Example: barber

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS …

UNIVERSIDADE DE TAUBAT DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, CI NCIAS CONT BEIS, ADMINISTRA O E SECRET RIO EXECUTIVO SISTEMAS DE INFORMA ES GERENCIAIS APLICADOS GEST O FINANCEIRA JAMILE AUN Monografia apresentada ao Departamento de Economia, Ci ncias Cont beis, Administra o e Secret rio Executivo, como parte dos requisitos para obten o do Certificado de Especializa o pelo Curso de P s-gradua o em MBA - Finan as e Contabilidade. TAUBAT - SP 2000 UNIVERSIDADE DE TAUBAT DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, CI NCIAS CONT BEIS, ADMINISTRA O E SECRET RIO EXECUTIVO SISTEMAS DE INFORMA ES GERENCIAIS APLICADOS GEST O FINANCEIRA JAMILE AUN Monografia apresentada ao Departamento de Economia, Ci ncias Cont beis, Administra o e Secret rio Executivo, como parte dos requisitos para obten o do Certificado de Especializa o pelo Curso de P s-gradua o em MBA - Finan as e Contabilidade.

da autora em empresa multinacional que opera no setor de equipamentos para geração de energia. A metodologia empregada na coleta de …

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS …

1 UNIVERSIDADE DE TAUBAT DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, CI NCIAS CONT BEIS, ADMINISTRA O E SECRET RIO EXECUTIVO SISTEMAS DE INFORMA ES GERENCIAIS APLICADOS GEST O FINANCEIRA JAMILE AUN Monografia apresentada ao Departamento de Economia, Ci ncias Cont beis, Administra o e Secret rio Executivo, como parte dos requisitos para obten o do Certificado de Especializa o pelo Curso de P s-gradua o em MBA - Finan as e Contabilidade. TAUBAT - SP 2000 UNIVERSIDADE DE TAUBAT DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, CI NCIAS CONT BEIS, ADMINISTRA O E SECRET RIO EXECUTIVO SISTEMAS DE INFORMA ES GERENCIAIS APLICADOS GEST O FINANCEIRA JAMILE AUN Monografia apresentada ao Departamento de Economia, Ci ncias Cont beis, Administra o e Secret rio Executivo, como parte dos requisitos para obten o do Certificado de Especializa o pelo Curso de P s-gradua o em MBA - Finan as e Contabilidade.

2 Orientador: Prof. Dr. Edson Aparecida de Ara jo Querido Oliveira TAUBAT - SP 2000 BANCA EXAMINADORA Data: 02/12/00 Resultado: Dez (10,0) Prof. Dr. Edson Aparecida de Ara jo Querido Oliveira Assinatura_____ Prof. Dr. Francisco Cristov o Louren o de Melo Assinatura_____ Prof. Dr. Jos Lu s Gomes da Silva Assinatura_____ DEDICAT RIA Dedico este trabalho A meu esposo S rgio aos meus pais Jorge e Sueli e a minha irm Janine. AGRADECIMENTOS Agrade o a Deus por tudo o que me foi concedido. A meu mestre Professor Doutor Edson Aparecida de Ara jo Querido Oliveira meus sinceros agradecimentos. Agrade o a meus pais por tudo o que sempre fizeram por mim e a meu marido e colega de estudo, S rgio, meu especial agradecimento pela paci ncia, compreens o e o apoio de todos os momentos.

3 Queles que sempre acreditaram em mim, me incentivando direta ou indiretamente na execu o desse trabalho, o meu muito obrigado. LISTA DE QUADROS Quadro Compara o entre Contabilidade Financeira e Contabilidade Quadro Necessidades de Informa o por N vel Quadro Benef cios dos SISTEMAS de Informa Quadro Sistema de Informa o Cont LISTA DE FIGURAS Figura Estrutura da Figura Integra o do subsistema de or amento e outros Figura Integra o do subsistema de custos e outros Figura Abrang ncia e subsistemas de um AUN, Jamile. SISTEMAS de Informa es GERENCIAIS aplicados Gest o Financeira. Taubat , 2000. 58 p. Monografia de Especializa o MBA Finan as e Contabilidade - Universidade de Taubat . RESUMO O trabalho tem como objetivo demonstrar a forte voca o que o sistema de informa o cont bil tem para se tornar o grande sistema de informa o gerencial dentro das organiza es.

4 O sistema de informa o cont bil freq entemente o maior dos subsistemas de informa es nas empresas, quando n o o nico formalmente estabelecido. O sistema de informa o cont bil n o pode fechar-se com um fim em si mesmo, ele deve ser admitido como uma ferramenta de gest o e deve estar expandido harmoniosamente pelas diversas reas de atividade da empresa. A contabilidade e o processo decis rio t m como elo de liga o basicamente a informa o. Em um sentido amplo a contabilidade supre os usu rios com informa o necess ria para a resolu o dos problemas ajudando a formular solu es para quest es como: identificar o problema, observar as alternativas e escolher entre estas qual a melhor. Conhecer o modelo decis rio do usu rio e estar de acordo com a filosofia gerencial da empresa tamb m s o fatores que auxiliam na produ o de informa o relevante e precisa para o usu rio.

