Example: marketing

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - UFRJ

UNIVERSIDADE FEDERAL. MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ. DO RIO DE JANEIRO Divis o de enfermagem PROCEDIMENTO POP N 86. OPERACIONAL PADR O. T tulo: Preparo da Sala Cir rgica para rea de Aplica o: Obstetr cia Cesariana Setor: Centro Obst trico Respons vel pela prescri o do POP Obstetra Respons vel pela execu o do POP Equipe de enfermagem 1. Defini o Consiste na organiza o do ambiente e dos materiais que ser o utilizados na cirurgia cesariana. 2. Finalidade Manter o ambiente em ordem. Conferir instrumental cir rgico. Assegurar t cnica ass ptica. 3. Indica es e Contraindica es INDICA O: Toda vez que estiver indicada a cirurgia de cesareana. CONTRAINDICA O: N o se Aplica. 4.

Registrar no boletim de cirurgia cesariana de enfermagem e o livro de procedimento cirúrgico. OBSERVAÇÕES: Nas bandejas, observar a presença e mudança de cor nas fitas integradoras. A presença da fita e sua mudança de cor informam que o processo de esterilização aconteceu adequadamente.

Tags:

  Processo, De enfermagem, Enfermagem, Procesos de

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - UFRJ

1 UNIVERSIDADE FEDERAL. MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ. DO RIO DE JANEIRO Divis o de enfermagem PROCEDIMENTO POP N 86. OPERACIONAL PADR O. T tulo: Preparo da Sala Cir rgica para rea de Aplica o: Obstetr cia Cesariana Setor: Centro Obst trico Respons vel pela prescri o do POP Obstetra Respons vel pela execu o do POP Equipe de enfermagem 1. Defini o Consiste na organiza o do ambiente e dos materiais que ser o utilizados na cirurgia cesariana. 2. Finalidade Manter o ambiente em ordem. Conferir instrumental cir rgico. Assegurar t cnica ass ptica. 3. Indica es e Contraindica es INDICA O: Toda vez que estiver indicada a cirurgia de cesareana. CONTRAINDICA O: N o se Aplica. 4.

2 Materiais e Equipamentos Necess rios Bisturi el trico. MESA DE MAYO Mesa principal com instrumentais para cirurgia: Bandeja de ces rea (Instrumentais). L mina para bisturi n 22. Caneta / ponta. MESA AUXILIAR CIR RGICA GRANDE: Luva est ril. Capote est ril. Bandeja antissepsia. (cuba rim, cuba redonda, pin a de antissepsia). Bacia est ril. Rua das Laranjeiras, 180 Laranjeiras Rio de Janeiro RJ. CEP 22240-001 Tel. (21) 2285 7935 ramaL: 241 Tel/Fax: (21)25569368. UNIVERSIDADE FEDERAL. MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ. DO RIO DE JANEIRO Divis o de enfermagem Coletor de secre o vias a reas. Campo cir rgico descart vel para cobertura de paciente submetida cirurgia de ces rea.

3 Campo cir rgico para cobertura de mesa de Mayo. Campo cir rgico (fronha) para mesa de Mayo. Campo cir rgico para cobertura de mesa auxiliar grande. Campo cir rgico simples para o rec m-nascido. 06 pacotes de compressas (24 unidades). Gaze est ril. Clorexidina alco lica 0,5%. Seringa 20ml. Agulha 40x12. Fios de suturas (Nylon 4/0 e kit Set Ces rea 3 agulhas). MESA AUXILIAR CIR RGICA PEQUENA SUPERIOR Anestesia Bandeja peridural. Compressas. Gaze est ril. Seringa de 1ml. Seringa de 3ml. Seringa de 5ml. Agulha 30 x 0,8 mm. Agulha 40 x 1,2 mm. Agulha 13 x 0,45 mm. lcool 70%. MESA AUXILIAR CIR RGICA PEQUENA INFERIOR. Material para cateterismo vesical: Bandeja de cateteterismo vesical.

