Example: biology

SAÚDE DA CRIANÇA: Nutrição Infantil - sbp.com.br

MINIST RIO DA SA DESA DE DA CRIAN A:Nutri o InfantilAleitamento Materno e Alimenta o ComplementarBras lia DF2009 Caderno de Aten o B sica, n 23 MINIST RIO DA SA DESecretaria de Aten o Sa deDepartamento de Aten o B sicaBras lia DF2009S rie A. Normas e Manuais T cnicos Cadernos de Aten o B sica n. 23SA DE DA CRIAN A:Nutri o InfantilAleitamento Materno e Alimenta o ComplementarEste material detinado prioritariamente para as Equipes de Sa de da Fam lia. Deve ser conservado em seu local de trabalho.

©2009 Ministério da Saúde Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução total ou parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of SAÚDE DA CRIANÇA: Nutrição Infantil - sbp.com.br

1 MINIST RIO DA SA DESA DE DA CRIAN A:Nutri o InfantilAleitamento Materno e Alimenta o ComplementarBras lia DF2009 Caderno de Aten o B sica, n 23 MINIST RIO DA SA DESecretaria de Aten o Sa deDepartamento de Aten o B sicaBras lia DF2009S rie A. Normas e Manuais T cnicos Cadernos de Aten o B sica n. 23SA DE DA CRIAN A:Nutri o InfantilAleitamento Materno e Alimenta o ComplementarEste material detinado prioritariamente para as Equipes de Sa de da Fam lia. Deve ser conservado em seu local de trabalho.

2 2009 Minist rio da Sa deTodos os direitos reservados. permitida a reprodu o total ou parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que n o seja para venda ou qualquer fim responsabilidade pelos direitos autorais de textos e imagens desta obra da rea t cnica. A cole o institucional do Minist rio da Sa de pode ser acessada, na ntegra, na Biblioteca Virtual em Sa de do Minist rio da Sa de: rie A. Normas e Manuais T cnicosCadernos de Aten o B sica, n. 23 Tiragem: 1. edi o 2009 exemplaresElabora o, distribui o e informa es:MINIST RIO DA SA DESecretaria de Aten o Sa deDepartamento de Aten o B sicaEsplanada dos Minist rios, Bloco G,6 andar, sala 655 CEP: 70058-900 Bras lia DFFone: (61)3315-2497 Fone: (61)3315-2850 Home page: de A es Program ticas Estrat gicasEsplanada dos Minist rios, Bloco G,6 andar, sala 605 CEP: 70058-900 Bras lia DFFone: (61)3315-2850 Supervis o Geral:Claunara Schilling Mendon aCoordena o T cnica.

3 Ana Beatriz Pinto de Almeida VasconcellosNulvio Lermen JuniorElabora o T cnica:Antonio Garcia Reis JuniorElsa Regina Justo GiuglianiGisele Ane BortoliniColaboradores:Helen Alto DuarJana na Rodrigues Cardoso L lian Cordova do Esp rito Santo Lilian Mara Consolin Poli de Castro Lylian Dalete Soares de Ara jo Patr cia Chaves GentilS rgio Roberto Barbosa de JesusRevis o T cnica:Armando Henrique NormanElisabeth Susana WartchowFotos:Cr ditos cedidos ao Departamento de Aten o B sicaFicha Catalogr ficaBrasil. Minist rio da Sa de.

4 Secretaria de Aten o Sa de. Departamento de Aten o B de da crian a: nutri o Infantil : aleitamento materno e alimenta o complementar / Minist rio da Sa de,Secretaria de Aten o Sa de, Departamento de Aten o B sica. Bras lia : Editora do Minist rio da Sa de, p. : il. (S rie A. Normas e Manuais T cnicos) (Cadernos de Aten o B sica, n. 23)ISBN de Integral da Crian a. 2. Aleitamento Materno. 3. Alimenta o Complementar Adequada e Oportuna. 4. Aten o B sica. I. T tulo. II. S rie. CDU Cataloga o na fonte Coordena o-Geral de Documenta o e Informa o Editora MS OS 2009/ 0092Em ingl s: Child Health: Infant nutrition: breastfeeding and complementary feedingEm espanhol: Salud en la Ni ez: nutrici n del lactante: lactancia materna y alimentaci n complementariaEDITORA MSSIA, trecho 4, lotes 540/610 Tels.

