Example: bachelor of science

Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço ...

ABNT NBR 8800 - Projeto de revis o Setembro 2006 1 VERS O SETEMBRO/2006 Projeto de Revis o da ABNT NBR 8800 Projeto de estruturas de a o e de estruturas mistas de a o e concreto de edif cios Procedimento Origem: ABNT NBR 8800:1986 CB-02: Comit Brasileiro de Constru o Civil CE-02: - estruturas de A o ABNT NBR 8800:200x - Design of steel and composite structures for buildings Descriptors: Design. Structural. steel . steel and concrete. Buildings. previsto para cancelar e substituir a ABNT NBR 8800:1986 Palavras-chave: Projeto . Estrutura. A o. A o e concreto. Edif cios. 259 p ginas Sum rio Pref cio Introdu o 1 Objetivo 2 Refer ncias normativas 3 Defini es, simbologia e unidades 4 Condi es gerais de Projeto 5 Condi es espec ficas para dimensionamento de elementos de a o 6 Condi es espec ficas para dimensionamento de liga es met licas 7 Condi es espec ficas para dimensionamento de elementos mistos de a o e concreto 8 Condi es espec ficas

ASTM F436-04 - Standard specification for hardened steel washers ASTM F436M-04 - Standard specification for hardened steel washers [metric] AWS A2.4:1998 - Standard symbols for welding, brazing, and nondestructive examination AWS A5.1/A5.1M:2004 - Specification for carbon steel electrodes for shielded metal arc welding AWS A5.5/A5.5M:2006 ...

Tags:

  Specification, Steel, Carbon, Electrode, Specification for carbon steel electrodes

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço ...

1 ABNT NBR 8800 - Projeto de revis o Setembro 2006 1 VERS O SETEMBRO/2006 Projeto de Revis o da ABNT NBR 8800 Projeto de estruturas de a o e de estruturas mistas de a o e concreto de edif cios Procedimento Origem: ABNT NBR 8800:1986 CB-02: Comit Brasileiro de Constru o Civil CE-02: - estruturas de A o ABNT NBR 8800:200x - Design of steel and composite structures for buildings Descriptors: Design. Structural. steel . steel and concrete. Buildings. previsto para cancelar e substituir a ABNT NBR 8800:1986 Palavras-chave: Projeto . Estrutura. A o. A o e concreto. Edif cios. 259 p ginas Sum rio Pref cio Introdu o 1 Objetivo 2 Refer ncias normativas 3 Defini es, simbologia e unidades 4 Condi es gerais de Projeto 5 Condi es espec ficas para dimensionamento de elementos de a o 6 Condi es espec ficas para dimensionamento de liga es met licas 7 Condi es espec ficas para dimensionamento de elementos mistos de a o e concreto 8 Condi es espec ficas para dimensionamento de liga es mistas 9 Considera es adicionais de resist ncia 10 Condi es adicionais de Projeto 11 Estados limites de servi o 12 Fabrica o, montagem e controle de qualidade Anexo A (Normativo)

2 - A os estruturais e materiais de liga o Anexo B (Normativo) - Prescri es complementares sobre as a es decorrentes do uso Anexo C (Normativo) - Deslocamentos m ximos Anexo D (Normativo) - M todo da amplifica o dos esfor os solicitantes Anexo E (Normativo) - For a axial de instabilidade el stica e coeficiente de flambagem Anexo F (Normativo) - Instabilidade local de barras axialmente comprimidas Anexo G (Normativo) - Momento fletor resistente de c lculo de vigas n o-esbeltas Anexo H (Normativo) - Momento fletor resistente de c lculo de vigas esbeltas Anexo J (Normativo) - Aberturas em almas de vigas Anexo K (Normativo) - Requisitos espec ficos para barras de se o vari vel Anexo L (Normativo) - Fadiga Anexo M (Normativo) - Vibra es em pisos Anexo N (Normativo) - Vibra es devidas ao vento Anexo P (Normativo) - Controle de fissuras do concreto em vigas mistas Anexo Q (Normativo) - Vigas mistas de a o e concreto Anexo R (Normativo) - Pilares mistos de a o e concreto Anexo S (Normativo) - Lajes mistas de a o e concreto Anexo T (Normativo) - Liga es mistas de a o e concreto Anexo U (Informativo)

3 - Durabilidade de componentes de a o frente corros o NBR 8800 - Projeto de revis o Setembro 2006 2 Pref cio A ABNT - Associa o Brasileira de Normas T cnicas - o F rum Nacional de Normaliza o. As normas brasileiras, cujo conte do de responsabilidade dos Comit s Brasileiros (ABNT/CB) e dos Organismos de Normaliza o Setorial (ABNT/ONS), s o elaboradas por Comiss es de Estudo (CE), formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laborat rios e outros). Os projetos de norma brasileira, elaborados no mbito dos CB e ONS, circulam para Vota o Nacional entre os associados da ABNT e demais interessados.

