Example: tourism industry

PORTUGAL DO SÉCULO XX: O ESTADO NOVO (1933 1974)

PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933 1974) PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) Em 1928, o Presidente da Rep blica, scar Carmona, convidou Ant nio de Oliveira Salazar para chefiar a pasta das Finan as. Era urgente controlar as contas p blicas, pois, mesmo depois do golpe militar de 1926, a situa o econ mico-financeira de PORTUGAL continuava muito grave. PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933 1974) SCAR CARMONA ANT NIO OLIVEIRA SALAZAR PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) Ant nio de Oliveira Salazar nasceu em Santa Comba D o a 28 de abril de 1889. De origens humildes, acabaria por inscrever-se na Universidade de Coimbra, no curso de Direito, que concluiu com m dia de 19 valores. Rapidamente passou a professor daquela Universidade onde ensinou Economia Pol tica e Finan as. Quando scar Carmona o convida para assumir o cargo de Ministro das Finan as, Salazar aceita o convite mas imp s algumas condi ANT NIO DE OLIVEIRA SALAZAR.

PORTUGAL DO SÉCULO XX: O ESTADO NOVO (1933-1974) Em 1928, o Presidente da República, Óscar Carmona, convidou António de Oliveira Salazar para chefiar a pasta das Finanças. Era urgente controlar as contas públicas, pois, mesmo depois do golpe militar de 1926, a situação económico-financeira de Portugal continuava muito grave.

Tags:

  Novo

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of PORTUGAL DO SÉCULO XX: O ESTADO NOVO (1933 1974)

1 PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933 1974) PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) Em 1928, o Presidente da Rep blica, scar Carmona, convidou Ant nio de Oliveira Salazar para chefiar a pasta das Finan as. Era urgente controlar as contas p blicas, pois, mesmo depois do golpe militar de 1926, a situa o econ mico-financeira de PORTUGAL continuava muito grave. PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933 1974) SCAR CARMONA ANT NIO OLIVEIRA SALAZAR PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) Ant nio de Oliveira Salazar nasceu em Santa Comba D o a 28 de abril de 1889. De origens humildes, acabaria por inscrever-se na Universidade de Coimbra, no curso de Direito, que concluiu com m dia de 19 valores. Rapidamente passou a professor daquela Universidade onde ensinou Economia Pol tica e Finan as. Quando scar Carmona o convida para assumir o cargo de Ministro das Finan as, Salazar aceita o convite mas imp s algumas condi ANT NIO DE OLIVEIRA SALAZAR.

2 QUEM ERA SALAZAR, O HOMEM QUE GOVERNOU PORTUGAL DURANTE 36 ANOS? PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) Agrade o a V. Ex . o convite que me fez para ocupar a pasta das Finan as (..). N o tomaria (..) sobre mim esta pesada tarefa, se n o tivesse a certeza de que ao menos poderia ser til minha na o, e de que estavam asseguradas as condi es dum trabalho eficiente (..). Sei muito bem o que quero e para onde vou, mas n o me exija que chegue ao fim em poucos meses. No mais, que o Pa s estude, represente, reclame, discuta, mas que obede a quando se chegar altura de mandar. Discurso de Salazar, 27 de abril de 1928 (adaptado). Deve surgir texto abaixo: TOMADA DE POSSE DE SALAZAR PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) aumentou os impostos, para garantir mais dinheiro ao ESTADO ; diminuiu as despesas com sa de, educa o e assist ncia social; reduziu os sal rios dos funcion rios p blicos; incentivou as exporta es.

3 QUE MEDIDAS TOMOU SALAZAR PARA TIRAR O PA S DA DIF CIL SITUA O FINANCEIRA EM QUE SE ENCONTRAVA? Em pouco tempo, equilibrou as contas p blicas e reduziu a d vida portuguesa. Mais tarde, em 1932, nomeado presidente do Conselho de Ministros (chefe do Governo). PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) QUE MEDIDAS TOMOU SALAZAR PARA TIRAR O PA S DA DIF CIL SITUA O FINANCEIRA EM QUE SE ENCONTRAVA? Do programa pol tico de Salazar constava a implementa o de um programa de constru o de grandes obras p blicas. Qual era o objetivo desta medida? A realiza o de grandes obras p blicas, exigiria muita m o de obra. Desta forma, Salazar travava o desemprego e melhorava as condi es de vida de milhares de portugueses. PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) QUE MEDIDAS TOMOU SALAZAR PARA TIRAR O PA S DA DIF CIL SITUA O FINANCEIRA EM QUE SE ENCONTRAVA? PONTE DA ARR BIDA, NO PORTO. PONTE SALAZAR (ATUAL PONTE 25 DE ABRIL), EM LISBOA.

