Example: marketing

PROCESSO SELETIVO 6 ANO - colegiosolido.com.br

1 PROCESSO SELETIVO COL GIO S LIDO 2015 6 ANO L NGUA PORTUGUESA QUEST ES 01 a 20 TEXTO I UM DESEJO E DOIS IRM OS Dois pr ncipes, um louro, e um moreno. Irm os, mas os olhos de um azuis, e os do outro verdes. E t o diferentes nos gostos e nos sorrisos, que ningu m os diria filhos do mesmo pai, rei que igualmente os amava. Uma coisa, por m, tinham em comum: cada um deles queria ser o outro. Nos jogos, nas poses, diante do espelho, tudo o que um queria era aquilo que o outro tinha. E de alma sempre cravada nesse desejo insatisfeito, esqueciam-se de olhar para si, de serem felizes.

3 PROCESSO SELET IVO COL ÉGIO SÓLIDO 2015 6 ° ANO QUESTÃO 04. Considerando as ideias presentes no texto, assinale a alternativa INCORRETA .

Tags:

  Steel, Processo, Seletivo, Processo seletivo 6 ano colegiosolido, Colegiosolido, Processo selet ivo

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of PROCESSO SELETIVO 6 ANO - colegiosolido.com.br

1 1 PROCESSO SELETIVO COL GIO S LIDO 2015 6 ANO L NGUA PORTUGUESA QUEST ES 01 a 20 TEXTO I UM DESEJO E DOIS IRM OS Dois pr ncipes, um louro, e um moreno. Irm os, mas os olhos de um azuis, e os do outro verdes. E t o diferentes nos gostos e nos sorrisos, que ningu m os diria filhos do mesmo pai, rei que igualmente os amava. Uma coisa, por m, tinham em comum: cada um deles queria ser o outro. Nos jogos, nas poses, diante do espelho, tudo o que um queria era aquilo que o outro tinha. E de alma sempre cravada nesse desejo insatisfeito, esqueciam-se de olhar para si, de serem felizes.

2 Sofria o pai com o sofrimento dos filhos. Querendo ajud -los, pensou um dia que melhor seria dividir o reino, para que n o viessem a lutar depois da sua morte. De tudo o que tinha, deu o c u para o seu filho louro, que governasse junto ao sol brilhante como seus cabelos. E entregou-lhe pelas r deas um cavalo alado. Ao moreno coube o verde do mar, reflexo de seus olhos. E um cavalo-marinho. O primeiro filho montou na garupa lisa, entre as asas brancas. O segundo filho, firmou-se nas costas speras do hipocampo. A cada um seu reino. Mas as pernas que ro avam em plumas esporeavam o cavalo para baixo, em dire o s cristas das ondas.

3 E os joelhos que apertavam os flancos molhados ordenavam que subisse, junto tona. Do ar, o pr ncipe das nuvens olhou atrav s do seu reflexo, procurando a figura do irm o nas profundezas. Da gua, o jovem senhor das vagas quebrou com seu olhar a l mina da superf cie procurando a silhueta do irm o. O de cima sentiu calor, e desejou ter o mar para si, certo de que nada o faria mais feliz do que mergulhar no seu frescor. O de baixo sentiu frio, e quis possuir o c u, certo de que nada o faria mais feliz do que voar na sua mornan a. Ent o emergiu o focinho do cavalo-marinho e molharam-se as patas do cavalo alado.

4 Soprando entre as m os em concha, os dois irm os lan aram seu desafio. Alinharam-se os cavalos na beira da areia e partiriam para a linha do horizonte. Quem chegasse primeiro ficaria com o reino do outro. - A corrida ser longa pensou o primeiro. E fez uma carruagem de nuvens que atrelou ao seu cavalo. - Demoraremos a chegar pensou o segundo. E prendeu com algas uma carruagem de espumas nas costas do hipocampo. Partiram juntos. Sil ncio na gua. No ar, relinchos e voltear de plumas. Longe, a linha de chegada dividindo os dois reinos. Os raios do sol passaram pela carruagem de nuvens e desciam at a carruagem de espumas.

