Example: confidence

PORTFÓLIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - uel.br

CASSIANA MAGALH ES RAIZER PORTF LIO NA EDUCA O INFANTIL : DESVELANDO POSSIBILIDADES PARA A AVALIA O FORMATIVA Londrina 2007 CASSIANA MAGALH ES RAIZER PORTF LIO NA EDUCA O INFANTIL : DESVELANDO POSSIBILIDADES PARA A AVALIA O FORMATIVA Disserta o apresentada ao Programa de P s-Gradua o em Educa o da Universidade Estadual de Londrina, como requisito parcial obten o do t tulo de Mestre em Educa o. Orientadora: Profa.

cassiana magalhÃes raizer portfÓlio na educaÇÃo infantil: desvelando possibilidades para a avaliaÇÃo formativa londrina 2007

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of PORTFÓLIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - uel.br

1 CASSIANA MAGALH ES RAIZER PORTF LIO NA EDUCA O INFANTIL : DESVELANDO POSSIBILIDADES PARA A AVALIA O FORMATIVA Londrina 2007 CASSIANA MAGALH ES RAIZER PORTF LIO NA EDUCA O INFANTIL : DESVELANDO POSSIBILIDADES PARA A AVALIA O FORMATIVA Disserta o apresentada ao Programa de P s-Gradua o em Educa o da Universidade Estadual de Londrina, como requisito parcial obten o do t tulo de Mestre em Educa o. Orientadora: Profa.

2 Dra. Nadia Aparecida de Souza Londrina 2007 Cataloga o na publica o elaborada pela Divis o de Processos T cnicos da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina. Dados Internacionais de Cataloga o-na-Publica o (CIP) CASSIANA MAGALH ES RAIZER R161p Raizer, Cassiana Magalh es. Portf lio na educa o INFANTIL : desvelando possibilidades para a avalia o formativa / Cassiana Magalh es Raizer. Londrina, 2007. 169f. : il. Orientador: Nadia Aparecida de Souza.

3 Disserta o (Mestrado em Educa o) Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educa o, Comunica o e Artes, Programa de P s-Gradua o em Educa o, 2007. Inclui bibliografia. 1. Porta-folios em educa o Teses. 2. Ensino Meios auxiliares Teses. 3. Educa o de crian as Teses. 4. Professores de ensino pr -escolar Forma o Teses. I. Souza, Nadia Aparecida de. Estadual de Londrina. Centro de Educa o, Comunica oe Artes. Programa de P s-Gradua o em Educa o.

4 III. T tulo. CDU CASSIANA MAGALH ES RAIZER PORTF LIO NA EDUCA O INFANTIL : DESVELANDO POSSIBILIDADES PARA A AVALIA O FORMATIVA Disserta o apresentada ao Programa de P s-Gradua o em Educa o da Universidade Estadual de Londrina, como requisito parcial obten o do t tulo de Mestre em Educa o. BANCA EXAMINADORA _____ Profa. Dra. Nadia Aparecida de Souza UEL Londrina PR _____ Profa. Dra. Cleide Vitor Mussini Batista UEL Londrina PR _____ Prof.

5 Dr. Jo o Luiz Gasparin UEM Maring PR Londrina, dezembro de 2007 A Deus Pela d diva da vida e por conduzir-me em cada passo dessa caminhada. minha m e (in memorian) Certamente a pessoa mais importante. Foi ela que me ensinou o caminho do bem, mostrou-me o quanto vale a pena viver, o quanto posso conseguir se, acreditando em mim, permitir que meus passos sejam dirigidos pelos meus sonhos. Ao Fabiano Pelos momentos de companheirismo e compreens o, especialmente acompanhando nosso filho e com ele vivenciando momentos e experi ncias dos quais precisei ficar parte.

6 Ao Bernardo Filho e fonte de for a e inspira o. Pelo seu sorriso, pelo seu pedido para desligar o computador, pelo seu olhar carente de companhia, pelo seu abra o apertado de compreens o. Contemplando o passado, agrade professora Nadia Pela for a, garra e coragem que tem ao enfrentar desafios. Por todos os ensinamentos que, certamente, n o est o limitados vida acad mica, mas contribu ram para a constru o de uma pessoa diferente, dotada de um olhar mais atento e curioso diante do mundo. A Maria Aparecida Martins Salom o Pela paci ncia, companheirismo e, especialmente, por acreditar no meu sonho e dele desejar fazer parte.

7 Todos que compartilharam comigo o mesmo espa o de trabalho, especialmente s professoras Gisele, Soraia, Adriana, Luanna, Rosilda, Patr cia, Francileyde e Tayenne Por embarcarem, sem quaisquer restri es, nessa aventura e dedicarem tanto de seu tempo ao estudo e ao aperfei oamento da pr tica pedag gica, principalmente quando o assunto era os portf lios avaliativos. s crian as Sem elas, nada disso, seria poss vel. Aos professores Cleide Vitor M. Batista e Jo o Luiz Gasparin Pelas sugest es enriquecedoras, pelas observa es carinhosas e especialmente, pela maneira t o respeitosa e produtiva com que realizaram suas interven es.

8 Professora Maria Aparecida Trevisan Zamberlam Aquela que possibilitou a primeira experi ncia, rica e significativa, ao abrir as portas de sua disciplina para uma aluna ouvinte. Pelo apoio e incentivo que, talvez, nem tenha dimens o de quanto foi importante em um momento dif cil da minha vida. H escolas que s o gaiolas e h escolas que s o asas. Escolas que s o gaiolas existem para que os p ssaros desaprendam a arte do v o. P ssaros engaiolados s o p ssaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode lev -los para onde quiser.

9 P ssaros engaiolados sempre t m um dono. Deixaram de ser p ssaros. Porque a ess ncia dos p ssaros o v o. Escolas que s o asas n o amam p ssaros engaiolados. O que elas amam s o p ssaros em v o. Existem para dar aos p ssaros coragem para voar. Ensinar o v o, isso elas n o podem fazer, porque o v o j nasce dentro dos p ssaros. O v o n o pode ser ensinado. S pode ser encorajado. Rubem Alves RAIZER, Cassiama Magalh es. Portf lio na educa o INFANTIL : desvelando possibilidades para a avalia o formativa. 2007. 174f. Disserta o (Mestrado em Educa o) Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.

10 RESUMO A Educa o INFANTIL n o apenas abriga crian as durante certo tempo em um lugar, mas um espa o de forma o e, portanto, de desenvolvimento e aprendizagem. Para acompanhar este desenvolvimento, de maneira integral e significativa, faz-se imprescind vel uma avalia o que n o esteja preocupada simplesmente em constatar, mas em fornecer informa es necess rias para assegurar que as aprendizagens sejam alcan adas. Por isso, o presente estudo teve por objetivo: compreender e mapear as possibilidades dos portf lios avaliativos serem desenvolvidos com um sentido e um significado formativos.