Example: quiz answers

OS FATORES DETERMINANTES DA LOCALIZAÇÃO …

Artigo publicado na Revista CEPPG N 23 2/2010 ISSN 1517-8471 P ginas 161 175 Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catal o, Ano XIII, N 23 - 2 Semestre/2010 OS FATORES DETERMINANTES DA LOCALIZA O DAS IND STRIAS GOIANAS 1 Leonardo Aparecido de Souza2 Andr Luiz Pires Muniz3 RESUMO O objetivo deste trabalho encontrar os pontos de concentra o industrial no Estado de Goi s destacando os poss veis FATORES que os determinam. Acredita-se que s o diversos os FATORES que s o levados em considera o pelas ind strias no momento de decidir a quest o de sua localiza o. A pesquisa esta fundamentada em conceitos analisados na bibliografia especializada e em dados de fontes oficiais do governo que retratam diversos aspectos levados em considera o pelas ind strias no momento de sua instala o.

Artigo publicado na Revista CEPPG – Nº 23 – 2/2010 – ISSN 1517-8471 – Páginas 161 à 175 Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano XIII, Nº 23 - …

Tags:

  Ofertas

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of OS FATORES DETERMINANTES DA LOCALIZAÇÃO …

1 Artigo publicado na Revista CEPPG N 23 2/2010 ISSN 1517-8471 P ginas 161 175 Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catal o, Ano XIII, N 23 - 2 Semestre/2010 OS FATORES DETERMINANTES DA LOCALIZA O DAS IND STRIAS GOIANAS 1 Leonardo Aparecido de Souza2 Andr Luiz Pires Muniz3 RESUMO O objetivo deste trabalho encontrar os pontos de concentra o industrial no Estado de Goi s destacando os poss veis FATORES que os determinam. Acredita-se que s o diversos os FATORES que s o levados em considera o pelas ind strias no momento de decidir a quest o de sua localiza o. A pesquisa esta fundamentada em conceitos analisados na bibliografia especializada e em dados de fontes oficiais do governo que retratam diversos aspectos levados em considera o pelas ind strias no momento de sua instala o.

2 Sinteticamente, a an lise econom trica e espacial das informa es municipais coletadas mostram que a dist ncia da capital, o mercado consumidor, a exist ncia de infra-estrutura e a facilidade de adquirir cr dito s o FATORES fundamentais e que explicam grande parte da decis o locacional das ind strias em Goi s. Palavras Chave: Economia; Ind stria; Localiza o; Concentra o. INTRODU O Assim como nos demais setores, a ind stria desempenha um papel fundamental no desenvolvimento s cio-econ mico de uma regi o por criar emprego e massa salarial, por m tais efeitos n o s o sentidos em todas as localidades visto que as ind strias tendem a se localizar em regi es espec ficas de um determinado Estado. Visto a falta de estudos de car ter regional, procura-se neste trabalho compreender melhor a distribui o regional da ind stria goiana, destacando principalmente a compreens o dos FATORES que motivam a decis o de localiza o no Estado de Goi s.

3 Neste sentido, o objetivo geral desde trabalho encontrar os pontos de concentra o industrial no Estado e fazer uma an lise dos poss veis FATORES que determinam tal localiza o. 1 Artigo desenvolvido e aperfei oado a partir da monografia submetida e aprovada no Centro de Ensino Superior de Catal o (CESUC) em julho de 2010. 2 Graduado em Administra o pelo Centro de Ensino Superior de Catal o (CESUC). E-mail: 3 Doutorando em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberl ndia (IE/UFU). Professor substituto da Universidade Federal de Uberl ndia e professor do Centro de Ensino Superior de Catal o CESUC. E-mail: Artigo publicado na Revista CEPPG N 23 2/2010 ISSN 1517-8471 P ginas 161 175 Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catal o, Ano XIII, N 23 - 2 Semestre/2010 Acredita-se que a localiza o e concentra o das ind strias em certos pontos do Estado est o fortemente associadas exist ncia de infra-estrutura b sica, bem como a outros FATORES como popula o, renda per capita e exist ncia de rede banc ria (vari veis que indicam o tamanho do mercado consumidor e a possibilidade de capta o de cr dito).

4 Para se atingir o objetivo proposto, o trabalho esta fundamentado em bibliografias especializada e nos dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (CAGED), do Minist rio do Trabalho e Emprego (MTE), do Banco Central do Brasil (BCB) e do Atlas de Desenvolvimento Humano da Funda o Jo o Pinheiro (Atlas/FJP) bem como na aplica o de t cnicas econom tricas de an lise de dados. A tabula o e o mapeamento de tais informa es permitir o encontrar quais as regi es goianas de maior concentra o industrial, assim como ter uma no o dos FATORES relevantes em termos de decis o da localiza o destas organiza es. O trabalho esta estruturado da seguinte maneira: nas duas pr ximas se es procura-se compreender os aspectos te ricos que influenciam a decis o de localiza o de uma determinada ind stria.

