Example: dental hygienist

PROJETO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO FÍSICA

PROJETO PEDAG GICO EDUCA O F SICA UNIVERSIDADE BRASIL N CLEO DE EDUCA O A DIST NCIA PROJETO PEDAG GICO DO curso DE EDUCA O F SICA PROJETO Pedag gico elaborado pelo N cleo Docente Estruturante do curso de Bacharelado em Educa o F sica do N cleo de Ensino a Dist ncia, homologado pelo Colegiado do curso . S o Paulo, SP 2018 APRESENTA O O presente PROJETO pedag gico tem por finalidade apresentar as diretrizes gerais do curso de Gradua o em Educa o F sica - Bacharelado da Universidade Brasil. O curso visa a forma o do graduado em Educa o F sica generalista e seu curr culo foi constru do em conson ncia com as diretrizes curriculares nacionais do curso de Gradua o em Educa o F sica Bacharelado, sendo capacitado a atuar na rea da Educa o F sica, nas suas diversas formas de manifesta es no mbito da cultura e do movimento humano intencional, atrav s das atividades f sicas, esportivas e similares, sejam elas formais e n o formais, definidas pela C mara de Educa o Superior do Conselho Nacional de Educa o (Parecer CNE/CES n 138, de 03 de abril de 2002, Resolu o CNE/CES n 7/2004 e Parecer CNE/CES n : 255/2012).

Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Educação Física Bacharelado, sendo capacitado a atuar na área da Educação Física, nas suas diversas formas de manifestações no âmbito da cultura e do movimento humano intencional, através das atividades físicas, esportivas e

Tags:

  Projeto, Curso, Diretrizes, Curriculares, Nacionais, Diretrizes curriculares nacionais do curso

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of PROJETO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO FÍSICA

1 PROJETO PEDAG GICO EDUCA O F SICA UNIVERSIDADE BRASIL N CLEO DE EDUCA O A DIST NCIA PROJETO PEDAG GICO DO curso DE EDUCA O F SICA PROJETO Pedag gico elaborado pelo N cleo Docente Estruturante do curso de Bacharelado em Educa o F sica do N cleo de Ensino a Dist ncia, homologado pelo Colegiado do curso . S o Paulo, SP 2018 APRESENTA O O presente PROJETO pedag gico tem por finalidade apresentar as diretrizes gerais do curso de Gradua o em Educa o F sica - Bacharelado da Universidade Brasil. O curso visa a forma o do graduado em Educa o F sica generalista e seu curr culo foi constru do em conson ncia com as diretrizes curriculares nacionais do curso de Gradua o em Educa o F sica Bacharelado, sendo capacitado a atuar na rea da Educa o F sica, nas suas diversas formas de manifesta es no mbito da cultura e do movimento humano intencional, atrav s das atividades f sicas, esportivas e similares, sejam elas formais e n o formais, definidas pela C mara de Educa o Superior do Conselho Nacional de Educa o (Parecer CNE/CES n 138, de 03 de abril de 2002, Resolu o CNE/CES n 7/2004 e Parecer CNE/CES n : 255/2012).

2 Por meio da matriz curricular do curso de Gradua o em Educa o F sica - Bacharelado da Universidade Brasil acreditamos que o egresso esteja preparado para a atuar na Educa o B sica e na Educa o Profissional, bem como para atuar com forma o generalista, humanista, cr tica e reflexiva, qualificado para o exerc cio profissional com base no rigor cient fico e intelectual e pautado no princ pio tico. Dever ser formado para estudar, pesquisar, esclarecer e intervir profissional e academicamente no contexto espec fico e hist rico-cultural, a partir de conhecimentos de natureza t cnica, cient fica e cultural de modo a atender as diferentes manifesta es e express es da Atividade F sica/Movimento Humano. Dessa maneira, a matriz do curso articula as unidades curriculares para o desenvolvimento em sua rea de atua o profissional, permitindo ao discente de Bacharelado em Educa o F sica o direcionamento de sua carreira.

3 Al m das unidades curriculares , os discentes dever o cumprir atividades de est gio curricular obrigat rio, trabalho de conclus o de curso e atividades complementares para obterem o t tulo de Bacharel em Educa o F sica. O conjunto dessas atividades visa o favorecimento da viv ncia e reflex o dos conte dos aprendidos no meio acad mico, possibilitando sua sedimenta o e integra o entre teoria e pr tica. Sendo assim, o PROJETO pedag gico, em conson ncia com o perfil do egresso, est centrado no discente como sujeito de sua aprendizagem, bem como apoiado no tutor como facilitador deste processo. Entretanto, vale ressaltar que o desenvolver do curso de Educa o F sica - Bacharelado da Universidade Brasil poder originar a necessidade de atualiza o da proposta pedag gica inicial. Se assim ocorrer, afirmamos que este PROJETO ser revisado e atualizado pelo n cleo docente estruturante desta institui o de ensino.

