Example: tourism industry

Qualidade do cuidado ao acidente vascular cerebral ...

2106 ARTIGO ARTICLE. Qualidade do cuidado ao acidente vascular cerebral isqu mico no SUS. Quality of care for ischemic stroke in the Brazilian Unified National Health System Cristina L cia Rocha Cubas Rolim 1. Monica Martins 2. Abstract Introdu o 1 Secretaria de Sa de do The hospital mortality rate is an outcome mea- O acidente vascular cerebral (AVC) definido Distrito Federal, Bras lia, Brasil. sure of care used as an indicator of quality of care como uma s ndrome que consiste no desenvol- 2 Escola Nacional de Sa de for stroke.

2106 Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 27(11):2106-2116, nov, 2011 Qualidade do cuidado ao acidente vascular cerebral isquêmico …

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Qualidade do cuidado ao acidente vascular cerebral ...

1 2106 ARTIGO ARTICLE. Qualidade do cuidado ao acidente vascular cerebral isqu mico no SUS. Quality of care for ischemic stroke in the Brazilian Unified National Health System Cristina L cia Rocha Cubas Rolim 1. Monica Martins 2. Abstract Introdu o 1 Secretaria de Sa de do The hospital mortality rate is an outcome mea- O acidente vascular cerebral (AVC) definido Distrito Federal, Bras lia, Brasil. sure of care used as an indicator of quality of care como uma s ndrome que consiste no desenvol- 2 Escola Nacional de Sa de for stroke.

2 Computerized tomography is the main vimento r pido de dist rbios cl nicos focais da P blica Sergio Arouca, imaging method for diagnosing and managing fun o cerebral , global no caso do coma, que Funda o Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil. stroke. This study aimed to assess the quality of duram mais de 24 horas ou conduzem morte hospital care for acute ischemic stroke (AIS) in sem outra causa aparente que n o a de origem Correspond ncia the Brazilian Unified National Health System vascular 1. A magnitude em termos da preval n- C.

3 L. R. C. Rolim Secretaria de Sa de do Distrito (SUS), considering the severity of cases and use of cia e incid ncia sinaliza sua import ncia epide- Federal. computerized tomography. Multivariate analysis miol gica no Brasil 2. O AVC classificado em SMLN, trecho 7, ch cara was used to adjust the mortality risk, evaluate dois grandes grupos: AVC isqu mico (AVCi) e o 236, Lago Norte, Bras lia, DF. 70000-000, Brasil. the use of computerized tomography, and rank AVC hemorr gico. O mais frequente, com cerca the performance of hospitals from April 2006 to de 85% dos casos, o AVCi, que se caracteriza December 2007.

4 16,879 admissions were ana- pela interrup o do fluxo sangu neo (obstru o lyzed, and at least one CT scan was performed in arterial por trombos ou mbolos) em uma deter- of the admissions. The crude mortality rate minada rea do enc falo 3,4,5. No Brasil, o AVCi was , and the adjusted rate was Per- representa, na popula o nacional, segundo di- formance of a CT scan showed a protective effect: ferentes estat sticas, entre 53% a 85% dos casos the adjusted OR was for one test and for de AVC 6. two tests. Under-utilization of computerized to- A taxa de mortalidade hospitalar uma mography is one of the limiting factors for good medida do resultado do cuidado , utilizada co- medical practice in the management of ischemic mo indicador da Qualidade do cuidado para stroke in the SUS.

5 Procedimentos cir rgicos e condi es m dicas espec ficas, incluindo o AVC 5,7. A mortalidade Stroke; Hospital Mortality; Quality of Health Care; hospitalar por AVCi at 30 dias uma das medi- Tomography; Hospital Information Systems das usualmente utilizadas para comparar a qua- lidade do cuidado , isto , de sua efetividade 5. O pressuposto que melhores processos de cui- dado est o relacionados redu o da mortali- dade de curto prazo, o que fortalece a validade Cad. Sa de P blica, Rio de Janeiro, 27(11):2106-2116, nov, 2011.

6 cuidado AO acidente vascular cerebral ISQU MICO NO SUS 2107. causal entre a medida de resultado (mortalidade considerando o perfil de gravidade dos casos e a hospitalar) e o processo de cuidado 8. Contudo, realiza o de tomografia computadorizada. Saposnik et al. 5 sublinharam a import ncia da an lise do bito aos sete dias como medida da mortalidade precoce por AVCi, considerando M todos que as decis es cl nicas cruciais s o tomadas na primeira semana da admiss o hospitalar. Esses Delineamento do estudo autores destacam ainda que a mortalidade hos- pitalar por AVCi at sete dias um par metro f cil O desenho do estudo observacional, e o corte, de ser medido, com o m rito de homogeneizar o transversal, com base em dados secund rios ad- tempo de perman ncia entre unidades, pois esse ministrativos, e voltado para avaliar a Qualidade geralmente excede sete dias, portanto apresenta do cuidado hospitalar prestado aos pacientes na a vantagem de eliminar um importante vi s na fase aguda do AVCi.

7 cuidado na fase aguda foi interpreta o desse indicador. definido como aquele que prestado durante a O cuidado na fase aguda deve ser oportuno primeira semana de hospitaliza o, cujo efeito no tempo e efetivo para impedir a morte do te- decisivo para o progn stico do paciente. A pri- cido cerebral . Para que o cuidado ao AVCi seja meira e central dimens o da Qualidade do cui- efetivo, necess rio um conjunto m nimo de dado analisada foi a efetividade, e a medida de tecnologias dispon veis no tempo correto, como resultado foi a mortalidade hospitalar (precoce).

8 A realiza o da tomografia computadorizada ide- at o s timo dia de perman ncia hospitalar. A. almente dentro de at quatro horas e meia ap s realiza o ou n o do exame de tomografia com- o in cio dos sintomas 9, al m de outros suportes putadorizada foi empregada como uma medida propiciados, em geral, por unidades especializa- indicativa da adequa o do processo de cuidado das 1,3,10,11,12. O uso de exames de imagem para o prestado. Adequa o uma dimens o da quali- cuidado do AVCi relevante para o diagn stico dade do cuidado definida como o grau com que diferencial, a defini o e a prescri o terap u- os cuidados est o baseados no conhecimento tica dos cuidados adequados.

9 A import ncia da t cnico-cient fico existente 19. A gravidade do ca- tomografia computadorizada no cuidado ao pa- so mensurada pelos atributos do paciente um ciente com AVCi bem documentado na litera- importante fator de confundimento para a avalia- tura 10,11,12,13. o do resultado do cuidado e influi tamb m nas Al m do processo de cuidado adequado, di- caracter sticas do processo 7,18. versos outros fatores influenciam o resultado do tratamento do AVCi, incluindo aqueles individu- Fonte de dados ais (idade, sexo, estado socioecon mico, gravi- dade do AVC e comorbidades) e os relacionados O Sistema de Informa o Hospitalar (SIH) do SUS.

10 Ao sistema de sa de como o volume de atendi- foi a principal fonte de informa o utilizada. Para mento do hospital, a exist ncia de unidade de criar a base de dados, foram utilizados os arqui- cuidado intensivo especializada e outras inter- vos dos tipos registro reduzido e procedimentos ven es 13. Enquanto indicador da Qualidade do especiais do SIH. Os dados registrados nos arqui- cuidado , a mortalidade hospitalar constitui uma vos de procedimentos especiais foram utilizados ferramenta preliminar de rastreamento (scree- somente para obter informa es sobre o n mero ning) para discriminar hospitais potencialmente de tomografias computadorizadas.


Related search queries