Example: bankruptcy

RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ENSINO …

RELA O DE CONTE DOS PROGRAM TICOS. ENSINO FUNDAMENTAL 3 ANO. DISCIPLINAS 1 BIMESTRE 2 BIMESTRE. O uso dos n meros Figuras geom tricas N meros (medidas de tempo, de comprimento, de Regi es planas, contornos e s lidos geom tricos. capacidade e de temperatura); Contornos e medidas. N meros e estat stica Regi es planas, contornos e medidas. Adi o (dezenas e unidades e unidades com dinheiro) Subtra o Sistema de numera o decimal. Subtra o com recurso Contagem e registro de quantidades at 10; adi o de Subtra o sem reagrupamento n meros menores do que 10. Subtra o com reagrupamento Contagem e registro de quantidades; as quatro Adi o e subtra o opera es. Simetria Contagem e registro de quantidades (maiores que 10). Multiplica o Dezena; valor posicional (composi o, decomposi o e Tabuadas de 2 at 9.)

RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ENSINO FUNDAMENTAL 3º ANO DISCIPLINAS 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE MATEMÁTICA O uso dos números Números (medidas de …

Tags:

  Fundamentals, Ension, Ensino fundamental

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ENSINO …

1 RELA O DE CONTE DOS PROGRAM TICOS. ENSINO FUNDAMENTAL 3 ANO. DISCIPLINAS 1 BIMESTRE 2 BIMESTRE. O uso dos n meros Figuras geom tricas N meros (medidas de tempo, de comprimento, de Regi es planas, contornos e s lidos geom tricos. capacidade e de temperatura); Contornos e medidas. N meros e estat stica Regi es planas, contornos e medidas. Adi o (dezenas e unidades e unidades com dinheiro) Subtra o Sistema de numera o decimal. Subtra o com recurso Contagem e registro de quantidades at 10; adi o de Subtra o sem reagrupamento n meros menores do que 10. Subtra o com reagrupamento Contagem e registro de quantidades; as quatro Adi o e subtra o opera es. Simetria Contagem e registro de quantidades (maiores que 10). Multiplica o Dezena; valor posicional (composi o, decomposi o e Tabuadas de 2 at 9.)

2 Leitura dos n meros at 99) Multiplica o com 10 e com 0. Adi o e subtra o Multiplica o sem reagrupamento Contagem por agrupamento de 2. Multiplica o com reagrupamento MATEM TICA Seq ncias (sucessor e antecessor). N meros at 99 (ordem dos n meros naturais (<) menor e (>) maior. N meros at 99 (ordem crescente e decrescente). N meros at 39 (numera o ordinal). S lidos geom tricos Cubo e paralelep pedo Prisma Pir mide Esfera Cilindro Cone Medidas de tempo e de dinheiro;. Medidas de tempo: hora, minuto, dia semana, m s e ano Sistema monet rio brasileiro;. Adi o sem reserva com resultados at 99. Adi o (com n meros menores do que 10). Adi o (c lculo mental e arredondamento). Adi o sem reagrupamento (reserva). Adi o com reagrupamento (reserva). ENSINO FUNDAMENTAL 3 ANO. DISCIPLINAS 3 BIMESTRE 4 BIMESTRE.

3 Racioc nio combinat rio Retomando as quatro opera es Determinando as possibilidades Adi o Probabilidade Adi o sem reagrupamento Divis o Adi o com reagrupamento As id ias de divis o Subtra o com reagrupamento Divis o exata e divis o n o exata Subtra o sem reagrupamento Algoritmo usual da divis o Adi o e subtra o Sistema de numera o decimal Multiplica o N meros Multiplica o sem reagrupamento O n mero 100 Multiplica o com reagrupamento Centenas, dezenas e unidades mais n meros Divis o As centenas inteiras Divis o por estimativa Os n meros at 999 Divis o por decomposi o Representa o das centenas, dezenas e unidades com Divis o pelo algoritmo usual MATEM TICA desenhos de fichas As quatro opera es Trabalhando com dinheiro Medidas: Comprimento, massa e capacidade Sistema de numera o decimal Medida de comprimento: Unidades n o padronizadas: palmo, p e passo Unidade padronizada: o cent metro Unidade padronizada: o metro Medida de massa O quilograma ou quilo Medida de capacidade RELA O DE CONTE DOS PROGRAM TICOS.

