Example: air traffic controller

Pedagogia da Autonomia - apeoesp.org.br

Pedagogia DA Autonomia . Saberes Necess rios Pr tica Educativa paulo Freire Pedagogia DA Autonomia . Saberes Necess rios Pr tica Educativa 25 Edi o PAZ E TERRA. Cole o Leitura Ana Maria A. Freire Produ o gr fica: K tia Halbe Capa: Isabel Carballo Dados Internacionais de Cataloga o na Publica o (CIP). (C mara Brasileira do Livro, SP, Brasil). Freire, paulo Pedagogia da Autonomia : saberes necess rios pr tica educativa / paulo Freire. S o paulo : Paz e Terra, 1996. (Cole o Leitura). ISBN 85- 219- 0243-3. I. Autonomia (psicologia) 2. Educa o 3. Ensino 4. Pr tica de Ensino 5. Professores Forma o profissional I. T tulo II. S rie 96- 5263 CDD- 370- 115.

Prefácio Aceitei o desafio de escrever o prefácio deste livro do Prof. Paulo Freire movida mesmo por uma das exigências da ação educativo-crítica por ele defendida: a de testemunhar a minha disponibilidade à

Tags:

  Ferries, Paulo freire, Paulo

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Pedagogia da Autonomia - apeoesp.org.br

1 Pedagogia DA Autonomia . Saberes Necess rios Pr tica Educativa paulo Freire Pedagogia DA Autonomia . Saberes Necess rios Pr tica Educativa 25 Edi o PAZ E TERRA. Cole o Leitura Ana Maria A. Freire Produ o gr fica: K tia Halbe Capa: Isabel Carballo Dados Internacionais de Cataloga o na Publica o (CIP). (C mara Brasileira do Livro, SP, Brasil). Freire, paulo Pedagogia da Autonomia : saberes necess rios pr tica educativa / paulo Freire. S o paulo : Paz e Terra, 1996. (Cole o Leitura). ISBN 85- 219- 0243-3. I. Autonomia (psicologia) 2. Educa o 3. Ensino 4. Pr tica de Ensino 5. Professores Forma o profissional I. T tulo II. S rie 96- 5263 CDD- 370- 115.

2 Ndices para cat logo sistem tico 1. Autonomia do educando: Educa o 2. Pedagogia da Autonomia : Educa o EDITORA PAZ E TERRA S/A. Rua do Triunfo, 177. Santa Efig ncia, S o paulo , SP CEP: 01212- 010. Tel.: (011) 3337- 8399. Rua General Ven ncio Flores, 305, sala 904. Rio de Janeiro, RJ CEP: 22441- 090. Tel.: (021) 2512- 8744. E- mail: Home Page: 2002. Impresso no Brasil / Printed in Brazil Dedicat rias A Ana Maria, minha mulher, com alegria e amor. paulo A Fernando Gasparin, a cujo gosto da rebeldia e a cuja disponibilidade luta pela liberdade e pela democracia muito devemos. paulo Freire mem ria de Admardo Serafim de Oliveira. paulo Freire A Jo o Francisco de Souza, intelectual cujo respeito as saber de senso comum jamais o fez um basista e cujo acatamento rigorosidade cient fica jamais o tornou um elitista e a In s de Souza, sua companheira e amiga, com admira o de paulo Freire A Eliete Santiago, em cuja pr tica docente ensinar jamais foi transfer ncia de conhecimento feita pela educadora aos alunos.

3 Ao contr rio, para ela, ensinar uma aventura criadora. paulo Freire Aos educandos e educandas, s educadoras e educadores do Projeto Ax , de Salvador da Bahia, na pessoa de sue incans vel animador Cesare de La Roca, com minha profunda admira o. paulo Freire A ngela Antunes Ciseski, Moacir Gadotti, paulo Roberto Padilha e S nia Couto, do Instituto paulo Freire, com meus agradecimentos pelo excelente trabalho de organiza o dos cap tulos desta Pedagogia da Autonomia . paulo Freire Gostaria igualmente de agradecer a Christine R hrig e a equipe de produ o e revis o da Paz e Terra pela dedica o com rela o n o s a este como a outros livros meus.

4 NDICE. Pref 7. Primeiras Palavras .. 9. Cap. 1 - N o h doc ncia sem disc 12. Ensinar exige rigorosidade met 13. Ensinar exige 14. Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos .. 15. Ensinar exige 15. Ensinar exige est tica e 16. Ensinar exige a corporeifica o das palavras pelo exemplo .. 16. Ensinar exige risco, aceita o do novo e rejei o a qualquer forma de discrimina o .. 17. Ensinar exige reflex o cr tica sobre a pr 17. Ensinar exige o reconhecimento e a assun o da identidade 18. Cap. 2 - Ensinar n o transferir conhecimento .. 21. Ensinar exige consci ncia do 21. Ensinar exige o reconhecimento de ser condicionado .. 23. Ensinar exige respeito Autonomia do ser do 24.

