Example: quiz answers

Sustentabilidade Empresarial: a contribuição da ...

1 Sustentabilidade empresarial : a contribui o da fumicultura e da Souza Cruz no desenvolvimento social e ambiental da Regi o Sul Geraldino Carneiro de Ara jo1 Miriam Pinheiro Bueno1 Adriana Alvarenga de Sousa 1 Mauro Caetano 1 Paulo Mendon a 1,2 @ buenomiriam@ drikaalvarenga@ paulomir@ 1 Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Departamento de Economia e Administra o, Mestrado em Agroneg cio - Campo Grande, MS, Brasil RESUMO A globaliza o da economia e o acirramento da competi o mundial elevam a escala de produ o, com a conseq ente busca da redu o dos custos, contudo as press es sociais e restri es impostas fazem com que as empresas sejam for adas a buscar formas de reduzir seu impacto ambiental e a melhorar sua imagem social. Neste sentido, muito tem sido feito para a Sustentabilidade do setor produtivo, emergindo o conceito de Sustentabilidade empresarial .

1 Sustentabilidade Empresarial: a contribuição da fumicultura e da Souza Cruz no desenvolvimento social e ambiental da Região Sul Geraldino Carneiro

Tags:

  Empresarial, Sustentabilidade, Sustentabilidade empresarial

Information

Domain:

Source:

Link to this page:

Please notify us if you found a problem with this document:

Other abuse

Transcription of Sustentabilidade Empresarial: a contribuição da ...

1 1 Sustentabilidade empresarial : a contribui o da fumicultura e da Souza Cruz no desenvolvimento social e ambiental da Regi o Sul Geraldino Carneiro de Ara jo1 Miriam Pinheiro Bueno1 Adriana Alvarenga de Sousa 1 Mauro Caetano 1 Paulo Mendon a 1,2 @ buenomiriam@ drikaalvarenga@ paulomir@ 1 Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Departamento de Economia e Administra o, Mestrado em Agroneg cio - Campo Grande, MS, Brasil RESUMO A globaliza o da economia e o acirramento da competi o mundial elevam a escala de produ o, com a conseq ente busca da redu o dos custos, contudo as press es sociais e restri es impostas fazem com que as empresas sejam for adas a buscar formas de reduzir seu impacto ambiental e a melhorar sua imagem social. Neste sentido, muito tem sido feito para a Sustentabilidade do setor produtivo, emergindo o conceito de Sustentabilidade empresarial .

2 O objetivo deste artigo apresentar a Sustentabilidade empresarial promovida pela Souza Cruz a partir da fumicultura no desenvolvimento s cio-ambiental da Regi o Sul do pa s. Adotou-se a abordagem qualitativa, com a realiza o da pesquisa documental, m todo explorat rio e descritivo. Os documentos fornecidos pela Souza Cruz, Instituto Souza Cruz, AFUBRA, SINDIFUMO, e artigos cient ficos foram submetidos t cnica de an lise de conte do. O resultado do trabalho mostrou que a Souza Cruz busca promover a Sustentabilidade empresarial e o desenvolvimento do p blico externo, para ter resultados internamente em um segundo plano. Palavras chave: Sustentabilidade empresarial , Programas, Fumicultura. 1. INTRODU O Com os avan os tecnol gicos advindos ap s a revolu o industrial e o crescente aumento da popula o a atividade humana passou a causar mais impacto negativo ao meio ambiente, e o que durante muito tempo foi visto como fonte inexaur vel de recursos dispon veis para servir s necessidades do homem agora passa a ser uma inquieta o, porquanto os recursos s o limitados.

3 O ciclo produtivo da sociedade capitalista extrai do meio ambiente os insumos necess rios para a produ o de alimentos e bens de consumo, entretanto, o processo produtivo retorna res duos s lidos, efluentes l quidos e emite gases nocivos e poluentes em grandes quantidades, acarretando polui o ambiental e esgotamento dos recursos naturais. Outra preocupa o que emerge que uma volumosa camada da popula o mundial que sofre com a pobreza, fome e exclus o social. As empresas procuram resultados financeiros, amplia o de fatias de mercado e sobreviv ncia e manuten o de sua competitividade. A globaliza o da economia e o acirramento da competi o mundial elevam a escala de produ o, com a conseq ente busca da redu o dos custos. Diante deste panorama as empresas passam a se reestruturar para se adequarem a esta nova percep o.

4 As press es sociais e restri es impostas fazem com que as empresas sejam for adas a buscar formas de reduzir seu impacto ambiental e a melhorar sua imagem frente a sua responsabilidade social. Neste sentido, muito tem sido feito para a Sustentabilidade do setor produtivo (CORAL, 2002). O desenvolvimento sustent vel deixa de ser apenas uma obriga o da administra o p blica para tamb m ser tratado pelas as organiza es privadas, emergindo o conceito de Sustentabilidade empresarial . O objetivo deste artigo apresentar a III SEGeT Simp sio de Excel ncia em Gest o e Tecnologia 2 Sustentabilidade empresarial promovida pela Souza Cruz a partir da fumicultura para o desenvolvimento s cio-ambiental da Regi o Sul do pa s. Parte-se de uma evolu o hist rica sobre os conceitos e defini es do desenvolvimento sustent vel para ent o se definir Sustentabilidade empresarial e apresentar os indicadores sustent veis promovidos pela a organiza o.

