Example: quiz answers

SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Manual deTRAUMAORTOP DICOC oordenadores: Isabel Pozzi, Sandro Reginaldo,M cio Vaz de Almeida e Alexandre Foga a CristanteComiss o de Educa o Continuada20116M A N U A L D E T R A U M A O R T O P D I C O Expediente2011 Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT )DirEtoria 2011: Presidente: osvandr Lech (RS); 1 Vice-presidente: Geraldo rocha Motta Filho (RJ); 2 Vice-presidente: Fl vio Faloppa (SP); Secret rio-geral: Jorge dos Santos Silva (SP); 1 Secret rio: Marcelo tomanik Mercadante (SP); 2 Secret rio: Ney Coutinho Pecegueiro do amaral (RJ); 1 Tesoureiro: adalberto Visco (BA); 2 Tesoureiro: reynaldo Jesus-Garcia Filho (SP).

9 M A N U A L D E T R A U M A O R T O P É D I C O Edson Barreto Paiva – Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril (SBQ), Preceptor da Resi- dência de Ortopedia do Hospital das Clínicas da UFMG. Eduardo Abdalla Saad – Mestre e Doutor, Chefe do Grupo de Trauma Pediátrico da Disciplina de Ortope - dia Pediátrica do Departamento de Ortopedia e …

Tags:

  Sociedade, Da sociedade

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

1 Manual deTRAUMAORTOP DICOC oordenadores: Isabel Pozzi, Sandro Reginaldo,M cio Vaz de Almeida e Alexandre Foga a CristanteComiss o de Educa o Continuada20116M A N U A L D E T R A U M A O R T O P D I C O Expediente2011 Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT )DirEtoria 2011: Presidente: osvandr Lech (RS); 1 Vice-presidente: Geraldo rocha Motta Filho (RJ); 2 Vice-presidente: Fl vio Faloppa (SP); Secret rio-geral: Jorge dos Santos Silva (SP); 1 Secret rio: Marcelo tomanik Mercadante (SP); 2 Secret rio: Ney Coutinho Pecegueiro do amaral (RJ); 1 Tesoureiro: adalberto Visco (BA); 2 Tesoureiro: reynaldo Jesus-Garcia Filho (SP).

2 Comiss o de Educa o Continuada (CEC): Presidente: alexandre Foga a Cristante, SP (2009-2011); Secret rio: Marco antonio Percope, MG (2009-2011); rogerio Fuchs, PR (2009-2011); Sandro da Silva reginaldo, GO (2010-2012); Maria isabel Pozzi Guerra, RS (2010-2012); M cio Brand o Vaz de almeida, PE (2010-2012); Henrique ayzemberg, SC (2011-2013); robert Meves, SP (2011-2013); Jo o Mauricio Barretto, RJ (2011-2013); Marcelo tomanik Mercadante, SP (2008-2010); Pedro Henrique Mendes, RJ (2008-2010); H lio alvachian Fernandes, SP (2008-2010). Esta uma publica o cient fica, editada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT ) em 2011.

3 Proibida a reprodu o sem a expressa autoriza o: Maria Isabel Pozzi Guerra, Sandro da Silva Reginaldo, M cio Brand o Vaz de Almeida e Alexandre Foga a Cristante. Projeto Gr fico e Diagrama o: Wagner G. Francisco. assistente Editorial (CEC): Samara Nascimento Institucional: Dados Internacionais de Cataloga o na Publica o (CIP)(C mara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Manual de trauma ortop dico / SBOT - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia ; coordenadores, Isabel [et al.]. -- S o Paulo : SBOT - Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia , 2011.

4 Outros coordenadores: Sandro Reginaldo, M cio Vaz de Almeida, Alexandre Foga a. V rios colaboradores Bibliografia 1. Ortopedia 2. Ortopedia - Manuais 3. Traumatologia - Manuais I. Pozzi, Isabel. II. Reginaldo, Sandro. III. Almeida, M cio Vaz de. IV. Foga a, Alexandre. NLM-WE 168 ndices para cat logo sistem tico: 1. Ortopedia e Traumatologia : Medicina A N U A L D E T R A U M A O R T O P D I C O o progresso do trauma ortop dicoNunca houve, como hoje, um momento com mais informa o e menos conhecimentos(George Steiner, ensa sta e cr tico franc s) A consolida o n o pode ser imposta.

