Example: barber

ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DAS TESES ESTADO DO RIO …

ROTEIRO PAR A APRESENTA O DAS TESES E DISSERTA ES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROUNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROREITORR icardo Vieiralves de CastroVICE-REITORP aulo Roberto Volpato DiasSUB-REITORIA DE P S-GRADUA O E PESQUISASub-reitora: Monica da Costa Pereira Lavalle HeilbronREDE SIRIUS REDE DE BIBLIOTECAS UERJD iretora: Rosangela Aguiar SallesNPROTEC N cleo de Processos T cnicosCoordenadora: Leila Cristina Rodrigues de AndradeRio de JaneiroRede Sirius Rede de Bibliotecas UERJ2012 ROTEIRO PAR A APRESENTA O DAS TESES E DISSERTA ES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROO rganiza o:Simone Faury DibNeusa Cardim da SilvaColabora o:Kalina Rita Oliveira da SilvaRosane Lopes Machado2 edi o revista, atualizada e ampliadaR843 ROTEIRO para apresenta o das TESES e disserta es da Universi- dade do ESTADO do Rio de Janeiro / organiza o, Simone Faury Dib, Neusa Cardim da Silva; colabora o, Kalina Rita Oliveira da Silva, Rosane Lopes Machado 2.

Rio de Janeiro Rede Sirius – Rede de Bibliotecas UERJ 2012 ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DAS TESES E DISSERTAÇÕES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Tags:

  Estado, Do estado, Do estado do

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DAS TESES ESTADO DO RIO …

1 ROTEIRO PAR A APRESENTA O DAS TESES E DISSERTA ES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROUNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROREITORR icardo Vieiralves de CastroVICE-REITORP aulo Roberto Volpato DiasSUB-REITORIA DE P S-GRADUA O E PESQUISASub-reitora: Monica da Costa Pereira Lavalle HeilbronREDE SIRIUS REDE DE BIBLIOTECAS UERJD iretora: Rosangela Aguiar SallesNPROTEC N cleo de Processos T cnicosCoordenadora: Leila Cristina Rodrigues de AndradeRio de JaneiroRede Sirius Rede de Bibliotecas UERJ2012 ROTEIRO PAR A APRESENTA O DAS TESES E DISSERTA ES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROO rganiza o:Simone Faury DibNeusa Cardim da SilvaColabora o:Kalina Rita Oliveira da SilvaRosane Lopes Machado2 edi o revista, atualizada e ampliadaR843 ROTEIRO para apresenta o das TESES e disserta es da Universi- dade do ESTADO do Rio de Janeiro / organiza o, Simone Faury Dib, Neusa Cardim da Silva; colabora o, Kalina Rita Oliveira da Silva, Rosane Lopes Machado 2.

2 Ed. rev. atual. e ampl. Rio de Janeiro : UERJ, Rede Sirius, 2012. 142 p. ISBN 978-85-88769-52- 6 1. Normaliza o Trabalhos cient ficos. 2. Universidade do ESTADO do Rio de Janeiro TESES Normas. I. Dib, Simone Faury. II. Silva, Neusa Cardim da. III. Silva, Kalina Rita Oliveira da. IV. Machado, Rosane Lopes. CDU 0 01. 811 CATALOGA O NA FONTEUERJ/REDE SIRIUS/NPROTEC 2007, 2012. Rede Sirius Rede de Bibliotecas parte desta publica o pode ser reproduzida, desde que citada a T cnicaRevis o gramatical:Shirley LimaNormaliza o: Simone Faury DibNeusa Cardim da SilvaCapa:Heloisa FortesDiagrama o:Emilio BiscardiUERJ/REDE SIRIUS Rede de Bibliotecas UERJRua S o Francisco Xavier, 524 1 andar Bloco B Sala : 20550-013 Maracan Rio de Janeiro Telefax: (21) 2334-2488E-mail: DE ILUSTRA ESFigura 1 - Margens no anverso da folha.