5 Procura-se primeiramente destacar a import ncia da decis o locacional para em seguida levantar os FATORES relevantes que devem ser considerados no processo de decis o relacionado localiza o de um empreendimento industrial. Na terceira se o, a partir da tabula o, espacializa o e an lise dos dados coletados procura-se compreender a distribui o regional das ind strias goianas e os FATORES que motivam tal concentra o em determinados pontos do Estado. Por fim s o delineadas as considera es finais do trabalho. 1. IMPORT NCIA DA DECIS O LOCACIONAL De maneira geral, estudar os FATORES que influenciam a decis o da localiza o de uma organiza o permite compreender os custos e as receitas que um determinado empreendimento pode estar sujeito, o que por tabela determina a capacidade de sobreviv ncia e o grau de competitividade desta organiza o.

6 Conforme destaca Passos et. al. (2007), a quest o da localiza o industrial sempre foi muito complexa, e, portanto, criar uma teoria geral que explique os FATORES DETERMINANTES de tal decis o muito dif cil de ser desenvolvida. Artigo publicado na Revista CEPPG N 23 2/2010 ISSN 1517-8471 P ginas 161 175 Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catal o, Ano XIII, N 23 - 2 Semestre/2010 Segundo Woiler & Mathias (1996, p. 125) o problema de encontrar a localiza o tima corresponde, em termos de empresa, a achar a localiza o que d a maior diferen a entre receitas e custos . De maneira sint tica, as organiza es procuram se estabelecer em locais em que consigam maximizar as receitas e minimizar as despesas, ampliando desta forma seus resultados finais.

7 Uma boa localiza o tem influ ncia direta na capacidade competitiva da empresa. Woiler & Mathias (1996) destacam que o problema locacional para as organiza es tem natureza din mica, ou seja, a decis o locacional deve ser constantemente revisada e alterada caso necess rio, pois ao longo do tempo pode ocorrer a necessidade de expandir ou subcontratar. Considerando os custos associados a cada etapa de produ o, a decis o de localiza o do empreendimento torna-se extremamente importante. Uma organiza o pode incorrer em diversos tipos de custos, como os custos na entrada, ou seja, custos de aquisi o de mat ria-prima e FATORES de produ o, bem como custos de processo, ou seja, custos relacionados forma de produ o e custos de sa das, que s o aqueles relacionados ao processo de distribui o da produ o para o mercado consumidor.

8 Assim, determinar os FATORES importantes em rela o localiza o de grande import ncia, pois influencia na capacidade de gera o de lucros da empresa e, portanto, na sua possibilidade de se manter firme e competitiva no mercado. Importante esclarecer ainda que tais FATORES se diferenciam de setor para setor industrial analisado, sendo de grande import ncia os estudos de car ter mais espec fico. 2. FATORES DETERMINANTES DO PROCESSO DE LOCALIZA O INDUSTRIAL Por FATORES locacionais entende-se como tudo aquilo que de alguma forma pode influenciar na escolha do local para o desenvolvimento das atividades produtivas. Esses FATORES podem ser de natureza econ mica ou n o. De maneira geral, a ind stria determinar sua localiza o com vistas m xima rentabilidade do capital a ser investido.

9 Para Kon (1994, pp. 158-159): Artigo publicado na Revista CEPPG N 23 2/2010 ISSN 1517-8471 P ginas 161 175 Revista CEPPG - CESUC - Centro de Ensino Superior de Catal o, Ano XIII, N 23 - 2 Semestre/2010 A localiza o industrial observa crit rios que levam maior redu o do investimento inicial requerido para a entrada em opera o das unidades de produ o, por m esta economia inicial confrontada com a efici ncia operacional da empresa ao longo de sua vida til. A rentabilidade nas atividades econ micas da empresa ser analisada sob os aspectos de custos e benef cios para a determina o da macrolocaliza o. Na maior parte das vezes poss vel criar boas condi es de localiza o ao se construir meios de acesso, ou superar problemas clim ticos pela tecnologia.

10 Muitos FATORES devem ser levados em considera o no momento de se definir a melhor localiza o para a empresa. Esta localiza o esta condicionada pela maximiza o dos lucros. Kon (1994, p. 159) aponta alguns FATORES econ micos e t cnicos que devem ser considerados pelas ind strias no momento de se definir a melhor localiza o: a) custo e efici ncia dos transportes - o custo de transporte de mat ria-prima e dos produtos acabados deve ser levado em conta. Neste caso, a dist ncia um fator determinante em rela o localiza o, em termos de custos e de tempo gastos. b) reas de mercados - o mercado influi diretamente na escolha locacional tendo em vista dois aspectos principais: sua localiza o e sua dimens o.


Related search queries