4 Constru o de grandes obras p blicas PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) QUE MEDIDAS TOMOU SALAZAR PARA TIRAR O PA S DA DIF CIL SITUA O FINANCEIRA EM QUE SE ENCONTRAVA? BARRAGEM DO CASTELO DO BODE (SANTAR M). Constru o de grandes obras p blicas PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) QUE MEDIDAS TOMOU SALAZAR PARA TIRAR O PA S DA DIF CIL SITUA O FINANCEIRA EM QUE SE ENCONTRAVA? FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA. EST DIO NACIONAL DO JAMOR, EM LISBOA. HOSPITAL S O JO O, NO PORTO. HOSPITAL SANTA MARIA, EM LISBOA. Constru o de grandes obras p blicas PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) Apesar do esfor o para a moderniza o do Pa s, muitos portugueses continuavam a viver em condi es dif ceis. A emigra o surgia como uma possibilidade de vir a ter uma vida melhor. PARA ONDE EMIGRARAM MILHARES DE PORTUGUESES? FRAN A ALEMANHA PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) AS DIF CEIS CONDI ES DE VIDA DOS EMIGRANTES, EM FRAN A PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) A CONSTITUI O DE 1933 O ESTADO novo PROPAGANDA CONSTITUI O DE 1933.

5 PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) Em 1933 foi aprovada a nova Constitui o e com ela inicia-se um per odo hist rico que ficou conhecido por ESTADO novo . A CONSTITUI O DE 1933 O ESTADO novo Que mudan as foram introduzidas com a Constitui o de 1933? RG OS DE SOBERANIA Governo ( rg o com mais poder e com legitimidade para publicar leis) Presidente da Rep blica Assembleia Nacional (formada apenas com deputados do partido do Governo a Uni o Nacional) Tribunais Passaram a existir QUATRO RG OS DE SOBERANIA: Foram REFOR ADOS os poderes do chefe do Governo e LIMITADOS os poderes do Parlamento. O nico partido a estar representado na Assembleia Nacional seria a partido da UNI O NACIONAL. PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) A propaganda do ESTADO novo DE QUE FORMA FOI POSS VEL AO REGIME DO ESTADO novo MANTER UMA SOCIEDADE OBEDIENTE? PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) O ESTADO novo defendia que os Portugueses deveriam viver e defender os valores de Deus, P tria e Fam lia e respeitar e reconhecer Salazar como o chefe de Governo.

6 Para concretizar estes ideais, o regime servia-se, por exemplo, dos manuais escolares para enaltecer os feitos dos Portugueses ou para refor ar a f cat lica, junto dos cidad os. DE QUE FORMA FOI POSS VEL AO REGIME DO ESTADO novo MANTER UMA SOCIEDADE OBEDIENTE? Foi Deus, meu amor! -M ezinha, quem fez as rvores? Quem pintou o azul dos c us? Quem fez as serras e os montes? Quem fez os rios e as fontes? -Meu amorzinho, foi Deus. - Quem fez os frutos t o lindos e a gra a de cada flor? -Quem fez os peixes do mar e os passarinhos do ar? - Quem foi? Foi Deus, meu amor! PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) A nossa P tria uma grande fam lia formada por todos os Portugueses, sem distin o de lugares ou de ra as. Como todas as fam lias, tem um chefe que superiormente a dirige e a representa o Chefe do ESTADO , que se chama Presidente da Rep blica. Numa fam lia digna, o chefe, que o pai, tem de ser querido, respeitado e obedecido pelos filhos.