3 12 Figura 2 - Elementos que comp em as TESES e disserta es ..23 Figura 3 - Capa ..26 Figura 4 - Lombada ..28 Figura 5 - Anverso da folha de rosto ..31 Figura 6 - Verso da folha de rosto ..32 Figura 7 - 8 - Folha de aprova o ..36 Figura 9 - Folha de aprova o em que o orientador e/ou coorientador n o participa(m) da Banca 37 Figura 10 - Dedicat 38 Figura 11 - Agradecimentos ..39 Figura 12 - Ep grafe ..40 Figura 13 - Ep grafe em folha de abertura de se o prim 41 Figura 14 - Resumo em l ngua portuguesa ..43 Figura 15 - Resumo em l ngua estrangeira ..45 Figura 16 - Lista de ilustra es ..48 Figura 17 - Lista de gr ficos ..49 Figura 18 - Lista de tabelas ..50 Figura 19 - Lista de abreviaturas e siglas ..51 Figura 20 - Lista de s mbolos ..52 Figura 21 - Modelo 1 de sum rio.

4 56 Figura 22 - Modelo 2 de sum rio ..57 Figura 23 - Gloss rio ..110 Figura 24 - Ap ndice ..112 Figura 25 - Anexo ..113 Figura 26 - ndice de assuntos ..115 Figura 27 - ndice onom stico ..116 Quadro 1 - Express es latinas usadas em notas de rodap ..135 SUM RIO PREF CIO SEGUNDA EDI O ..91 REGRAS GERAIS DE APRESENTA O .. Apresenta o gr fica .. Abreviaturas e siglas .. Equa es e f rmulas .. Ilustra es .. Tabelas ..192 REDA O E ESTILO ..213 ESTRUTURA DO TRABALHO ACAD MICO .. Elementos pr -textuais .. Capa .. Lombada .. Folha de rosto .. Errata .. Folha de aprova o .. Dedicat ria .. Agradecimentos .. Ep grafe .. Resumo em l ngua portuguesa .. Resumo em l ngua estrangeira .. Sum rio .. Elementos Introdu o .. Desenvolvimento.

5 Conclus o .. Elementos p Refer ncias .. Transcri o dos elementos .. Autoria .. T tulo e subt tulo .. Edi o .. Local de publica o .. Editora .. Data de publica o .. Pagina o .. Ilustra es .. S ries e cole es .. Notas .. Documentos impressos e especiais .. Documentos no todo .. Partes de documentos .. Documentos em meio eletr nico .. Ordena o das refer ncias .. Gloss rio .. Ap ndice .. Anexo .. 1144 CITA ES .. Modalidades de cita o .. Cita o direta .. Cita o indireta .. Cita o de cita o .. Cita o de fontes informais .. Sistemas de chamada .. Sistema autor-data .. Sistema num rico ..1305 NOTAS DE RODAP .. Notas de refer ncia .. Notas explicativas ..134 REFER NCIAS ..137 PREF CIO SEGUNDA EDI OO estabelecimento de diretrizes, padr es e normas constitui-se em a o fundamental para garantir a localiza o e a recupera o do conhecimento produzido e registrado nos diversos suportes de infor-ma o.

6 No mbito da comunidade acad mica, essa import ncia re-conhecida principalmente por ser a Universidade locus permanente de produ o cient Universidade do ESTADO do Rio de Janeiro (UERJ), as TESES e disserta es, oriundas de 53 programas de p s-gradua o em n veis de mestrado e doutorado, primam pela qualidade do conte do e da estru-tura de apresenta o, elementos imprescind veis para a excel ncia da produ o cient fica gerada institucionalmente. Entretanto, organizar essa estrutura e padronizar a apresenta o s o processos que requerem atualiza o constante diante das novas Tecnologias de Informa o e Comunica o (TICs), da produ o de informa o que utiliza esses re-cursos e da atualiza o das normas da Associa o Brasileira de Normas T cnicas (ABNT).