4 Lista de Abreviaturas APA Atendimento Psicopedag gico do Aluno AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem ABNT Associa o Brasileira de Normas T cnicas AC Atividades Complementares Capes Coordena o de Aperfei oamento de Pessoal do Ensino Superior CST curso Superior de Tecnologia DCNs diretrizes curriculares nacionais EaD Educa o a Dist ncia IES Institui o de Ensino Superior MEC/INEP Minist rio da Educa o/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An sio Teixeira NDE N cleo Docente Estruturante NEaD N cleo de Educa o a Dist ncia OAB Ordem dos Advogados do Brasil ONG Organiza o n o Governamental PDA Programa de Desenvolvimento do Aluno PDI PROJETO de Desenvolvimento Institucional PDI/EaD Adendo ao Plano de Desenvolvimento Institucional referente Educa o a Dist ncia PI PROJETO Integrador PPI/NEaD PROJETO Pedag gico Institucional do N cleo de Educa o a Dist ncia PPC PROJETO Pedag gico de curso SEaD Secretaria de Educa o a Dist ncia TCC Trabalho de Conclus o de curso TICs Tecnologias de Informa o e Comunica o BACHARELADO EM EDUCA O F SICA 1.

5 DADOS INSTITUCIONAIS E CONTEXTUALIZA O DA INSTITUI O DE ENSINO SUPERIOR (IES) 11 Dados da Institui o .. 11 Dados da Mantenedora .. 11 Dados dos Dirigentes da IES .. 12 Atos Legais da Institui o .. 12 Miss o e Valores da IES .. 12 Miss o .. 12 Valores .. 12 Objetivos da IES .. 13 Breve Hist rico da Universidade Brasil .. 14 Atua o Acad mica na Gradua o .. 16 Atua o Acad mica na P s-Gradua o e Pesquisa .. 16 A Atividades de Extens o e Responsabilidade Social .. 17 2. A EDUCA O A DIST NCIA NA UNIVERSIDADE BRASIL .. 20 Miss o, Vis o e Valores do N cleo de Educa o a Dist ncia .. 22 Miss o .. 22 Vis o .. 22 Valores .. 22 Objetivos e metas .. 22 Inser o Regional dos Polos de EaD .. 25 3. ORGANIZA O ADMINISTRATIVA E PEDAG GICA DO NEAD .. 26 Estrutura Organizacional e de Gest o .. 26 Diretoria.

6 28 M dias e Tecnologias .. 28 Opera es Acad micas .. 28 Coordena o Pedag gica .. 29 Biblioteca e Laborat rios Pedag gicos .. 29 Projetos EaD Institucionais - Coordena o .. 29 Supervis o de Polos .. 29 Equipe Acad mica .. 30 N cleo Docente Estruturante .. 30 Coordena o de curso .. 31 Supervisores de rea .. 31 Professores Autores .. 32 Tutores Presenciais .. 32 Tutores a Dist ncia .. 32 Carreira Docente .. 34 Atendimento aos Discentes .. 35 Suportes e Canais de Atendimento ao Aluno .. 36 Setores de Apoio aos Discentes .. 36 Acompanhamento Psicopedag gico do Aluno .. 37 4. INFRAESTRUTURA F SICA E TECNOL GICA DO NEAD .. 39 Redes e Equipamentos do NEaD .. 39 Est dio de Grava o de Videoaulas .. 40 Sistema de Gest o Acad mica da EaD .. 41 Produ o e Distribui o de Material Did tico.

