Example: dental hygienist

Orientações de Biossegurança para a retomada das atividades …

Protocolos e Medidas de Biosseguran a para o retorno s atividades Presenciais na Rede P blica de Ensino do Distrito Federal - SEEDF. 1. GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educa o Orienta es de Biosseguran a para a retomada das atividades presenciais nas Unidades Escolares da Rede P blica de Ensino Do Distrito Federal Bras lia/DF, fevereiro 2022. Protocolos e Medidas de Biosseguran a para o retorno s atividades Presenciais na Rede P blica de Ensino do Distrito Federal - SEEDF. 2. GOVERNADOR. Ibaneis Rocha VICE-GOVERNADOR. Paco Brito SECRET RIA DE ESTADO DE EDUCA O. H lvia Miridan Paranagu Fraga SECRET RIO EXECUTIVO DE EDUCA O. Denilson Bento da Costa SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO E AVALIA O - SUPLAV. Mara Gomes SUBSECRETARIA DE EDUCA O B SICA - SUBEB. Solange Foizer Silva SUBSECRETARIA DE EDUCA O INCLUSIVA E INTEGRAL - SUBIN. Vera L cia Ribeiro de Barros SUBSECRETARIA DE APOIO S POL TICAS EDUCACIONAIS SUAPE.

e dos protocolos de biossegurança, a fim de garantir retorno às aulas presenciais mais seguro e tranquilo; • utilizar o recurso de escuta ativa e sensível às dificuldades, às expectativas e aos temores da comunidade escolar; • considerar que os …

Tags:

  Seguros, Retorno

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Orientações de Biossegurança para a retomada das atividades …

1 Protocolos e Medidas de Biosseguran a para o retorno s atividades Presenciais na Rede P blica de Ensino do Distrito Federal - SEEDF. 1. GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educa o Orienta es de Biosseguran a para a retomada das atividades presenciais nas Unidades Escolares da Rede P blica de Ensino Do Distrito Federal Bras lia/DF, fevereiro 2022. Protocolos e Medidas de Biosseguran a para o retorno s atividades Presenciais na Rede P blica de Ensino do Distrito Federal - SEEDF. 2. GOVERNADOR. Ibaneis Rocha VICE-GOVERNADOR. Paco Brito SECRET RIA DE ESTADO DE EDUCA O. H lvia Miridan Paranagu Fraga SECRET RIO EXECUTIVO DE EDUCA O. Denilson Bento da Costa SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO E AVALIA O - SUPLAV. Mara Gomes SUBSECRETARIA DE EDUCA O B SICA - SUBEB. Solange Foizer Silva SUBSECRETARIA DE EDUCA O INCLUSIVA E INTEGRAL - SUBIN. Vera L cia Ribeiro de Barros SUBSECRETARIA DE APOIO S POL TICAS EDUCACIONAIS SUAPE.

2 Isa as Aparecido da Silva SUBSECRETARIA DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR - SIAE. Leonardo Chaves Fehlberg Balduino SUBSECRETARIA DE ADMINISTRA O GERAL - SUAG. Maur cio Paz Martins SUBSECRETARIA DE GEST O DE PESSOAS - SUGEP. Ana Paula de Oliveira Aguiar SUBSECRETARIA DE FORMA O CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCA O - EAPE. Maria das Gra as de Paula Machado ORGANIZA O. Etel N cia Oliveira Monteiro Jean Fran ois de F. Sirino Val ria Cristina de Castro Gabriel Protocolos e Medidas de Biosseguran a para o retorno s atividades Presenciais na Rede P blica de Ensino do Distrito Federal - SEEDF. 3. SUM RIO. APRESENTA O 5. atividades PRESENCIAIS NAS UNIDADES ESCOLARES ANO LETIVO 2022 6. AMBIENTA O E ACOLHIMENTO COMUNIDADE ESCOLAR 7. ORIENTA ES B SICAS SOBRE A COVID-19 9. MEDIDAS DE HIGIENE PESSOAL 11. MEDIDAS PARA ADEQUA O E HIGIENIZA O DE ESPA OS F SICOS 12. MEDIDAS PARA ADEQUA O E ACESSO E DO USO DOS ESPA OS DE CIRCULA O SOCIAL 13.

