Example: dental hygienist

O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE …

Campina Grande, REALIZE Editora, 2012 1 O USO DE RECURSOS TECNOL GICOS EM SALA DE AULA: RELATO ENVOLVENDO EXPERI NCIAS DO PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI Deborah Lauriane da Silva Sousa Bolsista do PIBID / Pedagogia / UFPI D bora Costa Carvalho Bolsista - PIBID / Pedagogia / UFPI Eliana de Sousa Alencar Marques Coordenadora do PIBID/Pedagogia / UFPI RESUMO Levando-se em considera o a import ncia dos RECURSOS tecnol gicos na vida social e pr tica do homem, e entendendo que os professores necessitam estar preparados para interagir com uma gera o mais informatizada, esta pesquisa objetiva analisar a utiliza o dos RECURSOS tecnol gicos como instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem, observando as concep es e pr ticas desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID - Pedagogia/UFPI durante a execu o do Projeto: A leitura, a escrita, e a oralidade: Criando alternativas de sucesso escolar.

3 de ensino-aprendizagem. Em seguida, discorreremos sobre as contribuições da utilização dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem, tendo como

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE …

1 Campina Grande, REALIZE Editora, 2012 1 O USO DE RECURSOS TECNOL GICOS EM SALA DE AULA: RELATO ENVOLVENDO EXPERI NCIAS DO PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI Deborah Lauriane da Silva Sousa Bolsista do PIBID / Pedagogia / UFPI D bora Costa Carvalho Bolsista - PIBID / Pedagogia / UFPI Eliana de Sousa Alencar Marques Coordenadora do PIBID/Pedagogia / UFPI RESUMO Levando-se em considera o a import ncia dos RECURSOS tecnol gicos na vida social e pr tica do homem, e entendendo que os professores necessitam estar preparados para interagir com uma gera o mais informatizada, esta pesquisa objetiva analisar a utiliza o dos RECURSOS tecnol gicos como instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem, observando as concep es e pr ticas desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID - Pedagogia/UFPI durante a execu o do Projeto: A leitura, a escrita, e a oralidade: Criando alternativas de sucesso escolar.

2 Este artigo originou-se de um estudo bibliogr fico onde foram contemplados, autores como: Viana (2004), Tajra (2007), Faria (2004), Kenski (2007). Tal pesquisa de natureza qualitativa e do tipo explorat ria, atrav s da qual descrevemos as experi ncias e resultados obtidos nas observa es feitas sobre a tem tica, de forma intercalada ao referencial te rico utilizado. Os sujeitos da pesquisa foram: dois bolsistas do PIBID-Pedagogia/UFPI, os alunos do 3 ano do Ensino Fundamental de uma escola p blica de Teresina, e a professora titular da turma. Os resultados possibilitaram identificar a import ncia, contribui o e desafios, principalmente no que diz respeito forma o docente, relacionados utiliza o dos RECURSOS tecnol gicos em sala de aula.

3 Posto isso, consideramos de extrema relev ncia o trabalho e suporte da tecnologia no espa o escolar, pois atrav s destas poss vel, desenvolver o senso-cr tico do aluno, tornando-o participe e sujeito do processo, agu ando sua curiosidade e proporcionando um espa o de intera o. Palavras-Chave: RECURSOS Tecnol gicos. Media o. Ensino-aprendizagem. 1 INTRODU O O Programa Institucional de Bolsas de Inicia o Doc ncia- PIBID do curso de Licenciatura em Pedagogia que conta com a participa o de 08 graduandos desenvolveu em uma escola p blica estadual de Teresina em 2011 o Projeto A leitura, a escrita, e a oralidade: Criando alternativas de sucesso escolar , com o objetivo de 2 melhorar as taxas de sucesso escolar dos alunos do 3 ano do Ensino Fundamental.

4 Este por sua vez, proporcionou aos alunos licenciandos do curso, experi ncias relativas doc ncia efetivas na sala de aula, bem como a participa o em situa es de planejamento e execu o de atividades did tico-pedag gicas t o comuns no universo educacional. Al m disso, o programa consolidou pr ticas pedag gicas que puderam contribuir com a melhoria dos processos educativos realizados na escola envolvendo, sobretudo, a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos da escola contemplada com as a es do PIBID. Com base nestas observa es e experi ncias foi poss vel perceber quest es pertinentes pratica docente e vivenciadas em sala de aula atrav s do projeto, entre as quais iremos destacar nesta pesquisa, a contribui o dos RECURSOS tecnol gicos como facilitador do ensino-aprendizagem em sala de aula, observando as concep es dos bolsistas que participaram das pr ticas do PIBID de Pedagogia da UFPI.

