Example: quiz answers

O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA1 …

1 2 Edi o N . 2, Vol. 1, jul-dez. 2012. O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA1 M rcio Roberto Vieira Ramos2 RESUMO: O presente estudo pretende analisar o uso das TECNOLOGIAS em sala de aula no Ensino M dio - a exemplo dos celulares - e relacion -las com o processo de ensino e aprendizagem, considerando alguns elementos que viabilizem o aprendizado de forma diferenciada, proporcionando ao aluno aulas mais din micas, que o ajude a aprender melhor os conte dos e refletir sobre os problemas apresentados. Igualmente, este artigo considera que atrav s dos recursos tecnol gicos dispon veis em sala de aula e os recursos que os alunos possuem, podemos auxiliar no seu aprendizado, tanto das quest es cient ficas, quantos das quest es cotidianas, geradas no senso-comum.

1 2 Edição Nº. 2, Vol. 1, jul-dez. 2012. O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA1 Márcio Roberto Vieira Ramos2 RESUMO: O presente estudo pretende analisar o uso das tecnologias em sala de aula no Ensino Médio - a exemplo dos celulares - …

Tags:

  Tecnologias, De tecnologias

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA1 …

1 1 2 Edi o N . 2, Vol. 1, jul-dez. 2012. O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA1 M rcio Roberto Vieira Ramos2 RESUMO: O presente estudo pretende analisar o uso das TECNOLOGIAS em sala de aula no Ensino M dio - a exemplo dos celulares - e relacion -las com o processo de ensino e aprendizagem, considerando alguns elementos que viabilizem o aprendizado de forma diferenciada, proporcionando ao aluno aulas mais din micas, que o ajude a aprender melhor os conte dos e refletir sobre os problemas apresentados. Igualmente, este artigo considera que atrav s dos recursos tecnol gicos dispon veis em sala de aula e os recursos que os alunos possuem, podemos auxiliar no seu aprendizado, tanto das quest es cient ficas, quantos das quest es cotidianas, geradas no senso-comum.

2 PALAVRAS-CHAVE: TECNOLOGIAS . Ensino e Aprendizagem. Aprendizagem Cient fica. Senso-Comum. INTRODU O O tema abordado nesse artigo tem rela o com o uso das TECNOLOGIAS em sala de aula no Ensino M dio, nas aulas de Sociologia, em especial no col gio onde realizei a disciplina de est gio. Durante o est gio foi observado que no momento das aulas, muitos alunos fazem uso de aparelhos eletr nico. Deste modo, o artigo visa analisar como pode ser trabalhado pedagogicamente o uso dos aparelhos eletr nicos trazidos pelos alunos sala de aula, para uma aula muito mais produtiva, mais cr tica, que remeta melhor ao aluno reflex es sobre a tem tica aplicada pelos professores.

3 1 Artigo apresentado no V Semin rio de Est gio do Curso de Ci ncias Sociais do Departamento de Ci ncias Sociais, no dia 23 de novembro de 2012, no CCH/UEL. Orientadora: Prof . Dra. Angela Maria de Sousa Lima. 2 Licenciado em Ci ncias Sociais, pela Universidade Estadual de Londrina. Contato: 2 2 Edi o N . 2, Vol. 1, jul-dez. 2012. Tamb m queremos perceber como professores e equipe pedag gica do col gio est o preparados frente ao desafio de inserir a tecnologia como mediadora de um conhecimento cient fico.

4 Portanto, este artigo tem como objetivo analisar o uso de TECNOLOGIAS em sala de aula no Ensino M dio, nas aulas de Sociologia do Col gio Estadual onde realizei o est gio da licenciatura e onde foi feito essa pesquisa, al m de investigar como essas TECNOLOGIAS que os alunos trazem para sala de aula podem auxiliar em seu aprendizado. Durante o est gio no col gio pode-se observar que em sala de aula muitos problemas ocorrem durante as aulas, fazendo com que alguns alunos se dispersem do conte do dado, como as conversas paralelas, brincadeiras e um dos fatores principais foram os aparelhos eletr nicos utilizados por eles, como os celulares com fone de ouvidos, MP3 e MP4, caixinhas de som entre outros.