5 Ensinar exige bom 25. Ensinar exige humildade, toler ncia e luta em defesa dos direitos dos 27. Ensinar exige apreens o da realidade .. 28. Ensinar exige alegria e esperan a .. 29. Ensinar exige a convic o de que a mudan a poss 30. Ensinar exige curiosidade .. 33. Cap. 3 - Ensinar uma especificidade 36. Ensinar exige seguran a, compet ncia profissional e generosidade .. 36. Ensinar exige 37. Ensinar exige compreender que a educa o uma forma de interven o no mundo .. 38. Ensinar exige liberdade e autoridade .. 40. Ensinar exige tomada consciente de decis 42. Ensinar exige saber escutar .. 43. Ensinar exige reconhecer que a educa o ideol 47.

6 Ensinar exige disponibilidade para o di logo .. 50. Ensinar exige querer bem aos educandos .. 52. Pref cio Aceitei o desafio de escrever o pref cio deste livro do Prof. paulo Freire movida mesmo por uma das exig ncias da a o educativo-cr tica por ele defendida: a de testemunhar a minha disponibilidade . vida e os seus chamamentos. Comecei a estudar paulo Freire no Canad , com meu marido, Admardo, a quem este livro em parte dedicado. N o poderia aqui me pronunciar sem a ele me referir, assumindo- o afetivamente como companheiro com quem, na trajet ria poss vel, aprendi a cultivar v rios dos saberes necess rios pr tica educativa transformadora.

7 E o pensamento de paulo Freire foi, sem d vida, uma de suas grandes inspira es. As id ias retomadas nesta obra resgatam de forma atualizada, leve, criativa, provocativa, corajosa e esperan osa, quest es que no dia a dia do professor continuam a instigar o conflito e o debate entre os educadores e as educadoras. O cotidiano do professor na sala de aula e fora dela, da educa o fundamental p s- gradua o. explorado como numa codifica o, enquanto espa o de reafirma o, nega o, cria o, resolu o de saberes que constituem os conte dos obrigat rios . organiza o program tica e o desenvolvimento da forma o docente". S o conte dos que, extrapolando os j cristalizados pela pr tica escolar, o educador progressista, principalmente, n o pode prescindir para o exerc cio da Pedagogia da Autonomia aqui proposta.

8 Uma Pedagogia fundada na tica, no respeito dignidade e pr pria Autonomia do educando. Como os demais saberes, este demanda do educador um exerc cio permanente. a conviv ncia amorosa com seus alunos e na postura curiosa e aberta que assume e, ao mesmo tempo, provoca- os a se assumirem enquanto sujeitos s cios-hist ricos- culturais do ato de conhecer, que ele pode falar do respeito dignidade e Autonomia do educando. Pressup e romper com concep es e pr ticas que negam a compreens o da educa o como uma situa o gnoseol gica. A compet ncia t cnico cient fica e o rigor de que o professor n o deve abrir m o no desenvolvimento do seu trabalho, n o s o incompat veis com a amorosidade necess ria s rela es educativas.

9 Essa postura ajuda a construir o ambiente favor vel produ o do conhecimento onde o medo do professor e o mito que se cria em torno da sua pessoa v o sendo desvalados. preciso aprender a ser coerente. De nada adianta o discurso competente se a a o pedag gica imperme vel mudan as. No mbito dos saberes pedag gicos em crise, ao recolocar quest es t o relevantes agora quanto foram na d cada de 60, Freire, como homem de seu tempo, traduz, no modo l cido e peculiar, aquilo que os estudos das ci ncias da educa o v m apontando nos ltimos anos: a amplia o e a diversifica o das fontes leg timas de saberes e a necess ria coer ncia entre o saber- fazer o saber- ser- pedag gicos.

10 Num momento de aviamento e de desvaloriza o do trabalho do professor em todos os n veis, a Pedagogia da Autonomia nos apresenta elementos constitutivos da compreens o da pr tica docente enquanto dimens o social da forma o humana. Para al m da redu o ao aspecto estritamente pedag gico e marcado pela natureza pol tica de seu pensamento, Freire, adverte- nos para a necessidade de assumirmos uma postura vigilante contra todas as pr ticas de desumaniza o. Para tal o saber-fazer da auto reflex o cr tica e o saber- ser da sabedoria exerc itados permanentemente, podem nos ajudar a fazer a necess ria leitura cr tica das verdadeiras causas da degrada o humana e da raz o de ser do discurso fatalista da globaliza o.


Related search queries