Example: marketing

Parotidite aguda em jovem adulto sistemicamente saudável ...

Rev Odontol Bras Central 2012;21(59)Caso Cl nico543 ISSN 1981-3708 Parotidite aguda em jovem adulto sistemicamente saud vel. Relato de casoAcute parotitis in a systemically healthy young adult. A case reportRafael S. MOLON1, Jo o P. STEFFENS1, Jo o A. , Vitoldo A. KOZLOWSKI JUNIOR3, Luis C. SPOLIDORIO4, Joni A. CIRELLI5 1 - Doutorando em Odontologia, rea de Periodontia Departamento de Diagn stico e Cirurgia, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Araraquara SP, Brasil. 2 - Doutorando em Odontologia, rea de Implantodontia Departamento de Diagn stico e Cirurgia, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Araraquara SP, Brasil. 3 Departamento de Odontontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa - PR, Brasil.

Rev dontol ras entral Parotidite aguda em jovem adulto sistemicamente saudável. Relato de caso aso lnico 544 bianas e anti-inflamatórias associada com fisioterapia com calor

Tags:

  Adulto, Aguda, Parotidite aguda em jovem adulto sistemicamente, Parotidite, Jovem, Sistemicamente

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Parotidite aguda em jovem adulto sistemicamente saudável ...

1 Rev Odontol Bras Central 2012;21(59)Caso Cl nico543 ISSN 1981-3708 Parotidite aguda em jovem adulto sistemicamente saud vel. Relato de casoAcute parotitis in a systemically healthy young adult. A case reportRafael S. MOLON1, Jo o P. STEFFENS1, Jo o A. , Vitoldo A. KOZLOWSKI JUNIOR3, Luis C. SPOLIDORIO4, Joni A. CIRELLI5 1 - Doutorando em Odontologia, rea de Periodontia Departamento de Diagn stico e Cirurgia, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Araraquara SP, Brasil. 2 - Doutorando em Odontologia, rea de Implantodontia Departamento de Diagn stico e Cirurgia, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Araraquara SP, Brasil. 3 Departamento de Odontontologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa - PR, Brasil.

2 4 - Professor Titular, rea de Patologia Departamento de Fisiologia e Patologia, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Araraquara SP, Brasil. 5 - Professor Associado, rea de Periodontia Departamento de Diagn stico e Cirurgia, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Araraquara SP, : Este estudo relata um caso incomum de Parotidite agu-da em um paciente adulto jovem , saud vel e com boa higiene oral. Relato de Caso: O paciente procurou o Departamento de Estomato-logia, na Universidade Estadual de Ponta Grossa devido a um incha- o na regi o da gl ndula par tida direita. O paciente foi submetido a exames cl nicos e radiol gicos e foi prescrito tratamentos com drogas anti-inflamat rias e antibi ticos. No quinto dia os sinais e sintomas haviam desaparecido.

3 Conclus o: O desenvolvimento de Parotidite aguda em adultos jovens saud veis com uma boa higiene oral pos-s vel, mas isso torna o diagn stico mais dif cil. Anti-inflamat rios, antibi ticos e fisioterapia associada com calor pode contribuir para a recupera o dos sinais e sintomas ap s 5 dias de : Parotidite ; Parotidite aguda ; Gl ndula par OParotidite aguda um processo inflamat rio e infeccioso da glandula par tida1,2, que pode ser associada com estados de imu-nossupress o, tais como diabetes e alcoolismo, doen as auto-imu-nes tais como a s ndrome de Sj gren3, bem como outras condi es incluindo higiene oral deficiente, hipossaliva o ap s medica o (antidepressivos), desidrata o p s-cir rgica e obstru es devido a sialolit ase, tumores ou corpo estranho4. A desidrata o associada com m higiene oral desempenha um papel importante na etiolo-gia da Parotidite aguda .

4 A diminui o do fluxo salivar, resultante da desidrata o, auxiliada pelos efeitos xerostomicos de medica-mentos prescritos leva a perda da a o antibacteriana e de lavagem da saliva na cavidade aguda geralmente ocorre em pacientes que se recupe-ram de cirurgias abdominais e em pacientes idosos, doentes siste-micamente, debilitados e imunodeprimidos. Entretanto, Parotidite aguda tamb m tem sido observada em crian as prematuras6-7. A manifesta o cl nica mais comum nesta patologia relacionada com um incha o eritematoso e endurecido da face na regi o das glandulas par tidas. Em casos agudos, o ducto da glandula pa-r tida, localizada na regi o do segundo molar superior, aparece avermelhado associado com secre o purulenta1. O diagn stico diferencial inclui Parotidite viral (caxumba), fibrose c stica, sarcoi-dose, sialolit ase, Parotidite cr nica recorrente e neoplasmas8.

5 Uma origem bacteriana aguda pode ser diferente das manifesta es lis-tadas acima pela presen a de uma secre o purulenta no ducto de Stenson ou pela presen a de sintomatologia diagn stico pode envolver exame radiol gico, incluindo ultra-sonografia da gl ndula para evidenciar a forma o de um abcesso, a tomografia computadorizada com contraste por via intravenosa, e sialografia (embora esta ltima n o indicado em processos agudos, devido possibilidade de ruptura adesiva pela press o do liquido de contraste injetado e pela dor intensa). Com-pleto exame de sangue por meio de cultura e sensibilidade celular devem ser realizados no in cio dos sinais e sintomas1. Embora mais de 80% de Parotidite aguda ocorre em fun o de infec es por Sta-phylococcus aureus8, o envolvimento de bact rias estritamente anae-r bias tem sido reportado na literatura cientifica9-13 , principalmen-te relacionada pacientes mais tratamento da Parotidite aguda envolve a prescri o de an-tibi ticos e / ou procedimentos cirurgicos.