5 O ponto de partida da pesquisa analisar o que alunos, professores e equipe pedag gica entendem por tecnologia e quais tipos de TECNOLOGIAS dispon veis em sala de aula no Ensino M dio P blico. A pesquisa levar em quest o o fato da tecnologia trazida pelo aluno na sala de aula ser usada como forma de entretenimento e, consequentemente, atrapalhar a concentra o do educando nas aulas, segundo a percep o de alguns professores. Depois, a pesquisa dever focar na quest o de como a tecnologia pode ser usada em favor da educa o e como os recursos trazidos pelos alunos nas aulas poder o ser usados em favor da produ o de conhecimento.

6 Uma das grandes preocupa es dos professores do Ensino M dio manter a aten o dos alunos nas aulas, sobretudo nas aulas de Sociologia que aparece para alguns alunos como uma disciplina chata , sem sentido pr tico e desfocada de todos os outros conte dos , segundo Tomazi (2004, ). esta frase foi utilizada no livro A Sociologia vai Escola, por Luis Fernando de Oliveira e Ricardo Cesar Rocha da Costa no capitulo: Material did tico, novas TECNOLOGIAS e ensino de sociologia. 3 2 Edi o N . 2, Vol. 1, jul-dez. 2012. Os aparelhos eletr nicos em sala de aula s o um convite distra o, durante as aulas, utilizados em excesso por muitos alunos e muitas vezes prejudicam o aprendizado.

7 Verifiquei que na sala, durante as aulas, muitos alunos est o com celulares em m os, jogando, mandando mensagens, ouvindo m sicas com fones de ouvido e at mesmo atendendo liga es, se distraindo. Tamb m observei as conversas paralelas que tiram a aten o de alguns estudantes e fazem que eles n o se concentrem e, muitas vezes, acabam por n o aprenderem o conte do apresentado. Teve uma vez que em uma das aulas de observa o, um aluno do 2 ano vespertino atendeu o celular durante uma avalia o de Sociologia, a professora pediu para ele desligar o celular, pois n o era hora de atender e ele retrucou com ela e n o desligou, ela tomou a prova e n o o deixou sair da sala antes de meia-hora depois da prova.

8 Houve conversas com alguns alunos em que eles me relataram que a pr tica de mandar mensagens durante provas com as respostas das quest es um exerc cio comum entre eles na sala de aula. Al m do mais, durante as observa es em sala de aula do est gio, verifiquei que os alunos quando est o de blusas com toucas, colocam o fone de ouvido e ficam ouvindo m sicas sem prestar aten o na aula. Como podemos constatar, a TECNOLOGIAS que os alunos trazem para sala de aula muitas vezes n o est o sendo usadas corretamente em favor da educa o. Outra quest o s o os recursos tecnol gicos dispon veis no Col gio Estadual onde foi feito o estudo.

9 Por meio desta pesquisa, me instiguei a pensar como podem ajudar nas aulas de Sociologia, em favor da aprendizagem dos alunos e tamb m na melhor prepara o dos professores frente s novas TECNOLOGIAS existentes. Para tanto, tamb m senti necessidade de analisar as regras elaboradas pela equipe pedag gica do Col gio em rela o ao uso de aparelhos eletr nicos trazido pelos alunos na sala de aula. Quando estagiei nesse col gio, em 2011, na segunda parte do semestre est gio de observa o, em uma das aulas de Sociologia um aluno 4 2 Edi o N.

10 2, Vol. 1, jul-dez. 2012. estava com uma mini-caixa de som com entrada para Pendrive ouvindo rap. Na hora nem me toquei, mas depois percebi que um modelo de tecnologia port til e potente que pode ser usado como aux lio durante a aula e assim aplicar conte dos n o apenas como recurso, mas com objetivo cient fico. Pensando em tudo isso, finalmente, pretendo procurar desenvolver neste artigo alternativas para que a tecnologia da escola n o seja apenas um recurso em sala de aula e que as TECNOLOGIAS trazidas pelos alunos n o sejam apenas uma forma de entretenimento ou uma forma de distra o durante as aulas, mas que ambas possam caminhar juntas para auxiliar na educa o e assim melhorar a compreens o dos conte dos aplicados nas aulas, desenvolvendo nos estudantes mais reflex es.


Related search queries