Example: tourism industry

PROJETO “VIVENDO VALORES NA ESCOLA” ESCOLA DE …

PROJETO VIVENDO VALORES NA ESCOLA ESCOLA DE EDUCA O B SICA BELIS RIO PENA CAPINZAL (SC) Relatores da ESCOLA : Maria Lucinda Corcetti1; Rita Maria Cadorin da Silva2 Pesquisador: Maria Teresa Ceron Trevisol - UNOESC O Contexto A ESCOLA de Educa o B sica Belis rio Pena, situa-se no munic pio de Capinzal, no estado de Santa Catarina. Conta-se na hist ria do munic pio que a origem do seu nome se deu em virtude da grande quantidade de capim muito macio, beira dos rios que cortam a cidade, que servia de alimento para os tropeiros quando viajavam carregando gado do Rio Grande do Sul para S o Paulo.

a família, grupo de amigos/as, na escola, comunidade e são vivenciados nas ações cotidianas. Sob esta ótica, é importante que a escola analise seu estilo de funcionamento, a dinâmica institucional e o modelo educativo que é “respirado” entre todos. Assim, é importante que o currículo escolar esteja carregado de valores para que se

Tags:

  Projeto, Modelo

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of PROJETO “VIVENDO VALORES NA ESCOLA” ESCOLA DE …

1 PROJETO VIVENDO VALORES NA ESCOLA ESCOLA DE EDUCA O B SICA BELIS RIO PENA CAPINZAL (SC) Relatores da ESCOLA : Maria Lucinda Corcetti1; Rita Maria Cadorin da Silva2 Pesquisador: Maria Teresa Ceron Trevisol - UNOESC O Contexto A ESCOLA de Educa o B sica Belis rio Pena, situa-se no munic pio de Capinzal, no estado de Santa Catarina. Conta-se na hist ria do munic pio que a origem do seu nome se deu em virtude da grande quantidade de capim muito macio, beira dos rios que cortam a cidade, que servia de alimento para os tropeiros quando viajavam carregando gado do Rio Grande do Sul para S o Paulo.

2 Capinzal fica distante 400 km da capital do estado, Florian polis. A ESCOLA Belis rio Pena uma ESCOLA p blica estadual, fundada em 18 de Julho de 1950. Est situada na rea central da cidade, recebendo alunos de fam lias das diversas localidades do munic pio como tamb m de munic pios vizinhos. Neste ano de 2010 completou 60 anos de atividades educacionais na comunidade. Atualmente atende a segunda etapa da educa o b sica, isto , o Ensino Fundamental (1 ao 9 ano). (Anexo 1 Imagem da ESCOLA ) 1 Mestre em Educa o pela UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina e Orientadora Educacional da EEB Belis rio Pena.

3 2 Professora de Ci ncias. Em 2010 assumiu o PROJETO e as aulas de Ensino Religioso. A ESCOLA possui 18 turmas nos turnos matutino e vespertino totalizando 490 alunos. O quadro de docentes composto por 13 professores efetivos com gradua o e com P s-gradua o em n vel de Especializa o e 07 professores ACT (Admitido Em Car ter Tempor rio) sendo que dois deles ainda encontram-se em forma o na rea espec fica que est o atuando. A ESCOLA oferece em hor rio de contraturno aulas de dan a, espanhol, Grupos de Estudos (pr prios alunos fazem a monitoria das aulas sob orienta o dos professores aos alunos com necessidade de refor o escolar), sala informatizada para estudos e pesquisas dos alunos e professores, biblioteca escolar com t tulos e 20 assinaturas de revistas e peri dicos adquiridas pela pr pria ESCOLA ou enviados pelo Minist rio da Educa o.

4 A ESCOLA recebe ainda a assinatura de 2 jornais de circula o no territ rio catarinense. A gest o escolar composta por uma equipe formada por um diretor, um assistente de educa o, um assistente t cnico pedag gico, um administrador escolar e um orientador educacional. Auxilia ainda no trabalho escolar, um professor readaptado que atende a sala de materiais e servi os de fotoc pias. Por que e como o PROJETO come ou? A ESCOLA nos seus 60 anos de exist ncia sempre teve como miss o, inserida no seu PROJETO Pol tico Pedag gico, desenvolver VALORES ticos no indiv duo para a boa conviv ncia de todos dentro e fora da ESCOLA .

