Example: air traffic controller

SOCORROS DE URGÊNCIA MANUAL DE PROCEDIMENTOS - …

SOCORROS DE. URG NCIA. MANUAL DE. PROCEDIMENTOS . M DULO V. GOVERNO DO ESTADO DO PARAN . CASA MILITAR DA GOVERNADORIA. COORDENADORIA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL. BRIGADAS ESCOLARES DEFESA CIVIL NA ESCOLA. SOCORROS DE URG NCIA. MANUAL DE PROCEDIMENTOS . 2013. Organizadores Capit o QOBM Dorico Gabriel Borba 1 Sargento Luiz Fernando Silva Baumel Coordena o de Forma o Continuada e Educa o a Dist ncia Ros ngela Menta Mello Design Instrucional - Conte dos para EaD. Ana Sueli Vandressen Eliane do Rocio Vieira Marcos Afonso Zanon Marineiva de Mello Suelen Fernanda Machado Val ria Antunes Frederico Wilson Bras lio Coordena o de M dia Impressa e Web M nica Schreiber Revis o Textual C ssia Regina C.

• Aparelho reprodutor feminino Ovários, tuba uterina, útero, vagina e vulva. Figura 9 - Aparelho reprodutor feminino h) Sistema tegumentar Constituído de pele e seus anexos (pelos, unhas e glândulas). Envolve todo o corpo humano, protegendo …

Tags:

  Sistemas, Infomine, Reprodutor feminino, Reprodutor

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of SOCORROS DE URGÊNCIA MANUAL DE PROCEDIMENTOS - …

1 SOCORROS DE. URG NCIA. MANUAL DE. PROCEDIMENTOS . M DULO V. GOVERNO DO ESTADO DO PARAN . CASA MILITAR DA GOVERNADORIA. COORDENADORIA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL. BRIGADAS ESCOLARES DEFESA CIVIL NA ESCOLA. SOCORROS DE URG NCIA. MANUAL DE PROCEDIMENTOS . 2013. Organizadores Capit o QOBM Dorico Gabriel Borba 1 Sargento Luiz Fernando Silva Baumel Coordena o de Forma o Continuada e Educa o a Dist ncia Ros ngela Menta Mello Design Instrucional - Conte dos para EaD. Ana Sueli Vandressen Eliane do Rocio Vieira Marcos Afonso Zanon Marineiva de Mello Suelen Fernanda Machado Val ria Antunes Frederico Wilson Bras lio Coordena o de M dia Impressa e Web M nica Schreiber Revis o Textual C ssia Regina C.

2 De Freitas Helen Jossania Goltz Tatiane Val ria Rog rio de Carvalho Coordena o de Multimeios Eguimara Selma Branco Nota importante Ilustradores Jocelin Jos Vianna da Silva Este material foi desenvolvido especialmente para o Will Stopinski Curso de Forma o de Brigadistas Escolares. Fotografia Qualquer informa o complementar, cr ticas e Marcio Roberto Neves Padilha contribui es ser o sempre bem-vindas e podem ser direcionadas equipe utilizando-se o e-mail: Projeto Gr fico William Alberto de Oliveira A reprodu o total ou parcial deste material permitida Diagrama o desde que citada a fonte.

3 Fernanda Serrer SUM RIO. 1 ANATOMIA E POSI ES DE Divis o do Corpo Constitui o geral do corpo DIVIS O GERAL DOS APARELHOS E CAVIDADES DO CORPO 2 ATENDIMENTO INICIAL V CONTROLE DE AVALIA O PRIM A - VIAS A REAS COM CONTROLE Desobstru o das vias a Tratamento da obstru o das vias a reas por corpo Tratamento da obstru o de vias a reas em lactentes (at 1 ano de vida)..;..17. B - RESPIRA C - CIRCULA O E CONTROLE DE GRANDES Reanima o cardiorrespirat Corrente da sobreviv Causas de parada cardiorrespirat Sequ ncia da 3 SINAIS E SINTOMAS DE CONTROLE DA HEMORRAGIA Press o direta sobre o Eleva o da rea Press o digital sobre o ponto de Aplica o de CONTROLE DE HEMORRAGIA CHOQUE HIPOVOL 4 CLASSIFICA O DOS Ferimentos fechados ou contus Ferimentos abertos ou CUIDADOS COM A V TIMA DE ORIENTA ES GERAIS SOBRE ALGUNS 5 SINAIS E SINTOMAS DAS CUIDADOS GERAIS NO ATENDIMENTO DAS CUIDADOS

4 ESPEC FICOS NAS FRATURAS DE CR CUIDADOS ESPEC FICOS NAS FRATURAS DE CUIDADOS ESPEC FICOS NAS FRATURAS DE CUIDADOS ESPEC FICOS NAS FRATURAS DE F 6 DESMAIO OU S SINAIS E ;..33. 7 CRISE ;..34. 8 REFER NCIAS M DULO V - SOCORROS DE URG NCIA - MANUAL DE PROCEDIMENTOS . 1 ANATOMIA E FISIOLOGIA. Anatomia a ci ncia que estuda a forma e a estrutura do corpo humano. Fisiologia a ci ncia que estuda o funcionamento das diferentes partes do corpo humano. POSI ES DE ESTUDO. Ao estudar o corpo humano, deve-se considerar a posi o ereta, de frente para o observador, e as palmas das m os voltadas para frente.

