Example: air traffic controller

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO …

Coordenadoria de Educa o CI NCIAS 7. Ano 4. BIMESTRE / 2012 2012 PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCA O SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCA O 4. Bimestre Coordenadoria de Educa o CI NCIAS 7. Ano 4. BIMESTRE / 2012 PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCA O SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCA O COORDENADORIA T CNICA TANIA GOLDBACH CONSULTORIA ALEXANDRE RODRIGUES DA COSTA ANDR A BARRETO MARTINS DA PO A ELABORA O CARLA DA ROCHA FARIA INGRID LOUISE GAUDIERO RIBEIRO SERGIO FERREIRA BASTOS REVIS O LETICIA CARVALHO MONTEIRO MARIA PAULA SANTOS DE OLIVEIRA DIAGRAMA O BEATRIZ ALVES DOS SANTOS MARIA DE F TIMA CUNHA DESIGN GR FICO X X X Coordenadoria de Educa o CI NCIAS 7.

Coordenadoria de Educação CIÊNCIAS – 7.º Ano 4.º BIMESTRE / 2012 PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Tags:

  Janeiro, Prefeitura, Cidade, Prefeitura da cidade do rio de janeiro

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO …

1 Coordenadoria de Educa o CI NCIAS 7. Ano 4. BIMESTRE / 2012 2012 PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCA O SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCA O 4. Bimestre Coordenadoria de Educa o CI NCIAS 7. Ano 4. BIMESTRE / 2012 PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCA O SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCA O COORDENADORIA T CNICA TANIA GOLDBACH CONSULTORIA ALEXANDRE RODRIGUES DA COSTA ANDR A BARRETO MARTINS DA PO A ELABORA O CARLA DA ROCHA FARIA INGRID LOUISE GAUDIERO RIBEIRO SERGIO FERREIRA BASTOS REVIS O LETICIA CARVALHO MONTEIRO MARIA PAULA SANTOS DE OLIVEIRA DIAGRAMA O BEATRIZ ALVES DOS SANTOS MARIA DE F TIMA CUNHA DESIGN GR FICO X X X Coordenadoria de Educa o CI NCIAS 7.

2 Ano 4. BIMESTRE / 2012 2 Os vertebrados s o diversos. s dar uma olhada ao seu redor e perceber como os animais apresentam uma grande variedade. Voc sabia que o ambiente exerce influ ncia decisiva para que exista essa diversidade? Frio, calor, altitude, press o, disponibilidade de alimento, de Da rela o entre os animais e o ambiente, ao longo do tempo, percebe-se o favorecimento queles animais melhor adaptados ao meio ambiente. Neste bimestre, vamos falar sobre os animais vertebrados. Voc ter oportunidade de conhecer os grupos que possuem coluna vertebral (sua caracter stica comum), al m de descobrir os caminhos evolutivos que fizeram com que os animais vertebrados existissem em, praticamente, todos os ambientes naturais de nosso planeta.

3 UM GRUPO MUITO VARIADO: OS VERTEBRADOS Observando a figura ao lado, escreva: 1- Todos esses animais s o vertebrados ou invertebrados? _____ 2- Esses animais s o todos iguais ou diferentes? Cite algumas caracter sticas que justifiquem a sua resposta. _____ Gloss rio: invertebrados - n o possuem coluna vertebral e nem v rtebras; vertebrados- possuem coluna vertebral e v rtebras. Animais com coluna vertebral. Coordenadoria de Educa o CI NCIAS 7. Ano 4. BIMESTRE / 2012 Os animais vertebrados s o classificados em peixes, anf bios, r pteis, aves e mam feros. Cada uma dessas classes tem uma origem comum. Veja o esquema ao lado e explique: como era o primeiro vertebrado? (Lembre-se de que o organismo mais antigo est embaixo do esquema).

4 _____ Voc acertou quando percebeu que o primeiro vertebrado devia ser um peixe e que n o tinha mand bula. Portanto, n o podia mastigar ou agarrar o alimento. Eles sugavam o alimento do ambiente. Estranho, n o mesmo? Os primeiros vertebrados eram aqu ticos e, depois, com o passar do tempo, os vertebrados conquistaram a terra firme. E no alto da nossa rvore evolutiva? Que grupos podem ser observados? _____ As aves e os mam feros s o as classes mais recentes na hist ria evolutiva dos vertebrados. Gloss rio: mand bula - osso nico, em forma de ferradura, que constitui a queixada inferior do homem e de outros vertebrados. UM GRUPO MUITO VARIADO: OS VERTEBRADOS 3 Coordenadoria de Educa o CI NCIAS 7. Ano 4. BIMESTRE / 2012 4 Como j vimos anteriormente, os vertebrados s o bastante diversos.