5 Para tanto escolheu-se partir da produ o fumageira (uma das que mais cresce na regi o) para ent o tratar da Sustentabilidade empresarial da Souza Cruz, enfocando os aspectos externos a organiza o. 2. CONCEITOS E DIMENS ES DO DESENVOLVIMENTO SUSTENT VEL DS Conforme o documento Nosso Futuro Comum (Relat rio de Brundtland), desenvolvido pela Comiss o Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1991, o desenvolvimento sustent vel aquele que atende as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gera es futuras atenderem tamb m as suas necessidades. Para o desenvolvimento sustent vel, Philippi (2001) levanta dois pontos chaves: o conceito das necessidades faz com que as necessidades dos pobres recebam maior prioridade, e a no o dos limites que existem da tecnologia e da organiza o social imposta ao meio ambiente, impedindo-o de atender s necessidades presentes e futuras.

6 Ou seja, se por um lado o desenvolvimento sustent vel tenta priorizar os mais pobres, por outro lado h limites ao que diz respeito ao meio ambiente, o que faz com que as necessidades n o sejam supridas. o que se pode perceber sob a vis o econ mica, que a de atender demandas e n o as necessidades, fazendo surgir o car ter fr gil do conceito. Satisfazer as necessidades e as aspira es humanas o principal objetivo do desenvolvimento. Nos pa ses em desenvolvimento, as necessidades b sicas de grande n mero de pessoas alimento, roupas, habita o, emprego n o est o sendo atendidas. Al m dessas necessidades b sicas, as pessoas tamb m aspiram legitimamente a uma melhor qualidade de vida. Para que haja um desenvolvimento sustent vel, preciso que todos tenham atendido as suas necessidades b sicas e lhes sejam proporcionadas oportunidades de concretizar suas aspira es a uma vida melhor (PHILIPPI, 2001, p.)

7 304). No conceito de desenvolvimento sustent vel parecem caber diversos significados, pois tratado como sin nimo de sociedade racional, de ind strias limpas, de crescimento econ mico, de utopias rom nticas; tudo nele parece pertencer. O que abrange ainda a satisfa o das necessidades do presente, o atendimento das necessidades dos pobres e manuten o da capacidade das gera es futuras em satisfazer suas necessidades. O crescimento global o grande desafio para se construir um desenvolvimento sustent vel, que valorize os recursos naturais e humanos, visando a melhoria da qualidade e a edifica o de uma sociedade sustent vel capaz de superar os problemas atuais e utilizar as potencialidades existentes no pa s. O conceito mais amplo de desenvolvimento sustent vel ap ia-se na integra o de quest es sociais, ambientais e econ micas, constituindo o trip conhecido como triple-bottom line.

8 Para Carvalho e Viana (1998) o desenvolvimento sustent vel apresenta tr s grandes dimens es principais: crescimento econ mico, eq idade social e equil brio ecol gico, em outras palavras o desenvolvimento sustent vel equilibra as dimens es econ mica, social e ambiental (triple-bottom line). Os autores afirmam que o estabelecimento de uma civiliza o na qual ocorra uma distribui o mais eq itativa das riquezas o principal objetivo da Sustentabilidade social. Uma melhor aloca o dos recursos e uma melhor gest o possibilitariam a Sustentabilidade econ mica. O equil brio social visto como medida da efici ncia econ mica, e n o a lucratividade empresarial . A Sustentabilidade ambiental seria alavancada pela limita o no uso dos recursos esgot veis e sua substitui o pelos renov veis, pela limita o no consumo, III SEGeT Simp sio de Excel ncia em Gest o e Tecnologia 3 pela gera o de tecnologias limpas, al m da cria o e consolida o de mecanismos administrativos de prote o ambiental.

9 H uma inequ voca sinaliza o, para pol ticos, empres rios, profissionais, ativistas e para a popula o em geral, de que s haver desenvolvimentos s lidos, permanentes e sustent veis se os tr s pilares puderem ser articulados, tornando-se interdependentes. Superar a velha tradi o do trabalho isolado, por segmentos, certamente n o tarefa das mais f ceis. Afinal, enquanto proliferam especialistas em meio ambiente formando um campo pr prio de interesses, ecologistas de variados matizes esfor aram-se por criar uma n o muito n tida onda verde de prote o, economistas continuaram ditando as cartas na pol tica como se tudo dependesse do PIB e da taxa de infla o e defensores do social permaneceram restritos a suas especialidades (sa de, educa o, nutri o, previd ncia, etc.). Avan amos bastante nas reas espec ficas, mas pouco fizemos para que elas se tornassem mais solid rias.

10 Freq ente ver os especialistas acusando-se mutuamente, quando deveriam concentrar seus esfor os no encontro e no est mulo de ponto que possam levar a um relacionamento crescente (ASSAD; ALMEIDA, 2002, p 64). As suas dimens es v m sendo ampliadas, tendo sido propostas, recentemente, oito delas. A harmoniza o de objetivos sociais, ambientais e econ micos (aos quais se associam cultural, ecol gico, territorial, pol tico nacional e internacional) postulada pelo ecodesenvolvimento e referenciada por Sachs (2000). 3. Sustentabilidade empresarial Primeiramente preciso expor que hoje h uma discuss o sobre o conceito de desenvolvimento sustent vel e Sustentabilidade , apresentam-se a seguir as duas vis es: 1) Quando se menciona desenvolvimento sustent vel, uma vez que muitos utilizam o termo para designar a expectativa de que o pa s entre numa fase de crescimento que se mantenha ao longo do tempo, faz com que tal forma de desenvolvimento pressuponha a expans o econ mica permanente, gerando melhoria nos indicadores sociais, al m da preserva o ambiental (ALTENFELDER, 2004).


Related search queries