Example: marketing

PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS

PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SAL RIOS GEST O DE PESSOAS APRESENTA O Apresentamos o PLANO de Cargos, CARREIRAS e Sal rios da OS Viva Rio, que tem como principais objetivos: Estabelecer uma pol tica efetiva para o equil brio salarial das nossas diversas frentes de trabalho, medindo a consist ncia interna dos sal rios; Definir as principais atribui es e responsabilidades de cada cargo; Possibilitar condi es de valoriza o, est mulo e reconhecimento profissional. Nossas frentes de trabalho possuem profissionais lotados nas seguintes reas: Atividade meio (Sede) de acordo com suas experi ncias, expertises e desempenho; Contratos de Gest o conforme estabelecido em Editais e/ou Propostas Licitat rias; Projetos conforme estabelecido ou solicitado pelos Financiadores. INTRODU O A OS VIVA RIO uma Organiza o Social sem fins lucrativos que atua em diversos segmentos, tais como: Sa de, Desenvolvimento Social, Socioambiental, Esportes e Seguran a Humana.

atendimento das demandas de responsabilidade necessárias. A análise de um cargo e ... com a Avaliação de Desempenho Individual. A progressão prevê critérios de movimentação que possibilitam o crescimento individual dos empregados na carreira, em termos salariais (horizontal) e de maturidade ...

Tags:

  Individuals, De responsabilidades, Responsabilidades

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SALÁRIOS

1 PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SAL RIOS GEST O DE PESSOAS APRESENTA O Apresentamos o PLANO de Cargos, CARREIRAS e Sal rios da OS Viva Rio, que tem como principais objetivos: Estabelecer uma pol tica efetiva para o equil brio salarial das nossas diversas frentes de trabalho, medindo a consist ncia interna dos sal rios; Definir as principais atribui es e responsabilidades de cada cargo; Possibilitar condi es de valoriza o, est mulo e reconhecimento profissional. Nossas frentes de trabalho possuem profissionais lotados nas seguintes reas: Atividade meio (Sede) de acordo com suas experi ncias, expertises e desempenho; Contratos de Gest o conforme estabelecido em Editais e/ou Propostas Licitat rias; Projetos conforme estabelecido ou solicitado pelos Financiadores. INTRODU O A OS VIVA RIO uma Organiza o Social sem fins lucrativos que atua em diversos segmentos, tais como: Sa de, Desenvolvimento Social, Socioambiental, Esportes e Seguran a Humana.

2 Com vistas a atuar de forma justa, igualit ria e transparente, a Organiza o desenvolveu seu PLANO de Cargos, CARREIRAS e Sal rios (PCCS) considerando as especifidades de cada um desses ramos de atua o. Sendo assim, o PCCS visa estabelecer uma pol tica eficaz para a ascens o profissional dos seus colaboradores, de acordo com seu n vel de conhecimento, habilidades e desempenho. Al m de promover uma estrutura salarial atrav s da observa o de crit rios justos e transparentes de crescimento profissional, propiciando o desenvolvimento de CARREIRAS com vistas a atingir os objetivos tra ados pela Organiza o. 1 Esta ferramenta visa garantir igualdade de oportunidades profissionais aos colaboradores e uma coer ncia salarial com o meio externo, tornando a OS VIVA RIO competitiva em rela o ao mercado, contribuindo para a racionaliza o dos gastos e principalmente para a motiva o dos colaboradores.

3 A Ger ncia de Gest o de Pessoas a respons vel pela aplica o, administra o e monitoramento do PLANO de Cargos, CARREIRAS e Sal rios da OS VIVA RIO. 1 Artigo 461 5 da Consolida o das Leis Trabalhistas (CLT) PARTE I PRINC PIOS, DIRETRIZES E OBJETIVO Os princ pios que norteiam o PCCS do VIVA RIO s o: Universalidade: o PCCS abrange todos os colaboradores do Instituto Isonomia: fica assegurado tratamento remunerat rio igualit rio para os colaboradores que estejam lotados no mesmo eixo e tenham cargos iguais ou semelhantes, que contemplem o mesmo n vel de escolaridade, obriga es, direitos e deveres. Publicidade e Transpar ncia: todo o processo de progress o de carreira e avalia o de desempenho ser p blico e garantida a transpar ncia em todas as etapas. A pol tica salarial adotada pela OS VIVA RIO est fundamentada em duas diretrizes principais que visam assegurar um tratamento salarial equ nime e competitivo: Equil brio Interno: coer ncia que deve existir entre os cargos, considerando o conte do e valor relativo (import ncia) na estrutura organizacional.

4 Equil brio Externo: rela o existente entre os sal rios pagos pelo Instituto e os sal rios pagos por segmento de mercado espec fico, comparado atrav s de pesquisas salariais. Esse PLANO tem como principais objetivos: Estabelecer uma pol tica efetiva para o equil brio salarial dos nossos diversos eixos de trabalho, medindo a consist ncia interna dos sal rios; Definir as principais atribui es e responsabilidades de cada cargo; Possibilitar condi es de valoriza o, est mulo e reconhecimento profissional. PARTE II PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E SAL RIOS Este PLANO foi desenvolvido pela OS VIVA RIO para administrar cargos, CARREIRAS e sal rios, sendo um instrumento que estabelece a estrutura de cargos da Organiza o ao definir as atribui es, deveres e responsabilidades de cada cargo e estabelecer os n veis salariais a serem praticados, visando valorizar seus colaboradores pelo reconhecimento dos esfor os individuais dos que buscam o pr prio crescimento profissional, motivando-os e encorajando-os a explorar seus potenciais.

