Example: marketing

Relato de uma experiência metodológica para a ... - ADMPG

Relato de uma experi ncia metodol gica para a disciplina Empreendedorismo em um curso de Administra o. Marcio de Cassio Juliano Faculdade Zumbi dos Palmares Resumo Este artigo relata a aplica o de uma metodologia de ensino, constru da empiricamente, para a disciplina empreendedorismo. Inicialmente foi realizada uma breve fundamenta o te rica sobre empreendedorismo, considerando as suas defini es conceituais, os aspectos ligados ao seu ensino e a sua respectiva aprendizagem, e ainda, foram descritas as caracter sticas dos comportamentos empreendedores. Em seguida, procurou-se descrever com detalhes a metodologia de ensino utilizada, considerando as formas de avalia o que foram adotadas e as atividades pedag gicas te ricas e pr ticas propostas dentro e fora da sala de aula que envolveu: a leitura obrigat ria de um livro, a exposi o dial gica do conte do e a atividade pr tica feira de empreendedorismo realizada com planejamento e execu o dos pr prios estudantes sob a coordena o do professor da disciplina e o apoio da institui o.

activities proposed inside and outside the classrooms because of this the students were supposed to read a book, to make a speech about the subject and to prepare a practical activity ... Após quatro semestres ministrando a disciplina de empreendedorismo em duas instituições de ensino de nível superior diferentes, percebeu-se a maturação ...

Tags:

  Inside, Quatro

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Relato de uma experiência metodológica para a ... - ADMPG

1 Relato de uma experi ncia metodol gica para a disciplina Empreendedorismo em um curso de Administra o. Marcio de Cassio Juliano Faculdade Zumbi dos Palmares Resumo Este artigo relata a aplica o de uma metodologia de ensino, constru da empiricamente, para a disciplina empreendedorismo. Inicialmente foi realizada uma breve fundamenta o te rica sobre empreendedorismo, considerando as suas defini es conceituais, os aspectos ligados ao seu ensino e a sua respectiva aprendizagem, e ainda, foram descritas as caracter sticas dos comportamentos empreendedores. Em seguida, procurou-se descrever com detalhes a metodologia de ensino utilizada, considerando as formas de avalia o que foram adotadas e as atividades pedag gicas te ricas e pr ticas propostas dentro e fora da sala de aula que envolveu: a leitura obrigat ria de um livro, a exposi o dial gica do conte do e a atividade pr tica feira de empreendedorismo realizada com planejamento e execu o dos pr prios estudantes sob a coordena o do professor da disciplina e o apoio da institui o.

2 Finalmente foram expostos e discutidos os resultados, onde, por meio de uma pesquisa, levantou-se um positivo n vel de aceita o de parte da metodologia pelos estudantes. Ainda na se o de resultados e discuss o, relatou-se o satisfat rio grau de desempenho dos estudantes em rela o ao aprendizado te rico e pr tico, assim como, se discutiu os aspectos relevantes para a aplica o efetiva da metodologia. Palavras chave: Empreendedorismo. Empreendedor. Metodologia de Ensino. Administra o. Ensino Superior. Report of an experimental methodology for the subject "Entrepreneurship" in a Business Administration course. Abstract The present article aims to explain one kind of teaching methodology which was built empirically for a university subject called enterpreneuring. A brief explanation about enterpreneuring theory was carried out considering its definitions and all aspects related with teaching and learning, also the main enterpreneuring behavior characteristics were shown.

3 Following these ideas the methodology was described considering assessment kinds used and activities proposed inside and outside the classrooms because of this the students were supposed to read a book, to make a speech about the subject and to prepare a practical activity consisting of a workshop. All these practices were organized by the students, and under the coordination of the teachers. The results were discussed and presented by a research which proved that great part of the students accepted this methodology. The results are discussed in the same section and the improvement of the students related with their learning about theory and practice can be important aspects for the application of this methodology. Key words: Enterpreneuring. Enterpreneurs. Teaching Methodology. Business Administration. Higher Education. Ensino e Pesquisa em Administra o e reas Correlatas Relato de uma experi ncia metodol gica para a disciplina Empreendedorismo em um curso de Administra o.