5 Divis o do Corpo Humano. O corpo humano dividido em cabe a, tronco e membros. Fonte: Multimeios/Seed 7. M DULO V - SOCORROS DE URG NCIA - MANUAL DE PROCEDIMENTOS . Constitui o geral do corpo humano A c lula a unidade b sica na constitui o dos seres vivos. Um agrupamento de c lulas constitui o tecido. A. reuni o de v rios tecidos constitui o rg o, que se agrupa para formar o aparelho ou o sistema. Figura 2 - Quadro demonstrativo da constitui o do Corpo Humano. Fonte: Defesa Civil Todas as c lulas necessitam de oxig nio e nutrientes, sem os quais entram em sofrimento, podendo resultar em morte.

6 Com a morte das c lulas segue-se a morte dos tecidos, rg os e do pr prio ser vivo. O suprimento de oxig nio e nutrientes para a c lula, assim como a retirada de res duos, s o realizados pelo sangue de forma cont nua. O sangue se desfaz do g s carb nico e se abastece de oxig nio nos pulm es e de nutrientes pela absor o de alimentos digeridos no tubo digestivo. DIVIS O GERAL DOS APARELHOS E sistemas . a) Sistema circulat rio O Sistema circulat rio (cardiovascular) o respons vel pela circula o do sangue atrav s de todo o organismo.

7 Seus componentes s o o sangue, o cora o e os vasos sangu neos. A press o arterial e o pulso s o os principais par metros fisiol gicos para sua avalia o. O mecanismo da coagula o essencial na resposta do organismo aos traumatismos que envolvem hemorragia. O cora o a bomba que promove a circula o do sangue atrav s dos vasos sangu neos. O sangue circula atrav s de dois circuitos paralelos, circula o pulmonar (Fig. 3) e a circula o sist mica (Fig. 4). 8. M DULO V - SOCORROS DE URG NCIA - MANUAL DE PROCEDIMENTOS .

8 Circula o pulmonar: leva o sangue pobre em oxig nio desde o lado inferior direito do cora o at os pulm es e traz o sangue oxigenado de volta at o lado superior esquerdo. Figura 3 - Circula o pulmonar Circula o sist mica ou grande circula o: carrega o sangue oxigenado (arterial) desde o lado inferior esquerdo para todas as regi es do organismo e traz de volta o sangue pobre em oxig nio (venoso) at o lado superior direito. Figura 4 - Circula o sist mica - Fonte: Defesa Civil 9. M DULO V - SOCORROS DE URG NCIA - MANUAL DE PROCEDIMENTOS .

9 B) Aparelho respirat rio O aparelho respirat rio composto pelas vias a reas e pelos pulm es. por meio das vias a reas que o ar do meio ambiente entra em contato com os pulm es para fazer a troca gasosa (entrada de oxig nio e sa da de g s carb nico). Chamamos de inspira o a entrada do ar rico em oxig nio e expira o a sa da do ar rico em g s carb nico. importante que o fluxo de ar pelas vias a reas e a troca gasosanos pulm es permane am constantes. Figura 5 - Demonstrativo do Aparelho respirat rio c) Aparelho digestivo Conjunto de rg os respons veis pela digest o, absor o de alimentos e elimina o de res duos.

10 Composto por boca, faringe, es fago, est mago, intestino delgado e intestino grosso, al m das gl ndulas acess rias (gl ndulas salivares, f gado e p ncreas). Figura 6 - Demonstrativo do Aparelho digestivo. 10. M DULO V - SOCORROS DE URG NCIA - MANUAL DE PROCEDIMENTOS . d) Sistema nervoso O Sistema Nervoso divide-se em: Sistema Nervoso Central: c rebro, cerebelo, tronco e medula. Sistema Nervoso Perif rico: nervos cranianos; nervos perif ricos (saem da coluna). Considerado o sistema mais importante do corpo humano, o Sistema nervoso comanda todas as fun es do nosso organismo, sendo elas som ticas (aquelas em que h o controle volunt rio) e as aut nomas (aquelas que s o involunt rias, como a respira o).


Related search queries