Example: bankruptcy

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG …

Cidade Universit ria Paulo VI, Avenida Louren o Vieira da Silva, n. 1000, Jardim S o Crist v o, CEP. 65055-310, S o Lu s - MA. Tel. (98) 2016-8210 - Ramal 9445. - Criada nos termos da Lei n. , de PR -REITORIA DE PESQUISA E P S-GRADUA O - PPG COORDENA O DE P S-GRADUA O - CPG PROGRAMA DE P S-GRADUA O EM EDUCA O - PPGE mestrado PROFISSIONAL EM EDUCA O EDITAL N. 24/2021-PPG/UEMA A Universidade Estadual do Maranh o - UEMA, por meio da Pr -Reitoria de PESQUISA e P s-Gradua o - PPG/UEMA, no uso de suas atribui es legais, torna p blica para conhecimento dos interessados a abertura, no per odo de 24 de novembro a 30 de dezembro de 2021, das inscri es para a sele o de candidatos ao Programa de P s-Gradua o em Educa o - Curso de mestrado Profissional em Educa o, aprovado pela Resolu o n. 1272/2017-CEPE/UEMA e recomendado pela Coordena o de Aperfei oamento de Pessoal - CAPES, conforme especifica es contidas no presente Edital.

Graduação em Educação - Curso de Mestrado Profissional em Educação. 3. DA DURAÇÃO, HORÁRIO E FUNCIONAMENTO DO CURSO 3.1 O Curso de Mestrado Profissional em Educação terá duração máxima de 24 meses e mínima de 18 meses, respeitando o calendário de oferta de disciplinas divulgado durante o período de matrícula.

Tags:

  Mestrado, De mestrado

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PPG …

1 Cidade Universit ria Paulo VI, Avenida Louren o Vieira da Silva, n. 1000, Jardim S o Crist v o, CEP. 65055-310, S o Lu s - MA. Tel. (98) 2016-8210 - Ramal 9445. - Criada nos termos da Lei n. , de PR -REITORIA DE PESQUISA E P S-GRADUA O - PPG COORDENA O DE P S-GRADUA O - CPG PROGRAMA DE P S-GRADUA O EM EDUCA O - PPGE mestrado PROFISSIONAL EM EDUCA O EDITAL N. 24/2021-PPG/UEMA A Universidade Estadual do Maranh o - UEMA, por meio da Pr -Reitoria de PESQUISA e P s-Gradua o - PPG/UEMA, no uso de suas atribui es legais, torna p blica para conhecimento dos interessados a abertura, no per odo de 24 de novembro a 30 de dezembro de 2021, das inscri es para a sele o de candidatos ao Programa de P s-Gradua o em Educa o - Curso de mestrado Profissional em Educa o, aprovado pela Resolu o n. 1272/2017-CEPE/UEMA e recomendado pela Coordena o de Aperfei oamento de Pessoal - CAPES, conforme especifica es contidas no presente Edital.

2 1. DA REA DE CONCENTRA O E DAS LINHAS DE PESQUISA rea de Concentra o: Gest o e Forma o de Professores na Educa o B sica Linhas de PESQUISA : Gest o educacional e escolar - Nessa linha de PESQUISA , ser o desenvolvidos estudos no campo gest o educacional e escolar. As investiga es realizadas por meio desta linha est o centradas nas seguintes tem ticas: pol ticas p blicas e da gest o educacional e escolar, tendo como horizonte a forma o de profissionais para atua o nos processos de planejamento educacional e escolar; avalia o institucional e da aprendizagem; organiza o do trabalho pedag gico; financiamento da educa o; educa o em espa os formais e informais; processos e estrat gias de a es da gest o escolar participativa e democr tica. Forma o de professores e pr ticas educativas - Nessa linha de PESQUISA , ser o desenvolvidos estudos que compreendem a forma o de professores em exerc cio, bem como as pr ticas educativas desenvolvidas em contextos escolares e n o escolares.