5 Durante muito tempo a ESCOLA pleiteou junto aos rg os governamentais e autoridades a constru o de um pr dio novo com instala es modernas e funcionais que oferecesse no m nimo seguran a aos alunos e professores. Assim, no in cio de 2009 a nova ESCOLA iniciou suas atividades. Tamb m no in cio de 2009, a orientadora educacional Profa. Maria Lucinda, reassumiu as atividades na ESCOLA , ap s o per odo de 8 anos exercendo a fun o de secret ria municipal de educa o. Durante a semana de planejamento e organiza o do ano letivo, juntamente com os professores e equipe gestora, Maria Lucinda discutiu e pesquisou quais os temas que o coletivo da ESCOLA considerava necess rios para trabalhar com as turmas, principalmente das s ries finais do ensino fundamental.

6 Ficou definido que se utilizaria as aulas de Ensino Religioso, juntamente com a professora respons vel, e se desenvolveria um grande PROJETO de orienta o sobre a valoriza o da vida abordando os VALORES ticos e morais, conduta familiar e social, atitudes na ESCOLA , com colegas e professores. Assim, a ESCOLA organizou-se de maneira que teria, semanalmente, um profissional em contato na sala de aula para sentir de perto as necessidades, os problemas, principalmente dos alunos, que na maioria do tempo, convergem para tumultuar e desequilibrar o ambiente de aprendizagem dentro e fora da sala de aula e os relacionamentos interpessoais, bem como, para ouvir as opini es buscando a melhoria no e do ambiente escolar.

7 Mesmo a ESCOLA organizando-se com um profissional que pudesse trabalhar de maneira mais pr xima, sistem tica sobre temas relacionados aos VALORES , todos os professores assumiram a responsabilidade de colaborar com o PROJETO proposto e buscar nas suas aulas desenvolver os princ pios elencados no PROJETO Pol tico Pedag gico. Assim, a ESCOLA atrav s da pr tica di ria desenvolveu os temas: aprender a aprender; viv ncia dos VALORES : respeito, solidariedade, disciplina, responsabilidade, coletividade; trabalho unificado coletivo; humanizar e compromisso.

8 O PROJETO de trabalho pautou-se em programar as aulas com din micas diversas que permitissem aos alunos exporem suas opini es refletindo, principalmente, sobre a import ncia da vida, valorizando-a atrav s de bons h bitos de sa de f sica, mental e espiritual, reflex o sobre VALORES , seus pr prios comportamentos, atitudes e tomada de decis o. Relato da a o pedag gica desenvolvida Buscando alcan ar os objetivos propostos, consistiu preocupa o constante a organiza o dos procedimentos metodol gicos a serem utilizados no decorrer dos encontros com os alunos.

9 Nesse sentido, optou-se por diferentes din micas de acordo com o assunto (aceita o de si, respeito, solidariedade, sentimentos, identidade, integra o, grupo, comunica o e sexualidade) e com a turma, utilizando-se de proje o de filmes, v deos, slides e document rios, leituras de textos e livros, conta o de hist rias, apresenta es dos trabalhos realizados pelas turmas em Atividade C vica Cultural (uma a cada quinze dias), exposi o dos trabalhos em murais na ESCOLA e nos jornais da cidade. Conforme a tem tica a ser desenvolvida e de acordo com o conte do abordado, outras disciplinas foram se integrando ao PROJETO , possibilitando ao aluno verificar o interesse dos profissionais que atuam na ESCOLA com o PROJETO que estava sendo desenvolvido.

10 O grupo de professores e a equipe gestora estavam coesos e afinados, voltados ao desenvolvimento do aluno como ser de intelecto, de sentimentos e atitudes. Cada um dos encontros, semanais, havia delimitado um foco de trabalho, uma hist ria que suscitasse discuss o sobre a tem tica de VALORES ou que se trouxesse discuss o comportamentos e atitudes do cotidiano da ESCOLA , da fam lia e sociedade. Para exemplificar seus procedimentos, a ESCOLA nos possibilitou o relato de duas atividades. A primeira aconteceu na turma da 8 s rie (2009) a orientadora leu a Hist ria Um cego com dois olhos s , de Carlos Alberto Sanches da Cole o Encantamento de VALORES .


Related search queries