3 CUIDADOS NO TRANSPORTE ESCOLAR 15. CUIDADOS NA MANIPULA O E DISTRIBUI O DA ALIMENTA O ESCOLAR 16. A ES DE CONSCIENTIZA O E ACESSO INFORMA O 17. ROTEIRO COM CUIDADOS DI RIOS PARA PARTICIPA O DAS atividades PRESENCIAIS 18. CONDUTA EM CASO DE SUSPEITA OU CONFIRMA O DE CONTAMINA O NO MBITO 21. DA UNIDADE ESCOLAR (Nota T cnica n 6/2022 SES/SVS/DIVEP). REFER NCIAS 26. ANEXO I Calend rio Escolar 2022 28. ANEXO II Contatos Vigil ncia Epidemiol gica SES-DF 30. ANEXO III Guia B sico: Sistema Monitora Escola (NT 6/2022 DIVEP/SVS/SES) 31. ANEXO IV Guia de Perguntas e Respostas Sobre Covid-19 na Escola (NT 6/2022 DIVEP/SVS/SES) 35. Protocolos e Medidas de Biosseguran a para o retorno s atividades Presenciais na Rede P blica de Ensino do Distrito Federal - SEEDF. 4. APRESENTA O. A declara o de pandemia pela Organiza o Mundial de Sa de (OMS), em 11 de mar o de 2020, for ou o fechamento das escolas para evitar sua propaga o, quando n o se tinha ainda vacina nem se entendia como o v rus Covid-19 era transmitido e qual era sua taxa de transmiss o nem as formas eficazes de barreira a essa propaga o acelerada.

4 Assim, esse momento pand mico vem representando um desafio mundial a ser enfrentado sobre as consequ ncias do afastamento dos estudantes do ambiente escolar f sico em contraponto garantia subjetiva do direito social educa o. Nesse panorama, os avan os m dico-cient ficos de controle do agravamento dos sintomas do novo Coronav rus (Covid-19), em conjunto com a atualiza o das recomenda es por rg os competentes de procedimentos e protocolos sanit rios e de biosseguran a e, sobretudo, com o avan o da vacina o contra a Covid-19, viabilizam a continuidade das atividades escolares presenciais nas unidades escolares da Rede P blica de Ensino. Desse modo, este documento apresenta crit rios sanit rios e de biosseguran a essenciais ao desenvolvimento das atividades escolares presenciais em um ambiente seguro e saud vel, por meio de a es que visam a preven o, prote o, minimiza o ou impedimento da transmiss o do novo Coronav rus.

5 Desejamos um excelente ano letivo a todos e contamos com o empenho e o compromisso de cada um para cumprirmos os protocolos sanit rios e de biosseguran a. Lembramos que, ainda, n o podemos nos abra ar fisicamente, mas nos acolher por meio de a es, cuidados e palavras , de fato, o que mais nos aproxima. H lvia Miridan Paranagu Fraga Denilson Bento da Costa Secret ria de Estado de Educa o do Distrito Federal Secret rio Executivo de Educa o Protocolos e Medidas de Biosseguran a para o retorno s atividades Presenciais na Rede P blica de Ensino do Distrito Federal - SEEDF. 5. atividades PRESENCIAIS NAS UNIDADES ESCOLARES ANO LETIVO 2022. O ano letivo de 2022, al m de toda as ac o es pedago gicas que favorec am as garantias das aprendizagens, continuar necessitando do envolvimento de toda comunidade escola para manuten o de aten o especial aos crit rios sanit rios e aos protocolos de biosseguran a destinados . orienta o e s medidas de preven o ao novo Coronav rus (SARS-CoV-2); bem como avalia o e condu o em situa o de casos suspeitos/confirmados de Covid-19 e, ainda, de suspeita de surtos de Covid-19, conforme normatiza o e defini o dos setores competentes da Sa de.

6 Para tanto, as unidades escolares devem realizar vigil ncia ativa sobre as poss veis suspeitas ou confirma es de covid-19 em sua respectiva comunidade escolar. Assim, as orienta es presentes neste documento e, sobretudo, nos decretos e normatiza es t cnicas vigentes devem ser seguidos de maneira rigorosa e, sobretudo, acompanhadas as respectivas atualiza es. As a es de monitoramento a serem realizadas pelas institui es devem ocorrer em todos os per odos e em todas as unidades, setores, salas de aula, e demais ambientes. Assim como, devem ser verificadas diariamente as aus ncias/faltas/afastamentos de seus estudantes, profissionais da educa o e colaboradores e, no caso de falta, verificar junto a este(s) o motivo da aus ncia. Caso a aus ncia tenha se dado por s ndrome gripal, por exemplo, a UE deve solicitar que averigue se um caso de covid-19 e tomar as provid ncias necess rias, consoante o apresentado a seguir neste documento e nas demais normativas da Secretaria de Sa de e do Governo do Distrito Federal.