3 As investiga es realizadas por meio desta linha est o centradas nas seguintes tem ticas: Produ o e apropria o de conhecimento e aprendizagem de ci ncias e de linguagem; Modelos e modelagem na educa o em diferentes reas dos saberes e tecnologias; Cidade Universit ria Paulo VI, Avenida Louren o Vieira da Silva, n. 1000, Jardim S o Crist v o, CEP. 65055-310, S o Lu s - MA. Tel. (98) 2016-8210 - Ramal 9445. - Criada nos termos da Lei n. , de Aprendizagem de ci ncias e linguagem por meio de atividades investigativas; Forma o continuada e desenvolvimento profissional de professores em contextos escolares; An lise e desenvolvimento de propostas curriculares; An lise e produ o de materiais did ticos para a educa o em ci ncias e em linguagens; Constru o e valida o de instrumentos de avalia o e diagn stico cognitivo e socioafetivo na educa o b sica; An lise e desenvolvimento de ambientes de aprendizagem; Propostas pedag gicas interdisciplinares.

4 2. DO P BLICO-ALVO O Programa de P s-Gradua o em Educa o - PPGE Curso de mestrado Profissional em Educa o dirigido a licenciados e profissionais bachar is em exerc cio na rea educacional. Para os graduados n o licenciados que atuem na educa o b sica ou educa o superior, o candidato dever obrigatoriamente apresentar documento comprobat rio de v nculo empregat cio na rea educacional, no ato da inscri o (c pia da Carteira de Trabalho e Previd ncia Social - CTPS com declara o de v nculo; Termo de Posse com declara o de v nculo; Portaria de Nomea o ou Contrato de Trabalho). Somente poder o prestar sele o ao Programa os graduados descritos no subitem deste Edital. A comprova o de que trata o subitem deste Edital dever ser anexada no ato da inscri o on-line para a sele o ao ingresso no Programa de P s-Gradua o em Educa o - Curso de mestrado Profissional em Educa o.

5 3. DA DURA O, HOR RIO E FUNCIONAMENTO DO CURSO O Curso de mestrado Profissional em Educa o ter dura o m xima de 24 meses e m nima de 18 meses, respeitando o calend rio de oferta de disciplinas divulgado durante o per odo de matr cula. Funcionar de segunda a quarta-feira, nos turnos matutino e vespertino, no Pr dio do Curso de Pedagogia do Centro de Educa o, Ci ncias Exatas e Naturais - CECEN, localizado na Cidade Universit ria Paulo VI, Avenida Louren o Vieira da Silva, n. 1000, Jardim S o Crist v o, CEP. 65055-310, S o Lu s - Maranh o. 4. DAS VAGAS Ser o ofertadas 28 (vinte e oito) vagas para este processo seletivo; Cidade Universit ria Paulo VI, Avenida Louren o Vieira da Silva, n. 1000, Jardim S o Crist v o, CEP. 65055-310, S o Lu s - MA. Tel. (98) 2016-8210 - Ramal 9445. - Criada nos termos da Lei n. , de Ser o ofertadas 20 vagas de ampla concorr ncia, sendo 10 (dez) vagas para a linha de PESQUISA Gest o Educacional e Escolar e 10 (dez) vagas para a Linha de PESQUISA Forma o de Professores e Pr ticas Educativas.

6 Ser o ainda ofertadas 8 (oito) vagas conforme Acordo de Coopera o Institucional n. 12/2021-UEMA destinadas ao Instituto Estadual de Educa o, Ci ncia e Tecnologia do Maranh o-IEMA, sendo distribu das 4 (quatro) vagas para a linha de PESQUISA Gest o Educacional e Escolar e 4 (quatro) vagas para a Linha de PESQUISA Forma o de Professores e Pr ticas Educativas. Todas as vagas ser o preenchidas por ordem decrescente de classifica o. Entre as 20 (vinte) vagas ofertadas de ampla concorr ncia, 2 (duas) vagas, denominadas institucionais, ser o destinadas aos docentes e t cnicos administrativos da UEMA, em conformidade com o artigo 15 da Resolu o n. 1243/2017-CEPE/UEMA, segundo a qual: 3 Os (As) candidatos(as) vaga institucional participar o do processo seletivo e, se aprovados, ser o classificados em lista espec fica de vagas institucionais. 1 Se, porventura, n o for preenchida a vaga institucional dispon vel, esta, a crit rio do Colegiado do PPGE, poder ser preenchida por candidato aprovado e n o classificado na listagem geral.