6 Reidrata o, suporte nutricional, terapia com calor, e instru o de higiene oral s o reco-menda es para melhorar esta condi o. As interven es cir rgicas s o indicadas, apenas, quando n o h remiss o dos sinais cl nicos e sintomas ap s 3-5 dias de terapia com antibi ticos, envolvimen-to do nervo facial ou estruturas vitais adjacentes ou forma o de abscesso consider vel no interior do parenquima da gl objetivo deste relato de caso foi apresentar e discutir a possi-bilidade de ocorr ncia da doen a em um paciente adulto jovem e saud vel e demonstrar que a terapia com drogas antimicro-Rev Odontol Bras Central 2012;21(59) Parotidite aguda em jovem adulto sistemicamente saud vel. Relato de casoCaso Cl nico544bianas e anti-inflamat rias associada com fisioterapia com calor pode promover a remiss o dos sinais e DE CASOP aciente do sexo masculino, 23 anos de idade, caucasiano, dentista, apresentou-se na cl nica de Estomatologia da Universi-dade Estadual de Ponta Grossa com queixa principal de incha o e dor na regi o da gl ndula par tida direita.

7 A anamnese reve-lou uma condi o saud vel, sem nenhuma hist ria de doen a sist mica, sem fazer qualquer uso de medica o ou drogas e o paciente informou que duas noites antes, tinha come ado a sen-tir dor palpa o na regi o de ngulo da mand bula direita e o mesmo apresentava-se com dificuldade para abertura total da boca. N o havia hist ria de trauma direto na rea. A dor intensa associada com o incha o na regi o e a presen a de trismo levou o paciente a procura do exame f sico extra-oral o paciente apresentava-se com um aumento eritematoso da gl ndula par tida direita, com aus n-cia de linfonodos infartados na cadeia submandibular, a boche-cha estava endurecida, quente e inchada e a fun o do nervo fa-cial estava normal bilateralmente (Figura. 1). O exame intra-oral demonstrou que o paciente apresentava-se com obstru o do ducto da gl ndula par tida, evidenciado por meio da diminui- o do fluxo salivar, caracterizado por um quadro leve de xeros-tomia, com uma boa higiene oral e com ausencia de descarga de pus por meio do ducto de Stensen.

8 Resultados do hemograma para contagem de leuc citos e plaquetas demonstraram valores normais assim como para hemoglobina 15,9 g / dL e hemat crito 47,6%. O diagn stico de Parotidite aguda foi feito com base nas caracteristicas clinicas e nos sinais e sintomas apresentados pelo tratamento iniciou-se com a tentativa de compress o do ducto, por meio de fisioterapia atrav s da palpa o extra-oral da rea envolvida para tentar aliviar o desconforto e a sinto-matologia dolorosa. Este tratamento n o foi considerado eficaz. Assim, foi indicado terapia com calor e compressas mornas colocadas extra-oralmente. Ao mesmo tempo, terapia com an-timicrobianos e anti-inflamat rios foi institu do com 500 mg de azitromicina, uma vez por dia, durante cinco dias e 100 mg de nimesulida, duas vezes por dia durante tr s dias para a paroti-dite adequado foi realizado diariamente, com exce o do quinto dia quando o paciente n o p de comparecer a cl nica da universidade.

9 A remiss o completa dos sinais e sin-tomas pode ser observada no sexto dia. A evolu o do processo pode ser visto na Figura 2. O paciente foi submetido a uma ul-Figure 1. Fotografia do paciente no dia 0 (inicial ). Observe o incha o na regi o da gl ndula par tida 2. Fotografia do paciente no dia 6 (final). A completa remiss o dos sinais e sintomas pode ser 3. Ultra-sonografia da gl ndula par tida direita e esquerda evidenciando infarto do linfonodo intraparot deo com discreta altera o da Odontol Bras Central 2012;21(59) Parotidite aguda em jovem adulto sistemicamente saud vel. Relato de casoCaso Cl nico545tra-sonografia da gl ndula para avaliar a evid ncia de forma o de abcesso no final do terceiro dia de p s-tratamento, devido impossibilidade de realiza o do exame proposto, por falta de hor rio dispon vel na cl nica privada, embora fosse indicado fazer este exame no dia do exame inicial.

10 Os resultados da ultra--sonografia mostraram infarto do linfonodo intraparot deo com discreta altera o da normalidade (Figura 3). Neste periodo de seis dias de p s-operat rio o status do fluxo salivar estava nor-mal, sem trismo e sem dor. O paciente foi instruido e orientado com rela o a higieniza o e a hidrata OParotidite aguda uma doen a bem estabelecida na literatu-ra cient fica. Por outro lado, as caracter sticas deste paciente e as condi es apresentadas s o incomuns e n o s o suportados pela literatura como um indiv duo predisposto para desenvolver pa-rotidite aguda . Existem v rios fatores etiol gicos e causais para o desenvolvimento de Parotidite aguda , por m nenhum dos fa-tores de risco correlatos foram encontrados neste sinais e sintomas deste paciente n o coincidem com a etiologia da Parotidite aguda , relatados na literatura cient fica.