4 1 Introdu o O objetivo deste artigo justamente relatar a aplica o mais recente dessa O empreendedorismo um tema metodologia, considerando a sua largamente discutido, tanto no meio estrutura o e aplica o sistem tica, que acad mico como no meio organizacional. foi fundamentada no referencial te rico O fomento ao empreendedorismo pode sobre empreendedorismo que se segue, gerar inova o e desenvolvimento considerando as defini es conceituais econ mico a uma organiza o, regi o ou sobre o tema e os aspectos ligados ao seu Pa s que seja beneficiado por esse ensino e a respectiva aprendizagem. est mulo. O grande desafio ensinar o empreendedorismo. Existe a op o do 2 Referencial Te rico ensino tradicional onde se fala sobre O empreendedor aquele que resolve empreendedorismo, expondo aos assumir o risco de iniciar uma organiza o estudantes as teorias e conceitos que o (MAXIMIANO, 2006). Para Filion apud fundamentam e exigindo desses estudantes Dolabela (2008), o empreendedor o respostas verbais para verificar se eles indiv duo que imagina, desenvolve e sabem falar ou escrever sobre o tema.

5 Realiza o que imaginou. J para Dornelas Por m, falar corretamente sobre apud Farah, Cavalcanti e Marcondes empreendedorismo n o significa que o (2008), os empreendedores s o indiv duos estudante aprendeu a empreender, pois, diferenciados, dotados de motiva o nica empreender muito mais que demonstrar e apaixonados pelo que fazem, com o forte conhecimento sobre conceitos e teorias, . desejo de deixar a sua marca e serem colocar em pr tica o que foi aprendido e reconhecidos. realmente edificar um empreendimento por iniciativa pr pria. Para tanto, se faz V rios autores (DEGEN, 2008;. necess rio um m todo de ensino que DOLABELA, 2008; FARAH, considere o exerc cio dos comportamentos CAVALCANTI E MARCONDES, 2008;. empreendedores, al m do ensino MAXIMIANO, 2006 e SALIM, tradicional, como op o eficaz para ensinar NASAJON, SALIM E MARIANO, 2004). empreendedorismo, em outras palavras, se basearam em dicion rios e em outros um m todo que tamb m proporcione ao estudiosos para definirem o fen meno do estudante a oportunidade de agir como um empreendedorismo; os mais citados foram empreendedor.

6 Richard Cantillon, Jean-Baptiste Say, Josephe A. Schumpeter e Louis Jacques Ap s quatro semestres ministrando a Filion. N o existe uma defini o exata disciplina de empreendedorismo em duas para o fen meno do empreendedorismo, o institui es de ensino de n vel superior que comumente se encontra que ele o diferentes, percebeu-se a matura o de resultado advindo da a o de empreender. uma metodologia, experimentalmente A palavra empreender vem do latim e, de edificada, que poderia ser generalizada e maneira geral, significa tomar a decis o de formatada se houvesse a comprova o de realizar uma tarefa dif cil e laboriosa, ou que ela estivesse proporcionando a ainda, colocar um plano em execu o. consecu o dos objetivos de ensino propostos. Foi da que surgiu a proposta de O empreendedorismo est diretamente se relatar os resultados obtidos a partir do ligado inova o e criatividade e ao momento em que ela fosse estruturada e relacion -lo s tend ncias que comparam a aplicada sistematicamente em uma estrat gia de sobreviv ncia empresarial pr xima oportunidade.