7 Em 2007, foi publicada a primeira edi o do ROTEIRO para apre-senta o das TESES e disserta es da Universidade do ESTADO do Rio de Ja-neiro, nas vers es impressa e digital, com o objetivo de padronizar a apresenta o das TESES e disserta es e orientar os discentes na elabo-ra o de seus trabalhos acad micos. Essa edi o foi organizada pelas bibliotec rias da Rede Sirius Simone Faury Dib, como coordenadora da publica o, Maria Cristina Zennaro, Maria Luisa Lamy M. Savas-tano, Neusa Cardim da Silva, Rosangela G. da C. Barroso, Therezinha Neves Rodrigues, Vera Lucia S. Soeiro e pela professora da Faculdade de Educa o Edil Vasconcelos de Paiva. A segunda edi o, revisada, ampliada e atualizada, tem como or-ganizadoras as bibliotec rias do N cleo de Processos T cnicos da Rede Sirius (NProtec) Simone Faury Dib e Neusa Cardim da Silva.

8 Como colaboradoras, a bibliotec ria Kalina Rita Oliveira da Silva, da biblio-10teca B do Centro Biom dico, e a bibliotec ria Rosane Lopes Machado (NProtec). Assim como a primeira edi o, esta se baseia nas normas da ABNT. No entanto, em alguns casos, foram feitas adapta es, necess -rias para atender aos novos suportes e m dias para registro da informa- o e s demandas daqueles que efetivamente os utilizam. Na atual edi o, foram feitos acr scimos em fun o da atualiza o das normas oficiais e das sugest es de bibliotec rios, docentes e discentes. Da mesma forma, aprimorou-se a reda o, com o intuito de esclarecer d vidas. Foram tamb m inclu dos outros exemplos, atendendo s solicita es do p blico-alvo. Ressalta-se que, no caso dos exemplos e cita es diretas, foi mantida a grafia da data em que foram publicados.

9 Espera-se que este instrumento continue cumprindo sua fun o de orientar a comunidade acad mica na pr tica da produ o de documentos padronizados e normalizados. Registram-se os agradecimentos sub-reitora de p s-gradua o, professora doutora M nica C. P. Lavalle Heilbron, ex-diretora da Rede Sirius, bibliotec ria Regina Helena M. T. Amato, atual diretora, bibliotec ria Rosangela Aguiar Salles, atual coordenadora do NProtec, bibliotec ria Leila Cristina Rodrigues de Andrade e ao professor doutor Italo Moriconi, pela orienta o e assessoria editorial. Em especial, agradecemos s duas ex-coordenadoras do NProtec, bibliotec ria Christina T. R. Bottari, que incentivou e possibilitou a elabora o da primeira edi o, em 2007, e bibliotec ria Rosane Lopes Machado que, na sua gest o (2008-2011), n o mediu esfor os para que a segunda edi o se , finalmente, a todos os bibliotec rios, docentes e discentes que contribu ram com sugest es e cr ticas para o aperfei oamento deste ROTEIRO .

10 As organizadoras1 REGRAS GERAIS DE APRESENTA OS o as regras que definem como a parte gr fica do documento deve ser apresentada, incluindo as ilustra es, as equa es e as abrevia-turas e siglas que porventura existam. Apresenta o gr fica a forma de organizar f sica e visualmente o trabalho, conside-rando-se a estrutura, o formato, o uso de fontes e a pagina apresenta o gr fica das TESES ou disserta es deve obedecer aos seguintes crit rios:a) formato do papel: A4 (21 cm x 29,7 cm). Na apresenta o de ilustra es, em dimens es maiores do que o A4, como no caso de mapas, deve-se utilizar o formato A3 (42 cm x 29,7 cm) dobrado. Recomenda-se a utiliza o de papel branco ou reci-clado;b) orienta o: retrato para o texto e paisagem para ilustra es e tabelas que requeiram largura maior;c) margens: esquerda e superior: 3 cm, direita e inferior: 2 cm; (Figura 1)d) alinhamento: justificado no corpo do texto.


Related search queries