7 Tamb m, numa na o c nscia dos seus deveres, o Chefe tem de ser estimado e honrado pelos que a constituem. Tributar venera o ao nosso Chefe de ESTADO , prestar-lhe as honras devidas pelo cargo que exerce e cumprir o que ele manda , pois, dever de lealdade para com a P tria, que temos obriga o de amar e servir. Se alguma vez, meus meninos, passar por v s Sua Excel ncia o Presidente da Rep blica, ou vos encontrardes na sua presen a, saudai-o respeitosamente, vendo nele o Chefe Supremo da Na o que vos honrais de pertencer, o Chefe da grande Fam lia Portuguesa. REFOR O E CULTO DO ESTADO PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) O pai e m e, unidos pelo casamento, constituem o centro da fam lia. Os indiv duos que a formam encontram-se ligados por um profundo sentimento de amor, nascido dos la os de sangue e da vida em comum. [..] Um legislador, h mais de um s culo e meio, escreveu Ningu m bom cidad o, se n o for bom filho, bom pai, bom irm o, bom amigo e bom esposo.

8 Na fam lia, o chefe o Pai, na Escola, o chefe o Mestre; no ESTADO , o chefe o Governo. Honra em tudo e por tudo teu Pai e tua M e. A FAM LIA PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) ESTADO novo - PROPAGANDA Mas, para promover a ideologia, o ESTADO organizou exposi es sobre os grandes feitos dos Portugueses, quer do ESTADO novo , quer da Hist ria Portuguesa. publicou cartazes que transmitiam mensagens a favor das pol ticas do regime. PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) ESTADO novo - PROPAGANDA As crian as e os jovens, entre os 7 e os 14 anos, eram ensinados a obedecer ao ESTADO e ao regime, pelo que ingressavam na Mocidade Portuguesa. PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) QUAIS OS MECANISMOS REPRESSIVOS DO ESTADO novo ? Censura todas as publica es e espet culos eram examinados previamente para que n o criticassem o regime. PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) QUAIS OS MECANISMOS REPRESSIVOS DO ESTADO novo ?

9 Pol cia Pol tica era constitu da por inspetores que tinham como objetivo capturar todos os que criticassem o Governo. Mais tarde, veio a designar-se PIDE. Atua o da pol cia durante um interrogat rio Quando o preso era posto nas salas de interrogat rio (..) era submetido posi o de est tua durante longas horas (..). Quando se deixava cair, os pontap s atingiam-no em todas as partes do corpo. De vez em quando, os agentes pegavam na cabe a do preso e batiam-na como fosse madeira contra a parede. Arquivo da PIDE/DGS (adaptado). PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) QUAIS OS MECANISMOS REPRESSIVOS DO ESTADO novo ? Pris es Pol ticas - estabelecimentos prisionais para onde eram levados aqueles que mostravam discord ncia com o sistema governativo. S o exemplo destas pris es os Fortes de Peniche, Caxias e a col nia penal do Tarrafal (Cabo Verde). FORTE DE PENICHE. PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) QUAIS OS MECANISMOS REPRESSIVOS DO ESTADO novo ?

10 Durante anos os nossos dormit rios n o tiveram luz; a alimenta o era intrag vel. Trabalh vamos em pedreiras pr ximas, sob um sol escaldante. Os castigados eram mantidos numa das duas celas de bloco de cimento a p o e gua. Eram celas quentes como fornalhas, conhecidas, amargamente, como as frigideiras . Panfleto an nimo de um prisioneiro. Tarrafal Campo da Morte Lenta . PRISIONEIROS DO TARRAFAL (CABO VERDE). Condi es de vida no Tarrafal. PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) RESIST NCIAS AO ESTADO novo PCP Partido Comunista Portugu s MUD Movimento de Unidade Democr tica Contestavam o regime salazarista Humberto Delgado opositor ao regime salazarista, candidatou-se a Presidente da Rep blica como independente, nas elei es de 1958, mas foi derrotado por Am rico Thomaz (candidato do regime). GENERAL HUMBERTO DELGADO PORTUGAL DO S CULO XX: O ESTADO novo (1933-1974) OUTROS OPOSITORES AO REGIME MANIFESTA O ESTUDANTIL, COIMBRA, 1962.


Related search queries