EDUCAR passaram a ser compreendidos de forma articulada. Com os estudos e pesquisas realizados no mbito da educa o infantil (Kramer, 2005; Montenegro, 2001; Kuhlmann, 1998; RCNEI, 1998; Signorette, 2002; Vygotsky, 2000), podemos afirmar que, nos primeiros anos de vida, o desenvolvimento dos aspectos cognitivo, afetivo, f sico e emocional das crian as precisa ser estimulado.

4 Sendo assim, . preciso entender qual a rela o existente entre o CUIDAR e o EDUCAR e em que estes implicam para se obter o melhor atendimento das crian as nos espa os escolares. Kramer (2005) discute alguns conflitos encontrados por professoras na educa o infantil ao ter que CUIDAR e EDUCAR , onde algumas se sentem desvalorizadas ao realizarem tarefas relacionadas ao CUIDAR , enquanto outras acreditam que CUIDAR e EDUCAR na educa o infantil s o indissoci veis e por isso devem caminhar juntos. Montenegro (2001) afirma ainda que o cuidado um dos elementos importantes da educa o infantil no qual se faz necess ria uma maior aten o quando se trata da forma o de professores para o trabalho com crian as pequenas. Diante do quadro, e da nossa experi ncia enquanto professora da educa o infantil, buscamos investigar: quais os dilemas e conflitos enfrentados pelos professores de educa o infantil em rela o ao ato de CUIDAR e EDUCAR ?

5 Partindo dessa indaga o, realizou-se uma pesquisa na Escola Municipal Centro de Atendimento Crian a e ao Adolescente CAIC/Educa o Infantil. Essa pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando como metodologia a entrevista autobiogr fica, para coleta de dados. Este artigo, portanto, aborda as discuss es e resultados dessa investiga o que . resultado do trabalho de conclus o do Curso de Especializa o em Educa o Infantil, promovido pela Universidade Federal do Piau / Campus Parna ba, com financiamento do Governo Federal via realiza o de pol ticas de incentivo forma o continuada atrav s da Plataforma Paulo Freire. Campina Grande, REALIZE Editora, 2012. 2. Como medida organizacional do texto, optamos por desenvolv -lo partindo de uma discuss o te rica com os itens: Concep es de cuidado e educa o de crian as, que fala sobre a import ncia da profissionaliza o das educadoras levando em conta o objetivo da educa o infantil de CUIDAR e EDUCAR ; O papel do cuidado e educa o para o desenvolvimento infantil, o qual coloca o CUIDAR como parte fundamental da educa o infantil, fazendo-se necess rio uma maior habilidade daquele que cuida mais tamb m da import ncia de se criar situa es que possam melhor desenvolver as habilidades cognitivas, psicomotoras e socioafetivas de cada crian a.

6 Em seguida, A trajet ria da pesquisa, apontando os fundamentos metodol gicos e situando o leitor ao hist rico da pesquisa; ap s esse apanhado, tecemos Analisando as narrativas das professoras, bem como, as Considera es finais sobre o tema foco do estudo. Iniciamos a seguir com o item: Concep es de cuidado e educa o de crian as. 2 CONCEP ES DE CUIDADO E EDUCA O DE CRIAN AS. Segundo a CNE/CEB n 5/2009, em seu A Educa o Infantil, primeira etapa da Educa o B sica, dever ser oferecida em creche e pr -escolas, as quais devem proporcionar espa os educacionais que educam e cuidam de crian as de 0 a 5 anos de idade. De acordo com Referencial Curricular Nacional para a Educa o Infantil . RCNEI (1998), o professor tem um papel muito importante na constru o de uma proposta curricular de qualidade, para tanto se faz necess rio que ele esteja comprometido com a pr tica educacional, estando, dessa forma, preparado para lidar com eventuais situa es que possam a vir acontecer no decorrer do cotidiano escolar.

7 O trabalho direto com as crian as pequenas exige que o educador tenha uma compet ncia polivalente. Ser polivalente significa que ao educador cabe trabalhar com conte dos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados b sicos essenciais at conhecimentos espec ficos provenientes das diversas reas do Campina Grande, REALIZE Editora, 2012. 3. conhecimento. Este car ter polivalente demanda, por sua vez, uma forma o bastante ampla e profissional que deve tornar-se, ele tamb m, um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua pr tica, debatendo com seus pares, dialogando com as fam lias e a comunidade e buscando informa es necess rias para o trabalho que desenvolve. S o instrumentos essenciais para reflex o sobre a pr tica direta com as crian as a observa o, o registro, o planejamento e a avalia o (BRASIL, 1998, p.)

8 41). De acordo com Montenegro (2001), o educador o mediador entre a crian a e o conhecimento, no qual se faz questionar a import ncia da profissionaliza o das educadoras de educa o infantil, indagando que tipo de forma o est o recebendo e de que forma est o sendo repassados esses conhecimentos. A forma o do educador deve estar baseada na concep o de que se deve buscar a supera o da dicotomia educa o/assist ncia, levando em conta o duplo objetivo da educa o infantil de CUIDAR e EDUCAR . Nesse sentido, as institui es de Educa o Infantil (creches e pr -escolas). integram as fun es de EDUCAR e CUIDAR , comprometidas com o desenvolvimento integral da crian a nos aspectos f sico, intelectual, afetivo e social, compreendendo a crian a como um ser total, completo, que aprende a ser e conviver consigo mesma, com o seu semelhante e com o ambiente que a cerca.

9 Segundo Kuhlmann (1998), a educa o de uma crian a pequena envolve o seu cuidado, por isso destaca-se o papel de EDUCAR e CUIDAR atribu do s institui es de educa o infantil. Kramer (2005) afirma que n o poss vel EDUCAR sem CUIDAR . Sob tal enfoque, situa es que ocorrem diariamente na rotina das crian as que frequentam creches, como tomar banho, por exemplo, poder o se transformar num momento educativo e l dico medida que o adulto interage com a crian a, estreitando-se os v nculos afetivos. [..] A dicotomia, muitas vezes vividas entre CUIDAR e o EDUCAR deve come ar a ser desmistificada. Todos os momentos podem ser pedag gicos e de cuidados no trabalho com crian as de 0 a 5 anos. Tudo depender da forma como se pensam e se procedem as a es.

10 Ao promov -las proporcionamos cuidados b sicos ao mesmo tempo em que atentamos para a constru o da autonomia, dos conceitos, das Campina Grande, REALIZE Editora, 2012. 4. habilidades, do conhecimento f sico e social. (CRAIDY E KAERCHER, 2001, p. 70). Com isso devemos compreender que n o poss vel trabalhar a concep o de CUIDAR e EDUCAR de maneira separada, pois, em todos os momentos do cotidiano escolar, a crian a est sempre em constante aprendizado, para isso se faz necess rio planejamento por parte de quem est educando. Para melhor compreens o do assunto, no item a seguir falaremos sobre o papel do cuidado e da educa o para o desenvolvimento infantil. O PAPEL DO CUIDADO E EDUCA O PARA O DESENVOLVIMENTO. INFANTIL.


Related search queries