5 O osso como uma planta com suas ra zes nos tecidos vivos. Se estes est o lesados, necess rio um cuidado paciente e compreensivo como o de um jardineiro(Gathorne Robert Girdlestone, 1881-1950, not vel cirurgi o ingl s) A SBOT tem a satisfa o de entregar aos seus associados mais uma obra mar-cante - uma atualiza o sobre Trauma Ortop assunto muito atual, pois ocupa lugar cada vez mais amplo nas agen-das. A ONU, em conjunto com a OMS, lan a em 11 de maio de 2011 a D cada Mundial de A es para um Tr nsito Seguro. A data coincide com a finaliza o desta obra, al m de outras a es j implementadas pela SBOT.

6 Trata-se, portanto, do imediato engajamento dos ortopedistas brasileiros a este esfor o global, que foi tomado ap s estudos conclu rem que em menos de 10 anos o acidente de tr nsito vitimar mais pessoas do que o c ncer e as doen as cardiovasculares, tornando-se a causa mortis n mero um no mundo, se medidas globais n o fo-rem adotadas agora. O n mero de v timas fatais a cada ano assusta a todos: cerca de no Brasil e no mundo. Os acidentes de tr nsito matam muito mais do que v rias guerras simult ! Quadro ainda pior a rela o de uma morte, 11 indiv duos com seq ela permanente e 38 interna es hospitalares para cada 380 atendimentos em emerg ncias.

7 O custo Brasil de R$ 30 bilh es anuais uma lideran a mundial com p ssima reputa que para cada grande trauma existem muitos outros m dios e pe-quenos, todos necessitando de uma equipe multidisciplinar, onde o ortopedista tem posi o de lideran a. Estamos, pois, na linha de frente no atendimento do paciente traumatizado no Brasil e no mundo. Este livro traz indispens vel atualiza o sobre o tema, com novos enfoques produzidos por talentosos membros da SBOT! Agrade o a todos os colaboradores e coordena o da Comiss o de Educa- o Continuada (CEC), que reuniu informa o para se transformar em conheci-mento a ser utilizado por m os h beis como as de um jardineiro, na preserva o da vida e na restaura o das fun es m sculo-esquel ticas, nossa maior miss o.

8 Agrade o contribui o institucional da Hexagon, que protagoniza uma ati-tude tica e transparente, desej vel nas rela es entre ind stria, profissionais e institui o. Boa Leitura!osvandr LechPresidente da SBOT 8M A N U A L D E T R A U M A O R T O P D I C O ColaboradoresAdriano Marchetto Mestre em Ortopedia pela FM-USP, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo, Chefe do grupo de Ombro e Cotovelo da Daher Albieri M dico assistente do Grupo de P e Tornozelo do Hospital de Acidentados Goi nia, GO, M dico assistente do Grupo de P e Tornozelo do Hospital das Cl nicas da Faculdade de Medi-cina da UFGo, Membro titular da SBOT, Membro titular da ABTP.

9 Alexandre Foga a Cristante Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de S o Paulo e m -dico assistente do grupo de coluna cervical e trauma raquimedular do Instituto de Ortopedia e Traumatolo-gia do Hospital das Cl nicas da Faculdade de Medicina da Universidade de S o Paulo (IOT HC FMUSP).Ana Paula Sim es da Silva Mestre em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de S o Paulo (Pa-vilh o Fernandinho Simonsen), Membro da Associa o Brasileira de Tornozelo e P (ABTp ), M dica assis-tente do grupo de Traumatologia do esporte da Santa Casa de S o Paulo. Membro e delegada regional do Comit de Traumatologia Esportiva (ABTD), M dica da sele o Brasileira de futebol feminino sub 20.

10 (CBF).Andr Bergamaschi Demore Especializa o em Cirurgia do P e deformidades sseas no IOT HC FMUSP. Chefe do n cleo de Cirurgia do p e trauma do IOT Joinville SC. Andr Fl vio Freire Pereira S cio da Sociedade Brasileira de Coluna, M dico Assistente do Grupo de Coluna do Departamento de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Get lio Vargas Recife Soares Rodrigues Membro da Sociedade Brasileira de Trauma Ortop dico (SBTO), Especialista em cirurgia do quadril, Cirurgi o do Hospital Biocor e do Hospital Risoleta Tolentino Carlos Arnone Assistente do grupo de trauma do IOT HCFMUSP e assistente do hospital uni-versit rio da Fl vio Alves da Silva Cirurgi o de Ombro do Henrique Fernandes Mestre e Doutor pela UNIFESP, Chefe do Grupo de Cirurgia da M o da UNIFESP, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia da M o (SBCM), International Member AAHS e Roberto Garcia Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ombro e Cotovelo (SBCOC)


Related search queries