7 Quanto ao atendimento educacional presencial nas unidades escolares da Rede P blica de Ensino no ano letivo de 2022: o as atividades escolares ser o desenvolvidas presencialmente no hor rio regular de 5 horas ou jornada correspondente ao respectivo atendimento em Educa o em Tempo Integral; contudo, permanecer o as escalas para entrada, sa da, intervalo e lanche;. o os estudantes dever o retornar s atividades escolares presenciais, sendo que os casos excepcionais dever o ser apresentados pelos respons veis . equipe gestora da Unidade Escolar para avalia o e indica o das possibilidades de atendimento, cuja decis o dever ser baseada em an lise do caso e da documenta o m dica apresentada, sendo esta registrada e assinada pelos respons veis e pelo gestor escolar em documenta o escolar pr pria. o em vista da necessidade de cumprimento dos crit rios sanit rios e de biosseguran a, as unidades escolares dever o atentar-se permanentemente s condi es estabelecidas neste documento e, ainda, acompanhar poss veis atualiza es deste e das demais normativas correspondentes.

8 A fim de que sejam preservadas as condi es mais seguras a toda comunidade escolar, a seguir ser o apresentados protocolos, informa es e orienta es baseados nas normativas da Secretaria de Estado de Sa de a serem adotados nas Unidades Escolares da Rede P blica de Ensino do Distrito Federal: Protocolos e Medidas de Biosseguran a para o retorno s atividades Presenciais na Rede P blica de Ensino do Distrito Federal - SEEDF. 6. AMBIENTA O E ACOLHIMENTO COMUNIDADE ESCOLAR. O per odo de retorno s aulas presenciais configura-se tamb m como momento de acolhimento. Assim, cada Unidade Escolar adotar iniciativas de acolhimento dos estudantes e familiares/respons veis de modo a propiciar o restabelecimento de v nculos. Para acolhimento e adapta o dos estudantes, deve-se: promover comunica o com os estudantes de forma democr tica, objetiva, clara, acess vel e participativa;. permitir que os estudantes sejam protagonistas em todo o processo.

9 Conscientizar os estudantes quanto import ncia do cumprimento das normas e dos protocolos de biosseguran a, a fim de garantir retorno s aulas presenciais mais seguro e tranquilo;. utilizar o recurso de escuta ativa e sens vel s dificuldades, s expectativas e aos temores da comunidade escolar;. considerar que os estudantes podem estar convivendo ou ter convivido com o adoecimento ou perda de familiares, amigos e conhecidos em decorr ncia da Covid-19;. identificar estudantes que est o no grupo de risco para adotar estrat gias capazes de garantir-lhes as mesmas condi es dadas aos demais;. ressignificar a din mica escolar na retomada da rotina presencial;. orientar quanto experi ncia de atividades presenciais e n o presencial, se for o caso;. promover diagn stico, considerando os objetivos de aprendizagem;. refletir, avaliar e planejar juntos, professores e estudantes, a es que alcancem a todos e promovam o desenvolvimento integral dos estudantes.

10 Dialogar acerca de temas afetos pandemia, tais como: o Estudos epidemiol gicos;. o vacinas;. o comportamentos dos v rus (em geral e suas variantes);. o acesso ao sistema de sa de;. o outras pandemias vividas ao longo da hist ria;. o crise econ mica nacional e internacional e suas consequ ncias no momento atual;. o aprofundamento das desigualdades, desemprego, aumento da criminalidade;. o impacto da pandemia para a humanidade, ndice de contamina o e bitos, dentre outros temas relevantes;. o impactos da pandemia na Educa o, esfor os e meios para super -los, dentre outros. Protocolos e Medidas de Biosseguran a para o retorno s atividades Presenciais na Rede P blica de Ensino do Distrito Federal - SEEDF. 7. Para o acolhimento e adapta o das fam lias e respons veis, deve-se: Estabelecer canais de comunica o e formas de esclarecimento quanto aos novos procedimentos adotados;. oportunizar a participa o e integra o dos respons veis para construir, junto com professores e estudantes, o planejamento, a realiza o e a avalia o de h bitos de estudo, assim como atividades e estrat gias para ampliar espa os de di logo fam lia-escola.


Related search queries