4 ENSINO FUNDAMENTAL 3 ANO. DISCIPLINAS 1 BIMESTRE 2 BIMESTRE. Leitura e interpreta o de texto: Radical Rex . Onomatop ia Escrevendo cartas Conto Nariz em p Leitura e interpreta o de texto Produ o de texto Propaganda Ortografias u e e. Propaganda (slogan, logotipo). Leitura e interpreta o de texto (conto). Produ o textual Falar e escrever (ortografia u e e). Leitura e interpreta o de texto Uso do dicion rio (narra o, narrativa e narrar) Produ o de texto Par grafo Diferen a entre a fala e escrita S labas Som nasal Leitura e interpreta o de textos Ordem alfab tica Texto verbal e n o-verbal. Uso da letra mai scula Pronomes pessoais do caso reto Produ o de texto L NGUA Ordem alfab tica ativo Diferen as entre fala e escrita An lise de texto narrativo Pontua o PORTUGUESA Rela o entre o texto e as experi ncias pessoais Leitura e interpreta o iconogr fica Compara o entre narrativa verbal e n o-verbal Versos e estrofes Sons da letra e Narrativa liter ria S, R e L em final de s laba Letra R.

5 Ordem alfab tica Pontua o N mero de s labas e divis o sil bica Elimina o das marcas de oralidade Leitura e interpreta o iconogr fica Produ o textual m antes de p e b Pontua o e tipos de frases Sin nimo e ant nimo Comparando texto verbal com n o-verbal Sin nimo e ant nimo Produ o de texto m e n em final de s laba Substantivos pr prios e comuns Leitura e interpreta o. Substantivos pr prios e comuns. Leitura e interpreta o de texto Produ o textual oral di logo Meios de comunica o M e N em final de s laba (nasaliza o). Diferentes tipos de frases e pontua o Produ o textual Leitura e interpreta o D grafos RR e SS. ENSINO FUNDAMENTAL 3 ANO. DISCIPLINAS 3 BIMESTRE 4 BIMESTRE. Entre bichos e hist rias O Brasil em Festa Texto I : Festa no c u parte 1 Texto 1: Por dentro do Folclore Leitura e interpreta o Leitura e interpreta o de texto Texto II: Festa no c u parte2 Estudando a Reportagem Leitura e interpreta o Produzindo texto oral Ortografia D grafos rr e ss An lise de g nero Porque e por que Estudando as Telas Uso dos par nteses e aspas Texto 2: Boi de mam o SOS natureza (hist ria em quadrinhos) Texto 3: Bumba-meu-boi Leitura e interpreta o Produzindo texto oral e escrito Onomatop ia (revis o) Encontros consonantais Ponto de exclama o (revis o) Uso do ponto final e da v rgula L NGUA Mais e mas Estudando o conto Produ o de texto Texto : A Bela e a Fera PORTUGUESA Texto II.

6 Passaredo (versos e estrofes) Leitura e Interpreta o Ortografia uso do h, ch, lh e nh Texto verbal e n o verbal Plural dos substantivos simples (terminados em vogal) A Bela e a Fera - Parte I. Par grafo e pontua o (travess o) A Bela e a Fera - Parte II. Hist ria de Saci Uso do C e do . Texto I - O Saci Substantivo Leitura e interpreta o Adjetivo Estudando o conto Flex o de G nero (feminino e masculino). Texto II: Lenda do Saci Perer . Leitura e interpreta o Produ o textual Mal e mau Ortografia: GE, GI, GUE, GUI, JE E JI. Substantivo pr prio e comum Adjetivo RELA O DE CONTE DOS PROGRAM TICOS. ENSINO FUNDAMENTAL 3 ANO. DISCIPLINAS 1 BIMESTRE 2 BIMESTRE. Conhecendo novos amigos Observando o bairro onde vivo Eu mudei Observando o nosso bairro: Hist ria atrav s do texto: Fazendo o autoretrato Olhos abertos.