5 Os SISTEMAS de informa es cont beis devem ser configurados de forma a atender eficientemente s necessidades informativas de seus usu rios, bem como incorporar conceitos, pol ticas e procedimentos que motivem e estimulem o gestor a tomar as melhores decis es para a empresa. A informa o deve ter um sentido l gico para o gestor, portanto os conceitos de mensura o aplicados no sistema n o podem ser dogm ticos, mas racionais. O m todo o da observa o do ambiente de trabalho da autora em empresa multinacional que opera no setor de equipamentos para gera o de energia. A metodologia empregada na coleta de dados se apoia nas pesquisas bibliogr ficas em livros, teses e peri dicos da rea de Contabilidade e Controladoria. Com o avan o das tecnologias da informa o e da comunica o, as informa es passaram a ocupar um papel de destaque dentro das empresas, mas um equ voco acreditar que quanto mais informa es melhor, pois informa es em excesso podem dificultar a an lise do problema.

6 Tanto o excesso quanto a falta de informa o levam a desinforma o. Para permanecer sempre em um processo evolutivo de cont nuas mudan as visando atender os seus clientes, extremamente necess ria a sintonia entre a Contabilidade e o desenvolvimento tecnol gico, matem tico e cient fico. A criatividade das empresas e a tecnologia da informa o sempre permitir o novas op es e facilidades informacionais e sist micas. Palavras-chave: Controladoria, Informa o, Decis o, Gest o, Usu rio. SUM RIO 1. INTRODU 11 2. A 18 Compara o entre informa es da Contabilidade Financeira e da Contabilidade Gerencial .. 21 Conceito de 23 3. A INFORMA O CONT 25 Caracter sticas da Informa o Cont bil .. 29 Informa es criando riquezas nas empresas .. 30 O Sistema de Informa o Cont bil Aplicado Gest o Financeira.

7 33 4. SUBSISTEMAS CONT BEIS LEGAIS E 38 Subsistema de Contabilidade Societ ria e Fiscal .. 42 Subsistema de Or amento .. 43 Subsistema de 46 Subsistema de Contabilidade por Responsabilidade .. 48 Subsistema de Acompanhamento do Neg cio .. 49 5. SISTEMAS INTEGRADOS DE GEST O EMPRESARIAL 50 Contabilidade dentro do SIGE .. 53 6. CONCLUS 55 7. REFER NCIAS BIBLIOGR 58 CAP TULO 1 INTRODU O O trabalho tem como objetivo demonstrar a forte voca o que o sistema de informa o cont bil tem para se tornar o grande sistema de informa o gerencial dentro das organiza es. Desde os prim rdios da Contabilidade pode-se observar sua finalidade de fornecer aos usu rios dos demonstrativos financeiros as informa es necess rias para a tomada de decis es. As necessidades dos usu rios t m passado por mudan as substanciais e at os pr prios usu rios t m mudado, portanto correto afirmar que a fun o dos SISTEMAS de informa es permanecem, mas o enfoque precisa ser continuamente revisto.

8 Um ponto bastante importante e complexo identificar o que til ou n o para o processo decis rio a fim de evitar a produ o de informa o irrelevante. Conhecer o modelo decis rio do usu rio e estar de acordo com a filosofia gerencial da empresa tamb m s o fatores que auxiliam na produ o de informa o relevante e precisa para o usu rio. Segundo FIGUEIREDO (1993) pode-se ressaltar quatro pontos no que tange a Informa o Cont bil em uma perspectiva moderna: Durante muito tempo a Contabilidade ficou conhecida como aquele campo do conhecimento que cuidava quase que exclusivamente de oferecer dados Tributa o, culminando por colocar em risco a utilidade da Contabilidade para outros prop sitos; Enquanto campo de pesquisa e estudo, a Contabilidade com alguma regularidade oferece respostas as necessidades de informa o dos gestores. Retirando-se os crit rios que lhe s o introduzidos com o prop sito de tributar, surge ent o um campo f rtil de atua o onde a Teoria da Decis o enseja a sele o racional de alternativas, aparece tamb m a interface entre os dados coletados e a Teoria da Informa o, embasado no conceito de se conhecer o modelo decis rio do usu rio da informa o para melhor atend -lo.

9 Por ltimo, na fase de relatar os dados agrupados fica evidente o apoio que deve vir de um dom nio minimamente razo vel da Teoria da Comunica o; O ferramental cont bil apto a servir de esteio ao painel de controle de eventos e metas, na tarefa de subsidiar e orientar as decis es; e A fun o de controle tem como pr -condi o a informa o: via de regra, n o se controla o que n o se conhece, e n o se conhece o que n o se controla. Para IUD CIBUS (1980) a Teoria da Comunica o da Contabilidade conceituada como o m todo de identificar, mensurar e comunicar informa o econ mica, a fim de permitir decis es e julgamentos adequados por parte dos usu rios da informa o. Este processo de comunica o implica o reconhecimento dos tipos de informa o necess ria para cada tipo principal de usu rio da informa o cont bil e a avalia o da habilidade dos usu rios em interpretarem a informa o adequadamente.

10 N o parte de posi es doutrin rias sobre qual o tipo de decis o que leva a resultados adequados e n o entra em crit rios de julgamento tanto sobre a tica de determinado procedimento como sobre o uso dos poderes corporativos, mas procura entender as necessidades expressas de cada usu rio e fornecer uma resposta adequada, com a nica ressalva de que envolve, por parte do contador, um entendimento sobre as restri es do usu rio, para utilizar uma grande gama de informa es, e sobre as restri es de mensura o da pr pria Contabilidade. Real a, assim, a no o de relev ncia, talvez uma das poucas formas de delimitar a quantidade e a qualidade da informa o prestada, caso contr rio, n o saber amos quais os limites a serem impostos comunica o e informa o econ mica. Envolve um processo de participa o entre usu rio e Contabilidade e uma no o sist mica de informa o empresarial.


Related search queries