5 : (61) 3233-1774/2020 E-mail: o e Informa oCEP: 71200-040, Bras lia DFFax: (61) 3233-9558 o: Val ria Gameleira da MotaRevis o: Eric Alves e Mara PamplonaCapa e Diagrama o: Renato BarbosaAPRESENTA O ..91 ALEITAMENTO MATERNO .. Introdu o .. Tipos de Aleitamento Materno .. Dura o da Amamenta Import ncia do Aleitamento Materno .. Evita mortes infantis .. Evita diarr ia .. Evita infec o respirat ria .. Diminui o risco de alergias .. Diminui o risco de hipertens o, colesterol alto e diabetes.

6 Reduz a chance de obesidade .. Melhor nutri o .. Efeito positivo na intelig ncia .. Melhor desenvolvimento da cavidade bucal .. Prote o contra c ncer de mama .. Evita nova gravidez .. Menores custos Promo o do v nculo afetivo entre m e e filho .. Melhor qualidade de vida .. Produ o do Leite Materno .. Caracter sticas e Fun es do Leite Materno .. T cnica de Amamenta o .. Aconselhamento em Amamenta o nos Diferentes Pr -natal .. In cio da amamenta o .. Preven o e Manejo dos Principais Problemas Relacionados Amamenta o.

7 Beb que n o suga ou tem suc o fraca .. Demora na descida do leite .. 38 SUM Mamilos planos ou invertidos .. Ingurgitamento mam rio .. Dor nos mamilos/mamilos machucados .. Candid ase (monil ase) .. Fen meno de Raynaud .. Bloqueio de ductos lact feros .. Mastite .. Abscesso mam rio .. Galactocele .. Reflexo anormal de eje o do leite .. Pouco leite .. Como Manejar o Aleitamento Materno em Situa es Especiais? .. Nova gravidez .. Gemelaridade .. Crian as com m s forma es orofaciais.

8 Crian as portadoras de dist rbios neurol gicos .. Refluxo gastroesof gico .. M e com necessidades especiais .. Situa es em que h Restri es ao Aleitamento Materno .. Apoio dos Servi os de Sa de Amamenta o .. A Import ncia da Fam lia e da Comunidade no Processo da Amamenta o .. Quais os instrumentos de prote o do aleitamento materno no Brasil? .. Ajuda Dupla M e/Beb no Processo do Desmame .. 632 ALIMENTA O COMPLEMENTAR PARA CRIAN AS MENORES DE DOIS ANOS .. Import ncia .. Problemas Nutricionais mais Prevalentes na Inf ncia.

9 Forma o dos H bitos Alimentares .. Alimenta o Complementar Saud vel .. Os atributos da alimenta o saud vel .. Como orientar para que a crian a receba alimenta o complementar saud vel .. Alimentos Processados .. A es do Servi o de Sa de que Podem Fortalecer a Alimenta o Complementar .. Programa Nacional de Suplementa o de Ferro (PNSF) .. Programa Nacional de Suplementa o de Vitamina A .. Informa es sobre outros micronutrientes .. Alimenta o para Crian as n o Amamentadas .. Orienta es Importantes de Acordo com a Idade da Crian a.

10 Indicadores para Avaliar as Pr ticas Alimentares nos Dois Primeiros Anos de Vida .. Dez Passos para uma Alimenta o Saud vel: Guia Alimentar para Crian as Menores de dois anos .. 94 REFER NCIAS .. 97 ANEXOS .. 108 ANEXO A Receitas de Papas para Crian as .. 108 ANEXO B Marcadores Diet ticos para Avalia o do Consumo Alimentar .. 1109 CADERNOS DE ATEN O B SICAAPRESENTA OA inf ncia um per odo em que se desenvolve grande parte das potencialidades hu-manas. Os dist rbios que incidem nessa poca s o respons veis por graves consequ ncias para indiv duos e comunidades.


Related search queries