5 Ser o abordados neste trabalho os RECURSOS tecnol gicos de forma geral, observando seus conceitos e seu papel hist rico e social, bem como sua import ncia, contribui o e dificuldades no contexto educacional, como suporte ao professor e ao aluno no processo de ensino-aprendizagem. Essas quest es pretendem levar reflex o a cerca da forma o do professor para lidar com esses RECURSOS tecnol gicos em sala de aula e da import ncia destes para o desenvolvimento de uma educa o de qualidade. Nesta pesquisa foram contemplados, autores como: Viana (2004), Tajra (2007), Faria (2004), Kenski (2007). Tal pesquisa de natureza qualitativa e do tipo explorat ria, atrav s do qual ser descrito as experi ncias e resultados obtidos nas observa es feitas sobre o uso de RECURSOS tecnol gicos em sala de aula como um meio facilitador da aprendizagem, intercalando com o referencial te rico utilizado.

6 A pesquisa de campo foi realizada envolvendo dois bolsistas do PIBID-Pedagogia/UFPI, 15 alunos do 3 ano do ensino fundamental de uma escola p blica de Teresina, e a professora titular da turma. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observa o direta e o question rio. No decorrer do artigo utilizou-se, as siglas (P1) e (P2) para identificar os dois alunos do curso de Pedagogia que participam como bolsistas do PIBID. Tal medida foi utilizada com o intuito de preservar a identidade de cada um deles. O texto est estruturado em duas partes. Inicialmente ser o pontuadas reflex es te ricas articuladas s concep es e pr ticas dos bolsistas do PIBID - Pedagogia/UFPI, a cerca da import ncia dos RECURSOS tecnol gicos no contexto da educa o e no processo 3 de ensino-aprendizagem.

7 Em seguida, discorreremos sobre as contribui es da utiliza o dos RECURSOS tecnol gicos no processo de ensino-aprendizagem, tendo como fundamento os pressupostos te ricos e as experi ncias desenvolvidas no decorrer do projeto. Ser o contempladas tamb m neste texto, discuss es a cerca dos desafios no uso das tecnologias em sala de aula no que se refere forma o do professor, bem como o papel do PIBID-Pedagogia/UFPI, como instrumento formador e propulsor destas discuss es. E ent o, finalizaremos com algumas considera es a cerca dessa importante ferramenta no desenvolvimento do processo educativo. 2 OS RECURSOS TECNOL GICOS NO CONTEXTO DA EDUCA O E SUA IMPORT NCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APERNDIZAGEM As tecnologias s o t o antigas quanto o homem.

8 Na verdade foi a necessidade do homem aliado sua engenhosidade que fizeram surgir as mais diferenciadas tecnologias, ou seja, a evolu o social do homem foi fazendo com que as tecnologias gradativamente fossem desenvolvidas em cada poca. Na atualidade, de acordo com Kenski (2007), surgi um novo tipo de sociedade tecnol gica que determinada principalmente pelos avan os das tecnologias digitais de comunica o e informa o e pela microeletr nica. Essas novas tecnologias assim consideradas em rela o s tecnologias anteriormente existentes -, quando disseminadas socialmente, alteram as qualifica es profissionais e a maneira como as pessoas vivem cotidianamente, trabalham, informam-se e se comunicam com outras pessoas e com todo o mundo.

9 Dessa forma, emerge ent o, uma nova organiza o social conhecida pela express o Sociedade da Informa o , que traz em um de seus aspectos: a presen a dessas novas tecnologias, que se acentuam cada vez mais. Enfim, esta sociedade atual, Vivencia uma realidade em que as crian as nascem e crescem manuseando as tecnologias que est o ao seu alcance. (..) A era da informa o fruto do avan o das novas tecnologias que estocam, de forma pr tica, o conhecimento e gigantescos volumes de informa es. (..) Estas novas tecnologias permitem-nos acessar n o apenas conhecimentos transmitidos por palavras, mas tamb m por imagens, sons, v deos, dentre outros. (VIANA, 2004, p. 11, 12) Diante disto, os professores necessitam de forma o para interagir com uma gera o mais atualizada e mais informada, pois a sociedade tem avan ado dia ap s dia em suas vastas reas/dimens es e com o advento da tecnologia n o poderia ser 4 diferente.

10 A rea tecnol gica tem tomado uma propor o grandios ssima ao longo dos anos. As escolas, no entanto, por serem parte indissoci vel desta sociedade crescente (tecnologicamente falando) sentiu a necessidade de apropriar-se tamb m do uso das tecnologias como um instrumento de difus o e propaga o da educa o. Surge ent o, o termo tecnologia educacional, que , portanto, a adequa o das tecnologias (ou RECURSOS tecnol gicos) como meio facilitador do processo de ensino- aprendizagem e veicula o das informa es, tendo como principal alvo o desenvolvimento educacional. A tecnologia Educacional busca criar um ambiente no qual haja possibilidades favor veis aprendizagem. Nesse contexto cabe ent o questionar, o que s o essas novas tecnologias?


Related search queries