7 Com a teoria da sele o natural de Charles Darwin, onde, quanto mais varia o uma 2. Revista ADMPG Gest o Estrat gica, v. 4, n. 1, 2011. Marcio de Cassio Juliano esp cie apresentar, maior ser a chance de indica que empreender tem seu custo, sua perpetua o, transp e-se ao como dedicar-se de 12 a 16 horas por dia, empreendedorismo o fato de que variar sete dias por semana para desenvolver e (inovar) uma necessidade constante para assegurar a sobreviv ncia do seu neg cio, reduzir as chances de se igualar a seus sacrificando o lazer e at mesmo a competidores que dividem o mesmo conviv ncia com a fam lia em troca de mercado, aumentando as chances de se autonomia e independ ncia financeira. obter sucesso. (SALIM, NASAJON, J Maximiano (2006) levanta tr s SALIM E MARIANO, 2004) vantagens e tr s desvantagens para o Para Degen (2005) o desenvolvimento de empreendedorismo. As vantagens s o a um empreendimento pr prio n o tarefa autonomia, o desafio e o controle das mais dif ceis e pode ser algo lucrativo financeiro.

8 As desvantagens s o o e at divertido. Esse autor indica a falta de sacrif cio pessoal, a sobrecarga de empreendedores e aponta para o responsabilidades e a pequena margem empreendedorismo como uma op o de para a ocorr ncia de erros. Essas tr s carreira profissional que pode substituir o vantagens e desvantagens est o resumidas emprego e ajudar na constru o da riqueza no quadro 1. do Pa s. Por outro lado, esse mesmo autor VANTAGENS PARA O EMPREENDEDOR DESVANTAGENS PARA O. EMPREENDEDOR. A autonomia est ligada independ ncia e O sacrif cio pessoal vai ao encontro do custo liberdade para tomar decis es. A satisfa o enfatizado por Degen (2005), dedica o de ser chefe de si mesmo a melhor sensa o extrema e quase exclusiva ao neg cio, que algumas pessoas podem experimentar. podendo provocar afastamento familiar e (p. 5) falta de lazer. O desafio gera entusiasmo para produzir o A sobrecarga de responsabilidade significa sentimento de realiza o e, quando realizado, que o empreendedor respons vel, quase o empreendedor se esfor a mais ainda para nico, por tudo o que possa acontecer, afinal, enfrentar novos desafios, criando um c rculo foi ele quem apostou todas as fichas no virtuoso saud vel a ele e, conseq entemente, empreendimento.

9 Ao seu empreendimento. O controle financeiro fornece seguran a e A fase inicial dos empreendimentos vis o da realidade. O empreendedor passa a emergentes e de pequeno porte n o permite dispor de importantes informa es para tomar erros, sua ocorr ncia pode ser sinal de suas decis es. fal ncia. Quadro 1: Vantagens e desvantagens para o empreendedor. Adaptada de Maximiano (2006). Fatores que levam ao capaz de empreender. Para Salim et al (2004) a escolha de empreender pode ser empreendedorismo e a import ncia do tomada por jovens rec m-formados com plano de neg cios uma boa id ia ou o dom nio de uma nova tecnologia, por profissionais que obtiveram De acordo com Degen (2008), entre os sucesso em sua trajet ria profissional, por motivos mais comuns que estimulam a profissionais que n o conseguiram vontade de empreender est a vontade de desenhar uma trajet ria de sucesso que os ganhar muito dinheiro, a vontade de ser o satisfizessem por completo, por seu pr prio patr o e a necessidade de profissionais que perderam o seu emprego provar a si pr prio e aos outros de que.

10 Revista ADMPG Gest o Estrat gica, v. 4, n. 1, 2011 3. Ensino e Pesquisa em Administra o e reas Correlatas Relato de uma experi ncia metodol gica para a disciplina Empreendedorismo em um curso de Administra o. e est o enfrentando dificuldade para Os empres rios devem estar cientes recoloca o e, ainda, por aposentados que de que o processo de formula o do n o querem parar de trabalhar e resolvem plano de neg cios, embora possa assim faz -lo de maneira independente. estar enfaticamente fundamentado em suas intui es, deve basear-se em Independentemente do motivo, certo que uma s rie de conceitos e t cnicas o candidato a empreendedor dever estar sistematizadas, que lhe s o consciente que o sucesso do seu desconhecidos, sem o que poder o empreendimento depender , em grande adotar estrat gias com poucas parte, da elabora o de um plano de possibilidades de xito. (FARAH et neg cios. Um plano de neg cios uma al, 2008, p. 26).


Related search queries