5 Atualmente trabalhamos com seis eixos de trabalho distintos, que possuem profissionais qualificados de acordo com sua rea de atua o, experi ncia anterior, expertise e desempenho, conforme detalhado abaixo: 1. Sa de Abrange os servi os relacionados aten o prim ria sa de, rede de urg ncia e emerg ncia e regula o. 2. Desenvolvimento Social Engloba as reas de educa o, jovem aprendiz e voluntariado. 3. Socioambiental Projetos em comunidades e ambientes rurais buscando solu es de curto, m dio e longo prazo para um desenvolvimento sustent vel. 4. Esportes O esporte uma importante ferramenta de inclus o social, igualdade, educa o e crescimento profissional, hoje trabalhamos com esportes em nossos projetos de desenvolvimento social, al m de gerir a Academia de Futebol P rolas Negras, composta por refugiados. 5. Seguran a Humana Atua em alternativas para a seguran a p blica a partir da garantia dos direitos humanos.

6 6. Suporte Todas as fun es que atuam como apoio aos projetos e suas atividades fim, dando apoio administrativo e operacional aos contratos, s o inseridas neste eixo. PROVIMENTO Obedecendo ao Regulamento Interno de Contrata o da OS VIVA RIO, que preza pelos princ pios da transpar ncia, da moralidade e da economicidade, devidamente compatibilizado com a natureza e os termos da lei das organiza es sociais, com os padr es de mercado e com a necessidade de servi o. A execu o e coordena o dos processos seletivos s o de responsabilidade da rea de Gest o de Pessoas, que selecionar os profissionais que demonstrarem maior qualifica o e capacidade para o exerc cio do segmento de carreira e/ou fun o a ser preenchido, atrav s de um conjunto de t cnicas previamente selecionadas e ajustadas melhor forma de avalia o dos requisitos definidos para cada cargo.

7 Entretanto em qualquer processo seletivo a chefia requisitante dever participar desde a defini o/complementa o dos requisitos da vaga, ao acompanhamento das etapas de avalia o e na decis o final da escolha dos profissionais. A Organiza o Social tamb m oferece oportunidade aos seus colaboradores atrav s de processo seletivo interno, obedecendo aos mesmos par metros do processo p blico. E, ainda, realizamos processo simplificado para contrata o de cargos de chefia, dire o e confian a, conforme previs o no Regulamento Interno de Contrata o. As admiss es s o realizadas mediante aprova o no Processo Seletivo P blico, Processo Seletivo Interno ou Processo Seletivo Simplificado. O candidato dever ser contratado no sal rio referente ao step 1 do seu grupo salarial, a n o ser que comprove experi ncia anterior de alto interesse para o Instituto e atenda plenamente aos crit rios de qualifica o profissional para o cargo.

8 Readapta o Em caso de readapta o (retorno de licen a ou afastamento por longos per odos) o empregado ter sua situa o profissional revista, podendo haver necessidade de altera o funcional do empregado, caso existam limita es de sa de que inviabilizem sua perman ncia no cargo que ocupa. Os casos de readapta o n o servem de base para fins de equipara o salarial, conforme previs o do artigo 461 4 da CLT. ESTRUTURA DE CARGOS O conceito do termo cargo diz sobre a ocupa o que um profissional ocupa dentro da Organiza o, isto , o agrupamento das atividades de conte do profissional equivalente, exercidos por um empregado ou conjunto de empregados, reunidos sob um mesmo t tulo e que recebem o mesmo tratamento para fins de remunera o. Cargo um conceito global e impessoal, utilizado na Classifica o Brasileira de Ocupa es (CBO). Ao descrever um cargo e suas especifica es, geramos maior possibilidade de efetividade na contrata o de profissionais dentro do perfil desejado, com consequente atendimento das demandas de responsabilidade necess rias.

9 A an lise de um cargo e sua descri o s o formas de auxiliar na contrata o do empregado dentro do perfil desejado pela organiza o. As descri es das atividades exercidas por cada cargo s o detalhadas levando em considera o fatores como: escolaridade, experi ncia, habilidades, jornada de trabalho, condi es e riscos do trabalho. A descri o de cargos divide-se em: Descri o Sum ria: descreve de forma sucinta as principais atribui es do cargo; Atribui es: descreve de forma detalhada, todas as atividades que o empregado realiza; Requisitos b sicos: define a forma o m nima, habilidade necess ria e conhecimentos indispens veis para o exerc cio da fun o. A estrutura de Cargos constitu da atrav s de escalonamento, em que os cargos s o hierarquizados e classificados de acordo com as dificuldades, responsabilidades e requisitos. Os sal rios s o organizados em progress o racional baseados na rela o entre os valores dos cargos, distribuindo os sal rios de acordo com a estrutura salarial.

10 A OS Viva Rio, dentro dos seus preceitos e pr ticas estipulados de trabalho, garante a revis o, a cada dois anos, dos cargos e fun es, podendo ser antecipada esta atividade sempre que houver necessidade de ajustes, a fim de adequ -las s mudan as tecnol gicas e de mercado. PARTE III DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA Todos os cargos do VIVA RIO s o descritos e avaliados, conforme o grau de complexidade e responsabilidade, classificados de acordo com grupo organizacional, classe e n vel salarial. O n vel I considerado o n vel mais baixo e o n vel III o mais alto de cada cargo. Cada um dos n veis de cargo corresponde a uma faixa salarial, de forma que existe uma varia o salarial para um mesmo de cargo. A amplitude da faixa salarial corresponde varia o entre o maior e o menor sal rio da faixa. E cada faixa salarial composta por quatro varia es de sal rios chamadas steps.


Related search queries