5 Suas caracter sticas est o diretamente relacionadas ao ambiente em que vivem. Vamos observar as imagens com aten o! Te n t e explicar a rela o entre a caracter stica do animal e a caracter stica do ambiente. Anote suas conclus es e compartilhe com os colegas! X X Pelagem grossa X frio _____ Cor do pelo do le o X cor da savana _____ _____ O AMBIENTE E OS VERTEBRADOS X Tamanho da orelha da raposa x ca a no deserto _____ Os animais precisam se esconder no meio ambiente, se proteger do frio (com um pelo grosso), ouvir bem para poder ca Coordenadoria de Educa o CI NCIAS 7. Ano 4. BIMESTRE / 2012 5 Voc j percebeu que o habitat (local onde se vive) exerce sua influ ncia na diversidade apresentada entre os animais. Ent o, que tal escrever um pouco sobre isso?

6 O tema deve ser O habitat, o tempo, e a diversidade . Fa a um pequeno texto que explique a import ncia desta rela o. Vamos exercitar a capacidade de colocar no papel as ideias? _____ OS GRUPOS DOS VERTEBRADOS J sabemos que animais que vivem no frio possuem uma pelagem grossa que permite sua sobreviv ncia nesse ambiente. Por outro lado, animais que vivem no deserto possuem um jeito especial de n o perder gua com facilidade. Gloss rio: pelagem pelo dos animais. Coordenadoria de Educa o CI NCIAS 7. Ano 4. BIMESTRE / 2012 6 HABITAT E NUTRI O Os animais vertebrados s o diversos na apar ncia, nos locais onde vivem e nos h bitos alimentares. De que se alimentam os vertebrados? Como se alimenta um boi?

7 E uma on a? E um urubu? De um modo geral, podemos classificar os animais em tr s tipos b sicos, segundo a sua forma de alimenta o: herb voros, carn voros e on voros. Complete os itens abaixo, com a ajuda do seu Professor, pesquisando no seu livro did tico ou no acervo da Sala de Leitura e responda qual a forma de alimenta o dos: HERB VOROS _____ CARN VOROS _____ ON VOROS _____ Outros termos tamb m podem ser usados para definir a forma de alimenta o dos animais como, por exemplo, os inset voros que, como o pr prio nome diz, se alimentam de insetos. Coordenadoria de Educa o CI NCIAS 7. Ano 4. BIMESTRE / 2012 7 HABITAT E NUTRI O Gloss rio: nocivas - que prejudicam; sol vel - que se dissolve; t xicas - que fazem mal sa de.

8 FORMA DE ALIMENTA O GRUPO AM NIA UREIA CIDO RICO Peixe sseo X Peixe cartilaginoso X Anf bios X R pteis (tartarugas) X Mam feros X R pteis (lagartos e cobras) X Aves X HERB VOROS CARN VOROS ON VOROS Alimentam-se exclusivamente de vegetais. Alimentam-se exclusivamente de outros animais. Alimentam-se tanto de vegetais quanto de animais. PRINCIPAL FORMA DE EXCRETA Depois do animal se alimentar, o seu corpo utiliza os nutrientes e a energia que existem nos alimentos para que possa realizar suas atividades. Tamb m, nesse momento, s o produzidas subst ncias nocivas: os excretas. Assim como os invertebrados, os vertebrados precisam eliminar subst ncias nocivas de seu corpo. Os principais tipos de excretas produzidos s o a AM NIA, a UREIA e o CIDO RICO. Am nia - altamente t xica e necessita de gua para ser eliminada.

9 Ureia - tamb m t xica e sol vel em gua. Para ser eliminada, necessita de uma quantidade menor de gua, em rela o am nia. cido rico t xico e pouco sol vel em gua. Lembre-se de que voc j viu isso no bimestre passado!!! Coordenadoria de Educa o CI NCIAS 7. Ano 4. BIMESTRE / 2012 8 HABITAT E NUTRI O GATO (MAM FERO) PESCADA (PEIXE SSEO) Resposta: Peixe/Am nia; Ave/ cido rico; Mam fero/Ureia Agora, um desafio: Fazendo uma rela o entre a disponibilidade de gua nos ambientes e a sua necessidade para eliminar excretas, qual deve ser a associa o correta? Ligue os desenhos aos termos abaixo. PAPAGAIO (AVE) Coordenadoria de Educa o CI NCIAS 7. Ano 4. BIMESTRE / 2012 9 HABITAT E RESPIRA O Agora, voc deve responder a essa pergunta: na maioria dos casos, o que acontece com um peixe que fica fora d gua?

10 Se voc disser que ele morre, voc est certo. O mesmo ocorre com uma pessoa que fique debaixo d gua, durante muito tempo, sem os equipamentos adequados. Mas, afinal, o que levaria esses animais morte? Registre aqui a sua hip tese! _____ Nos ambientes aqu ticos e terrestres a disponibilidade de oxig nio diferenciada e, com isso, a forma de se obter este importante g s tamb m . Por essa raz o, os animais foram desenvolvendo estrat gias para conseguir respirar nos diferentes tipos de ambientes: TIPO DE RESPIRA O COMO OCORRE TIPO DE H A BI TAT Branquial Pelas br nquias Aqu tico Cut nea Pela pele Terrestre Pulmonar Pelos pulm es Terrestre Os anf bios apresentam formas diferentes de respira o, cada uma delas adaptada s diferentes fases de vida do animal: branquial na fase jovem, cut nea e pulmonar na fase adulta.


Related search queries