5 Durante todo o dia acompanharam a corrida. Depois brilhou a lua, a leve sombra de um cobriu o outro de noite mais profunda. E quando o sol outra vez trouxe sua luz, surpreendeu-se de ver o cavalo alado exatamente acima do cavalo-marinho. T o acima como se, desde a partida, n o tivessem sa do do lugar. Galopava o tempo, veloz como os irm os. Mas a linha do horizonte continuava igualmente distante. O sol chegava at ela. A lua chegava at ela. At os albatrozes pareciam alcan -la no seu voo. S os dois irm os n o conseguiam se aproximar. 2 PROCESSO SELETIVO COL GIO S LIDO 2015 6 ANO De tanto correr j se esgar avam as nuvens da carruagem alada, e a espuma da carruagem marinha desfazia-se em ondas.

6 Mas os dois irm os n o desistiram, porque nessa segunda coisa tamb m eram iguais, no desejo de vencer. At que a linha do horizonte teve pena. E devagar, sem deixar-se perceber, foi chegando perto. A linha chegou perto. Baixou seu voo o cavalo alado, quase tocando o reflexo. Aflorou o cavalo-marinho entre as marolas. As plumas, espumas se tocaram. C u e mar cada vez mais pr ximos confundiram seus azuis, igualaram suas transpar ncias. E as asas brancas do cavalo alado, pesadas de sal, entregaram-se gua, a crina branca ro ando o pesco o do hipocampo. Desfez-se a carruagem de nuvens na crista da ltima onda. Onda que inchou, rolou, envolvendo os irm os num mesmo abra o, jogando um corpo contra o outro, juntando para sempre aquilo que era t o separado.

7 Desliza a onda sobre a areia, depositando o vencedor. Na branca praia do horizonte, onde tudo se encontra, avan a agora um nico pr ncipe, dono do c u e do mar. De olhos e cabelos castanhos, feliz enfim. COLASANTI, Marina. Um desejo e dois irm os. In: Doze reis e a mo a do labirinto do vento. Rio de Janeiro: Global, 1999. p. 50-51. VOCABUL RIO Flancos: cada um dos lados do corpo, dos quadris aos ombros. Hipocampo: cavalo-marinho. Mornan a: sensa o de morno; lentid o. QUEST O 01. A hist ria come a mostrando diferen as entre os dois pr ncipes. Mas os dois irm os tamb m tinham coisas em comum, isto , semelhan as. Qual passagem comprova essa ideia?

8 A) O de cima sentiu calor, e desejou ter o mar para si, certo de que nada o faria mais feliz do que mergulhar no seu frescor. B) De tanto correr j se esgar avam as nuvens da carruagem alada . C) At que a linha do horizonte teve pena. D) (..) tudo o que um queria era aquilo que o outro tinha. QUEST O 02. Releia: E os joelhos que apertavam os flancos molhados ordenavam que subisse junto tona. A quem se refere essa frase? A) Ao pai. B) Ao pr ncipe do mar. C) Ao pr ncipe das nuvens. D) Ao terceiro pr ncipe. QUEST O 03. Levando em conta a parte do reino que cada pr ncipe recebeu, pode-se dizer que esse rei era muito mais poderoso que outros reis de hist rias que conhecemos.

9 Por qu ? A) Porque o rei dividiu seu reino em duas partes. B) Porque o rei deu um cavalo alado para o filho louro e um cavalo marinho para o filho moreno. C) Porque o rei tinha como reino o c u e o mar. D) Porque o rei sofria com o sofrimento dos filhos. 3 PROCESSO SELETIVO COL GIO S LIDO 2015 6 ANO QUEST O 04. Considerando as ideias presentes no texto, assinale a alternativa INCORRETA. A) O rei amava igualmente os filhos. B) Os irm os desejam vencer. C) O final do texto destaca a separa o entre os dois irm os. D) O cavalo marinho e o jovem que vivem no fundo do mar s o exemplos de elementos que d o um toque fant stico hist ria.

10 QUEST O 05. A finalidade principal do texto I A) Informar. B) Emocionar. C) Assustar. D) Ensinar. QUEST O 06. Na frase Querendo ajud -los, pensou um dia que melhor seria dividir o reino, para que n o viessem a lutar depois da sua morte , o pronome destacado refere-se A) Aos dois pr ncipes. B) Aos dois reinos. C) Aos cavalos. D) Aos desejos do rei. QUEST O 07. Qual grupo de palavras possui a mesma classifica o em rela o tonicidade da s laba? A) Pr ximos gua - nico B) Por m dire o - feliz C) Sil ncio crian a - ser D) Vencedor branca praia TEXTO II Leia esta anedota para responder s quest es 08 a 10. Mam e tinha dois filhos lindos.


Related search queries