4 Esta Norma cont m os anexos A, B, C, D, E, F, G, H, J, K, L, M, N, P, Q, R, S e T, de car ter normativo, e o anexo U, de car ter informativo. Esta Norma cancela e substitui integralmente a ABNT NBR 8800:1986 - Projeto e execu o de estruturas de a o de edif cios - Procedimento. Esta Norma inclui pilares mistos, lajes mistas e liga es mistas de a o e concreto, que n o constavam da ABNT NBR 8800:1986 - Projeto e execu o de estruturas de a o de edif cios - Procedimento. Um anexo amplo, relacionado execu o de estruturas , que fazia parte da ABNT NBR 8800:1986, n o integra esta Norma (nesta Norma, s o fornecidas apenas prescri es b sicas relacionadas execu o, de modo a tornarem v lidos os procedimentos de Projeto apresentados).

5 Tamb m constavam da ABNT NBR 8800:1986 e n o est o inclu das nesta Norma as prescri es relacionadas ao dimensionamento de olhais e considera o do efeito do campo de tra o na determina o da for a cortante resistente de barras fletidas. Introdu o Para a elabora o desta Norma foi mantida a filosofia da anterior: ABNT NBR 8800, de modo que a esta Norma cabe definir os princ pios gerais que regem o Projeto temperatura ambiente, das estruturas de a o e das estruturas mistas de a o e concreto de edif cios, incluindo passarelas de pedestres. Esta Norma deve ser complementada por outras normas que fixem crit rios para situa es espec ficas.

6 1 Objetivo Esta Norma, com base no m todo dos estados limites, estabelece os requisitos b sicos que devem ser obedecidos no Projeto temperatura ambiente de estruturas de a o e de estruturas mistas de a o e concreto de edif cios (ver ), nas quais: - os perfis de a o sejam laminados ou soldados, ou perfis de se o tubular com ou sem costura; - as liga es sejam executadas com parafusos ou soldas. A exig ncia relacionada ao tipo de perfil n o se aplica s f rmas de a o das lajes mistas de a o e concreto e a conectores de cisalhamento em perfil U formado a frio. Os perfis de se o tubular podem ter forma circular ou retangular (a forma quadrada considerada um caso particular da forma retangular).

7 ABNT NBR 8800 - Projeto de revis o Setembro 2006 3As prescri es desta Norma se aplicam exclusivamente aos perfis de a o n o-h bridos. Caso sejam usados perfis h bridos, devem ser feitas as adapta es necess rias. As estruturas mistas de a o e concreto, incluindo as liga es mistas , previstas por esta Norma, s o aquelas formadas por componentes de a o e de concreto, armado ou n o, trabalhando em conjunto. O concreto pode ser de densidade normal ou de baixa densidade, exceto quando alguma restri o for feita em parte espec fica desta Norma. Os perfis de a o devem ser fabricados obedecendo-se s normas brasileiras aplic veis ou, na aus ncia destas, s normas da ASTM aplic veis.

8 Os perfis soldados podem ser fabricados por deposi o de metal de solda ou por eletrofus o. Os princ pios gerais estabelecidos nesta Norma aplicam-se s estruturas de edif cios destinados habita o e aos de usos comercial e industrial e de edif cios p blicos, e a solu es usuais para elementos componentes. Aplicam-se tamb m s estruturas de passarelas de pedestres. Para refor o ou reparo de estruturas existentes, a aplica o desta Norma pode exigir estudo especial e adapta o para levar em conta a data de constru o, o tipo e a qualidade dos materiais que foram utilizados. Esta Norma n o abrange o dimensionamento de estruturas em situa o de inc ndio, o qual deve ser feito de acordo com a ABNT NBR 14323.

9 Para estruturas submetidas a certos tipos de a o como sismos, impactos e explos es, o respons vel pelo Projeto dever avaliar a necessidade do uso de normas complementares. O dimensionamento de uma estrutura feito de acordo com esta Norma deve seguir coerentemente todos os seus crit rios. O respons vel pelo Projeto dever identificar todos os estados limites aplic veis, mesmo que alguns n o estejam citados nesta Norma, e projetar a estrutura de modo que os mesmos n o sejam violados. Para situa es n o cobertas por esta Norma, o respons vel t cnico pelo Projeto dever usar um procedimento aceito pela comunidade t cnico-cient fica, acompanhado de estudos para manter o n vel de seguran a previsto pela mesma.

10 Para situa es cobertas de maneira simplificada, o respons vel t cnico pelo Projeto poder usar um procedimento mais preciso com os requisitos mencionados. Todos os aspectos e detalhes relacionados ao concreto dos elementos estruturais mistos que n o constam explicitamente desta Norma como, por exemplo, disposi es sobre ancoragem de barras de armadura, devem obedecer s prescri es da ABNT NBR 6118. 2 Refer ncias normativas As normas relacionadas a seguir cont m disposi es que, ao serem citadas neste texto, constituem prescri es para esta Norma (ver ). As edi es indicadas estavam em vigor no momento desta publica o.


Related search queries