7 A mudan a e a identidade pessoal O caminho de todos os dias O tempo na nossa vida A vida no bairro O tempo na escola. Conhecendo outros bairros O tempo de estudar e brincar Bairros diferentes e bairros parecidos Tempo cronol gico: minutos, horas, dias, semanas, meses e Hist rias de bairros anos. Diferentes maneiras de medir o tempo. As pessoas s o importantes para n s. O tempo e a hist ria. HIST RIA O passado e o presente nas brincadeiras infantis ENSINO FUNDAMENTAL 3 ANO. DISCIPLINAS 3 BIMESTRE 4 BIMESTRE. A cidade onde vivo O Governo municipal Conhecendo a hist ria da cidade Leis e regras O trabalho na cidade e no campo A cidade e o campo como parte do munic pio As profiss es A prefeitura O trabalho de cada um importante para todos A C mara Municipal Trabalho infantil Regras de Conviv ncia em sala As profiss es mudam com o tempo.

8 Regras de tr nsito O trabalho e seus diferentes significados Leis governamentais A organiza o pol tica do munic pio. O Servi o de sa de p blica A import ncia do voto Elei es no passado HIST RIA A participa o popular RELA O DE CONTE DOS PROGRAM TICOS. ENSINO FUNDAMENTAL 3 ANO. DISCIPLINAS 1 BIMESTRE 2 BIMESTRE. Material Escolar Os elementos da paisagem Conhecendo os colegas de turma. Diferentes paisagens Nossa sala de aula As formas naturais e as formas constru das da paisagem. Percep o do espa o por meio dos sentidos. As transforma es das paisagens feitas pelo ser humano rg os dos sentidos O tempo atmosf rico e a paisagem. Maneiras de representar a sala de aula maquetes e plantas O bairro, suas paisagens e as maneiras de represent -lo. Escala e propor o Conhecendo os arredores do bairro da nossa escola Medidas Representando o bairro da nossa escola Representa o do espa o atrav s de uma planta Os bairros s o diferentes No es de escala Redu o e amplia o de imagens Os caminhos que percorremos GEOGRAFIA Diferen as entre os elementos que comp em a paisagem Representa o gr fica de um trajeto No es de Espa o Lateralidade CEP.

9 Leitura de guias de rua Manuseio de diferentes formas de representa o de trajetos ENSINO FUNDAMENTAL 3 ANO. DISCIPLINAS 3 BIMESTRE 4 BIMESTRE. A cidade faz parte do munic pio Os servi os p blicos 2. Conhecendo a nossa cidade Rede de energia el trica Localizando-se na cidade Desperd cio Os servi os p blicos 1 A Energia el trica atrav s dos tempos. A rede de gua Hist ria da energia el trica no Brasil Os caminhos da gua, ontem e hoje Usinas Hidrel tricas Para se conscientizar e n o desperdi ar Benef cios trazidos pela energia el trica Os rios Produ o de lixo A coleta de lixo Coleta seletiva de lixo Outros servi os p blicos Cidadania GEOGRAFIA Problemas da cidade Os meios de transporte Meios de transporte individuais e coletivos A evolu o dos meios de transporte Hist ria dos meios de transportes Os transportes nos dias de hoje RELA O DE CONTE DOS PROGRAM TICOS.

10 ENSINO FUNDAMENTAL 3 ANO. DISCIPLINAS 1 BIMESTRE 2 BIMESTRE. Explorando um jardim Vegetais na alimenta o Observando e descrevendo animais invertebrados Como o corpo de um vegetal? Comparando animais Fazendo uma horta Conhecendo outros animais vertebrados (jardim zool gico, O que comer? esqueleto, cr nio, coluna vertebral, peixes, anf bios, r pteis, Analisando refei es aves e mam feros) Alimentos de origem animal e vegetal Animais em extin o Os alimentos possuem sabores diferentes. Conhecendo outros animais conhecendo agrupamentos Rea es qu micas e produtos qu micos famosos (r pteis, anf bios, peixes, aves e mam feros) Exemplos e subst ncias comparar mam feros e aves Agrupando os animais (diferentes animais invertebrados). Criando crit rios (n mero de patas, asas e antenas). CI NCIAS Invertebrados famosos Classifica o dos insetos, aracn deos e crust ceos Os animais e a nossa sa de Animais parasitas Invertebrados; parasitas; pulgas; carrapato e piolho Animais pe onhentos ENSINO FUNDAMENTAL 3 ANO.


Related search queries