7 43 Infraestrutura Administrativa e de Apoio Pedag gico do NEaD .. 43 Esta es de Trabalho Coordena o de curso .. 44 Esta es de Trabalho dos Supervisores de rea .. 44 Esta es de Trabalho dos Tutores .. 44 5. POL TICAS DE FORMA O PERMANENTE .. 44 Forma o e Capacita o dos Tutores Presenciais .. 45 Forma o e Capacita o dos Tutores a Dist ncia .. 46 Forma o e Capacita o do Corpo T cnico-administrativo .. 47 Pol ticas de Incentivo Produ o Acad mica .. 47 6. ORGANIZA O DID TICO-PEDAG GICA DO curso .. 48 Contextualiza o do curso .. 48 Objetivos do curso .. 50 Objetivo Geral .. 50 Objetivos Espec ficos .. 51 Perfil Profissional do Egresso e rea de Atua o .. 52 Acompanhamento de Egressos .. 53 Concep o e Organiza o da Matriz Curricular .. 54 Conte dos curriculares .. 54 Matriz Curricular .. 61 Ement rio e Bibliografia.

8 63 Interdisciplinaridade .. 105 Modelo de Aula 106 Desenvolvimento de Materiais Did 107 Acessibilidade dos Materiais Did ticos .. 108 Estrutura Curricular .. 108 Composi o e Din mica das Aulas .. 108 Composi o da Carga Hor ria dos Objetos de Aprendizagem .. 112 Crit rios de Aprova o - Notas e Frequ ncia .. 114 Composi o da Nota .. 114 Composi o da Frequ ncia .. 116 Abono de faltas .. 117 Justificativa para faltas .. 117 Encontros Integradores Presenciais .. 118 Avalia o e Atividade Acad mica 119 Atividade de Enriquecimento Curricular .. 120 Gamifica o .. 120 Aulas ao Vivo .. 121 Atividade Complementares .. 121 Est gio Curricular supervisionado .. 122 PROJETO Integrador .. 123 Projetos de Extens o/Pesquisa .. 126 7. INFRAESTRUTURA DO POLO DE APOIO PRESENCIAL.

9 126 Sala de Aula .. 126 Banheiro .. 127 Acessibilidade .. 127 Sala de Coordena o do curso .. 127 Sala de Docentes .. 127 Secretaria Acad 128 Laborat rio de Inform tica .. 128 Biblioteca no Polo de Educa o a Dist ncia .. 128 Biblioteca F sica .. 128 Biblioteca Virtual .. 129 Bibliografia B sica .. 130 Bibliografia Complementar .. 130 Peri dicos Cient ficos Eletr nicos .. 130 Pol ticas de Atualiza o do Acervo .. 131 8. REFER NCIAS .. 132 1. DADOS INSTITUCIONAIS E CONTEXTUALIZA O DA INSTITUI O DE ENSINO SUPERIOR (IES) Dados da Institui o Campus S o Paulo: Rua Carolina Fonseca, 584, Itaquera S o Paulo/SP Tel.: (11) 2070-0000 CEP 08230-030. Campus Fernand polis: Est. Projetada F-1, s/n - Fazenda Santa Rita Fernand polis/SP Tel.: (17) 3465-4200 CEP 15600-000. Campus Descalvado: Av.

10 Hil rio da Silva Passos, 950 - Parque Universit rio Descalvado/SP Tel.: (19) 3593-8500 CEP 13690-970. Campus Anhangaba : Rua Conselheiro Crispiniano, 120/140, Centro, S o Paulo/SP CEP 01037-001. N cleo de Educa o a Dist ncia: Rua lvares Penteado, 139, Centro, S o Paulo/SP CEP 01037-001. Endere o na web: Telefone: (11) 2070-0000. Dados da Mantenedora Instituto Educa o de Ci ncia e Educa o do Estado de S o Paulo. CNPJ: Endere o: Rua Conselheiro Lafayette, n 35, CEP 11040-000, Santos, S o Paulo. Dados dos Dirigentes da IES Nome Fun o Jos Fernando Pinto da Costa Reitor D cio Corr a Lima Vice-Presidente Executivo Sthefano Bruno Pinto da Costa CEO Patr cia Paiva Gon alves Bispo Diretora do N cleo de Educa o a Dist ncia Fernando da Silveira Lobo Coordenador Geral dos Cursos de Gradua o da rea de Esportes do N cleo de Educa o a Dist ncia Atos Legais da Institui o Primeiro ato de funcionamento: os primeiros cursos foram autorizados em 1971 e reconhecidos ao longo de 1974; Reconhecimento como Universidade pela Portaria n 374 de 14/06/1989; Transfer ncia de Manten a pela Portaria n 889 de 18/10/2007; Portaria Ministerial n , de 18/11/2011; Recredenciamento pela Portaria n 523 de 10/05/2012; Aditamento ao Ato de Recredenciamento pela Portaria n 628 de 14/10/2016.


Related search queries