7 O(A) candidato(a) dever escolher, no ato da inscri o, a vaga que ir concorrer referente a uma das linhas de PESQUISA (institucional, ampla concorr ncia e Termo de Coopera o UEMA/IEMA). Uma vez escolhida e efetuada a inscri o na linha de PESQUISA , fica vedada qualquer modifica o. No caso do(a) candidato(a) ter escolhido concorrer a uma vaga institucional e n o ter apresentado comprova o de sua vincula o efetiva UEMA, automaticamente ser eliminado do processo seletivo. N o obrigat rio o preenchimento de todas as vagas oferecidas nesta Sele o. 5. DA INSCRI O O candidato, antes de fazer sua inscri o, dever ler atentamente este Edital e, tamb m, todas as demais informa es que forem disponibilizadas na internet, nos endere os eletr nicos , e Cidade Universit ria Paulo VI, Avenida Louren o Vieira da Silva, n. 1000, Jardim S o Crist v o, CEP.

8 65055-310, S o Lu s - MA. Tel. (98) 2016-8210 - Ramal 9445. - Criada nos termos da Lei n. , de Os candidatos dever o preencher e enviar o formul rio de inscri o on-line dispon vel no endere o eletr nico , no Menu Processos Seletivos - Stricto Sensu . As inscri es ser o realizadas no per odo de 00h at 23h59 de 24 de novembro a 30 de dezembro de 2021. Mais informa es pelo e-mail ou pelo homepage No ato da inscri o on-line, o candidato dever preencher no SigUema, endere o eletr nico < >, a escolha de uma das linhas de PESQUISA de interesse: Gest o Educacional e Escolar ou Forma o de Professores e Pr ticas Educativas indicando a sugest o de 2 (dois) poss veis orientadores, em ordem de prioridade e afinidade com a rea tem tica do docente, conforme AP NDICE A; O(A) candidato(a) dever escolher, no ato da inscri o, uma l ngua estrangeira (Ingl s ou Espanhol) aceita para ingresso no PPGE.

9 No ato da inscri o, o(a) candidato(a) dever informar seu e-mail para receber o link da plataforma na qual ser realizada a Defesa Oral do projeto de PESQUISA . Dever o ser anexados ao formul rio de inscri o on-line, em formato PDF, os seguintes documentos: a) c pia da carteira de identidade; c pia do CPF; c pia do t tulo de eleitor com comprovante digital de quita o com as obriga es eleitorais emitido pela Justi a Eleitoral (unidos em um s arquivo) para candidatos brasileiros; ou, no caso de estrangeiros, identidade de estrangeiro, passaporte ou registro de estrangeiro expedido por rg o competente para tal finalidade; b) comprovante de quita o com o servi o militar, para candidatos brasileiros do sexo masculino, com idade inferior a 45 anos; c) comprovante de resid ncia; d) c pia do Diploma de Conclus o de Gradua o ou Certid o (o ltimo com validade de at 1 ano, no ato da inscri o) reconhecido pelo rg o competente.

10 Para t tulos obtidos no exterior, este documento dever estar devidamente reconhecido por rg o competente; e) c pia do Hist rico Escolar da Gradua o; Cidade Universit ria Paulo VI, Avenida Louren o Vieira da Silva, n. 1000, Jardim S o Crist v o, CEP. 65055-310, S o Lu s - MA. Tel. (98) 2016-8210 - Ramal 9445. - Criada nos termos da Lei n. , de f) em caso de graduados n o licenciados que atuem como profissional da Educa o B sica ou Superior, dever apresentar como documentos comprobat rios de atua o profissional: C pia da Carteira de Trabalho e Previd ncia Social - CTPS; Termo de Posse; Portaria de Nomea o ou Contrato de Trabalho; g) em caso de servidor da UEMA, o candidato dever apresentar declara o da Pr -Reitoria de Gest o de Pessoas - PROGEP que comprove o v nculo efetivo institucional; h) em caso de professor/a do IEMA, o candidato/a dever apresentar como documento comprobat rio de sua profiss o, declara o de v nculo institucional emitido pela Diretoria de Ensino e PESQUISA - DIREN; i) curr culo lattes atualizado em formato PDF, gerado na Plataforma Lattes, com informa es a partir do ano de 2017.


Related search queries