4 Bolsa coletora de urina est ril. Seringa de 10ml. 01 ampola de gua para inje o. Sonda foley siliconizada. Solu o de digliconato de clorexidina 2%. Luva est ril. OUTROS: Luvas de PROCEDIMENTO . M scara cir rgica descart vel. Saco pl stico para coleta de placenta. lcool 70%. Solu o de Cloreto de S dio 0,9% (frasco de 500 ml). Dispositivo para irriga o para uso em frascos de solu o em sistema fechado (Transofix ). Tubo de ensaio de tampa roxa (coleta de sangue de cord o). Pulseira de identifica o do bin mio. Rua das Laranjeiras, 180 Laranjeiras Rio de Janeiro RJ. CEP 22240-001 Tel. (21) 2285 7935 ramaL: 241 Tel/Fax: (21)25569368. UNIVERSIDADE FEDERAL. MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ.

5 DO RIO DE JANEIRO Divis o de enfermagem Impressos. Livro de PROCEDIMENTO Cir rgico. 5. Descri o do PROCEDIMENTO Reunir todos os materiais necess rios para o PROCEDIMENTO . Observar prazo de validade do material antes de abri-lo. Colocar m scara cir rgica para prote o. Realizar a degerma o das m os. Colocar o capote est ril e as luvas cir rgicas est ril. Organizar os materiais nas respectivas mesas cir rgicas, tendo muita aten o para n o contamin -los. Cobrir as mesas cir rgicas ap s a organiza o dos materiais necess rios para o PROCEDIMENTO . Desparamentar-se adequadamente. Realizar a higieniza o das m os (Ver POP de Higieniza o das M os). Descrever no livro de solicita o de PROCEDIMENTO , o hor rio em que a sala foi solicitada e o hor rio em que ficou pronta para a cirurgia.

6 Identificar o saco pl stico de coleta de placenta com nome, n mero de prontu rio e data. Identificar o tubo de ensaio com etiqueta pr pria contendo nome, n mero do prontu rio, no do setor, data e assinatura do profissional de enfermagem , ap s a coleta do material do sangue de cord o pelo obstetra. Identificar a pulseira do bin mio m e-beb com o nome da m e, n mero do prontu rio, data de nascimento, hora do nascimento e sexo do rec m-nascido. Registrar no boletim de cirurgia cesariana de enfermagem e o livro de PROCEDIMENTO cir rgico. OBSERVA ES: Nas bandejas, observar a presen a e mudan a de cor nas fitas integradoras. A presen a da fita e sua mudan a de cor informam que o processo de esteriliza o aconteceu adequadamente.

7 Durante a abertura das embalagens, a aten o deve ser redobrada para que n o ocorra a contamina o dos materiais. Checar todos os instrumentais das bandejas, antes e no t rmino da cirurgia. Na aus ncia de qualquer instrumental, comunicar o servi o de esteriliza o e realizar a troca das bandejas. Checar a validade dos materiais rigorosamente. Na montagem da mesa importante que estejam dispon veis duas pessoas. Uma ser . respons vel pela abertura das embalagens e a outra se paramenta adequadamente para organizar os materiais na mesa cir rgica. Os medicamentos que ser o utilizados no momento da raquianestesia s o de responsabilidade do m dico, cabendo a ele a disponibiliza o do mesmo.

8 6. Documentos de Refer ncia Rua das Laranjeiras, 180 Laranjeiras Rio de Janeiro RJ. CEP 22240-001 Tel. (21) 2285 7935 ramaL: 241 Tel/Fax: (21)25569368. UNIVERSIDADE FEDERAL. MATERNIDADE-ESCOLA DA UFRJ. DO RIO DE JANEIRO Divis o de enfermagem POP de Higieniza o das M os. 7. Leitura Sugerida - CLAYTON, B. D. ;YVONNE, Farmacologia na Pr tica de enfermagem . 13 .ed. Mosby Elservier, 2006. - MONTENEGRO, ; REZENDE, Obstetr cia Fundamental. 12 . ed. Rio de Janeiro:Guanabara, 2012. - BORNIA, ; COSTA, ; AMIM, ; Protocolos assistenciais: Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro:colet nea de artigos:anestesiologia, neonatologia, obstetr .ed., Rio de Janeiro: PoD, 2013.

9 8. Anexos N o se aplica. Rua das Laranjeiras, 180 Laranjeiras Rio de Janeiro RJ. CEP 22240-001 Tel. (21) 2285 7935 ramaL: 241 Tel/Fax: (21)25569368.


Related search queries